Como é o banho turco em Istambul? Veja se vale a pena e onde tomar

A atração que mais me preocupava na Turquia era o banho turco. Fiquei com medo de não gostar, porque minha sogra, quando foi à Turquia, achou que a esfoliação e a massagem que recebeu durante o banho turco que ela fez foram fortes demais, doídos, sabe? Mas resolvi testar assim mesmo e tive opinião diferente dela. Neste post vou te ajudar a entender como funciona o banho turco em Istambul e como escolher um lugar bacana para ter esta experiência.

Receios sobre o banho turco
Onde tomar banho turco?
Como é o banho turco
Quando tomar um banho turco?
Quanto custa?

Receios sobre o banho turco

Eu pesquisei bastante em busca do lugar ideal onde tomar banho turco em Istambul. Eu queria ir num lugar que estivesse acostumado a receber turistas. Não queria ir a um lugar onde só os turcos vão, porque achava que assim a chance de eu gostar seria maior.

Li bastante sobre vários lugares, e à medida que lia, fui percebendo que havia críticas sobre todos os locais sobre os quais li. Muitos reclamavam que o banho turco não é nada higiênico, porque você fica deitado quase nu numa pedra quente em que um monte de gente fica sentado também.

Mas eu estava na Turquia e quer saber? Não ia deixar passar a oportunidade de tomar um banho turco tradicional.

Entrada do Çemberlitas Hammam. Foto: Ming-yen Hsu/Flickr.

Como estava com duas amigas e meu marido, fomos num Hammam (como são chamados os locais onde se toma banho turco) misto, que aceitava homens e mulheres. Aliás, é fundamental atentar para a composição do seu grupo de colegas de viagem para escolher onde tomar um banho turco em Istambul (aliás, não só em Istambul, mas em qualquer lugar).

É que há estabelecimentos que aceitam apenas casais, outros que aceitam famílias e alguns que aceitam homens e mulheres, mas de forma separada (homens tomam o banho com homens e mulheres com mulheres, em áreas distintas).

Nós escolhemos ir no hammam Çemberlitas, um dos mais antigos e tradicionais da cidade. Decidimos ir lá porque meu cunhado já havia ido lá e aprovado. A entrada do Çemberlitas é bem escondidinha, no meio de lojas e casas de câmbio, descendo uns degraus, mas não foi difícil de achar. Mais abaixo aqui neste post eu conto como foi minha experiência lá.

Powered by GetYourGuide

 

Onde tomar banho turco em Istambul?

Eu pesquisei vários outros hammams onde você pode tomar seu banho turco em Istambul. Um lugar famoso é o Cagaloglu. Coloquei abaixo algumas opções, com preços de maio de 2025, além de notas e avaliações de outros turistas que foram nestes locais e deram suas opiniões em sites como Get Your Guide e Civitatis. Ah, a nota máxima possível nestes sites é 5.

Os hammams estão listados do mais barato para o mais caro, com preço, nota (a máxima é 5) e quantidade de avaliações de pessoas que já reservaram. Os com * têm mais de 100 avaliações. Quando abrir a página, clique na imagem destacada em azul para ver o hammam específico:

Como é o banho turco em Istambul?

Na entrada do Çemberlitas havia a lista dos serviços oferecidos e seus respectivos preços, e uma recepcionista que falava inglês para ajudar. Na época em que eu fui, eles ofereciam três opções de banho turco: Self-service, Tradicional e Tradicional + Massagem. A seguir, vou explicar como funcionava cada tipo.

Self-service

É o mais simples. Você pode ficar o quanto quiser no salão principal de mármore, fazendo uma espécie de sauna, e você mesmo é que faz a esfoliação no seu corpo, com uma luvinha especial. Nenhum funcionário toca em você.

Powered by GetYourGuide

 

Estilo Tradicional (banho turco feminino)

Foi o que eu fiz. Depois de pagar, recebi uma luvinha para esfoliação, uma calcinha nova (bem grande e conservadora, cobrindo tudo) e uma toalhinha xadrez de pano.

Daí fui direcionada para uma salinha cheia de armários, onde tirei a roupa e guardei ela num armário com chave. Coloquei a calcinha que recebi e um chinelo que estava lá. Se você quiser, você pode entrar com a parte de baixo do seu biquini. Mas nem adianta colocar a parte de cima, porque eles não deixam você usar.

De calcinha e enroladinha na tal toalhinha xadrez, fui para o salão de mármore. As funcionárias (com exceção da recepcionista) falavam apenas 3 ou 4 palavras em inglês.

O salão de mármore é redondo, com uma enorme “mesa” de mármore redonda e quente no meio, onde as mulheres são orientadas a deitar. Você fica ali deitada com mais um monte de mulher, transpirando como numa sauna.

Enquanto umas estão apenas transpirando, as outras vão sendo atendidas pelas funcionárias do hammam, e recebem sessão de esfoliação e banho de espuma. Nessa hora, você tem que tirar a toalhinha de pano xadrez que estava usando para cobrir seu corpo, colocá-la no mármore e deitar lá, só de calcinha.

Hammam para banho turco com decoração. Foto: Engin Akyurt /Pixabay.

Como são as massagistas?

As funcionárias do Çemberlitas são senhoras que estavam só de calcinha também. Elas andavam para lá e para cá enchendo baldes de água com os peitos à mostra e só colocavam o sutiã quando começava a atender as clientes.

A esfoliação é feita depois que você já transpirou pelo corpo quase todo (menos as partes íntimas e o rosto). As funcionárias não passaram nenhum creminho esfoliante. Mas eu achei boa a esfoliação. Não foi nada do tipo “estão-tirando-o-meu-couro”.

Depois da esfoliação e ainda na mesa de mármore quente, a funcionária jogou água morna no meu corpo com um balde. Ela me mandou deitar e jogou espuma em mim. Em seguida, ela fez uma massagem leve no meu corpo no meio daquela espumaiada danada. Calma, ela massageou apenas braços, pernas e costas. É uma delícia.

Ai, meu cabelo

Depois, a funcionária do Çemberlitas passou um shampoo deles no meu cabelo. Ela deu uma esfregada rápida e, na sequência, voltou a jogar água morna no meu corpo, com uma bacia ou balde. Ela pode fazer isso no salão principal ou numas salinhas pequenas ao redor do salão principal.

Logo após isso, quando eu ainda estava de calcinha, elas me mostraram uma piscininha onde eu podia relaxar na água morna. Eu fiquei lá com as minhas amigas batendo papo um pouquinho e depois saí. Mas essa piscininha só tem na área das mulheres. Na dos homens não tem.

Área de um hammam com piscina. Foto: Malcom Williams /Flickr.

Depois, saí da área “quente” e fui para uma sala com temperatura intermediária, onde há um chuveiro (um apenas e numa salinha sem porta) e toalhas felpudas. Me sequei com uma delas e coloquei minha roupa para ir embora. Não, não vi nenhum lugar onde fosse possível lavar as partes íntimas com privacidade, nem lavar o cabelo com shampoo e condicionador. O meu cabelo ficou mega embaraçado por não ter usado condicionador.

Eu gostei!

E aí, qual foi a minha avaliação do meu banho turco em Istambul? Preciso admitir que adorei! E por vários motivos. O primeiro é que o salão de mármore quente do Çemberlitas não é tãao quente. É agradável. Além disso, a esfoliação e a massagem foram uma delícia.

Eu fui com a parte de baixo do biquini e não fiquei com tanto nojo de sentar na mesa de mármore. Afinal, vivo sentando de biquini na borda de piscinas e nem por isso fico com nojo.

O mais legal foi que minha pele saiu de lá super macia. Porém, quando cheguei no meu hotel, tomei outro banho com meu shampoo e condicionador.

Powered by GetYourGuide

Estilo tradicional do banho turco para homens

Meu marido disse que também gostou do banho dele. Lá no Çemberlitas os homens são atendidos por funcionários homens. Os funcionários ficam vestidos apenas com uma toalhinha de pano xadrez enrolada na cintura. Os clientes homens não recebem uma cueca nova ao chegar: apenas ganham a toalhinha xadrez de pano e enrolam ela na cintura.

Eles fazem a esfoliação, a massagem e todo o ritual enrolados na toalhinha, não tiram ela nunca. Após o banho de espuma e de água morna, eles podem ficar um pouco mais no salão de mármore ou ir logo para os chuveiros. São 3 chuveiros individuais e com portinha e sabão, e quem quiser pode tomar uma ducha. Não há piscininha como no caso da área feminina.

Estilo Tradicional + massagem

Neste tipo de banho lá no hammam Çemberlitas, você primeiro recebe o banho turco tradicional, como o que eu acabei de descrever. Depois disso você recebe uma massagem com óleo, que dura uns 30 minutos. Para isso, paga um valor adicional. A massagem pode ser de vários tipos: com óleo, reflexologia, indiana…

Além disso, é possível ainda aplicar uma máscara de creme no rosto, por um valor extra.

Çemberlitas, onde tomei banho turco em Istambul. Foto: Ming-yen Hsu/Flickr.

Quando tomar um banho turco em Istambul?

Uma coisa legal do hammam Çemberlitas é que ele abre todos os dias, das 6h à meia-noite. Ou seja, é fácil encaixar no roteiro da sua viagem. Mas eu recomendo que você tenha a experiência no final de um dia de “turistagem”, para relaxar mesmo.

O hammam fica na Vezirhan Cad. No: 8, perto da estação de bonde Çemberlitas, no bairro de Sultanahmet. Não é necessário fazer reserva.

Powered by GetYourGuide

 

Quanto custa um banho turco em Istambul?

Com base nas pesquisas que fizemos dos locais acima, e de preços divulgados pelos sites Get Your Guide e Civitatis, posso dizer que tomar um banho turco em Istambul deve te custar entre 35 euros a 110 euros por pessoa. O preço vai depender do tipo de banho e do local que você escolher.

Leia também:

Marcelle Ribeiro: Jornalista, baiana, mas há mais de 20 anos moradora do Rio de Janeiro. Nos seus 40 anos de vida, já viajou sozinha e acompanhada. Casada, tutora do cão mais fofo do mundo e viciada em pesquisar novos destinos.

Veja os comentários. (8)

  • Oi! Estou indo pra Turquia e cheia de dúvidas sobre o banho turco!! Queria fazer pra conhecer, mas me sinto super mal de ficar semi-nua com um bando de desconhecidas.
    Vou só com o namorado e portanto terei que entrar sozinha... Todos recomendam o mesmo que você o Çemberlitas que é o que eu queria. Não pode mesmo ficar com a parte de cima do biquíni? A esfoliação e a massagem são apenas nas costas, com as pessoas deitadas de bruços?
    Ah! Adoro seu blog! Muitas dicas boas, parabéns! Espero que o meu chegue lá um dia... Bjs e obrigada

    • Oi, Vivi,
      Não pode mesmo ficar com a parte de cima do biquini. A gente foi de com a parte de cima, e lá dentro as turcas mandaram tirar. Não tinha ninguém com a parte de cima. A esfoliação e a massagem eram nas costas, nas pernas e nos braços.
      Não deixe de ir! É muito legal, uma experiência única!
      Abs,
      Marcelle

  • Oi Marcelle,
    obrigada!
    O engraçado é que escrevi pra eles pelo contato do site e me retornaram dizendo que eu poderia levar e usar a parte de cima do biquini... Vamos ver!
    Depois eu volto pra contar ;)
    Bjs

  • Olá! Adorando os relatos! Como vou no inverno, pergunto: como secar os cabelos? Minha filha de 10 anos estará comigo. Ela poderá entrar??

    • Oi, Eleonora,
      Não me lembro se lá tinha secador de cabelo não...
      Dê uma olhada no site do casa de banhos escolhida e mande email perguntando sobre a idade. Não vi nenhuma criança ou adolescente quando fui, mas é melhor checar.
      Abs

  • oi, os valores apresentados estão bastante desatualizados em que pese sua menção de atualização no inicio da matéria.
    ao verificar no site do próprio banho turco os preços estão bem diferentes, sugiro que atualize sua pesquisa ou retire os valores

    • Oi, Patrícia, tem razão. É que a atualização feita não foi nos preços. Vou pesquisar para atualizar os preços.
      Abraço, Marcelle.