Organizando uma viagem à Europa – caderninho

postado por Marcelle Ribeiro e atualizado em: 26/09/2016
Compartilhar este artigo:

Hoje resolvi dar uma dica que ajuda a organizar dicas. É o melhor amigo do jornalista: o caderninho de anotações, que também é importante numa viagem.
Nas minhas duas viagens à Europa, separei um cadernininho bonitinho e pequeno para anotar todas as dicas pré-viagem. Eu separo os destinos com etiquetas, na ordem em que eles vão ser visitados e vou escrevendo ali, a lápis, o roteiro dia a dia que pretendo fazer. A lápis porque sempre vou mudando um pouco de planos antes de viajar.
No cadernininho vou anotando as dicas de restaurantes que vão me dando, de passeios, horários de funcionamento das atrações que pretendo visitar (eu sempre checo antes no site oficial da atração o horário, porque eles variam de acordo com o mês e os guias de viagem nunca estão 100% atualizados) e seus respectivos preços, além de dicas diversas sobre o destino. Assim, eu não preciso levar um monte de papel impresso e fica tudo a mão, fácil de achar.

DSC02251

À esquerda, o caderninho da próxima. À direita, o da primeira ida à Europa. Foto: Marcelle Ribeiro

Durante a viagem, o caderninho fica sempre perto de mim e vou anotando, todo dia, as despesas que fiz, para ir tendo um controle e não sair do orçamento.

Em falar em orçamento, depois que eu apuro todos os preços das atrações que pretendo visitar, preços de hotéis que vou ter que pagar no destino, estimativa de gastos com transportes, e com alimentação (nesta próxima viagem à Europa, estamos nos programando para gastar até 65 euros por pessoa, por dia, com comida), eu anoto todos os gastos numa listinha. Com isso, eu fico com uma estimativa mais aproximada de quanto vou gastar lá. E é com base nesta lista que eu compro os euros para viajar. É claro, eu sempre resolvo visitar um lugar que não previa, e compro presentes e roupitchas. Mas na primeira viagem à Europa, o nosso gasto real ficou bem parecido com o estimado.

Procurando hotel? O Booking tem opções para todos os bolsos. Reserve por esse link, que tem o meu código, e ajude o blog.

Foi graças ao meu caderninho de viagens de 2007 que consegui recuperar tudo que fiz na minha primeira viagem à Europa e escrevi aqueles posts lembrando os passeios.

Compartilhar este artigo:

Comentários

  1. Jean Kalton
    14 mar 2014

    Olá!
    Achei muito bacana mesmo a idéia do caderninho, vou passar minha lua de mel em outubro de 2015 na Europa e vou aderir esta idéia.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *