Como comprar passagens de trem para a Itália

postado por Marcelle Ribeiro e atualizado em: 01/11/2023

Uma das coisas que mais me dava medo na hora de planejar a minha última viagem à Europa era a logística para comprar bilhetes de trem. É que a gente resolveu fazer todas as locomoções internas lá de trem, porque não estávamos a fim de dirigir ou pq, em alguns casos, as distâncias eram longas demais para isso, e seria mais confortável ir de trem.

Mas deu tudo certo. Claro, li horrores em blogs antes para saber tudinho que precisava sobre os trens italianos. E resolvi deixar aqui umas dicas para vocês. Vou botar por tópicos, ok?

 

Como e onde comprar passagem de trem na Itália

A principal empresa de trem na Itália é a Trenitalia. Foi com ela que viajei pelas seguintes cidades: Veneza, Florença, Siena, Assis, Pisa, Arezzo, Poggibonsi, Roma e Nápoles. Apenas nas cidades de Pompéia e Sorrento (no Sul da Itália), é que não tem Trenitalia, mas outra empresa, da qual falarei mais adiante. O site da Trenitalia é http://www.trenitalia.com/. O site está em italiano e em inglês. Nele, você consegue comprar bilhetes com o cartão de crédito e, mesmo que não queira comprar na hora, dá para ver preços e horários.

Mesmo que você esteja usando a versão em inglês do site da Trenitalia, importantíssimo é colocar o nome da cidade em italiano. Em italiano, Roma é Roma, Veneza é Venezia, Florença é Firenze, Assis é Assisi, Pisa é Pisa, Nápoles é Napoli. Já colocou a cidade de partida e de chegada? Escolha um dia, um horário (eu sempre colocava 0h, para aparecer todos do dia). Em seguida, vai aparecer uma tela com a sigla da estação de partida e de chegada, o tempo de viagem, o número do trem e o tipo do trem. Vamos fazer uma pausa para explicar os tipos de trem da Trenitalia:

  • ESAV – É o tipo de trem mais rápido da Itália, é o Euro Star Alta Velocidade. É super confortável, com banheiro, lanchonete, lindinho. Mais é o tipo de trem mais caro também. O que liga Roma a Nápoles (chamado Frecciarosa) anda a 360km/h. Normalmente, esse trem liga grandes cidades, como Veneza, Roma, Florença e Nápoles. Peguei o ESAV para ir de Veneza a Florença, de Florença a Nápoles e de Nápoles a Roma. Eles não costumam atrasar. Dá para comprar ingresso pelo site e você reserva o seu assento na hora em que compra pela internet.
  • IC – É o trem Inter City. Liga cidades grandes, mas também cidades menores. É mais devagar, mais velho e mais barato. Não peguei nenhum IC durante a minha viagem.
  • Regionale – Vão mais devagar que o IC. São os “paradores”, param em um monte de cidadezinhas. São mais feinhos. Na Toscana, é grande a chance de você ter que pegar um desses. Esses costumam atrasar bastante (comigo, um deles até quebrou no caminho). Para esses, você não vai conseguir comprar ingresso pela internet. E os preços deles só aparecem se você olhar com uma semana de antecedência da data em que quer viajar. Não tem lugar marcado, e, dependendo da lotação, você pode ter que ir em pé.

Na mesma tela do site da Trenitalia, você vai ver que todos os trens têm Primeira e Segunda Classe. Compre Segunda Classe, não importa o tipo de trem que você vai pegar. Até onde eu sei, a diferença entre elas é mínima. E todo mundo na Europa pega o de Segunda Classe.

Depois de selecionar o horário que você quer e apertar Continue, é que vão aparecer OS PREÇOS PROMOCIONAIS (porque até agora, você só viu o preço de tabela, a tarifa BASE, a que pagará se deixar para comprar lá, na hora). A tarifa promocional se chama tarifa MINI, que pode te fazer economizar 14 euros numa viagem de Florença para Nápoles, por exemplo. Para pegar essa tarifa MINI, o ideal é que você procure a passagem com até 3 meses de antecedência (Parace que se você olhar com mais antecedência que isso, a tarifa MINI não aparece. E se olhar com pouca antecedência, todos os tíquetes com desconto já terão acabado).

Depois de escolher a tarifa, escolha o seu assento (há tipos de trens que te permitem isso, outros não), coloque seu nome e sobrenome. Se escolher a opção “Ticketless with payment receipt via email”, você receberá seu bilhete por email, e, no dia da viagem, só vai ter que mostrar ele para o fiscal dentro do trem.

Ah, uma coisa importante: é comum o site da Trenitalia não concluir a venda de pessoas com cartões de crédito internacionais emitidos no Brasil. Mas eu não tive esse problema. Das duas vezes que tentei comprar com o meu MasterCard Smiles consegui, de primeira. Para quem não tiver essa sorte, e não quiser deixar para comprar o bilhete na hora, dizem que as agências de viagens brasileiras compram os bilhetes, mas sai mais caro. E tem também o site da RailEurope, em português, que vende bilhetes de trem de vários países, mas também cobra beeeem mais caro.

 

Com que antecedência comprar?

A pergunta que todo mundo se faz é: devo comprar meu bilhete de trem com antecedência ou na hora? Eu diria que é sempre melhor comprar com antecedência, se puder. Comprei pela internet, com antecedência de 2 ou 3 meses, os bilhetes Veneza-Florença e Florença-Nápoles, ambos trens ESAV. Consegui comprar na tarifa MINI (com desconto). Como cheguei com antecedência na estação de Veneza, percebi que o ESAV que eu ia pegar já não tinha bilhetes à venda para quem chegasse com 1 hora de antecedência.

Mas deixei para comprar o bilhete Nápoles-Roma, também ESAV, na hora, na estação, e não tive problemas, porque já sabia que nesse trecho tem trem quase de hora em hora. Mas paguei o preço BASE.

Para os trens regionais, você pode comprar bilhete com antecedência na estação, nas maquininhas, em guichês ou até em bancas de jornal na estação. Mesmo que você compre na maquininha, escolhendo horário, fique tranquilo, pois você poderá pegar o Regionale no trecho desejado em qualquer horário disponível do dia. Basta que, antes de entrar no trem, “convalide” o bilhete, inserindo ele brevemente numa das maquininhas amarelas que ficam nas plataformas.

Se você não convalidar e um fiscal pedir para ver seu bilhete dentro do trem, terá que pagar multa ali na hora, dentro do trem. Se quiser deixar para comprar na hora o bilhete do trem Regionale também não terá problema (eu não tive quando fiz isso na Toscana).

A outra empresa de trem que utilizei na Itália foi a Circumvesuviana, que luga cidades do Sul da Itália, próximas ao vulcão Vesúvio. Ela faz, por exemplo, os trechos Nápoles-Pompéia e Nápoles-Sorrento. No site, dá para você ver preços e horários, mas não dá para comprar os bilhetes com antecedência.

Os trens dessa empresa são bem detonadinhos, costumam atrasar, são pequenos e a chance de você ir em pé é enorme. Mesmo comprando o bilhete lá, não tem lugar marcado. O problema é que só ela opera nas cidades em volta do Vesúvio, então não tem jeito, você vai ter que pegar os trens dela mesmo.

 

Guarda-volumes na Itália

Nem todas as estações de trem de todas as cidades da Itália têm guarda-volumes, caso você queira deixar sua mala, conhecer a cidade e depois voltar e pegar um trem para outro lugar. Busque no site da Trenitalia informações sobre cada estação e você encontrará lá se ela tem ou não locker.

 

Leia também:

 

 

Comentários

  1. Anonymous
    08 mar 2012

    Boa tarde!! Qual é o site da empresa ESAV? Abraço, Adenise

  2. 09 mar 2012

    Adenise,
    ESAV não é uma empresa, é uma sigla que significa trem de alta velocidade. A Trenitalia é a única empresa de trem de boa parte da Itália e opera trens que chegam a diferentes velocidades. O mais rápido deles é o tipo ESAV.
    Abraço,
    Marcelle

  3. Valeria
    13 mar 2012

    Boa tarde, eu comprei uma passagem roma veneza e nao entendi bem essa conexao. Eu tenho que descer em Bolonha Centrale e pegar outro trem pra Veneza? comprei a passagem pela rail europe e o trem é frecarossa. obrigada!! adorei o blog!! Valéria

  4. 16 mar 2012

    Bom dia Marcelle, existem aqueles bilhetes que dão direito a 3 dias de viajem. como faço para compra-los? Este bilhete é flexivel para dias e horarios, ou ja devem ser agendados na compra? Muito boa suas dicas! Vou com meu marido para milão – Firenze – Veneza.

  5. 17 mar 2012

    Olá,
    Vou ser bem sincera com você: não sei como comprar esses passes de trem que servem para 3 dias. Quando pesquisei a minha viagem, li no meu blog preferido (e que é referência para blogs de viagem), o Viaje na Viagem, que passes só valem a pena em poucas situações e que muitas vezes é melhor comprar tíquete por tíquete. Sugiro qye você dê uma lida neste post aqui:

    http://www.viajenaviagem.com/2011/07/vai-por-mim-trem-na-europa/

    e mande suas dúvidas para o Ricardo Freire, autor do blog.
    Desculpe não ter ajudado.
    Abraço,
    Marcelle

  6. 17 mar 2012

    Valéria,
    Desculpe a demora em responder.
    Me diga o dia e horário da passagem que vocÊ quer comprar, para eu tentar ver no site da Trenitalia a qual conexão você se refere.
    Abraço,
    Marcelle

  7. michelle
    31 mar 2012

    Boa noite Marcelle,
    Pode me ajudar? Estou vendo tickets para agora dia 22/04 de Londres para York (e retorno tb). Vi em dois sites RailEurope e Thetrainline. E os valores ficam muito diferentes para os mesmos trechos e classes. Existe alguma diferença de trens? E vale a pena comprar primeira classe? E se eu comprar pelo site, devo imprimir o ticket ou retirar na estação?
    Muuuito obrigada
    Michelle

  8. 04 abr 2012

    Michelle,
    Desculpe a demora em responder.
    Compre bilhetes de trem na Inglaterra no site da empresa de trens de lá, a National Rail – nationalrail.co.uk
    Simulei agora a compra desse trecho que você quer no dia 22/4 e apareceram esses resultados:
    http://ojp.nationalrail.co.uk/service/timesandfares/London/YRK/220412/0800/dep

    A passagem mais barata, às 9h, sai a 38 libras.
    Nunca comprei passagens de trem pela internet para a Inglaterra. Quando estive lá no ano passado, eu comprei o bilhete na hora, na estação, porque fui de uma cidadezinha nada turística onde estava hospedada para outras cidades turísticas. Ou seja, não corria o risco de não ter passagem.
    Mas sempre comprava bilhetes para a segunda classe. A minha experiência andando de trem na Itália, na Inglaterra e na Holanda é que sempre é melhor comprar passagens para a segunda classe, que é onde a grande maioria dos não-turistas senta. E a diferença para a primeira classe costuma ser mínima (na Itália, teve trechos em que andei que tudo que um passageiro da primeira classe recebia a mais era um jornal e uma cadeira um pouco mais bonitinha).
    Abs,
    Marcelle

  9. Simone
    11 abr 2012

    Oi Marcelle, Amei seu blog. Super explicativo.
    Já estou há 2 dias tentando comprar uma passagem Roma- Florença e não consigo me cadastrar no site. Já até perdi a tarifa mini por não conseguir me cadastrar 🙁 (Mensagem: Siamo spiacenti, si è un verificato errore. Riprovi piu ‘Tardi ” )
    O que eu faço? Vi que existe uma caixinha perguntando se quero comprar sem o cadastro, mas estou com receio de ter problemas depois . Help-me please rsrsrs
    Outra duvida (rs).. Quando escolho a passagem de trem ESAV ele mostra apenas o valor sem a taxa de reserva de assento? Ex: Encontrei uma passagem há 18EU$ ainda será acrescido o valor da reserva ? Esta reserva é obrigatória?
    Obrigada. Bjs. Simone

  10. 12 abr 2012

    Simone,
    Quando eu comprei a passagem, no ano passado, eles não exigiam cadastro para fazer a compra Online e o valor da reserva do assento estava incluído no valor da passagem. E o sistema é que escolhia os assentos. Como comprei duas passagens juntas, o sistema escolheu dois assentos juntos. Mas só depois da compra feita, na hora em que o site gerava o recibo da transação, é que eu via em que assentos e em que vagão eu sentaria.
    Simulei agora a compra de uma passagem Roma-Firenze para daqui a um mês,e ao selecionar um trem rápido, marquei em “Journey Preferences” a opção “Mandatory reservation” e escolhi “window”. Também tiquei a opção “I want to pursue the purchase without registering” e ao fazer isso abriu um campo para eu colocar meu nome e email. Fiz isso e consegui ir para a tela onde eu deveria inserir os números do cartão de ´crédito.
    Ou seja, sugiro que tente fazer o mesmo, ir avançando sem fazer o cadastro no site.
    Espero ter ajudado.
    Abraço,
    Marcelle

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *