Como é a Trilha Capim Açu (Fernando de Noronha)? Vale a pena?

Trilha do Capim-Açu, em Fernando de Noronha. Foto: Denise Peyró.

A trilha Capim Açu tem 8 km e é a mais longa de Fernando de Noronha (PE). Sem dúvida, é a chance de observar a paisagem do arquipélago paradisíaco em mirantes com vista privilegiada. Vale muito a pena fazer esse passeio no Parque Nacional Marinho de Fernando de Noronha. Porém, é bom saber que a trilha é recomendada para pessoas com um bom condicionamento físico, ok?

Minha querida amiga Denise Peyró foi a Fernando de Noronha em um mês de março com o marido e fez trilhas incríveis na ilha. Entre elas, claro, a do Capim Açu. Ela mandou as dicas dessa aventura pra nós. Confira o índice deste post:

Por que fazer a trilha?
Quanto tempo dura a trilha?
Qual o nível de dificuldade da trilha?
Como fazer a trilha?

Por que fazer a trilha Capim Açu?

Minha amiga me contou que a trilha leva a lugares bem menos turísticos, onde não se chegaria sem caminhar, nem mesmo de barco.

Em primeiro lugar, você precisa saber que é essencial o uso de tênis e recomenda-se levar 3 litros de água por pessoa (2 garrafas de 1,5L por pessoa) e protetor solar.

A primeira parte é numa área de mata de Fernando de Noronha. Sendo assim, tem bastante sombra, mas é uma subida. Na trilha, visita-se o Farol e dois outros mirantes.

Farol visto na trilha do Capim-Açu. Foto: Denise Peyró.

Depois, Denise e o marido desceram até uma caverna, que só é acessada na maré baixa e pararam para um mergulho numa piscina natural. “Não se assustem, os peixes sargentos adoram beliscar quem entra na piscina. Aliás, podemos aproveitá-los até para uma massagem nos pés. rsrsrsrs”, conta Denise.

Peixinhos em piscina natural no meio da trilha. Foto: Denise Peyró.

Depois, vem a parte mais difícil e chata da trilha: uma caminhada debaixo de sol e por pedras até a Praia do Leão. Mas vale a pena. “A Praia do Leão é uma das mais bonitas da ilha e você pode aproveitar e dar um mergulho depois de 6 horas (ou mais) de trilha”, contou a Denise.

Confira mais detalhes sobre a trilha Capim Açu no vídeo do Parque Nacional de Noronha:

Quanto tempo dura a trilha do Capim Açu?

Em geral, a trilha Capim Açu dura de 6 a 8 horas, já que tem 8 Km de extensão e é difícil. Há trechos de terra batida, assim como área com muitas pedras e costão rochoso.

Leia também: Trilhas em Fernando de Noronha (PE): dicas de 6 passeios incríveis

Vista na trilha do Capim Açu. Foto: Denise Peyró.

Qual o nível de dificuldade?

A trilha Capim Açu é difícil e cansativa, principalmente por causa da parte das pedras. Por isso, só é indicada para quem tem um bom condicionamento físico.

É sempre bom lembrar…

Não custa lembrar que o ideal é fazer trilha com um sapato apropriado, seja um tênis ou uma botinha de trekking. A gente sempre recomenda o site da Amazon para acessórios de vários tipos, entre eles botinhas de trilha e calças legging. E como às vezes as trilhas são descampadas, é uma boa você ir de boné ou viseira.

Como fazer a trilha Capim Açu?

A presença do guia é obrigatória e extremamente necessária. Se você quiser deixar seu passeio agendado, é só entrar no Civitatis e fazer sua reserva. O passeio custa R$ 400 por pessoa.

Trilha do Capim Açu. Foto: Denise Peyró.

Mesmo com essa reserva feita pelo site, é precisar agendar o passeio pessoalmente no Centro de Visitantes ICMBio / TAMAR – Vila do Boldró. O local funciona diariamente das 16h às 19h, com distribuição de senha a partir das 15h30. O agendamento só pode ser feito com, no máximo, seis dias de antecedência e não pode ser feito pela internet.

Atualmente, moradores de Fernando de Noronha só podem agendar para eles mesmos ou outro morador, de acordo com as regras no site do atrativo. O caminho começa na entrada do Posto de Informação e Controle (PIC) do Sancho e segue até a Praia do Leão.

Aliás, você pode fazer a trilha somente até o farol da sapata e voltar pelo mesmo percurso. Já a trilha completa passa pela caverna do Capim Açu, onde fica a piscina natural, e termina na lindíssima Praia do Leão.

Conclusão

Em conclusão, a trilha Capim Açu é a certeza de um  passeio incrível em Fernando de Noronha. Em resumo, a trilha é a mais longa do arquipélago, com 8 km, e precisa ser feita com um guia credenciado, ok? O agendamento é essencial, pois a visitação é restrita a um determinado número de pessoas por dia. Além disso, é um trajeto indicado apenas para turistas com um bom preparo físico, pois há muitas subidas no percurso.

Apesar disso, é a certeza de visitar mirantes para observar paisagens sensacionais e tomar banho na lindíssima Praia do Leão. Enfim, uma dica imperdível para quem quer conhecer Fernando de Noronha.

Gruta na trilha do Capim Açu. Foto: Denise Peyró.

Leia também:

Marcelle Ribeiro: Jornalista, baiana, mas há mais de 20 anos moradora do Rio de Janeiro. Nos seus 40 anos de vida, já viajou sozinha e acompanhada. Casada, tutora do cão mais fofo do mundo e viciada em pesquisar novos destinos.