Planejamento: Quantos dias em cada cidade?

postado por Marcelle Ribeiro em 08/01/2012 - Atualizado em: 12/11/2017
Compartilhar este artigo:

Uma das coisas mais difíceis de decidir e que vai determinar toda a sua viagem (não importa se você vai viajar dentro do Brasil, na Europa, ou em qualquer outro lugar) é a quantidade de dias que você deve passar em cada cidade que vai viajar.

Eu gosto de ir a um país e, se possível, ver todas as atrações que me interessam na cidade e, de preferência, nos arredores dela. É que sempre penso que dificilmente vou poder voltar ali, porque são tantas cidades e países que quero conhecer…

A primeira coisa a fazer é pesquisar o que te atrai na cidade que pretende visitar. Que atrações você quer ver? Mas será que dá tempo de ver 4 museus no mesmo dia? Para isso, eu sempre me baseio em roteiros de outros viajantes que leio em blogs. Para Atenas, onde vou nas próximas férias, por exemplo, todos os blogueiros e guias recomendam 2 dias, dizem que dá e sobra. Então, vou com a maioria.

Mas também penso no meu ritmo de viagem. Na primeira viagem que fiz à Europa, eu e meu marido fizemos um ritmo meio corrido, mas ainda assim, curtimos bastante. A gente sempre estava de pé, pronto para passear, às 9h, e andava até o sol cair (o que, no verão europeu, significa 22h). Em alguns momentos, exageramos na dose (a minha primeira visita a Londres, por exemplo, foi bem corrida).

Na segunda viagem à Europa, quisemos fazer um ritmo menos puxado e adicionei mais dias. Ficou mais tranquilo de fazer (a gente até voltava para cochilar no fim da tarde no hotel!), mas houve cidades em que não precisávamos de tanto tempo (como Amsterdã).

Outra coisa que aprendi é não contar com o dia de chegada e o dia de partida quando você está viajando para a Europa ou para outro local que exija um voo longo. Na primeira viagem que fizemos à Europa, nós chegamos de um voo de 14h em Berlim, fizemos check in e já saimos para ver museus. Resultado: a cara do meu marido nas fotos estava num desânimo só, ele nitidamente estava caindo de sono. Na segunda viagem à Europa, aprendi a lição. Chegamos em Amsterdã, dormimos à tarde e de noite estávamos dispostos o suficiente para dar uma volta na cidade.

Outra coisa: em dia de deslocamento interno pela Europa, em voos curtos, desconsidere uma parte do dia. Se o seu voo sai da cidade A para a cidade B de manhã, só conte com uma parte da tarde para conhecer a cidade B. Isso, é claro, se você chegar lá antes do almoço.

Vou colocando aqui, à medida em que eu for visitando as cidades, o tempo que acho necessário ficar em cada cidade, ok?

EUROPA

Barcelona: Fiquei 3 dias (a tarde de um, dois dias inteiros, e a manhã de outro dia). Deu para ver tudo que a gente queria, incluindo o Camp Nou e compras, num ritmo meio puxado. Mas eu colocaria mais meio dia para fazer compras com mais calma (lá vale muito a pena!).

Berlim: Fiquei 3 dias (a tarde de um, dois dias inteiros, e a manhã de outro). Deu para ver tudo que a gente queria em Berlim, incluindo uma visita ao campo de concentração nas redondezas. O ritmo de caminhada/ passeios foi médio.

Bruges: Fiquei um dia inteiro, a partir de um bate-volta de Bruxelas. Deu para ver tudo, com calma, sem nenhuma correria.

Bruxelas: Fiquei apenas o fim de uma tarde e uma manhã, e vi tudo que queria ver, sem nenhuma pressa.

Contrate seguro de viagem internacional com desconto na Mondial clicando aqui.

Compartilhar este artigo:
Publicado por Marcelle Ribeiro

Jornalista, baiana, mas há mais de 20 anos moradora do Rio de Janeiro. Nos seus mais de 30 anos de vida, já viajou sozinha e acompanhada. Casada com o Guilherme, petlover e viciada em pesquisar novos destinos.

Comentários

  1. Nivia Lima
    12 nov 2013

    Olá,

    Parabéns pelo site, super interessante! Estamos planejando uma viagem a Italia : 4 noites em Roma, 2 noites em Florença, 2 noites em Siena, 2 noites em Veneza e 2 noites Milão. O que vc acha? Tõ quase tirando uma do roteiro snifff pouco tempo em cada uma…gostaria de sua opinião. Obrigada

    • 12 nov 2013

      Oi, Nivia,
      O roteiro está bom, dá para fazer sim, sem correria. As duas noites em Siena são para conhecer Siena mesmo ou Siena + alguma cidade vizinha? Dá para conhecer Siena em um dia.
      Um abraço,
      Marcelle

  2. chrisitina
    14 fev 2014

    Olá Marcelle! Gostaria que ajudasse com algumas dicas sobre, por exemplo, a ordem de visitação das cidades na Itália: Jesi,Veneza; Florença; Assis; Pompéia; Sorrento; Capri; Roma. Qual seriam as distâncias, aproximadamente, e, também, qual o melhor transporte para se deslocar de uma cidade a outra? Avião, trem ou ônibus? O carro foi dispensado, pois fico tensa dirigindo em estradas desconhecidas. Serão 20 dias. Que tal? Obrigada. Abs, Christina

    • 14 fev 2014

      Oi, Christina,

      Eu começaria pelo Norte e depois ia seguindo para o Sul. Você pode começar por Veneza, pegar um trem rápido para Florença, passar uns dias lá e depois ir paea Assis. De Assis vá a Roma e depois Jesi. Daí parta para o Sul, de trem, para Nápoles. Pode montar base em Sorrento e conhecer Capri e Pompeia. O melhor é fazer tudo de trem, pois há trens rápidos que cobrem as distâncias maiores e ligam as cidades maiores (Veneza, Florença, Roma e Nápoles). Para ir a cidades menores, como Jesi, Sorrento, Pompeia e Assis, você pode pegar os trens regionais, mais lentos, mas confiáveis e tranquilos. Não vale a pena ir de avião. Para Capri você vai de barco a partir de Nápoles ou Sorrento. Veja os horários do trem em http://www.trenitalia.com.br, onde você pode comprar os tíquetes dos trens rápidos no cartão de crédito. Para os horários de trem entre as cidades de Nápoles, Pompeia e Sorrento, veja em http://www.eavcampania.it/web/ , que é a empresa de trem que opera o trecho (mas não vende online).
      Abs

  3. daniela xavier
    17 jul 2014

    Oi Marcelle.
    Estou indo pela primeira vez a Europa, no mês de novembro.
    A ideia é ficar 3 dias em Roma, 2 em Florencia e 3 em Milão. Gostaria de ver sua opinião com relação a quantidade de dias em cada cidade e sugestões de Hotel e passeios para Roma.

    Obrigado

  4. Elaine OLiveira
    29 out 2014

    Olá! Voê tem alguma sugestão de roteiro para que eu possa conhecer o Rio de Janeiro, Paraty e Ilha Grande?

  5. Rubens
    03 jul 2015

    Oi Marcella, eu e minha família estamos indo à São Paulo no próximo dia 23, e acho que vai ser meio corrido, principalmente na questão dos deslocamentos, nossa grana vai ser bem esticada, táxi só em último caso. Você pode dar dicas de como otimizar o roteiro usando somente transporte público. Parabéns pelo post.

  6. anna caroline
    10 fev 2016

    Oi!
    em agosto vou pra salvador, com marido e nosso filho de 3 anos. Gostaria de conhecer muita coisa por lá, inclusive morro de são paulo. Ficaremos 10 dias, mas ainda nao consegui definir quantos dias ficaremos em cada lugar, como salvador, praia do forte, morro….
    dê umas dicas..
    adorei o blog!
    bjo

  7. Ricardo
    02 jun 2016

    Olá, parabéns pelo blog.

    Estive 15 dias no Chile e conheci, Santiago 4 dias, Valpaiso e Viña Del Mar no mesmo dia, no Sul Pucón, 1 dia. Já na região dos Lagos no sul, conheci Frutillar, Puerto Varas num mesmo dia, Puerto Montt num dia.
    No norte do Chile estive em La Serena, observando o céu e as estrelas de madrugada, imperdível e Vicuña.
    Agora pretendo conhecer São Pedro de Atacama. Quantos dias voce me recomenda?

    Muita paz e muita luz, Deus abençoe.

    Ricardo Amaral

  8. VERA
    14 abr 2017

    Oi Marcellle, parabéns pelo blog!
    Estamos querendo conhecer Belém em setembro.Gostaria que vc me ajudasse. Vamos 2 casais, temos em média 60 anos. Gostamos de lugar mais tranquilo, qual bairro melhor ? Quantos dias para uma vagem boa, com tempo para relaxar na praia de rio.Quais passeios vc recomenda . Obrigada

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *