Como comprar passagens de trem para a Itália

postado por Marcelle Ribeiro e atualizado em: 05/09/2019

Uma das coisas que mais me dava medo na hora de planejar a minha última viagem à Europa era a logística para comprar bilhetes de trem. É que a gente resolveu fazer todas as locomoções internas lá de trem, porque não estávamos a fim de dirigir ou pq, em alguns casos, as distâncias eram longas demais para isso, e seria mais confortável ir de trem.

Mas deu tudo certo. Claro, li horrores em blogs antes para saber tudinho que precisava sobre os trens italianos. E resolvi deixar aqui umas dicas para vocês. Vou botar por tópicos, ok?

 

Como e onde comprar passagem de trem na Itália

A principal empresa de trem na Itália é a Trenitalia. Foi com ela que viajei pelas seguintes cidades: Veneza, Florença, Siena, Assis, Pisa, Arezzo, Poggibonsi, Roma e Nápoles. Apenas nas cidades de Pompéia e Sorrento (no Sul da Itália), é que não tem Trenitalia, mas outra empresa, da qual falarei mais adiante. O site da Trenitalia é http://www.trenitalia.com/. O site está em italiano e em inglês. Nele, você consegue comprar bilhetes com o cartão de crédito e, mesmo que não queira comprar na hora, dá para ver preços e horários.

Mesmo que você esteja usando a versão em inglês do site da Trenitalia, importantíssimo é colocar o nome da cidade em italiano. Em italiano, Roma é Roma, Veneza é Venezia, Florença é Firenze, Assis é Assisi, Pisa é Pisa, Nápoles é Napoli. Já colocou a cidade de partida e de chegada? Escolha um dia, um horário (eu sempre colocava 0h, para aparecer todos do dia). Em seguida, vai aparecer uma tela com a sigla da estação de partida e de chegada, o tempo de viagem, o número do trem e o tipo do trem. Vamos fazer uma pausa para explicar os tipos de trem da Trenitalia:

  • ESAV – É o tipo de trem mais rápido da Itália, é o Euro Star Alta Velocidade. É super confortável, com banheiro, lanchonete, lindinho. Mais é o tipo de trem mais caro também. O que liga Roma a Nápoles (chamado Frecciarosa) anda a 360km/h. Normalmente, esse trem liga grandes cidades, como Veneza, Roma, Florença e Nápoles. Peguei o ESAV para ir de Veneza a Florença, de Florença a Nápoles e de Nápoles a Roma. Eles não costumam atrasar. Dá para comprar ingresso pelo site e você reserva o seu assento na hora em que compra pela internet.
  • IC – É o trem Inter City. Liga cidades grandes, mas também cidades menores. É mais devagar, mais velho e mais barato. Não peguei nenhum IC durante a minha viagem.
  • Regionale – Vão mais devagar que o IC. São os “paradores”, param em um monte de cidadezinhas. São mais feinhos. Na Toscana, é grande a chance de você ter que pegar um desses. Esses costumam atrasar bastante (comigo, um deles até quebrou no caminho). Para esses, você não vai conseguir comprar ingresso pela internet. E os preços deles só aparecem se você olhar com uma semana de antecedência da data em que quer viajar. Não tem lugar marcado, e, dependendo da lotação, você pode ter que ir em pé.

Na mesma tela do site da Trenitalia, você vai ver que todos os trens têm Primeira e Segunda Classe. Compre Segunda Classe, não importa o tipo de trem que você vai pegar. Até onde eu sei, a diferença entre elas é mínima. E todo mundo na Europa pega o de Segunda Classe.

Depois de selecionar o horário que você quer e apertar Continue, é que vão aparecer OS PREÇOS PROMOCIONAIS (porque até agora, você só viu o preço de tabela, a tarifa BASE, a que pagará se deixar para comprar lá, na hora). A tarifa promocional se chama tarifa MINI, que pode te fazer economizar 14 euros numa viagem de Florença para Nápoles, por exemplo. Para pegar essa tarifa MINI, o ideal é que você procure a passagem com até 3 meses de antecedência (Parace que se você olhar com mais antecedência que isso, a tarifa MINI não aparece. E se olhar com pouca antecedência, todos os tíquetes com desconto já terão acabado).

Depois de escolher a tarifa, escolha o seu assento (há tipos de trens que te permitem isso, outros não), coloque seu nome e sobrenome. Se escolher a opção “Ticketless with payment receipt via email”, você receberá seu bilhete por email, e, no dia da viagem, só vai ter que mostrar ele para o fiscal dentro do trem.

Ah, uma coisa importante: é comum o site da Trenitalia não concluir a venda de pessoas com cartões de crédito internacionais emitidos no Brasil. Mas eu não tive esse problema. Das duas vezes que tentei comprar com o meu MasterCard Smiles consegui, de primeira. Para quem não tiver essa sorte, e não quiser deixar para comprar o bilhete na hora, dizem que as agências de viagens brasileiras compram os bilhetes, mas sai mais caro. E tem também o site da RailEurope, em português, que vende bilhetes de trem de vários países, mas também cobra beeeem mais caro.

 

Com que antecedência comprar?

A pergunta que todo mundo se faz é: devo comprar meu bilhete de trem com antecedência ou na hora? Eu diria que é sempre melhor comprar com antecedência, se puder. Comprei pela internet, com antecedência de 2 ou 3 meses, os bilhetes Veneza-Florença e Florença-Nápoles, ambos trens ESAV. Consegui comprar na tarifa MINI (com desconto). Como cheguei com antecedência na estação de Veneza, percebi que o ESAV que eu ia pegar já não tinha bilhetes à venda para quem chegasse com 1 hora de antecedência.

Mas deixei para comprar o bilhete Nápoles-Roma, também ESAV, na hora, na estação, e não tive problemas, porque já sabia que nesse trecho tem trem quase de hora em hora. Mas paguei o preço BASE.

Passeio guiado de 1 dia e ingressos sem fila? Contrate aqui!

Para os trens regionais, você pode comprar bilhete com antecedência na estação, nas maquininhas, em guichês ou até em bancas de jornal na estação. Mesmo que você compre na maquininha, escolhendo horário, fique tranquilo, pois você poderá pegar o Regionale no trecho desejado em qualquer horário disponível do dia. Basta que, antes de entrar no trem, “convalide” o bilhete, inserindo ele brevemente numa das maquininhas amarelas que ficam nas plataformas.

Se você não convalidar e um fiscal pedir para ver seu bilhete dentro do trem, terá que pagar multa ali na hora, dentro do trem. Se quiser deixar para comprar na hora o bilhete do trem Regionale também não terá problema (eu não tive quando fiz isso na Toscana).

A outra empresa de trem que utilizei na Itália foi a Circumvesuviana (o site é https://www.eavsrl.it/web/content/orario-ferrovia), que luga cidades do Sul da Itália, próximas ao vulcão Vesúvio. Ela faz, por exemplo, os trechos Nápoles-Pompéia e Nápoles-Sorrento. No site, dá para você ver preços e horários, mas não dá para comprar os bilhetes com antecedência.

Os trens dessa empresa são bem detonadinhos, costumam atrasar, são pequenos e a chance de você ir em pé é enorme. Mesmo comprando o bilhete lá, não tem lugar marcado. O problema é que só ela opera nas cidades em volta do Vesúvio, então não tem jeito, você vai ter que pegar os trens dela mesmo.

 

Garanta 20% de desconto no chip internacional para celular. Saia do Brasil já com internet. Clique aqui e use o cupom AUAU até 13/12.

Guarda-volumes na Itália

Nem todas as estações de trem de todas as cidades da Itália têm guarda-volumes, caso você queira deixar sua mala, conhecer a cidade e depois voltar e pegar um trem para outro lugar. Busque no site da Trenitalia informações sobre cada estação e você encontrará lá se ela tem ou não locker. Caso não tenha, você pode optar por usar o Bagbnb, que é um aplicativo que encontra guarda-malas em várias cidades do mundo. Só na Itália ele existe em mais de 40 cidades. A Michela, do blog Mapa na Mão, usou esse app e conta como foi o serviço de guarda-volumes Bangnb.

 

Leia também:

 

 

Comentários

  1. Maria Regina
    11 jul 2013

    Estaremos em Venezia de 5 a 7 de outubro próximos. No dia 7, pela manhã devemos ir para Verona de trem (Sta.Lúcia a Puorta Nova) onde vamos assistir a um show na Arena.
    No dia 8 pela manhã iremos para Roma, também de trem até a estação Términi, próxima ao nosso hotel.
    Dúvidas: não queremos trens rápidos para poder curtir a viagem. É possível (ou difícil) comprar os bilhetes no local? Os trens regionais ou IC ligam Verona a Roma? É possível estimar os tempos de viagem dos 2 trechos?

    • 16 jul 2013

      Oi, Maria Regina,
      Sim, é possível comprar bilhetes de trem nas próprias estações. Não é difícil, as maquininhas têm instruções em inglês. E as estações têm guichês com atendentes de verdade tb. Os tíquetes para os trens regionais e IC só são vendidos nas estações, não são colocados à venda pela internet. E os trens não costumam ir cheios.
      Simulei no site da Trenitalia o trecho Verona-Roma para ao dia 8 de outubro e vi que quase todas as općões envolvem trem de velocidade (os que começam com freccia no nome). A única opção que não tinha trem de velocidade era um IC noturno, que leva 6h24 para fazer o trajeto. Se vc optar por um trem rápido, levará 2h50, sem ter que trocar de trem. Se vc optar por pegar um trem regional+um trem de velocidade, levará umas 4h para concluir a viagem e ainda tem que trocar de trem (lembrando q vc é que terá q tirar as suas malas de um trem e colocar no outro).
      No trem de velocidade também dá para ver a paisagem. Não são trens-bala, são apenas trens mais rápidos que os super lentos regionais…
      Abs,
      Marcelle

  2. mARIANA
    22 jul 2013

    Olá Marcelle, tudo bom. estou planejando minha viagem para a itália. embarco dia 29, chego em milão e de lá pego um trem para roma. fico em roma até dia 3 e quero alugar um carro para ir subindo até sovere, onde tenho um casamento no dia 6. queria passar pela regiao da toscana. quero ir a florence e montalcino. setembro é a temporada das festas de vinho e estou animada! a unica preocupaçã e que achei as opções q vi de aluguel de carro mt caras. será q vc tem indicacao de empresa? vi que vcs fizeram de trem o trajeto, ne. te aguardo! obrigada!!!

    • 27 jul 2013

      Oi, Mariana,
      Infelizmente não conhece nenhuma empresa de aluguel de carro na Itália. Nós fizemos toda a nossa viagem de trem (eu não dirijo e o meu marido não queria ter que dirigir nas férias). Só conheço grandes locadoras, tipo Avis e a Sixt, mas mesmo assim nunca aluguei carros com eles no exterior (só usei a Avis no Brasil).
      Abraço,
      Marcelle

  3. Carlos Henrique
    29 ago 2013

    Gostaria de fazer uma viagem com minha família pela Itália em abril ou maio de 2014. Tirando os dias de ida e volta terei 20 dias lá. Gostaria de conhecer Milao, Veneza, Florença, Perugia, Napoles, costa amalfitana e finalmente roma ou seja entrada por milao e volta por Roma.
    Estou em dúvida se vale a pena alugar um carro ou andar de trem mesmo. De Florença a Perugia não consegui simular a passagem de trem pela trenitalia, esse percurso é por outra empresa? O mesmo problema de Perugia para Napoles. A idéia inicial era fazer todo esse percurso inicial de trem e em Napoles alugar um carro para ir pra costa amalfitana. Depois devolveríamos o carro novamente em Nápoles e iríamos de trem para Roma. O que você acha? por favor me ajude, viajo muito pelo Brasil, mas nunca fui a Itália, estou começando agora a estudar italiano

    • 01 set 2013

      Oi, Carlos,
      Eu entrei no site da Trenitália e consegui visualizar passagens de Florença para Perugia sim. Você tem que colocar os nomes das cidades em italiano, mesmo entrando na versão em inglês do site. Florença é Firenze e Perugia é Perugia mesmo. Vi que para a semana que vem, por exemplo, há trens que levam 2h20 para fazer Florença-Perugia, saindo por volta das 8h da manhã, sem ter que trocar de trem.
      A viagem de Perugia-Napoli (tem que colocar o nome em italiano, Napoli) dura 4h30, com uma troca de trem (mas há outras opções mais demoradas, com mais trocas de trem).
      A viagem de trem na Toscana, até onde eu sei, só é feita pela empresa Trenitália mesmo. Não há outra.
      Acho a sua programação ideal: fazer o Norte e até Nápoles de trem e depois pegar um carro para a Costa Amalfitana. No meu caso, conheci tudo de trem, mas na Costa Amalfitana pegamos ônibus em dois dias, porque não queríamos dirigir.
      Abraço,
      Marcelle

  4. Louise
    02 set 2013

    Olá, estou indo para a Italia dia 1º de novembro e gostaria de pegar um trem noturno ou de Roma para Florença ou de Florença para Roma, tentei achar na internet, mas não estou conseguindo comprar, só diz que tem mas não dá opção de compra de bilhete, o que vc me aconselha? Desde já Obrigada!

  5. Carlos Henrique Pacheco
    03 set 2013

    Oi Marcelle, obrigado pelas informações, consegui visualizar agora no site, estava pesquisando errado. É possível comprar passagens de trem lá mesmo na Itália ou é necessário comprar com bastante antecedência ainda aqui no Brasil?

    • 10 set 2013

      Oi, Carlos,
      Passagens para trens regionais (que são mais lentos e normalmente ligam cidade pequenas a cidades pequenas) não podem ser compradas pelo site, só na estação. Você pode ir na estação e comprar todas os trechos regionais de uma vez só, mesmo que para vários dias, na maquininha da estação ou no guichê (onde há guichê). Mas as passagens de trens regionais não têm horário marcado: você pode pegar trem em qualquer horário naquele dia. Ou pode comprar a passagem para o trem regional minutos antes de embarcar. Eles não costumam encher não.
      Passagens para trens rápidos podem ser compradas pelo site e é interessante fazer isso para ter garantia de assento marcado e pegar preços mais baratos! Você pode comprar na estação também, mas daí terá que pagar o preço base. EU já comprei passagem de trem rápido com 2h de antecedência na máquina da estação e não tive problemas.
      Abraço,
      Marcelle

  6. Juliana
    04 set 2013

    Oi Marcelle. Comecei a planejar agora minha viagem Itália-Grécia e estou com dificuldades em uma parte do roteiro. De Roma pensei em ir a Napoles, e de lá pra Brindisi pegar o Ferry para Patras, na Grécia. Mas não acho jeito de ir de Napoles pra Brindisi… nem de trem nem de ônibus! Vc sabe alguma forma? Meu roteiro está tão absurdo a ponto de não existir este caminho? haha… não queria voltar pra Roma, nem penso em alugar carro. Já antecipo o obrigada e parabéns pelo site!!

    • 10 set 2013

      Oi, Juliana,
      Tem trem de Nápoles para Brindisi sim! Simulei agora no site trenitalia.com colocando Napoli (Nápoles em italiano. Tem que escrever o nome da cidade em italiano, mesmo se você estiver navegando na versão em inglês do site) como saída no dia 17 de setembro e Brindisi como chegada e vi que neste dia a passagem que leva menos tempo demora 4h52 minutos, com uma troca de trem, por 49 euros. Se você quiser economizar, há passagens mais baratas, mas aí você levará mais tempo para fazer esse trajeto.

      https://www.lefrecce.it/B2CWeb/search.do?parameter=searchOutputViewer&jSessionID=jPWriYVH6mme

      Abraço,
      Marcelle

  7. Ione
    03 out 2013

    Irei para Gênova de Navio. Gostaria de saber um hotel barato por ali e iria ficar nesse hotel e iria para os outros lugares e voltaria para dormir todos os dias . Tem como eu ir para Veneza e voltar para Gênova no mesmo dia? Quais os lugares que voce me sugere?

    • 04 out 2013

      Oi, Ione.
      Veja preços de hotéis e faça reservas pelo mundialmente famoso site http://www.booking.com. Pode confiar, já reservei hotel por eles várias vezes.
      Para saber quanto tempo leva de trem de Gênova para Veneza, cheque no site da Trenitalia – http://www.trenitalia.com. Tentei ver agora e eles estão com problema momentâneo. Cheque daqui a pouco. Se a viagem durar mais que 2h para ir, eu não aconselho ir e voltar no mesmo dia, porque ficará muito cansativo.
      Abraço,
      Marcelle

  8. Ione
    03 out 2013

    Amei o seu Blog, já estou anotando todas as suas dicas. Vou pesquisar mais e depois irei te fazer umas perguntas. Poxa você é 10.

  9. Elis
    16 nov 2013

    Boa noite. Preciso me deslocar entre Roma/Veneza/Florença/Roma. Qual a melhor opção de trem? É seguro comprar passes de trem da empresa Eurail? Esses passes servem para todas as empresas de trem? Obrigada

    • 29 nov 2013

      Oi, Elis,
      Acho que o melhor é de trem, pois as passagens de trem provavelmente serão mais baratas e as viagens não são longas (em trem rápido). Cheque preços e horários no site da empresa de trem italiana Trenitalia (trenitalia.com). O melhor é fazer Veneza-Florença-Roma, ou Roma-Florença-Veneza, pois Florença fica entre Roma e Veneza. Nunca usei os serviços da Eurail. O que sei é que há apenas uma empresa italiana que faz esses trechos que você quer, que é a Trenitalia, a estatal italiana de trens. A Eurail é uma empresa que revende tíquetes da Trenitalia e de outras companhias. Ou seja, é melhor comprar tíquetes direto no site da Trenitalia, pois sai mais barato.
      Abraço,
      Marcelle

  10. rodrigo
    15 fev 2014

    Oi Marcelle,

    Comprei um bilhete pela Trenitalia online, Roma – Milão, e no Bilhete diz que tenho que avisar com antecedência a tripulação se não, poderei pagar o valor de um novo bilhete na hora, isso tem que ser feito?

    Att,

    Rodrigo

    • 20 fev 2014

      Rodrigo,
      Desculpe, não entendi sua pergunta. O bilhete diz que você tem que avisar a tripulação com antecedência sobre o que exatamente?
      Abs,
      Marcelle

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *