Um passeio pelo centro de Medellín
A região central da cidade de Medellín guarda atrações que merecem ser visitadas. As mais bacanas são as gordinhas! Opa, como assim? Calma, eu explico.

Medellín tem várias obras de Botero. Foto: Marcelle Ribeiro.
É que um dos artistas mais famosos da Colômbia, o pintor e escultor Fernando Botero, pintava e esculpia tudo meio “gordinho”. As figuras humanas eram transpostas para o metal e para as telas com suas formas bem arredondadas, assim como animais e comidas. Botero, que nasceu em Medellín, na verdade, não pinta “gordas”: pinta tudo com formas mais arredondadas porque acredita que o volume dá a noção de sensualidade.
E apesar de o Museu Botero ficar em Bogotá e não em Medellín, a cidade natal de Botero tem obras de sobra dele. Muitas estão em plena praça pública, na Plazoleta de las Esculturas, que tem 23 grandes estátuas do artista. E o melhor: a praça fica exatamente em frente ao Museo de Antioquia, onde há vários quadros de Botero, além de obras de outros artistas.
Por isso, um passeio pelo centro de Medellín tem que começar por essas duas atrações: a Plazoleta de las Esculturas e o Museo de Antioquia.

Estátuas de Botero na Plazoleta de las Esculturas. Foto: Marcelle Ribeiro.
Após conhecer a praça, entre no Museo de Antioquia e vá direto ver as obras de Botero. Depois, veja o resto.

Obras de Botero no Museo de Antioquia. Foto: Marcelle Ribeiro.
Em frente ao Museo de Antioquia e à Plazoleta de las Esculturas, vi um prédio histórico diferente, todo bicolor, o Palácio da Cultura Rafael Uribe Uribe. Em estilo gótico, ele foi sede do governo e hoje abriga uma biblioteca, arquivo histórico e museu. Pena que não deu tempo de entrar.

Palácio da Cultura Rafael Uribe Uribe. Foto: Marcelle Ribeiro.
Saindo do Museo de Antioquia fui caminhando com o grupo (umas 20 brasileiras) e uma guia colombiana até a Catedral Metropolitana. Mas dou logo um aviso: a caminhada é curta, mas meio bizarra. É que o ambiente no centro de Medellín às 17h não era dos melhores: gente com cara de poucos amigos + ruas cheias e tumultuadas. A guia me preveniu que era melhor esperar o grupo para fazer esse trajeto, e estava certa. Me senti mais segura em grupo, e não andaria por lá sozinha.
Em frente à catedral há uma rua de pedestres cheia de lojinhas de lembrancinhas e bugingangas, chamada Pasaje Junin. A mulherada que estava comigo fez a festa. Eu preferi dar uma conferida na catedral, que por fora é toda de tijolinhos marrons. Aliás, vários prédios públicos e privados de Medellín são assim: com tijolinhos aparentes, sem tinta, o que deixa a cidade com um visual arquitetônico meio marrom. O interior da catedral é simples, mas gostei.

Detalhe da Catedral Metropolitana de Medellín. Foto: Marcelle Ribeiro.

Os prédios de “tijolinho” aparentes são comuns em Medellín. Foto: Marcelle Ribeiro.
Outros pontos turísticos do centro de Medellín que eu não consegui visitar (porque já estava tarde) são a Basílica La Candelária e a igreja Ermita de la Veracruz.
Serviço:
Museo de Antioquia
Endereço: Carrera 52, número 52, centro de Medellín
Horário de funcionamento: De segunda a sábado, das 9h30 às 17h. Domingos e feriados, das 10h às 16h.
Preço: Grátis
Catedral Basílica Metropolitana de Medellín
Endereço: Carrera 48, número 56, centro de Medellín
Preço: Grátis
Leia também:
- Hotéis e casas de temporada com desconto no Booking. Reserve agora!!
- Pegue 20% de desconto em seguro viagem até 31/01 com o cupom VERAO na Seguros Promo!
- Aluguel de carro em até 12X de forma rápida na Rentcars.
- Passagens aéreas: 40% de desconto com o Passagens Promo.
- Maximize suas milhas comprando e vendendo pela Max Milhas.
- Confira descontos nas passagens de ônibus na ClickBus!
- Até 40% OFF nos pacotes de viagem pelo Hotel Urbano: veja as ofertas.
- Acessórios de viagem na Amazon: confira!
- Tem pet? Tudo pra viajar com ele na Cobasi.
- Ganhe 15% de desconto no nosso chip de celular preferido: cupom VICIADAEMVIAJAR !
Nossa! Adorei a dica!! Adoro Botero e acho que iria para Medellín so para ver as obras dele assim, tão de perto! A Colômbia anda a cada dia mais parecendo um destino mais e mais interessante! Muito legal o post!