Como comprar passagens de trem para a Itália

postado por Marcelle Ribeiro e atualizado em: 05/09/2019
Compartilhar este artigo:

Uma das coisas que mais me dava medo na hora de planejar a minha última viagem à Europa era a logística para comprar bilhetes de trem. É que a gente resolveu fazer todas as locomoções internas lá de trem, porque não estávamos a fim de dirigir ou pq, em alguns casos, as distâncias eram longas demais para isso, e seria mais confortável ir de trem.

Mas deu tudo certo. Claro, li horrores em blogs antes para saber tudinho que precisava sobre os trens italianos. E resolvi deixar aqui umas dicas para vocês. Vou botar por tópicos, ok?

 

Procurando hotel? O Booking tem opções para todos os bolsos. Reserve por esse link, que tem o meu código, e ajude o blog.

Como e onde comprar passagem de trem na Itália

A principal empresa de trem na Itália é a Trenitalia. Foi com ela que viajei pelas seguintes cidades: Veneza, Florença, Siena, Assis, Pisa, Arezzo, Poggibonsi, Roma e Nápoles. Apenas nas cidades de Pompéia e Sorrento (no Sul da Itália), é que não tem Trenitalia, mas outra empresa, da qual falarei mais adiante. O site da Trenitalia é http://www.trenitalia.com/. O site está em italiano e em inglês. Nele, você consegue comprar bilhetes com o cartão de crédito e, mesmo que não queira comprar na hora, dá para ver preços e horários.

Mesmo que você esteja usando a versão em inglês do site da Trenitalia, importantíssimo é colocar o nome da cidade em italiano. Em italiano, Roma é Roma, Veneza é Venezia, Florença é Firenze, Assis é Assisi, Pisa é Pisa, Nápoles é Napoli. Já colocou a cidade de partida e de chegada? Escolha um dia, um horário (eu sempre colocava 0h, para aparecer todos do dia). Em seguida, vai aparecer uma tela com a sigla da estação de partida e de chegada, o tempo de viagem, o número do trem e o tipo do trem. Vamos fazer uma pausa para explicar os tipos de trem da Trenitalia:

  • ESAV – É o tipo de trem mais rápido da Itália, é o Euro Star Alta Velocidade. É super confortável, com banheiro, lanchonete, lindinho. Mais é o tipo de trem mais caro também. O que liga Roma a Nápoles (chamado Frecciarosa) anda a 360km/h. Normalmente, esse trem liga grandes cidades, como Veneza, Roma, Florença e Nápoles. Peguei o ESAV para ir de Veneza a Florença, de Florença a Nápoles e de Nápoles a Roma. Eles não costumam atrasar. Dá para comprar ingresso pelo site e você reserva o seu assento na hora em que compra pela internet.
  • IC – É o trem Inter City. Liga cidades grandes, mas também cidades menores. É mais devagar, mais velho e mais barato. Não peguei nenhum IC durante a minha viagem.
  • Regionale – Vão mais devagar que o IC. São os “paradores”, param em um monte de cidadezinhas. São mais feinhos. Na Toscana, é grande a chance de você ter que pegar um desses. Esses costumam atrasar bastante (comigo, um deles até quebrou no caminho). Para esses, você não vai conseguir comprar ingresso pela internet. E os preços deles só aparecem se você olhar com uma semana de antecedência da data em que quer viajar. Não tem lugar marcado, e, dependendo da lotação, você pode ter que ir em pé.

Na mesma tela do site da Trenitalia, você vai ver que todos os trens têm Primeira e Segunda Classe. Compre Segunda Classe, não importa o tipo de trem que você vai pegar. Até onde eu sei, a diferença entre elas é mínima. E todo mundo na Europa pega o de Segunda Classe.

DESCONTO DE 5% no Esquenta Black Friday para aluguel de carro na Rentcars, com o cupom NOVEMBER. Vale até 31/11, com retirada do carro até 31/12! Compare preços de várias locadoras!

Depois de selecionar o horário que você quer e apertar Continue, é que vão aparecer OS PREÇOS PROMOCIONAIS (porque até agora, você só viu o preço de tabela, a tarifa BASE, a que pagará se deixar para comprar lá, na hora). A tarifa promocional se chama tarifa MINI, que pode te fazer economizar 14 euros numa viagem de Florença para Nápoles, por exemplo. Para pegar essa tarifa MINI, o ideal é que você procure a passagem com até 3 meses de antecedência (Parace que se você olhar com mais antecedência que isso, a tarifa MINI não aparece. E se olhar com pouca antecedência, todos os tíquetes com desconto já terão acabado).

Depois de escolher a tarifa, escolha o seu assento (há tipos de trens que te permitem isso, outros não), coloque seu nome e sobrenome. Se escolher a opção “Ticketless with payment receipt via email”, você receberá seu bilhete por email, e, no dia da viagem, só vai ter que mostrar ele para o fiscal dentro do trem.

Ah, uma coisa importante: é comum o site da Trenitalia não concluir a venda de pessoas com cartões de crédito internacionais emitidos no Brasil. Mas eu não tive esse problema. Das duas vezes que tentei comprar com o meu MasterCard Smiles consegui, de primeira. Para quem não tiver essa sorte, e não quiser deixar para comprar o bilhete na hora, dizem que as agências de viagens brasileiras compram os bilhetes, mas sai mais caro. E tem também o site da RailEurope, em português, que vende bilhetes de trem de vários países, mas também cobra beeeem mais caro.

Black November até 21/11! Seguro saúde viagem internacional: escolha entre as melhores operadoras e pague com 15% de desconto com o cupom BLACK! Atendimento 24h em português!

 

Com que antecedência comprar?

A pergunta que todo mundo se faz é: devo comprar meu bilhete de trem com antecedência ou na hora? Eu diria que é sempre melhor comprar com antecedência, se puder. Comprei pela internet, com antecedência de 2 ou 3 meses, os bilhetes Veneza-Florença e Florença-Nápoles, ambos trens ESAV. Consegui comprar na tarifa MINI (com desconto). Como cheguei com antecedência na estação de Veneza, percebi que o ESAV que eu ia pegar já não tinha bilhetes à venda para quem chegasse com 1 hora de antecedência.

Mas deixei para comprar o bilhete Nápoles-Roma, também ESAV, na hora, na estação, e não tive problemas, porque já sabia que nesse trecho tem trem quase de hora em hora. Mas paguei o preço BASE.

Passeio guiado de 1 dia e ingressos sem fila? Contrate aqui!

Para os trens regionais, você pode comprar bilhete com antecedência na estação, nas maquininhas, em guichês ou até em bancas de jornal na estação. Mesmo que você compre na maquininha, escolhendo horário, fique tranquilo, pois você poderá pegar o Regionale no trecho desejado em qualquer horário disponível do dia. Basta que, antes de entrar no trem, “convalide” o bilhete, inserindo ele brevemente numa das maquininhas amarelas que ficam nas plataformas.

Se você não convalidar e um fiscal pedir para ver seu bilhete dentro do trem, terá que pagar multa ali na hora, dentro do trem. Se quiser deixar para comprar na hora o bilhete do trem Regionale também não terá problema (eu não tive quando fiz isso na Toscana).

A outra empresa de trem que utilizei na Itália foi a Circumvesuviana (o site é https://www.eavsrl.it/web/content/orario-ferrovia), que luga cidades do Sul da Itália, próximas ao vulcão Vesúvio. Ela faz, por exemplo, os trechos Nápoles-Pompéia e Nápoles-Sorrento. No site, dá para você ver preços e horários, mas não dá para comprar os bilhetes com antecedência.

Os trens dessa empresa são bem detonadinhos, costumam atrasar, são pequenos e a chance de você ir em pé é enorme. Mesmo comprando o bilhete lá, não tem lugar marcado. O problema é que só ela opera nas cidades em volta do Vesúvio, então não tem jeito, você vai ter que pegar os trens dela mesmo.

 

Até dia 30/11/19 tem 20% de desconto do chip internacional para celular. Saia do Brasil já com internet. Clique aqui e use o cupom NOVEMBER.

Guarda-volumes na Itália

Nem todas as estações de trem de todas as cidades da Itália têm guarda-volumes, caso você queira deixar sua mala, conhecer a cidade e depois voltar e pegar um trem para outro lugar. Busque no site da Trenitalia informações sobre cada estação e você encontrará lá se ela tem ou não locker. Caso não tenha, você pode optar por usar o Bagbnb, que é um aplicativo que encontra guarda-malas em várias cidades do mundo. Só na Itália ele existe em mais de 40 cidades. A Michela, do blog Mapa na Mão, usou esse app e conta como foi o serviço de guarda-volumes Bangnb.

 

Leia também:

 

 

Compartilhar este artigo:

Comentários

  1. Sabrina
    02 ago 2014

    Olá, gostaria de saber qual a melhor região de roma para ficar hospedada, um lugar que seja centralizado e perto dos pontos históricos, e ao mesmo tempo tenha bares e restaurantes por perto. Me falaram na via evento, o que vc acha?? Obrigada!

    • 11 ago 2014

      OI, Sabrina,
      QUando fui a Roma fiquei num quarto que aluguei na casa de um italiano, perto da estação de trem Termini. A região não é turística e não tem atrativos a não ser a proximidade com a estação. Confesso que se voltasse a Roma hoje, procuraria um lugar mais charmoso. Não me lembro dessa região que você mencionou. Desculpe não ter te ajudado muito.
      Abs

  2. Fafa
    08 ago 2014

    Olá Marcelle
    Adorei seu blog que é bem claro. Estou indo para Venezia em meados de abril e de lá quero pegar um trem para Verona para fazer um pit stop e depois seguir para Brescia ou Desenzano com intenção de conhecer o Lago Garda. Vc acha melhor hospedar em Brescia ou Desenzano? Pretendo ficar duas noites e depois seguir para Como de trem . Penso de lá fazer bate-volta em Stresa para conhecer Lago Maggiore e arredores, outro dia para curtir Lago Como e arredores e no dia seguinte seguir para Milano fazendo um pit stop e pegar o ônibus panorâmico para no fim do dia seguir para Génova também de trem. Vc acha que é fácil esse deslocamento nessas cidades de trem? Com quanto tempo de antecedência é vendido o bilhete pela internet? Ou comprar uns dias antes em Venezia ? Em meados de abril vai ter a Feira dos móveis em Milano, parece que termina dia 20/04/2015. Viajo para lá dia 21 e sigo no mesmo dia para Génova. Agradeço pela sua orientação, pois estou organizando tudo mas estou insegura com o pegar os trens, o tempo de viagem… Muito obrigada!
    Abraços
    Fafa

    • 12 ago 2014

      Oi, Fafa,
      Não conheço as cidades que você mencionou, não sei te responder. Na Itália, conheço as seguintes cidades: Roma, Florença, Veneza, San Gimignano, Pisa, Nápoles, Assis, Siena, Capri, Sorrento, Amalfi e Positano.
      Desculpe não poder te ajudar mais.
      Abraço,
      Marcelle

  3. Célia
    09 ago 2014

    Olá, tenho 2 bilhetes de comboio para 28 Setembro 2014 às 11:30 de Florença S. M. Novella para Veneza S. Lucia, que por motivos pessoais não vou puder usufruir (comprados online super económicos – 38 euros). Caso hajam interessados podem contactar via emai: machado.martins@gmail.com Obrigada

  4. Bruna
    11 ago 2014

    Boa tarde!
    Marcele, tenho a mesma dúvida do Fabricio.
    Estou tentando comprar as passagens de trem que vou precisar, algumas vi que é melhor comprar com 7 dias de antecendia.
    No dia 17/09 vou de Firenze para Veneza e achei uma passagem por 45 euros, ao selecionar abrem umas opção e esse valor é CARTAFRECCIA SENIOR, o que isso significa não está claro para mim.
    Posso comprar nessa opção? É valido para turista?

    • 12 ago 2014

      Oi, Bruna,
      É difícil mesmo achar essa informação no site da Trenitalia, eu penei para achar para te responder.
      Bom achei apenas em italiano e jogando no Google Translator, entendi que o Cartrafreccia Senior não serve para você.
      Olha como eles explicam esse passe (em português traduzido pelo Google):

      SENIOR Cartafreccia
      Oferta reservada para os titulares Cartafreccia de qualquer tipo.
      CartaFreccia Senior: oferta reservada para os viajantes que são pelo menos 60 anos de idade;
      A oferta permite que você compre até 24 horas no dia antes da partida, apenas no site, bilhetes de ida reduzidos em 20%.
      Não se espera para a emissão do bilhete, sem garantia de lugar. A oferta não pode ser combinada com outros descontos e promoções de forma alguma o direito de, incluindo aquele em favor dos meninos.
      IMPORTANTE: Para a emissão do bilhete, você precisa digitar o seu código pessoal Cartafreccia no sistema de vendas vai verificar automaticamente os titulares de direitos e a bordo do trem, você deve ter o Cartafreccia (permanente ou temporária) usado para a compra, em papel ou em digitais (por meio de smartphone ou outro dispositivo) e um cartão de identificação.
      Número de vagas: limitado e variável, dependendo do trem ea classe ou nível de serviço.
      remarcação: não permitido
      Bolsa de Bilhetes : não permitido
      reembolso: Reembolso por cancelamento de viagem não é permitido.
      Irregularidades e acesso a outros trens: Não é permitido. Em caso de uso em um dia ou em um trem é diferente do reservado é considerado sem um bilhete.
      Em caso de não cumprimento da Carta seta e / ou de identificação ou redução não se deve a não conformidade com os limites de idade, você tem que pagar a diferença entre o valor pago e as provisões para o trem usado para executar uma viagem de negócios base de preços básica na íntegra, mais a taxa de 8 euros por passageiro.
      No entanto, na fase experimental e até novo aviso, o viajante que não tem sido capaz de produzir seu próprio Cartafreccia, poderá obter o cancelamento da regularização exarado em acta emitidos para embarcar no trem, exibindo, no prazo de 3 dias da disputa, em qualquer Trenitalia Ticket, sua Cartafreccia válido no momento da regularização e do direito correspondente a 5 euros para despesas administrativas. Neste caso, nada é devido para a borda.
      Trens permitidos: AV Frecciarossa e Frecciargento, Frecciabianca, Intercity e ICN em primeiro e segundo níveis cl e de serviços de negócios, o Premium e Standard, assim como nos beliches serviços ou VL. Exclui executivo de nível de serviço, os salões e os carros Excelsior.

  5. vania
    01 set 2014

    olá. Vou a Itália em Outubro e estava a pensar ir de comboio de roma para florença e de florença para veneza, mas não sei a que horas vou fazer estas viagens por isso não queria comprar com antecedência o bilhete, pois não sei quanto tempo vou precisar em cada cidade para a visitar. Mas disseram-me que se comprar no dia, lá fica muito mais caro. O que me aconselhas? obrigada

    • 08 set 2014

      Oi, Vania,
      Se você deixar para comprar as passagens no próprio dia da viagem, certamente não conseguirá comprar com os descontos oferecidos pelo site quando se compra com antecedência. Mas creio que você consegue comprar a passagem com preço Base (o preço da tarifa normal), que não costuma ser tão absurdamente mais caro. O risco é de não ter passagem para o horário que você quer, de todos os assentos estarem ocupados, entende? Me lembro que o trem que peguei de Veneza para Florença estava cheio. Mas os que peguei em Florença sempre tinham assentos vazios.
      Abraço,
      Marcelle

  6. maria
    07 out 2014

    estarei em genova por 5 dias….gostaria de ir um dia para turin,outro pra Veneza e outro para Florença…Tem como vc me ajudar com os hr de trem,ida e volta…preços ,inclusive gostaria de saber se há trem bala….Obrigada

    • 14 out 2014

      Olá, Maria,
      Visite o site da empresa de trem da Itália (trenitalia.com) e veja lá todos os horários e preços para os destinos que você deseja. Se houver trens rápidos nesses trechos, eles vão aparecer lá. Os trens rápidos são os Frecargiento e Freccabianca. Abraços

  7. andrea
    30 out 2014

    Olá Marelle! Vou prá Roma dia 05/11/2104 e ainda não comprei as passagens de trem para Florença e no caso de Pisa e Veneza vai ser bate-e-volta. Será que dá tempo de comprar pela Trenitália? A confirmação chega por e-mail em quanto tempo? Desde já obrigada!
    Abraço!
    Andréa.

    • 02 nov 2014

      Oi, Andrea,
      Quando eu comprei, a confirmação chegava no email no mesmo dia, minutos depois da compra. Não sei se mudou o esquema, mas imagino que não.
      Abraço,
      Marcelle

  8. Janaina Batista
    09 nov 2014

    Marcelle,

    ao pesquisar no google para comprar passagens de trem, achei estranho que tem uma página que diz ser a treintalia para o brasil. você sabe se este site é confiável?

    • 10 nov 2014

      Oi, Janaína,
      A qual link você se refere? Você pode colocar aqui? Abraço,
      Marcelle

  9. Elís
    20 nov 2014

    Oi, Marcela! Precisando de um help. Há 2 dias tento comprar passagens de trem pela Trenitália pois estarei lá daqui 1 mês (Roma – Firenze – Roma), mas me pede no penúltimo passo um “código Cartafreccia”. Já li bastante o site e pelo que entendi é o código do cartão deles, mas não tenho esse cartão e fui tentar fazer eles pedem um endereço na Itália para envio do mesmo. Será que só posso comprar tendo esse cartão? Vi nos posts anteriores que foi fácil para conseguir comprar, mas não consegui até então devido a isso. Obrigada, Elis

    • 20 nov 2014

      Oi, Elis.
      Nunca aconteceu isso comigo. Minha sugestão é que tente comprar novamente daqui a uns dias. O site da Trenitália andou passando por mudanças, talvez ele esteja com algum erro.
      Abraço,

  10. Elis
    21 nov 2014

    Marcela, consegui! Era porque estava selecionando as passagens na opção pra quem tem o cartão, rs. Como estava fazendo em italiano, e não falo, me confundi nisso, mas deu tudo certo. Farei um bate e volta à Veneza de Trem, sairei no 1º (8:30 de Florença) e volto no último (19:30 de Veneza), acho que dá certo pra ter uma visão geral da cidade, sim? Obrigadaaaa!!

    • 24 nov 2014

      Oi, Elis,
      Dá para ter um visão geral da cidade sim! Eu escolheria uma atração para entrar (a Basílica de San Marco é imperdível) e passaria o restante do tempo passeando de gôndola e andando pelas ruelas.
      Abraço,

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *