Melhores comidas do mundo – em que países comer

postado por Marcelle Ribeiro e atualizado em: 31/07/2019
Compartilhar este artigo:

Quais as melhores comidas do mundo? A gente adora provar a gastronomia de outros países (e também do nosso!), especialmente aquelas comidas que têm um preço acessível. Seja comida de rua, seja em restaurante, a gente prova de tudo!

O meu maridão, Guilherme Calil, escreveu um texto para mostrar quais as melhores comidas do mundo já provamos até agora! Eu provei e aprovo: valem cada caloria!

Mas antes de mais nada, peço desculpas pelas poucas fotos. É que a fome do Guilherme era tanta que a gente só lembrava de tirar foto depois que ele já estava com a boca cheia e a comida já tinha sumido!

Procurando hotel? O Booking tem opções para todos os bolsos. Reserve por esse link, que tem o meu código, e ajude o blog.

Comece a salivar agora!

 

1 – Melhores comidas do mundo: Wurst na Alemanha

Aí, você já pensa: “Salsicha tem em qualquer lugar do mundo!”. É verdade, mas nenhuma como as que comi em Berlim. E o melhor: você tropeça em barraquinhas de wurst em quase todas as ruas da cidade…

Até 30/09, desconto de 6% em aluguel de carro com a Rentcars para pagamento online! Retire o carro até 31/12/19!

Essas barraquinhas não têm nada a ver com as que encontramos no Brasil. São organizadas, limpas e especializadas em vender essas delícias no prato ou no pão.

E tem de vários tipos: de porco, de cordeiro, de frango, vermelha, branca, com ervas, com curry…

A dica para quem tem o mesmo espírito gordo que o meu é esquecer o café da manhã do hotel e parar em TODAS as barraquinhas que encontrar no caminho. Assim, você consegue comer mais variedades.

Seguro saúde viagem internacional: escolha entre as melhores operadoras e pague com 5% de desconto com o cupom VICIADAEMVIAJAR5! Atendimento 24h em português!

Outra coisa: não esqueça de pedir uma cervejinha para acompanhar a salsicha. Os alemães também são bons nisso, mas isso é assunto para outro post.

(Veja mais dicas de viagem para a Alemanha)

Sanduba de pão com linguiça em Berlim

Sanduba de pão com linguiça em Berlim. Foto: Marcelle Ribeiro

2 – Fish and Chips em Londres

Ah, o peixe frito com batatas fritas dos ingleses… Não comer um em Londres é o mesmo que não visitar o Big Ben!

Passeio guiado de 1 dia e ingressos sem fila? Contrate aqui!

Não passa de um filé de peixe empanado com batatas fritas, mas os ingleses fazem bem. O peixe fica crocante por fora e suculento por dentro. As batatas são boas, mas não são holandesas ou belgas (vamos falar disso daqui a pouco).

É muito fácil achar um stand vendendo fish and chips em Londres. Eles embrulham tudo em um papel e o pessoal vai comendo pela rua, feliz da vida…

Eu até queria comer desse jeito, mas a Marcelle não deixou. Então, fui obrigado a comer sempre em um pub, acompanhado por uma cerveja. Eu comi um muito bom no pub Elephant’s Head, em Camden Town.

 

3 – Steak and Ale Pie em Londres

Tá, eu confesso: não comi uma na minha primeira viagem. Sempre pensei que o recheio dessa torta salgada era feito de miúdos, rins e outros pedaços de carne estranhos, mas me enganei. No meu último dia em Londres em 2011, decidi experimentar o steak and ale pie. E como me arrependi de não ter provado antes…

Acaba dia 27/09/19 a promoção de 20% de desconto do chip internacional para celular. Saia do Brasil já internet. Clique aqui e use o cupom DINO.

O prato em si é bem simples. É como se fosse um empadão, mas ele tem mais recheio, que é feito de carne com um molho de cerveja (normalmente Guinness). É simplesmente delicioso!

Eu comi um no The Bayswater Arms, que é um pub que fica na esquina da Queensway com a Moscow Road.

(Veja todas as dicas para organizar sua viagem para a Inglaterra)

 

4 – Croquete de Carne em Amsterdã

Assim como a batata frita, esse prato é uma instituição da Holanda e definitivamente está na nossa lista de melhores comidas do mundo, ainda mais quando se fala de gastronomia de rua. Os holandeses AMAM croquete de carne. Vende em todo lugar… Nos parques, nos mercados, no McDonald’s (sim, existe um McCroquete na Holanda) e em lojinhas especializadas em salgadinhos (a Febo é a mais conhecida).

Aliás, a Febo tem um esquema de venda bem diferente. São vários forninhos, cada um com um salgadinho. Você coloca umas moedas e retira o seu croquete quentinho… Não precisa nem passar pelo caixa…

É muito gostoso. Fica crocante por fora e bem molinho por dentro… Parece uma pasta de carne. Você pode comer puro ou com pão. Eu, como não podia deixar de ser, comi dos dois jeitos… Não perca!

(Leia os posts com dicas de viagem para a Holanda)

croquete no pão amsterdam

Croquete no pão em Amsterdam. Foto: Marcelle Ribeiro

 

5 – Batata Frita na Holanda ou na Bélgica

Aqui a coisa esquenta! Os holandeses e os belgas vivem discutindo sobre quem faz a melhor batata frita. Eu digo: comam as duas e fiquem de boca cheia para evitar a discussão.

As duas versões são ótimas, bem crocantes e vêm embaladas em papel com uma porção generosa de maionese em cima. Os belgas dizem que usam gordura animal para fritar e isso faria diferença. Sinceramente, não senti diferença entre as duas.

Para comer, basta andar pelas ruas dos dois países. Logo você acaba tropeçando em uma barraquinha onde se lê “Vlaamse Frites”. Nem tente falar isso e vá logo apontando para o tamanho do cone que você quer… Se preferir, é só falar “french fries”. Eles entendem, até porque não tem mais nada para vender na barraquinha…

 

batata frita holanda

Cadê a batatinha que estava aqui? Foto: Marcelle Ribeiro

 

6 – Waffle na Bélgica

Entre as melhores comidas do mundo não podiam deixar de delícias doces, né? E se as batatas fritas belgas sofrem com a concorrência das holandesas, os waffles belgas são indiscutíveis! São os melhores do mundo, com cobertura de chocolate ou só com um pouco de açúcar em cima.

Eu não sei qual é o segredo para que os waffles belgas sejam tão bons, mas eles ficam fofinhos e não pesam na barriga (o que é bom, porque dá para comer mais!).

Eu e Marcelle devoramos alguns em apenas dois dias no país, mas o melhor que eu comi é um da Haagen-Dazs em uma lojinha perto da Grand Place. Estávamos andando por lá procurando uns chocolates, quando eu vi a lojinha e não resisti. Pedi um waffle com calda de chocolate e sorvete de macadâmia. Meu deus!!! É só observar a foto abaixo para você perceber a felicidade de um gordinho quando come uma coisa MUITO boa!

(Organize sua viagem para a Bélgica lendo esses posts)

melhores comidas do mundo Waffles na Bélgica

Waffles na Bélgica. Foto: Marcelle Ribeiro.

7 – Melhores comidas do mundo: Gelatto na Itália

Eu já tomei vários sorvetes muito bons, mas nenhum é igual aos que eu comi na Itália. Visitar o país e não tomar um sorvete por dia é como não visitar o Coliseu… E olha que eu tomei sorvete mesmo quando fiquei com uma sinusite braba que me obrigou a procurar antibiótico!

Mas sorvete pode entrar na lista de melhores comidas do mundo? Bom, os sorvetes italianos são tão cremosos e doces na medida certa que não poderiam ficar de fora! Até onde sei, o segredo é usar mais leite e nata na fabricação. Desse jeito, ele não fica tão duro… Mas como ninguém tá aqui para saber os detalhes técnicos, vamos para a gulodice!

Em todas as cidades italianas é possível encontrar um bom sorvete, mas Florença é imbatível… Todos os sorvetes por lá são sensacionais! Eu experimentei várias lojas, como Grom e Gelateria La Carraia, e não me arrependi em nenhuma delas. Mas eu também tomei sorvetes em Roma, Veneza, Sorrento e em outras cidadezinhas e todos são bons…

Eu sou fanático por sorvete de baunilha (para desespero da Marcelle, que gosta de experimentar mais). Por isso, meus pedidos sempre tinham uma bola de baunilha e outra de algum outro sabor, geralmente Nutella. Vá por mim: vale a pena largar a dieta de lado e se esbaldar!

(Tudo que você precisa saber para organizar uma viagem para a Itália aqui)

 

8 – Alfajores na Argentina

Eu adoro alfajor, principalmente com cobertura de chocolate. Não sou fã da cobertura de merengue, que acho muito doce. Pra mim, a melhor parte do alfajor é o recheio de doce de leite argentino, que é simplesmente o melhor do mundo!

Eu não resisto sempre que eu passo por uma loja da Havana em São Paulo e sempre quis visitar a Argentina para provar a delícia in loco…

Mas, antes de viajar, recebi uma dica de uma amiga para provar o Abuela Goye, uma marca de alfajor da Patagônia. A dica foi tão boa que eu comprei uma caixa para ela!

A receita é parecida com o alfajor da Havana, mas é menos doce, o que faz com que você tenha vontade de comer ainda mais…

Só me arrependo de uma coisa dessa viagem: eu deveria ter comprado mais do que os 4 alfajores que eu trouxe para o Brasil. Eu e Marcelle ficamos com medo de pegarem tudo na alfândega (como aconteceu com alguns amigos meus) e evitamos trazer coisas demais. A caixinha não durou nem uma semana aqui em casa… NHAM!

 

9 – Melhores comidas do mundo: Parrilla na Argentina

A viagem para Buenos Aires que fizemos foi, de longe, a mais gorda que eu já fiz! Ganhei a visita à Buenos Aires de presente de aniversário da Marcelle e o objetivo sempre foi comer a maior quantidade possível de carne e alfajor. Tanto que o roteiro das atrações foi definido de acordo com os restaurantes que escolhemos para conhecer. Afinal, a Argetina tem várias das melhores comidas do mundo!

Quem me conhece sabe que eu ADORO carne e os cortes argentinos são bons demais! Eles são bem diferentes dos brasileiros. O bife de chorizo, por exemplo, é o que eles chamam de contrafilé. Aqui no Brasil, essa carne vem com muita gordura e sempre sobra um nervinho… Lá não é assim. A carne é suculenta! Por isso, aproveitei os almoços para atacar bifes de chorizo, vacíos, bifes de tira e chorizos… Sem contar a provoleta, que é o queijo provolone derretido na grelha.

A carne derrete na boca e o maior desafio é continuar caminhando depois de se fartar. Foi bem difícil, viu?

Visitamos 3 parrillas nesta nossa viagem: a Gran Parrilla del Plata, a La Cabrera e a Miranda. Todas são excelentes. A Gran Parrilla é a mais em conta, mas o chorizo não é tão bom. Já a Miranda é a mais cara, mas tem o melhor chorizo. De qualquer maneira, um almoço para duas pessoas com entrada, prato principal e bebidas não sai por mais de 100 reais. Pra quem mora em São Paulo, isso é uma pechincha…

(Veja tudo para organizar sua viagem para a Argentina)

melhores comidas do mundo Parrilla argentina

Bife de Chorizo. Foto: Marcelle Ribeiro.

 

10 – Melhores comidas do mundo: acarajé na Bahia

Pra encerrar essa série de gulodices, não poderia deixar de fazer uma homenagem à Marcelle. Além de ser a minha esposa, foi ela quem me apresentou o acarajé, prato que eu faço questão de comer TODA vez que vou visitar os parentes dela em Salvador. É definitivamente uma das melhores comidas do mundo!

Quase todo mundo sabe o que é o acarajé: massa de feijão fradinho frita no azeite de dendê com recheio de camarão seco, vatapá, caruru e salada. Eu sempre dispenso o caruru e a salada e peço mais vatapá e camarão. Sabe como é, né? Gordo, quando pode, sempre evita salada…

O segredo para comer o acarajé é aproveitar enquanto ele ainda está quente. Assim, ele pesa menos. Quando esfria, a massa fica mais dura e não é tão gostoso.

Outra dica: quando estiver em Salvador, procure a baiana do acarajé na praia e peça para que ela coloque tudo separado em um prato, com o bolinho cortado. Assim, você monta mini-acarajés. Se a porção vier acompanhada de uma cervejinha gelada, não preciso de mais nada para curtir o sol da capital baiana…

(Veja aqui como organizar uma viagem para Salvador)

melhores comidas do mundo Acarajé de Salvador

Acarajé de Salvador. Foto: Marcelle Ribeiro.

 

Leia também:

Compartilhar este artigo:

Comentários

  1. 16 fev 2012

    Ai caracaaaa!!!! Dá pra gente viajar juntos da próxima vez amigos????

    Falou em viagem com gordices, adooooro!!!!!!!!!!

    Mas vou contar uma coisa: Fui a Londres 2x e nao visitei o Big Ben (entendeu né? rs)… Fiquei arrependida agora!

    Nesse momento to vendo uma reprise do “Lugar Incomum” da Didi Wagner e to morrendo de inveja dela…. viajar profissionalmente deve ser muito “chato”!

    Adorei o post!

    Bjs Bjs

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *