Como comprar passagens de trem para a Itália

postado por Marcelle Ribeiro e atualizado em: 05/09/2019

Uma das coisas que mais me dava medo na hora de planejar a minha última viagem à Europa era a logística para comprar bilhetes de trem. É que a gente resolveu fazer todas as locomoções internas lá de trem, porque não estávamos a fim de dirigir ou pq, em alguns casos, as distâncias eram longas demais para isso, e seria mais confortável ir de trem.

Mas deu tudo certo. Claro, li horrores em blogs antes para saber tudinho que precisava sobre os trens italianos. E resolvi deixar aqui umas dicas para vocês. Vou botar por tópicos, ok?

 

Como e onde comprar passagem de trem na Itália

A principal empresa de trem na Itália é a Trenitalia. Foi com ela que viajei pelas seguintes cidades: Veneza, Florença, Siena, Assis, Pisa, Arezzo, Poggibonsi, Roma e Nápoles. Apenas nas cidades de Pompéia e Sorrento (no Sul da Itália), é que não tem Trenitalia, mas outra empresa, da qual falarei mais adiante. O site da Trenitalia é http://www.trenitalia.com/. O site está em italiano e em inglês. Nele, você consegue comprar bilhetes com o cartão de crédito e, mesmo que não queira comprar na hora, dá para ver preços e horários.

Mesmo que você esteja usando a versão em inglês do site da Trenitalia, importantíssimo é colocar o nome da cidade em italiano. Em italiano, Roma é Roma, Veneza é Venezia, Florença é Firenze, Assis é Assisi, Pisa é Pisa, Nápoles é Napoli. Já colocou a cidade de partida e de chegada? Escolha um dia, um horário (eu sempre colocava 0h, para aparecer todos do dia). Em seguida, vai aparecer uma tela com a sigla da estação de partida e de chegada, o tempo de viagem, o número do trem e o tipo do trem. Vamos fazer uma pausa para explicar os tipos de trem da Trenitalia:

  • ESAV – É o tipo de trem mais rápido da Itália, é o Euro Star Alta Velocidade. É super confortável, com banheiro, lanchonete, lindinho. Mais é o tipo de trem mais caro também. O que liga Roma a Nápoles (chamado Frecciarosa) anda a 360km/h. Normalmente, esse trem liga grandes cidades, como Veneza, Roma, Florença e Nápoles. Peguei o ESAV para ir de Veneza a Florença, de Florença a Nápoles e de Nápoles a Roma. Eles não costumam atrasar. Dá para comprar ingresso pelo site e você reserva o seu assento na hora em que compra pela internet.
  • IC – É o trem Inter City. Liga cidades grandes, mas também cidades menores. É mais devagar, mais velho e mais barato. Não peguei nenhum IC durante a minha viagem.
  • Regionale – Vão mais devagar que o IC. São os “paradores”, param em um monte de cidadezinhas. São mais feinhos. Na Toscana, é grande a chance de você ter que pegar um desses. Esses costumam atrasar bastante (comigo, um deles até quebrou no caminho). Para esses, você não vai conseguir comprar ingresso pela internet. E os preços deles só aparecem se você olhar com uma semana de antecedência da data em que quer viajar. Não tem lugar marcado, e, dependendo da lotação, você pode ter que ir em pé.

Na mesma tela do site da Trenitalia, você vai ver que todos os trens têm Primeira e Segunda Classe. Compre Segunda Classe, não importa o tipo de trem que você vai pegar. Até onde eu sei, a diferença entre elas é mínima. E todo mundo na Europa pega o de Segunda Classe.

Depois de selecionar o horário que você quer e apertar Continue, é que vão aparecer OS PREÇOS PROMOCIONAIS (porque até agora, você só viu o preço de tabela, a tarifa BASE, a que pagará se deixar para comprar lá, na hora). A tarifa promocional se chama tarifa MINI, que pode te fazer economizar 14 euros numa viagem de Florença para Nápoles, por exemplo. Para pegar essa tarifa MINI, o ideal é que você procure a passagem com até 3 meses de antecedência (Parace que se você olhar com mais antecedência que isso, a tarifa MINI não aparece. E se olhar com pouca antecedência, todos os tíquetes com desconto já terão acabado).

Depois de escolher a tarifa, escolha o seu assento (há tipos de trens que te permitem isso, outros não), coloque seu nome e sobrenome. Se escolher a opção “Ticketless with payment receipt via email”, você receberá seu bilhete por email, e, no dia da viagem, só vai ter que mostrar ele para o fiscal dentro do trem.

Ah, uma coisa importante: é comum o site da Trenitalia não concluir a venda de pessoas com cartões de crédito internacionais emitidos no Brasil. Mas eu não tive esse problema. Das duas vezes que tentei comprar com o meu MasterCard Smiles consegui, de primeira. Para quem não tiver essa sorte, e não quiser deixar para comprar o bilhete na hora, dizem que as agências de viagens brasileiras compram os bilhetes, mas sai mais caro. E tem também o site da RailEurope, em português, que vende bilhetes de trem de vários países, mas também cobra beeeem mais caro.

 

Com que antecedência comprar?

A pergunta que todo mundo se faz é: devo comprar meu bilhete de trem com antecedência ou na hora? Eu diria que é sempre melhor comprar com antecedência, se puder. Comprei pela internet, com antecedência de 2 ou 3 meses, os bilhetes Veneza-Florença e Florença-Nápoles, ambos trens ESAV. Consegui comprar na tarifa MINI (com desconto). Como cheguei com antecedência na estação de Veneza, percebi que o ESAV que eu ia pegar já não tinha bilhetes à venda para quem chegasse com 1 hora de antecedência.

Mas deixei para comprar o bilhete Nápoles-Roma, também ESAV, na hora, na estação, e não tive problemas, porque já sabia que nesse trecho tem trem quase de hora em hora. Mas paguei o preço BASE.

Passeio guiado de 1 dia e ingressos sem fila? Contrate aqui!

Para os trens regionais, você pode comprar bilhete com antecedência na estação, nas maquininhas, em guichês ou até em bancas de jornal na estação. Mesmo que você compre na maquininha, escolhendo horário, fique tranquilo, pois você poderá pegar o Regionale no trecho desejado em qualquer horário disponível do dia. Basta que, antes de entrar no trem, “convalide” o bilhete, inserindo ele brevemente numa das maquininhas amarelas que ficam nas plataformas.

Se você não convalidar e um fiscal pedir para ver seu bilhete dentro do trem, terá que pagar multa ali na hora, dentro do trem. Se quiser deixar para comprar na hora o bilhete do trem Regionale também não terá problema (eu não tive quando fiz isso na Toscana).

A outra empresa de trem que utilizei na Itália foi a Circumvesuviana (o site é https://www.eavsrl.it/web/content/orario-ferrovia), que luga cidades do Sul da Itália, próximas ao vulcão Vesúvio. Ela faz, por exemplo, os trechos Nápoles-Pompéia e Nápoles-Sorrento. No site, dá para você ver preços e horários, mas não dá para comprar os bilhetes com antecedência.

Os trens dessa empresa são bem detonadinhos, costumam atrasar, são pequenos e a chance de você ir em pé é enorme. Mesmo comprando o bilhete lá, não tem lugar marcado. O problema é que só ela opera nas cidades em volta do Vesúvio, então não tem jeito, você vai ter que pegar os trens dela mesmo.

 

Garanta 20% de desconto no chip internacional para celular. Saia do Brasil já com internet. Clique aqui e use o cupom AUAU até 13/12.

Guarda-volumes na Itália

Nem todas as estações de trem de todas as cidades da Itália têm guarda-volumes, caso você queira deixar sua mala, conhecer a cidade e depois voltar e pegar um trem para outro lugar. Busque no site da Trenitalia informações sobre cada estação e você encontrará lá se ela tem ou não locker. Caso não tenha, você pode optar por usar o Bagbnb, que é um aplicativo que encontra guarda-malas em várias cidades do mundo. Só na Itália ele existe em mais de 40 cidades. A Michela, do blog Mapa na Mão, usou esse app e conta como foi o serviço de guarda-volumes Bangnb.

 

Leia também:

 

 

Comentários

  1. Andre
    22 fev 2014

    Boa tarde! Estou indo para Milão em abril e terei 6 dias livres. Quais cidades perto de Milão vc me indicaria conhecer? Não pode ser muito longe, pois tenho q ir e voltar no mesmo dia. Qual cia de trem vc indica? Obrigado.

    • 24 fev 2014

      Oi, André,
      A companhia de trem que opera em quase toda a Itália é a Trenitalia, que tem site em inglês. No http://www.trenitalia.com você consegue ver preços e o tempo entre Milão e cidades próximas. Pelo que percebi, a Trenitalia não tem concorrentes. Onde ela opera, só ela opera. E ela opera em boa parte da Itália (desci de Veneza, no Norte, até Nápoles, no Sul, apenas usando a Trenitalia). Na Costa Amalfitana, porém, a Trenitalia não opera, mas sim outra companhia. Mas como a Costa Amalfitana é distante de Milão, acho que isso não vai te interessar.
      Não conheço Milão. Sugiro que você dê uma olhada no mapa da Itália e veja que cidades próximas te interessam. O blog Viaje na Viagem tem muitas dicas de Milão – http://www.viajenaviagem.com/category/milao/. Dá uma olhada lá.
      Abraço,
      Marcelle

  2. Lucilia
    24 fev 2014

    Olá,Marcelle
    Adorei suas dicas , estou me programando para fazer minha primeira viagem internacional, e por ter amigos que moram em Gualdo Tadino na Italia escolhi fazer um giro.nas cidades vizinhas. Valeu a dica da viagem de trem , vou procurar segui-las. Vc acha que se eu solicitar a meus amigos que comprem a minha passagem de ida e volta lá na Italia , será mais barato???
    Obrigadaaaaa,pela dicas , abraços

    • 24 fev 2014

      Oi, Lucilia,

      Tudo bem?
      Não sei se moradores da Itália têm desconto na compra de passagens de trem. Melhor perguntar a eles, não? Ou então, dê uma olhada no site da Trenitalia.
      Abraço,
      Marcelle

  3. Paula
    03 mar 2014

    Olá Marcelle, tudo bem?

    Gostei muito das suas dicas! Parabéns pela iniciativa!
    Gostaria de saber se vc pode me ajudar com uma coisa. Vou para a Itália no próximo mês e estou com tudo comprado e organizado – menos as passagens de trem (e não foi por falta de tentar). Vou chegar em Roma e de lá vou fazer Roma-Florença e Florença-Veneza (preferência por trem rápido). Conversei com algumas pessoas e li vários blogs de viajantes. Segui todos os passos recomendados para comprar as passagens na trenitalia. Preenchi todos os campos conforme indicaram e, toda vez aparece a seguinte mensagem: “Error: 291 Any one of the data entered is not valid”.
    Tento conferir meus dados, mas não encontro nada de anormal. Apesar disso, o site sempre me direciona novamente para o início da compra. Tentei comprar de outros computadores e também utilizei outros navegadores (explorer, Safari, chrome…), e ficou tudo na mesma. Outro detalhe: não estou conseguindo me cadastrar, éstou fazendo apenas aquele cadastro simplificado.
    Tem um tempo que estou cogitando comprar passagens assim que eu chegar em Roma (terei 5 dias até o embarque para Florença). Estou ciente de que conseguirei apenas o preço base, mas a minha maior preocupação é ficar sem passagem. Vc acha que corro esse risco? E qto à trenitalia, vc tem alguma sugestão?
    Desde já, muito obrigada pela atenção 😉
    Abraço, Paula

    • 04 mar 2014

      Oi, Paula,
      Acho que você não corre o risco de ficar sem passagem não. Não sei o que pode estar acontecendo com o site da Trenitalia. Me lembro que quando comprei minhas passagens (anos atrás, o site era um pouco diferente), eu nem fiz cadastro antes de comprar. Fui escolhendo trajeto e comprando e só bem no final é que apareceu a opção de cadastro. Digo que acho que você não vai ficar sem passagem porque esses trechos que você quer comprar são bem procurados e têm muita oferta de lugares. Eu comprei na hora, lá na Itália mesmo, o trecho Roma-Nápoles, e não tive nenhum problema com falta de passagem. Quanto à Trenitalia tenho quase certeza que ela é a única empresa de trem que opera nesses trechos. Na Itália, assim como em vários países da Europa, é assim: há uma empresa que opera o sistema de trens, sem concorrência. A outra única empresa italiana que conheço opera apenas no Sul da Itália, entre cidades menores e não é o caso de você usá-la.
      Abraço,
      Marcelle

  4. Paula
    03 mar 2014

    Olá Macelle!

    Estou tentando comprar passagens na trenitalia tem um bom tempo, mas sempre aparece a seguinte mensagem ” Error 291: Any one of the data entered is not valid”. Sempre confiro e não vejo nada de anormal. Li sugestões de diversos blogs e não estou conseguindo encontrar erro algum. Vc saberia me dizer o que pode estar acontecendo?
    Estou pensando seriamente em desistir e comprar qdo já estiver em Roma (neste caso, compraria 5 dias antes de embarcar para Florença). Vc acha muito arriscado?

    Muito obrigada e parabéns pelo blog
    Abraço,
    Paula

    • 04 mar 2014

      Oi, Paula,
      Acho que você não corre o risco de ficar sem passagem não. Não sei o que pode estar acontecendo com o site da Trenitalia. Me lembro que quando comprei minhas passagens (anos atrás, o site era um pouco diferente), eu nem fiz cadastro antes de comprar. Fui escolhendo trajeto e comprando e só bem no final é que apareceu a opção de cadastro. Digo que acho que você não vai ficar sem passagem porque esses trechos que você quer comprar são bem procurados e têm muita oferta de lugares. Eu comprei na hora, lá na Itália mesmo, o trecho Roma-Nápoles, e não tive nenhum problema com falta de passagem. Quanto à Trenitalia tenho quase certeza que ela é a única empresa de trem que opera nesses trechos. Na Itália, assim como em vários países da Europa, é assim: há uma empresa que opera o sistema de trens, sem concorrência. A outra única empresa italiana que conheço opera apenas no Sul da Itália, entre cidades menores e não é o caso de você usá-la.
      Abraço,
      Marcelle

  5. Márcia
    19 abr 2014

    Oi Marcelle! Seus posts são ótimos! Consegui esclarecer várias dúvidas. Gostaria que você me ajudasse com algumas dúvidas sobre a categoria de trem “regional veloce”
    1) As passagens podem ser compradas, antecipadamente, pela internet?
    2) Eles tem horário marcado, ou funcionam como os “regionales”? (pode pegar trem em qualquer horário naquele dia)
    3) Os assentos são marcados?

    • 21 abr 2014

      Oi, Márcia,
      É possível comprar passagens para trem Regional Veloce pela internet antecipadamente sim. Eles têm horário pré-definido, mas não sei se você pode comprar para um horário e depois pegar o trem em horário diferente. Mas não é possível marcar assento.
      Abs,
      Marcelle

  6. Gláucia Siqueira
    01 maio 2014

    Marcelle,

    Boa tarde. Muito legal seu blog. Já li bastante sobre os trens e ainda tenho uma dúvida: estamos em 4 pessoas e pretendemos tomar o trem de Sorrento para Napoles e depois Roma. Minha pergunta é: os trens de Sorrento para Napoles chegam em qual estação em Napolis (para que não tenhamos que trocar de estação).

    Obrigada Gláucia

    • 07 maio 2014

      Oi, Glaucia,
      Os trens de sorrento vão até a estação Napoli Garibaldi (que é a estação central de Nápoles). Neste link aqui tem os horários que os trens normalmente saem. Mas lembro que para fazer o trajeto Nápoles-Sorrento você tem que pegar trem da companhia Circunvesuviana, não é pela Trenitalia. Ou seja, vai ter que trocar de trem de qualquer maneira.
      https://www.eavsrl.it/web/content/orario-ferrovia

      Abs,
      Marcelle

  7. victor
    27 maio 2014

    Parabéns pelo blog, muito explicativo

    Só uma dúvida:

    Quanto tempo vc ficou na Itália viajando?

    Vc comprou passagem pra Itália com qual destino?

    • 09 jun 2014

      Oi, Victor,
      Fui 2 vezes à Itália. Na primeira vez, fiquei 3 dias (inteiros) em Roma. Uns dois anos depois, passei mais uns 10 dias, e conheci Veneza, Florença, Siena, Assis, San Gimignano, Pisa, Pompeia e a Costa Amalfitana. As passagens de avião, comprei para Roma e Veneza.
      Abraço,
      Marcelle

  8. Paulete
    13 jun 2014

    Preciso pegar um trem de Roma para Perugia no dia 01/02/2015. Entrei nos sites e não encontrei nenhum trem que faça este trajeto direto. Tens alguma informação à respeito? Obrigado. Paulete

    • 20 jun 2014

      Oi, Paulete,
      Os trens diretos conectam uma cidade grande a outra cidade grande, como, por exemplo, Roma a Florença, Nápoles e Milão. Perugia é uma cidade pequena e não deve ter trem direto para lá mesmo. Mas as paradas nas estações são bem rápidas.
      Abs

  9. fabricio
    27 jul 2014

    boa noite marcele
    to com muita duvida quanto a compra do bilhete do trem no site Trenitalia, chego em roma dia o8 a noite, ai pensei em ir para veneza dia 09 bem cedo e voltar no fim do dia..
    entrei no site e achei os bilhetes para um casal de ida e volta (o6:50 , chegada 10:35 3 volta as 18:20) no total de 218 euros, porem fiquei com medo da compra dar errado..
    o que vc m orienta ??compro ??? é seguro a compra?? vc sabe dizer se este seria melhor preço??? nao encontrei o desconto (MINI).
    ou compro um dia antes ?? to com muito medo de não encontrar…
    me ajude por favor, preciso muito de sua opnião…

    • 27 jul 2014

      Oi, Fabricio,
      Você vai no dia 8 de agosto? Você esqueceu de me dizer o mês em que viaja. Bom, se for para agosto, é bem provável que não encontre mais passagens com desconto, pela proximidade da data desejada. Os descontos costumam estar disponíveis para quem olha com antecedência maior.
      Dei uma olhada rápida no site para o dia 8 de agosto nos horários e trajetos que você disse, e, pelo que me parece, esses são os melhores preços mesmo (sua compra para as 2 pessoas totalizaria 218 euros). Mas sugiro que você leia com calma sobre as tarifas na hora de comprá-las, no próprio site, ok? Aparentemente, o preço é esse mesmo.
      Eu não deixaria para comprar lá na Itália, na hora de embarcar. Não vale a pena correr o risco de não achar passagem (que é um risco real, dado que esse trecho é bem procurado).
      Abraço,
      Marcelle

  10. fabricio
    29 jul 2014

    oi marcele,
    então não te falei o mes, desculpe, esqueci, seria dia 08 setembro que chego em roma a noite, por volta 19h, e no dia 09 setembro que pensei em ir para veneza bem cedo e voltar no fim do dia, pois tenho passeio dia 10 ja marcado com europamundo. o dia 09 seria meu dia livre.
    ai fui no site e encontrei estes preços
    2ª CLASSE
    Image
    1ª CLASSE
    Image

    BASE Image 160. 00 € 218. 00 €
    ECONOMY Image Esaurita 160. 00 € Posti in Esaurimento
    SUPER ECONOMY Image Esaurita Esaurita
    A/R IN GIORNATA Image 109. 00 € 149. 00 €
    CARTAFRECCIA SENIOR Image 128. 00 € 174. 40 €
    CARTAFRECCIA YOUNG Image 128. 00 € 174. 40 €

    ai nao entendi a diferença de cada categoria?? e se tenho que escolher assento?? e outra coisa muito importante, eu pago alguma taxa para comprar via cartao credito?? pois acho que nos comentarios anteriores, alguem falou de tal taxa…

    • 12 ago 2014

      Fabricio,

      É difícil mesmo achar essa informação no site da Trenitalia, eu penei para achar para te responder.
      Bom achei apenas em italiano e jogando no Google Translator. O Cartrafreccia Senior é para quem tem mais de 60 anos de idade, mas pelo que entendi é um passe para moradores. Já o Cartafreccia Young é para menores de 26 anos. Também tem que ser portador do passe Cartafreccia (permanente ou temporário) para comprar.

      Olha como eles explicam esses passes (está em italiano, sugiro que você jogue no Google Translator, porque na versão em inglês do site não aparecem as mesmas informações): http://www.trenitalia.com/cms-file/html/frecciarossa/Info_Tariffe_it_LeFrecce.shtml#PROMO_AR_GG

      Não sei se você terá que pagar alguma taxa para usar o cartão, desculpe. Quando eu comprei passagens para a Itália, não cobravam taxa.
      De Roma a Veneza você provavelmente pegará trem rápido (Frecciargento), então vai aparecer a opção de marcar assento.
      Abs,
      Marcelle

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *