Como comprar passagens de trem para a Itália

postado por Marcelle Ribeiro e atualizado em: 01/11/2023

Uma das coisas que mais me dava medo na hora de planejar a minha última viagem à Europa era a logística para comprar bilhetes de trem. É que a gente resolveu fazer todas as locomoções internas lá de trem, porque não estávamos a fim de dirigir ou pq, em alguns casos, as distâncias eram longas demais para isso, e seria mais confortável ir de trem.

Mas deu tudo certo. Claro, li horrores em blogs antes para saber tudinho que precisava sobre os trens italianos. E resolvi deixar aqui umas dicas para vocês. Vou botar por tópicos, ok?

 

Como e onde comprar passagem de trem na Itália

A principal empresa de trem na Itália é a Trenitalia. Foi com ela que viajei pelas seguintes cidades: Veneza, Florença, Siena, Assis, Pisa, Arezzo, Poggibonsi, Roma e Nápoles. Apenas nas cidades de Pompéia e Sorrento (no Sul da Itália), é que não tem Trenitalia, mas outra empresa, da qual falarei mais adiante. O site da Trenitalia é http://www.trenitalia.com/. O site está em italiano e em inglês. Nele, você consegue comprar bilhetes com o cartão de crédito e, mesmo que não queira comprar na hora, dá para ver preços e horários.

Mesmo que você esteja usando a versão em inglês do site da Trenitalia, importantíssimo é colocar o nome da cidade em italiano. Em italiano, Roma é Roma, Veneza é Venezia, Florença é Firenze, Assis é Assisi, Pisa é Pisa, Nápoles é Napoli. Já colocou a cidade de partida e de chegada? Escolha um dia, um horário (eu sempre colocava 0h, para aparecer todos do dia). Em seguida, vai aparecer uma tela com a sigla da estação de partida e de chegada, o tempo de viagem, o número do trem e o tipo do trem. Vamos fazer uma pausa para explicar os tipos de trem da Trenitalia:

  • ESAV – É o tipo de trem mais rápido da Itália, é o Euro Star Alta Velocidade. É super confortável, com banheiro, lanchonete, lindinho. Mais é o tipo de trem mais caro também. O que liga Roma a Nápoles (chamado Frecciarosa) anda a 360km/h. Normalmente, esse trem liga grandes cidades, como Veneza, Roma, Florença e Nápoles. Peguei o ESAV para ir de Veneza a Florença, de Florença a Nápoles e de Nápoles a Roma. Eles não costumam atrasar. Dá para comprar ingresso pelo site e você reserva o seu assento na hora em que compra pela internet.
  • IC – É o trem Inter City. Liga cidades grandes, mas também cidades menores. É mais devagar, mais velho e mais barato. Não peguei nenhum IC durante a minha viagem.
  • Regionale – Vão mais devagar que o IC. São os “paradores”, param em um monte de cidadezinhas. São mais feinhos. Na Toscana, é grande a chance de você ter que pegar um desses. Esses costumam atrasar bastante (comigo, um deles até quebrou no caminho). Para esses, você não vai conseguir comprar ingresso pela internet. E os preços deles só aparecem se você olhar com uma semana de antecedência da data em que quer viajar. Não tem lugar marcado, e, dependendo da lotação, você pode ter que ir em pé.

Na mesma tela do site da Trenitalia, você vai ver que todos os trens têm Primeira e Segunda Classe. Compre Segunda Classe, não importa o tipo de trem que você vai pegar. Até onde eu sei, a diferença entre elas é mínima. E todo mundo na Europa pega o de Segunda Classe.

Depois de selecionar o horário que você quer e apertar Continue, é que vão aparecer OS PREÇOS PROMOCIONAIS (porque até agora, você só viu o preço de tabela, a tarifa BASE, a que pagará se deixar para comprar lá, na hora). A tarifa promocional se chama tarifa MINI, que pode te fazer economizar 14 euros numa viagem de Florença para Nápoles, por exemplo. Para pegar essa tarifa MINI, o ideal é que você procure a passagem com até 3 meses de antecedência (Parace que se você olhar com mais antecedência que isso, a tarifa MINI não aparece. E se olhar com pouca antecedência, todos os tíquetes com desconto já terão acabado).

Depois de escolher a tarifa, escolha o seu assento (há tipos de trens que te permitem isso, outros não), coloque seu nome e sobrenome. Se escolher a opção “Ticketless with payment receipt via email”, você receberá seu bilhete por email, e, no dia da viagem, só vai ter que mostrar ele para o fiscal dentro do trem.

Ah, uma coisa importante: é comum o site da Trenitalia não concluir a venda de pessoas com cartões de crédito internacionais emitidos no Brasil. Mas eu não tive esse problema. Das duas vezes que tentei comprar com o meu MasterCard Smiles consegui, de primeira. Para quem não tiver essa sorte, e não quiser deixar para comprar o bilhete na hora, dizem que as agências de viagens brasileiras compram os bilhetes, mas sai mais caro. E tem também o site da RailEurope, em português, que vende bilhetes de trem de vários países, mas também cobra beeeem mais caro.

 

Com que antecedência comprar?

A pergunta que todo mundo se faz é: devo comprar meu bilhete de trem com antecedência ou na hora? Eu diria que é sempre melhor comprar com antecedência, se puder. Comprei pela internet, com antecedência de 2 ou 3 meses, os bilhetes Veneza-Florença e Florença-Nápoles, ambos trens ESAV. Consegui comprar na tarifa MINI (com desconto). Como cheguei com antecedência na estação de Veneza, percebi que o ESAV que eu ia pegar já não tinha bilhetes à venda para quem chegasse com 1 hora de antecedência.

Mas deixei para comprar o bilhete Nápoles-Roma, também ESAV, na hora, na estação, e não tive problemas, porque já sabia que nesse trecho tem trem quase de hora em hora. Mas paguei o preço BASE.

Para os trens regionais, você pode comprar bilhete com antecedência na estação, nas maquininhas, em guichês ou até em bancas de jornal na estação. Mesmo que você compre na maquininha, escolhendo horário, fique tranquilo, pois você poderá pegar o Regionale no trecho desejado em qualquer horário disponível do dia. Basta que, antes de entrar no trem, “convalide” o bilhete, inserindo ele brevemente numa das maquininhas amarelas que ficam nas plataformas.

Se você não convalidar e um fiscal pedir para ver seu bilhete dentro do trem, terá que pagar multa ali na hora, dentro do trem. Se quiser deixar para comprar na hora o bilhete do trem Regionale também não terá problema (eu não tive quando fiz isso na Toscana).

A outra empresa de trem que utilizei na Itália foi a Circumvesuviana, que luga cidades do Sul da Itália, próximas ao vulcão Vesúvio. Ela faz, por exemplo, os trechos Nápoles-Pompéia e Nápoles-Sorrento. No site, dá para você ver preços e horários, mas não dá para comprar os bilhetes com antecedência.

Os trens dessa empresa são bem detonadinhos, costumam atrasar, são pequenos e a chance de você ir em pé é enorme. Mesmo comprando o bilhete lá, não tem lugar marcado. O problema é que só ela opera nas cidades em volta do Vesúvio, então não tem jeito, você vai ter que pegar os trens dela mesmo.

 

Guarda-volumes na Itália

Nem todas as estações de trem de todas as cidades da Itália têm guarda-volumes, caso você queira deixar sua mala, conhecer a cidade e depois voltar e pegar um trem para outro lugar. Busque no site da Trenitalia informações sobre cada estação e você encontrará lá se ela tem ou não locker.

 

Leia também:

 

 

Comentários

  1. 03 jan 2013

    Oi, Christianne,
    Desculpe a demora na resposta.
    Bom, você vai fazer o trajeto Assis-Florença-Veneza todo no mesmo dia (14 de janeiro) de trem, sem parar para conhecer Florença, é isso?
    Se for, coloque no site Assisi como origem e Venezia como destino e verá várias opções de passagens que passam por Florença, a partir de 32 euros.
    Abs

  2. Norma Righi Capanema de Almeida
    18 abr 2013

    Olá, Marcele. Deixei um comentário e pergunta aqui e acho que não terei resposta pois esse blog está sendo desativado. É isso mesmo? Fiquei meio perdida no site novo; onde estará minha resposta?

    • 18 abr 2013

      Oi, Norma,

      Tudo bem? Você postou o seu comentário no blog antigo (do Blogspot) e não no novo. Achei ele lá no antigo e copiei abaixo aqui no novo, ok?
      Sempre que for comentar algo, por favor, escreve aqui neste novo blog (www.viciadaemviajar.com), ok?
      Vamos à sua resposta!

      Que tal ir à região da Toscana, na Itália? Sugiro que você pegue um trem em Napóles para Florença (procure por Firenze, o nome de Florença em italiano, no site da Trenitalia. Napoli é Nápoles). Tem trem rápido e a viagem é super tranquila. Fique dois dias inteiros em Florença, que vai ser a sua cidade base para congecer cidades vizinhas. Você pode alugar um carro (se quiser conhecer vinícolas) ou ir de trem para cidades como Siena (vá de manhã para lá e volte à tarde para Florença), Assis, Pisa e San Gimignano (as duas podem ser visitadas num mesmo dia).
      Apareça sempre por aqui, ok?
      Abs,
      Marcelle
      ————————-

      Norma disse…
      Olá Marcele! Estou encantada com seu blog. Nunca havia visto ninguém responder com tanta presteza e simpatia! Parabéns, você deve ser uma ótima pessoa e profissional. Bem, então vamos aproveitar: Eu e meu marido compramos nossas passagens para Roma (ida 26/07 e volta 10/08). Pretendemos fazer a costa amalfitana na primeira semana, depois ir de carro até Brindisi e de lá pegar um ferri para Atenas e passar 5 dias entre Atenas, Santorini e Mikonos. Voltar de Atenas para Roma no penúltimo dia, para embarcar de volta. Depois de escolher hotéis, trens etc. comecei a achar tudo muito corrido (muitas cidades para poucos dias) e infelizmente acho que vou deixar a Grécia para outra vez. Assim, quais as outras cidades na Itália, você poderia me sugerir sem muita correria (já conheço Roma e Veneza). Muito obrigada, abração.
      17 de abril de 2013 21:54

  3. ELIZABETH
    23 abr 2013

    Marcele!!
    Estou adorando teu site, viajo bastante e teu blog foi o 1ºe que entrei, gosto de ler tudo o que escreves.
    Estou planejando Itália: Roma e Toscana. Quero te perguntar se foste a Perugia ?
    O Voo é melhor ser Br -Roma e Roma-Br??
    Agradecida

    • 23 abr 2013

      Oi, Elizabeth,
      Tudo bem? Não conheço Perugia. Se você vai apenas para a Itália, o voo te, que ser BRasil-Roma e Roma-Brasil mesmo. Você pode se deslocar para as outras cidades da Itália de trem ou até de carro alugado. Não vale a pena pegar avião para ir de uma cidade italiana para a outra, a não ser que você queira ir do extremo Norte para o extremo Sul do país, como Veneza-Nápoles, por exemplo.
      Obrigada pela visita!
      Abraço,
      Marcelle

  4. Priscilla Salgado
    24 abr 2013

    Boa tarde!
    Estou tentando há dias comprar passagem de trem Veneza – Roma, para o dia 20/06, pelo site da Trenitalia e não estou conseguindo, só aparece uma opção de passagem, que sai 03 da manhã de veneza e chega 09h e pouco em Roma. Marcelle, gostaria de saber se vc sabe o que pode estar acontecendo, se este é um trecho incomum para viagens de trem? Ou se tem alguma informação na pesquisa necessária que eu não estou colocando… Obrigada. Abraço, Priscilla

    • 25 abr 2013

      Oi, Priscila,
      O site da Trenitalia deve estar com algum tipo de problema. Este trecho é bastante comum para viagens. Fiz a mesma simulação que você no site e obtive os mesmos resultados. E o site tá doido, fica mudando toda hora para italiano… O jeito é continuar tentando…
      Abraço,
      Marcelle

  5. Priscilla Salgado
    25 abr 2013

    Obrigada Marcelle, continuarei. Tentei também Florença – Veneza que é o outro trecho que eu preciso e só aparece um horário de madrugada. Esta antecedência que eu estou tentando é boa? As passagens são para 18 e 20 de junho. Obrigada! Abraços

    • 26 abr 2013

      Oi, Priscila,

      O site da Trenitalia voltou ao normal! Já estão aparecendo passagens em vááaaarios horários nos trechos e dias que você quer. Dê uma olhada e compre! Abraço, Marcelle.

  6. Priscilla Salgado
    01 maio 2013

    Oi Marcelle, consegui finalmente! Obrigada pela ajuda, o site voltou a funcionar normalmente mesmo. Abraços!

  7. marly rosinha
    13 maio 2013

    Oi Marcelle
    Comprei duas passagens de trem pela RailEurope.Como não recebi e-mail de confirmação , escrevi para eles que me mandaram a cópia da página de compra com os dados. É isso mesmo? Tem o nº do Tickeless, mas não tem a passagem impressa, sabe? é minha 1ª vez. me ajuda?Obrigada

    • 14 maio 2013

      Marly,
      Infelizmente não posso te ajudar, porque nunca comprei passagem pela RailEurope. Sugiro que vá no blog viajenaviagem.com.br e mande sua dúvida para eles. Já vi internautas comentando sobre a RailEurope por lá.
      Abraço,
      Marcelle

  8. Givaldo
    02 jun 2013

    Olá Marcelle, poderia me dar dicas de
    estadia e trens (mais em conta) em
    Roma, Firenze, Veneza e Milão, nessa
    ordem? Muito obrigado.

    • 02 jun 2013

      Oi, Givaldo, tudo bem? As dicas já estão aqui no blog. Clique em Itália na barra de destinos à sua direita e você verá posts sobre Roma, Firenze e Veneza. Eu me hospedei em bed and breakfast, albergues ou em hotéis mais baratinhos nestas cidades, porque normalmente viajo com o orçamento curto. Para economizar nos trens é só não pegar trens rápidos (como eu peguei) e preferir os trens “regionais”, que são mais demorados, mas mais baratos. Dê uma olhada no site da Trenitália, os trens regionais aparecem lá também. Não conheço Milão. Abraço, Marcelle.

  9. helon
    24 jun 2013

    ficarei 3 dias em roma e gostaria de ir ate veneza,como faço

  10. Andeye
    05 jul 2013

    Oi Marcelle. Estou viajando en setembro e vou precisar fazer um trecho de trem LaSpezia-Napoli. Encontrei no site da trenitalia uma solução com troca de trem que é La Spezia-Roma (intercity 505) e Roma-Napoli (Frecciarossa 9525). No entanto fiquei preocupado pois o tempo para troca de trem é de 29 minutos. Achei que pode não dar tempo de desembarcar com bagagem de um trem e sair procurando o local de embarque do outro. Sei lá, como nao conheço a estação, não sei se é longe, se é fácil localizar… Tb nao falo nada de italiano. Que vc acha?

    • 09 jul 2013

      Oi, Andeye,
      Acho que 29 minutos de intervalo entre um trem e outro é o suficiente sim. Você não levará nem 5 minutos para descer do trem com sua bagagem, pois a sua bagagem fica do seu lado no trem, você mesmo é quem pegará ela. A estação de trem de Roma (Termini) é grande, mas não é gigantesca como os aeroportos gigantes da França e da Inglaterra, por exemplo. E mesmo sem falar italiano (eu também não falo), dá para achar o trem olhando as placas e perguntando em inglês mesmo. Eu arriscaria.
      Abraço,
      Marcelle

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *