Comer bem (e barato) em Istambul é tarefa fácil

postado por Marcelle Ribeiro e atualizado em: 02/10/2019
Compartilhar este artigo:

Fiquei surpresa com a qualidade e o preço da comida em Istambul. Como se come bem e barato nesta cidade! Eu moro em São Paulo, e aqui, todo vez que saio para comer, sempre gasto uns R$ 50 por pessoa. Em Istambul, mesmo comendo sempre em regiões turísticas, pagava uns R$ 20 numa refeição, super barato. E o melhor: o tempero deles é delicioso!

Eu já tinha lido muito sobre os hábitos alimentares dos turcos, mas ainda assim, me surpreendi. Come-se muito cordeiro, carne de boi, mas também é fácil achar restaurantes com frango e peixe. Muitas vezes, os pratos vinham acompanhados de arroz, pimentões e tomates assados e batatas.

Kebab: o mais famoso

Foi só lá que descobri que kebab não é apenas aquela carne girando num espeto gigante. Aquele é apenas um dos tipos de kebabs, chamado doner kebab, e que é mais o “fast food” deles. Kebab é qualquer carne (de boi, de vaca, de porco, e até peixe) assada. Comi deliciosos Iskender kebabs (carne de boi fatiada, coberta por molho de iogurte e tomate) e sis kebab (carne em cubos, no espetinho) e meu marido provou e aprovou o doner kebab. Na Capadócia, comemos o kebab feito dentro de uma jarra de cerâmica, super molinho.

Procurando hotel? O Booking tem opções para todos os bolsos. Reserve por esse link, que tem o meu código, e ajude o blog.
turquia-istambul41

Iskender Kebab, com batatas fritas e molho de iogurte. Foto: Guilherme Calil.

Pizza, pães, queijo e mais

Me apaixonei pelas almôndegas turcas, bem temperadinhas. Nunca tinha comido nada com molho de iogurte, mas deixei o medinho de lado e adorei. É salgadinho, super saboroso.

A pizza turca, ou pide, é gostosa também, e vem no formato de canoa.

O queijo branco da Turquia é bem bom, mas bem salgado (eu adoro coisas salgadas!).

DESCONTO DE 5% no Esquenta Black Friday para aluguel de carro na Rentcars, com o cupom NOVEMBER. Vale até 31/11, com retirada do carro até 31/12! Compare preços de várias locadoras!

No café da manhã, sempre tinha coisas “inusitadas” para nós: tomates em cubos, azeitonas e pepino.

Os turcos fazem pães deliciosos, não deixe de provar.

Ah, e quem adora berinjela, como eu, vai se dar bem na Turquia. Elas são servidas como entrada, bem temperadas.

Black November até 21/11! Seguro saúde viagem internacional: escolha entre as melhores operadoras e pague com 15% de desconto com o cupom BLACK! Atendimento 24h em português!

Em falar em entradinhas, elas são chamadas pelos turcos de Mezes, e podem ser berinjelas, folha de uva recheada, homus, salada de feijão branco temperada…

Mas se você é daqueles que detesta provar comidas novas, não se preocupe: todo restaurante tem uma comida “comum”, como filé de frango com arroz e fritas.

Doces turcos: como são?

Os doces turcos são um capítulo à parte: prove as baclavas! Baclava é um tipo de doce de massa folheada, recheado com nozes ou pistache ou amêndoas, cobertas com mel. Tem até baclava de chocolate, mas não curti muito. As baclavas são bem doces, e há quem diga que são afrodisíacas.

Passeio guiado de 1 dia e ingressos sem fila? Contrate aqui!
turquia-istambul42

Baclavas turcas. Foto: Sabrina Andrade.

Você também verá o que eles chamam de “Turkish Delights” à venda em vários lugares: são uma espécie de gelatina doce recheada com nozes, com cobertura de açúcar polvilhado, à venda em cubinhos. Eu não gostei muito não… Só não tivemos coragem de tomar o sorvete turco, que tinha uma cara bem esquisita.

Nas ruas, é comum ver barraquinhas vendendo pães cobertos de gergelim (sem recheio e sem graça) e milho assado.

Bebidas turcas

No quesito “bebidas”, você vai notar logo: turcos bebem chá o dia inteiro! Em todo lugar eles te oferecem chá. O café de lá é mais forte que o brasileiro. Chocolate quente é item bem difícil de achar. Em compensação, o suco de laranja é super comum, delicioso e, muitas vezes, barato.

Uma das cervejas mais famosas da Turquia é a Efes. Eles têm uma cachaça típica, feita de anis, chamada raki, mas não provamos. Aliás, nem todo restaurante serve bebidas alcóolicas, por preceitos religiosos.

Onde comer em Istambul

Depois de tanto falar sobre as comidas turcas, você deve estar querendo dicas de onde comer, né? Não precisa procurar muito para comer bem em Istambul.

Até dia 30/11/19 tem 20% de desconto do chip internacional para celular. Saia do Brasil já com internet. Clique aqui e use o cupom NOVEMBER.

A gente comeu em vários restaurantes próximos da Cisterna da Basílica (e também da Aya Sofya), um pólo de restaurantes em Sultanahmet, que funciona para almoço e jantar. Sim, é uma área megaturistona. Mas tem vários restaurantes gostosos, com mesinha na calçada. Muitos têm mesas no terraços dos prédios, e os garçons vão te chamar para ir lá. Não fique com medo, vá. A vista é linda e o preço é o mesmo que você pagaria se jantasse lá no nível da rua.

Para mim, a melhor refeição foi feita no restaurante do hotel Kybele. Comemos almôndegas com molho de iogurte, batatas e arroz. Delicioso! Com um copo de suco de laranja, saiu a 25 liras turcas. O prato (foto abaixo) não parece dos mais bonitos, mas é muito bom! O restaurante fica na Yerebatan Caddesi, 35, em Sultanahmet, perto Cisterna da Basílica.

turquia-istambul40

Almôndegas com molho de iogurte do Kybele Hotel. Foto: Marcelle Ribeiro.

Outra dica boa são as pizzas turcas (chamadas de “pide”) do restaurante Karadeniz. Só fomos lá porque nosso albergue indicou, porque quem passa na rua não tem ideia de que no terraço do prédio tem um lugar tão bacana. O restaurante é uma gracinha e as pizzas, excelentes. Eles também servem refeições, como kebabs e peixes. Comi uma pizza vegetariana por 13 liras. Uma pena que não servem bebidas alcóolicas. O endereço de lá é Divanyolu Cad. Haci Tahsin Bey Sok, e fica no bairro de Sultanahmet.

 

Leia também:

 

Compartilhar este artigo:

Comentários

  1. Manoel Fontes
    11 maio 2016

    Boa tarde Marcelle

    Estou precisando viajar para Istambul mas unica fui la e nem sai do Brasil, preciso ficar proximo ao centro da cidade, você tem alguma dica p me passar como hospedagem e preço de taxi ?

    Valeu

    Manoel

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *