Como comprar passagens de trem para a Itália

postado por Marcelle Ribeiro e atualizado em: 01/11/2023

Uma das coisas que mais me dava medo na hora de planejar a minha última viagem à Europa era a logística para comprar bilhetes de trem. É que a gente resolveu fazer todas as locomoções internas lá de trem, porque não estávamos a fim de dirigir ou pq, em alguns casos, as distâncias eram longas demais para isso, e seria mais confortável ir de trem.

Mas deu tudo certo. Claro, li horrores em blogs antes para saber tudinho que precisava sobre os trens italianos. E resolvi deixar aqui umas dicas para vocês. Vou botar por tópicos, ok?

 

Como e onde comprar passagem de trem na Itália

A principal empresa de trem na Itália é a Trenitalia. Foi com ela que viajei pelas seguintes cidades: Veneza, Florença, Siena, Assis, Pisa, Arezzo, Poggibonsi, Roma e Nápoles. Apenas nas cidades de Pompéia e Sorrento (no Sul da Itália), é que não tem Trenitalia, mas outra empresa, da qual falarei mais adiante. O site da Trenitalia é http://www.trenitalia.com/. O site está em italiano e em inglês. Nele, você consegue comprar bilhetes com o cartão de crédito e, mesmo que não queira comprar na hora, dá para ver preços e horários.

Mesmo que você esteja usando a versão em inglês do site da Trenitalia, importantíssimo é colocar o nome da cidade em italiano. Em italiano, Roma é Roma, Veneza é Venezia, Florença é Firenze, Assis é Assisi, Pisa é Pisa, Nápoles é Napoli. Já colocou a cidade de partida e de chegada? Escolha um dia, um horário (eu sempre colocava 0h, para aparecer todos do dia). Em seguida, vai aparecer uma tela com a sigla da estação de partida e de chegada, o tempo de viagem, o número do trem e o tipo do trem. Vamos fazer uma pausa para explicar os tipos de trem da Trenitalia:

  • ESAV – É o tipo de trem mais rápido da Itália, é o Euro Star Alta Velocidade. É super confortável, com banheiro, lanchonete, lindinho. Mais é o tipo de trem mais caro também. O que liga Roma a Nápoles (chamado Frecciarosa) anda a 360km/h. Normalmente, esse trem liga grandes cidades, como Veneza, Roma, Florença e Nápoles. Peguei o ESAV para ir de Veneza a Florença, de Florença a Nápoles e de Nápoles a Roma. Eles não costumam atrasar. Dá para comprar ingresso pelo site e você reserva o seu assento na hora em que compra pela internet.
  • IC – É o trem Inter City. Liga cidades grandes, mas também cidades menores. É mais devagar, mais velho e mais barato. Não peguei nenhum IC durante a minha viagem.
  • Regionale – Vão mais devagar que o IC. São os “paradores”, param em um monte de cidadezinhas. São mais feinhos. Na Toscana, é grande a chance de você ter que pegar um desses. Esses costumam atrasar bastante (comigo, um deles até quebrou no caminho). Para esses, você não vai conseguir comprar ingresso pela internet. E os preços deles só aparecem se você olhar com uma semana de antecedência da data em que quer viajar. Não tem lugar marcado, e, dependendo da lotação, você pode ter que ir em pé.

Na mesma tela do site da Trenitalia, você vai ver que todos os trens têm Primeira e Segunda Classe. Compre Segunda Classe, não importa o tipo de trem que você vai pegar. Até onde eu sei, a diferença entre elas é mínima. E todo mundo na Europa pega o de Segunda Classe.

Depois de selecionar o horário que você quer e apertar Continue, é que vão aparecer OS PREÇOS PROMOCIONAIS (porque até agora, você só viu o preço de tabela, a tarifa BASE, a que pagará se deixar para comprar lá, na hora). A tarifa promocional se chama tarifa MINI, que pode te fazer economizar 14 euros numa viagem de Florença para Nápoles, por exemplo. Para pegar essa tarifa MINI, o ideal é que você procure a passagem com até 3 meses de antecedência (Parace que se você olhar com mais antecedência que isso, a tarifa MINI não aparece. E se olhar com pouca antecedência, todos os tíquetes com desconto já terão acabado).

Depois de escolher a tarifa, escolha o seu assento (há tipos de trens que te permitem isso, outros não), coloque seu nome e sobrenome. Se escolher a opção “Ticketless with payment receipt via email”, você receberá seu bilhete por email, e, no dia da viagem, só vai ter que mostrar ele para o fiscal dentro do trem.

Ah, uma coisa importante: é comum o site da Trenitalia não concluir a venda de pessoas com cartões de crédito internacionais emitidos no Brasil. Mas eu não tive esse problema. Das duas vezes que tentei comprar com o meu MasterCard Smiles consegui, de primeira. Para quem não tiver essa sorte, e não quiser deixar para comprar o bilhete na hora, dizem que as agências de viagens brasileiras compram os bilhetes, mas sai mais caro. E tem também o site da RailEurope, em português, que vende bilhetes de trem de vários países, mas também cobra beeeem mais caro.

 

Com que antecedência comprar?

A pergunta que todo mundo se faz é: devo comprar meu bilhete de trem com antecedência ou na hora? Eu diria que é sempre melhor comprar com antecedência, se puder. Comprei pela internet, com antecedência de 2 ou 3 meses, os bilhetes Veneza-Florença e Florença-Nápoles, ambos trens ESAV. Consegui comprar na tarifa MINI (com desconto). Como cheguei com antecedência na estação de Veneza, percebi que o ESAV que eu ia pegar já não tinha bilhetes à venda para quem chegasse com 1 hora de antecedência.

Mas deixei para comprar o bilhete Nápoles-Roma, também ESAV, na hora, na estação, e não tive problemas, porque já sabia que nesse trecho tem trem quase de hora em hora. Mas paguei o preço BASE.

Para os trens regionais, você pode comprar bilhete com antecedência na estação, nas maquininhas, em guichês ou até em bancas de jornal na estação. Mesmo que você compre na maquininha, escolhendo horário, fique tranquilo, pois você poderá pegar o Regionale no trecho desejado em qualquer horário disponível do dia. Basta que, antes de entrar no trem, “convalide” o bilhete, inserindo ele brevemente numa das maquininhas amarelas que ficam nas plataformas.

Se você não convalidar e um fiscal pedir para ver seu bilhete dentro do trem, terá que pagar multa ali na hora, dentro do trem. Se quiser deixar para comprar na hora o bilhete do trem Regionale também não terá problema (eu não tive quando fiz isso na Toscana).

A outra empresa de trem que utilizei na Itália foi a Circumvesuviana, que luga cidades do Sul da Itália, próximas ao vulcão Vesúvio. Ela faz, por exemplo, os trechos Nápoles-Pompéia e Nápoles-Sorrento. No site, dá para você ver preços e horários, mas não dá para comprar os bilhetes com antecedência.

Os trens dessa empresa são bem detonadinhos, costumam atrasar, são pequenos e a chance de você ir em pé é enorme. Mesmo comprando o bilhete lá, não tem lugar marcado. O problema é que só ela opera nas cidades em volta do Vesúvio, então não tem jeito, você vai ter que pegar os trens dela mesmo.

 

Guarda-volumes na Itália

Nem todas as estações de trem de todas as cidades da Itália têm guarda-volumes, caso você queira deixar sua mala, conhecer a cidade e depois voltar e pegar um trem para outro lugar. Busque no site da Trenitalia informações sobre cada estação e você encontrará lá se ela tem ou não locker.

 

Leia também:

 

 

Comentários

  1. Elessandra
    26 abr 2012

    Marcelle, tentei comprar 4 passagens de trem saindo de Paris para Veneza, dia 15/05, à noite. Mas, a opção que aparece pela Realeurope é o envio pelos correios. E mesmo assim, já fazem 5 dias que ficaram de concluir a reserva e nada…Penso que não vai dar tempo receber as passagens pelo correio, se por acaso, houvese a confirmação da compra. Pela SNCFvoyage, tentei e não apareceu vagas noturnas, além de ser mais caro…Voce pode nos ajudar? Um abraço. Elessandra

  2. 27 abr 2012

    Elessandra,

    Nunca comprei pela Raileurope, porque pelo que pesquisei, os preços deles são sempre mais caros (a Raileurope não é a empresa que opera os trens, é uma empresa que revende os bilhetes de várias empresas, entende?). Prefiro comprar diretamente com as empresas que operam os trens. E antes de viajar, pesquisei no blog Viaje na Viagem (que é o meu blog preferido de viagem) http://www.viajenaviagem.com/2010/10/direito-de-resposta-da-rail-europe/ – e vi que várias pessoas tiveram problemas com a Raileurope. SUgiro que você dê um pulinho lá neste link que te mandei e pergunte aos colegas viajantes sobre como fazer.
    Desculpe não poder ajudar.
    Abraço,
    Marcelle

  3. Elessandra
    28 abr 2012

    Marcelle, consegui comprar menina! Pela trenitália, hoje deu tudo certo. Inclusive com o cartão de crédito emitido no Brasil, apenas tive que ligar pra eles liberarem. Gostaria que voce me esclarecesse, se possível, as seguintes informações do bilhete de trem: cucceto C4, carroza 86, posto 11, 15 -carroza 96, posto 72, 76. Somos 4 pessoas. Pensei que a gente ia ficar juntos num mesmo vagão….

  4. 28 abr 2012

    Elessandra,
    Que bom que conseguiu!
    Não falo italiano, mas joguei no Google e descobri algumas coisas. Cucceto é cama, então você comprou mesmo assentos para dormir. Carrozza é vagão. E já dá para perceber que vocês vão ficar em vagões separados: duas pessoas no vagão 86 e duas no vagão 96. Posto significa lugar em italiano.
    O normal é o sistema da Trenitalia reservar assentos juntos, não sei porque não fez isso dessa vez…
    Abraço,
    MArcelle

  5. Elessandra
    02 maio 2012

    Oi Marcelle! Voce sabe me informar se é necessário levar um cobertor e travesseiro para usar nessa cama do trem? E será que é possível trocar de lugar com os outros passageiros para ficarmos juntos no mesmo vagão? Muitíssimo obrigada! Voce é da maior importancia!

  6. 07 maio 2012

    Elessandra, não sei se é necessário levar cobertor e travesseiro, pois quando viajei de trem, viajei durante o dia, nunca à noite. Na única vez que pedi para alguém trocar de lugar comigo no trem, a pessoa não se importou, e trocou.
    Abs,
    Marcelle

  7. Anonymous
    02 jul 2012

    Bom dia, Marcelle
    Será qua vale a pena sair de Roma para Napoli via ESAV, visitar o museu, seguir para Pompeia de trem, e chegar em Sorrento ou Positano para ficar 2 noites
    Voltaria para Napoli e de aviao via Easyjet para Milao, pois o voo é 21:30
    aguardo retorno e obrigado

  8. 03 jul 2012

    Desculpe, deixa eu ver se eu entendi.
    Você vai sair de Roma no dia 1 (exemplo), pegar um ESAV de manhã, visitar o museu de Nápoles, pegar o trem e ver Pompeia e dormir nesse dia em Sorrento ou Positano, é isso? Daí passa o dia 2 em Sorrento ou Positano, dorme a noite do dia 2 para o dia 3 lá em Sorrento ou Positano e no dia 3, volta para Nápoles para pegar um voo às 21h30 para Milão, é isso?
    Se vocÊ for isso e vocÊ quiser apenas ter um gostinho da região Sul, vale a pena sim. Mas a primeira noite vocÊ vai ter que dormir em Sorrento, porque nesse dia 1 vocÊ vai chegar de trem em SOrrento tarde, acredite em mim. AH, e saiba que vai ser cansativo. Outra dica: cuidado com o horário de voltar a Nápoles para pegar o seu voo para Milão. O trem Sorrento-Nápoles (que passa por Pompeia) é beeem caidinho, e atrasos não são raros.
    Abraço,
    Marcelle

  9. Anonymous
    03 jul 2012

    Onde é melhor ficar por 2 noites: Sorrento ou Positano?
    Vc pode me indicar o site para ir trem de Pompeia ou Napoli?
    Qual seria o horario mais seguro para sair de Sorrento ou Positano de trem, e pegar o voo da Easyjet que sai as 17:10h com destino a Milao
    obrigado
    Victor

  10. 07 jul 2012

    Victor,
    Especificamente no seu caso, eu dormiria as duas noites em Sorrento. É que vc vai chegar à noite em SOrrento (depois de passar o dia em Pompeia e Nápoles) e provavelmente não haverá mais ônibus para te levar de Sorrento para Positano. OU seja, a primeira noite terá que ser em Sorrento. ALém disso, como eu detesto dormir apenas 1 noite em cada cidade, dormiria logo as duas lá em Sorrento, para facilitar a vida, evitar aquela chatice de arrumar e desarrumar mala, fazer check in e check out, que sempre leva tempo.
    Em Positano não há estação de trem. Você tem que pegar um ônibus de Positano a Sorrento e em Sorrento pegar o trem para Nápoles.
    O horário seguro para pegar o trem de Sorrento para Nápoles a tempo de pegar o seu avião vai depender do seu nível de preocupação…rsrsrs
    Eu prefiro não correr riscos, mesmo que isso signifique mofar no aeroporto.
    Primeiro, descubra quanto tempo você levaria para ir da estação central de trem de Nápoles ao aeroporto. Eu não sei, nunca fui ao aeroporto de Nápoles. Depois entre no site da empresa de trem da região SUl da Itália, o https://www.eavsrl.it/web/ >e veja horários de trem de Sorrento a Nápoles Central.
    Supondo que o você leve 1h para ir da estação Napoles Central para o aeroporto, se você sair de Sorrento no trem das 13h56, vocÊ teoricamente chega em Nápoles Garibaldi (estação central) às 14h45. Se de lá for 1h até o aeroporto, vc chegará no aeroporto às 15h45, 1h20 minutos antes do seu voo. Mas seria melhor sair mais cedo de Sorrento, para se garantir em caso de atraso ou problema no trem.
    Abs

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *