Perto de San Francisco: Árvores gigantes em passeio em Muir Woods

postado por Marcelle Ribeiro e atualizado em: 30/08/2023

Tem lugares que marcam uma viagem. Tem lugares que fazem você se sentir em paz, deslumbrada, extasiada com o que vê. Quando me perguntam sobre a minha viagem à Califórnia, onde estive por um mês em março desse ano, eu digo que me apaixonei pela região pela quantidade de lugares incríveis que visitei. Mas um de meus preferidos, definitivamente, foi Muir Woods, uma floresta de árvores gigantescas, a apenas uma 1h20 de San Francisco. Sabe aquela sensação de pertencimento, de um lugar que acalma a sua alma? Assim foi essa floresta pra mim.

IMG_4285 (2)

Muir Woods. Foto: Marcelle Ribeiro

Muir Woods fica a apenas 1h20 de carro de San Francisco. Lá as árvores não são quaisquer árvores: são Redwoods gigantescas, com até 78 metros de altura, 2 mil anos e 6 metros de diâmetro. A Califórnia tem outros parques em que você pode ver sequoias (de outra espécie, mais velhas e com maior diâmetro), mas nenhum é tão perto de San Francisco quanto Muir Woods. E o melhor: o passeio para vê-las é super fácil, uma caminhada por alamedas que nem chega a ser uma trilha propriamente dita, super fácil. Em poucos minutos caminhando, você já poderá ver e tocar nessas maravilhas enormes.

O parque tem algumas opções de trajeto para fazer, mas o ideal é você caminhar sem tanta preocupação com o que ver, apenas calculando o tempo para voltar. A “trilha” mais comprida vai até a Ponte 4 e tem 3,2 km (ida mais volta). Nós passamos cerca de 1h lá, e andamos cerca de 1,6km no total, tirando um monte de fotos com as árvores de mais de mil anos do parque no bosque Bohemian. O parque é todo sinalizado e não estava cheio na tarde de quinta-feira em que estivemos lá. Não havia filas e o clima estava bem agradável. Há muitas placas explicando a história das árvores, um incêndio que elas sofreram e a história do lugar. Em algumas é possível até entrar, de tão grandes que são!

Muir Woods. Foto: Maridão

Muir Woods. Foto: Marcelle Ribeiro

Como fomos no inverno, não era possível chegar lá de transporte público, porque a linha que leva até o parque em outras épocas do ano, nesta não estava funciona. Para chegar até lá, você pode alugar um carro ou ir em algum passeio organizado por serviços de turismo ou agências de viagem. Todos os que pesquisei combinam a visita a Muir Woods com uma parada para conhecer uma cidadezinha fofa que fica entre San Francisco e o parque das sequoias, chamada Sausalito. É comum que os passeios durem meio dia e a maioria permite ao turista ficar cerca de 45 minutos a 1h apreciando as árvores.

Quando estive lá em março com o maridão, fomos conhecer Muir Woods com o apoio da empresa de turismo CitySightseeing San Francisco, que nos deu o passeio como cortesia*. Pagamos apenas a entrada do parque (US$ 7 por pessoa).

Nesta empresa, você vai em ônibus com parte aberta, e pode tirar fotos no caminho. É um veículo no estilo Hop On Hop Off: você pode descer em outras paradas antes do destino final (no nosso caso, Muir Woods). A CitySightseeing tem várias linhas de turismo em San Francisco, mas para ir para Muir Woods, você tem que pegar um ônibus deles em San Francisco até Sausalito (linha B), descer em Sausalito e, no mesmo ponto em Sausalito, pegar uma grande van da empresa até Muir Woods (Linha D). A vantagem é que, na prática, você pode ficar mais tempo em Muir Woods que nos tours de outras empresas, já que você pode pegar a van em mais de um horário. Mas fique atento à última saída, porque os ônibus são pontuais e não esperam os retardatários!

Nós pegamos o ônibus para Sausalito em Fisherman’s Wharf às 14h e no caminho pudemos fotografar pontos turísticos de San Francisco como o Palace of Fine Arts e a Golden Gate Bridge. Logo após cruzar a ponte, o motorista fez uma parada no mirante Vista Point, de cerca de 10 minutos, para fotos e depois segue para Sausalito, onde chegamos às 14h50. Cinco minutos depois de descer do ônibus “panorâmico”, entramos na van para Muir Woods e chegamos lá às 15h10. Às 16h25 a van (a última do dia!) deixou Muir Woods de volta para Sausalito, onde chegou após 20 minutos de viagem. Nós ainda tivemos tempo para dar uma andadinha em Sausalito por cerca de 1h, pois optamos por pegar o último ônibus de volta para San Francisco, que estava previsto para às 18h, mas que acabou saindo atrasado devido ao trânsito. Por volta das 19h30 chegamos em Fisherman’s Wharf. Em todos os ônibus e vans, os motoristas são guias e vão explicando curiosidades pelo caminho. Este passeio custa US$ 49,99 (adulto) ou US$ 35,99 (criança).

*Importante ressaltar que o texto deste post reflete fielmente a nossa opinião sobre o passeio e que não recebemos pagamento para escrevê-lo. Passeios-cortesia são comumente oferecidos a blogueiros e jornalistas de viagem para que eles possam avaliar os serviços de empresas e atrações de determinado destino.

Palace of Fine Arts, em San Francisco. Foto: Marcelle Ribeiro

Golden Gate Bridge. Foto: Marcelle Ribeiro

A caminho de Muir Woods, vendo a baía de San Francisco. Foto: Marcelle Ribeiro

Sausalito. Foto: Marcelle Ribeiro

Na época em que eu fui, os horários de saída dos ônibus da City Sightseeing eram esses:

– Saída de Fisherman’s Wharf para Sausalito: 10h, 11h, 12h,13h, 14h, 15h, 16h e 17h. (trajeto feito em 45 a 60 minutos).

– Saída de Sausalito para Muir Woods: 11h55, 12h55 e 14h55 (trajeto feito em cerca de 20 minutos).

– Saída de Muir Woods para Sausalito: 11h, 12h25, 14h25 e 16h25 (trajeto feito em cerca de 20 minutos).

– Saída de Sausalito para San Francisco: 11h, 12, 13h, 14h, 15h, 16h, 17h e 18h.

Muir Woods

Horário de funcionamento: O Parque Nacional de Muir Woods abre todos os dias, mas os horários de funcionamento variam de acordo com a época do ano. Ele abre de manhã e fecha no fim da tarde, mas os horários exatos você pode consultar aqui: http://www.nps.gov/muwo/planyourvisit/hours.htm

Preço: US$ 7 (pessoas com 15 anos de idade ou menos não pagam).

Endereço: 1 Muir Woods Road, Mill Valley, na Califórnia. O parque fica a 11 milhas da Golden Gate Bridge (ponte).

Normalmente, de abril a outubro há um ônibus que leva de um ponto perto da Highway 101 e deixa na entrada do parque. Saiba sobre ele aqui.