Barra do Sahy, em São Sebastião: dicas para aproveitar praias paulistas!

postado por Marcelle Ribeiro e atualizado em: 24/07/2019
Compartilhar este artigo:

Em um mês de janeiro, eu e o maridão passamos três dias na cidade de São Sebastião, no litoral norte do estado (que, dizem, é onde estão as praias mais bonitas).

São Sebastião é uma cidade com várias praias famosas aqui: Maresias, Juquehy, Barra do Sahy. Elas ficam alguns quilômetros distantes umas das outras e o mais fácil é ir de carro de uma para outra. Os paulistas normalmente não falam que vão para São Sebastião: falam que vão passar o feriado em Maresias, ou Juquehy.

Como escolher sua praia

Maresias é a mais badalada, praia de surfista (com ondas) e gente bonita, e baladas à noite. Como esse não é o meu perfil (detesto praia com muita onda), descartei logo. Nós ficamos na dúvida entre Juquehy e Barra do Sahy. Juquehy é maior e tem vida noturna: tem um monte de bar, restaurante e até um minishopping avarandado. Só que era bem mais caro que Barra do Sahy, onde optamos por ficar.

Procurando hotel? O Booking tem opções para todos os bolsos. Reserve por esse link, que tem o meu código, e ajude o blog.

Em Barra do Sahy tem 1 rua só, uns cinco restaurantes (uns 3 bem simples, 1 médio e 1 caro – dentro de um hotel) e só um punhado de pousadas e 1 hotel. A praia, porém, é calminha e pequena, e cheia do verde da mata atlântica em volta. É um lugar para quem quer descansar, esquecer da vida, sem muita agitação. E é significativamente mais barato que Juquehy.

De carro, em 10 ou 15 minutos você chega em Juqueí, caso queira variar de praia, ou ir num restaurante jantar (os preços nos restaurantes de Juquehy também são bem mais caros). Tem ônibus, mas dizem que demora horrores para passar.

Visual da Mata Atlântica ao fundo na praia da Barra do Say

Eu e Guilherme na praia de Barra do Sahy. Foto: Guilherme Calil

Onde ficar e como chegar

Nós ficamos numa pousada que é uma gracinha, amei. Chama-se Mar de Estrelas. Fica a 5 minutos andando da praia. Tem um café da manhã gostoso e o pessoal é super atencioso.

DESCONTO DE 5% no Esquenta Black Friday para aluguel de carro na Rentcars, com o cupom NOVEMBER. Vale até 30/11, com retirada do carro até 31/12! Compare preços de várias locadoras!

Como não temos carro, fomos de ônibus de São Paulo para São Sebastião, pela empresa Litorânea (a viagem dura umas 3h30). Só que demos mole: comprei passagem São Paulo-São Sebastião, sem saber que dava para ter comprado São Paulo-Barra do Sahy.

O ônibus São Paulo-São Sebastião para no Centro de São Sebastião, que é longe da Barra do Sahy, uns 40 minutos de carro (no nosso caso, já tínhamos combinado de um táxi ir nos buscar na rodoviária). Só descobri que deveria ter comprado passagem para Barra do Sahy conversando com o pessoal da pousada, no dia seguinte. E a essa altura, a passagem de volta (também saindo do Centro) já estava comprada…

O que fazer em Barra do Sahy

O tempo lá é que não ajudou nos dias em que estivemos lá. Choveu quase todos os dias, mas chovia mais à tarde (as pancadas começavam umas 15h) e à noite. Ou seja, deu para ir para a praia de manhã, mas mesmo assim não tinha sol, o tempo estava nublado. E na hora que a gente saía para almoçar, caía o mundo de água.

Em Barra do Sahy na areia não tinha barraca de praia “estilo Nordeste”, mas tinha cadeira e guarda-sol e uns dois ou três caras vendendo bebida num isopor e uns salgadinhos.

Num dos dias em que estivemos lá, fomos a uma praia vizinha, a da Baleia. Fomos andando, fica a uns 20 minutos a pé. É uma praia legal também, mas bem mais comprida e com um pouquinho mais de onda. E tem umas barracas tímidas na praia, vendendo lanche. Tem é bastante casarão quase dentro da areia, dos ricos.

Esta é a praia da Baleia, em São Sebastião, em SP. É bonita e larga

A praia da Baleia. Foto: Marcelle Ribeiro

Não me lembro se na Baleia tinha guarda-sol para alugar. Acho que não alugamos, porque o tempo estava nublado mesmo… 🙁

Num dia à noite, fomos a Juquehy (de táxi pré-agendado – pegamos o telefone do taxista com o pessoal da pousada). Mas lá é tudo tão caro… Olhamos o cardápio de um restaurante mexicano e uma porção de nachos com queijo custava R$ 45!!! Rodamos um pouco e comemos uma comida gostosa num restaurante do andar superior do minishopping (não lembro o nome), por um preço um pouco mais em conta, com música ao vivo.

Se você tem mais dias…

É interessante observar que é de São Sebastião que saem os barcos para Ilhabela, uma ilha que dizem que é lindíssima em São Paulo. Mas como a gente tinha poucos dias e como era feriado, não fomos a Ilhabela, porque além de lá ser mais caro que o Sahy, dizem que rola fila na balsa quando a cidade está cheia. Fica para a próxima 🙂

A Denise, do blog Chicas Lokas, escreveu um post bem completinho com um roteiro de 4 dias em Ilhabela. Confiram!

 

Leia também:

Compartilhar este artigo:

Comentários

  1. camilla pires
    17 out 2011

    Olá Michelle.. adorei o post, super esclarecedor.. quero ir p barra do sahy no feriado de novembro para descansar.. só q na internet tb so vi passagem p sao sebastiao saindo de sp.. nao vi p barra do sahy.. como faço p compra-las e saber os horarios?, só direto na rodoviaria do tiete?
    Obrigada.

  2. Elaine
    07 dez 2012

    Adorei um post, vou pra juquei este fds e estou super preocupada com os preços dos restaurantes, valeu a dica pelo shopping, vou caçar ele lá… rsrs

  3. ederson lima flausino
    08 set 2014

    bom dia!

    ja li varios posts sobre outros lugares e sigo varias dicas, mas o de são sebastião deixou muito a desejar.
    conheço la por ir toda semana e quer uma praia calma com vaaaarias opçoes de hoteis, pousadas, e lugares para comer, entao a resposta é boiçucanga(tem hotel pé na areia por 150 reais a diaria).
    praia badalada pra curtir a noite(só nos fds) é maresias.
    agora se for querer praia quase deserta de aguas calmas ai a pedida é toque-toque grande e toque-toque pequeno.

    dentre todas as praias de s sebastiao(conheço todas)essas são as minhas praias preferidas

  4. Laís
    04 mar 2016

    Ola..bem legal esse blog…e sim, Ilhabela é lindo. Vale mto a pena conferir

  5. Erica Dias
    26 jul 2016

    Adorei o blog, to querendo ir pra São Sebastião mas na praia de boiçucanga que parece ter um por do sol tão lindo!

  6. Lara
    08 nov 2017

    OI Marcelle, eu sou do litoral e realmente aqui tudo é muito caro!
    Uma dica para o pessoal que fica em São Sebastião e gostaria de pegar a balsa para conhecer a Ilha Bella é que quando você decide atravessar a balsa a pé, não precisa pagar nada! É totalmente de graça!
    Só paga balsa pessoas que vão de carro, moto, etc
    Ubatuba também é uma ótima parada pois é uma cidade próxima com praias mais lindas ainda <3

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *