Como é a Trilha Capim Açu (Fernando de Noronha)? Vale a pena?

postado por Marcelle Ribeiro e atualizado em: 08/02/2021

A trilha Capim Açu tem 8 km e é a mais longa de Fernando de Noronha (PE). Sem dúvida, é a chance de observar a paisagem do arquipélago paradisíaco em mirantes com vista privilegiada. Vale muito a pena fazer esse passeio no Parque Nacional Marinho de Fernando de Noronha. Porém, é bom saber que a trilha é recomendada para pessoas com um bom condicionamento físico, ok?

Minha querida amiga Denise Peyró foi a Fernando de Noronha em um mês de março com o marido e fez trilhas incríveis na ilha. Entre elas, claro, a do Capim Açu. Ela mandou as dicas dessa aventura pra nós. Confira o índice deste post:

Por que fazer a trilha?
Quanto tempo dura a trilha?
Qual o nível de dificuldade da trilha?
Como fazer a trilha?

Por que fazer a trilha Capim Açu?

Minha amiga me contou que a trilha leva a lugares bem menos turísticos, onde não se chegaria sem caminhar, nem mesmo de barco.

Em primeiro lugar, você precisa saber que é essencial o uso de tênis e recomenda-se levar 3 litros de água por pessoa (2 garrafas de 1,5L por pessoa) e protetor solar.

A primeira parte é numa área de mata de Fernando de Noronha. Sendo assim, tem bastante sombra, mas é uma subida. Na trilha, visita-se o Farol e dois outros mirantes.

trilha capim açu farol

Farol visto na trilha do Capim-Açu. Foto: Denise Peyró.

Depois, Denise e o marido desceram até uma caverna, que só é acessada na maré baixa e pararam para um mergulho numa piscina natural. “Não se assustem, os peixes sargentos adoram beliscar quem entra na piscina. Aliás, podemos aproveitá-los até para uma massagem nos pés. rsrsrsrs”, conta Denise.

trilha capim açu peixes

Peixinhos em piscina natural no meio da trilha. Foto: Denise Peyró.

Depois, vem a parte mais difícil e chata da trilha: uma caminhada debaixo de sol e por pedras até a Praia do Leão. Mas vale a pena. “A Praia do Leão é uma das mais bonitas da ilha e você pode aproveitar e dar um mergulho depois de 6 horas (ou mais) de trilha”, contou a Denise.

Confira mais detalhes sobre a trilha Capim Açu no vídeo do Parque Nacional de Noronha:

Quanto tempo dura a trilha do Capim Açu?

Em geral, a trilha Capim Açu dura de 6 a 8 horas, já que tem 8 Km de extensão e é difícil. Há trechos de terra batida, assim como área com muitas pedras e costão rochoso.

Leia também: Trilhas em Fernando de Noronha (PE): dicas de 6 passeios incríveis

trilha capim açu vista

Vista na trilha do Capim Açu. Foto: Denise Peyró.

Qual o nível de dificuldade?

A trilha Capim Açu é difícil e cansativa, principalmente por causa da parte das pedras. Por isso, só é indicada para quem tem um bom condicionamento físico.

É sempre bom lembrar…

Não custa lembrar que o ideal é fazer trilha com um sapato apropriado, seja um tênis ou uma botinha de trekking. A gente sempre recomenda o site da Amazon para acessórios de vários tipos, entre eles botinhas de trilha e calças legging. E como às vezes as trilhas são descampadas, é uma boa você ir de boné ou viseira.

Como fazer a trilha Capim Açu?

A presença do guia é obrigatória e extremamente necessária. Denise e o marido pagaram R$ 250 por pessoa, em março de 2017. Eles contrataram a guia local Camila Barreto. O instagram dela é camilaguianoronha.

trilha capim açu fernando de noronha

Trilha do Capim Açu. Foto: Denise Peyró.

A trilha Capim Açu tem limite de 40 visitantes por dia. É bom lembrar que essa trilha precisa de agendamento para ser feita. Oficialmente, o agendamento tem que ser feito pessoalmente pelo próprio visitante com o ingresso do Parque Nacional. Enfim, o agendamento não pode ser feito pela internet.

Além disso, as trilhas podem ser marcadas com no máximo seis dias de antecedência. Atualmente, moradores de Fernando de Noronha só podem agendar para eles mesmos ou outro morador, de acordo com as regras no site do atrativo. O caminho começa na entrada do Posto de Informação e Controle (PIC) do Sancho e segue até a Praia do Leão.

Aliás, você pode fazer a trilha somente até o farol da sapata e voltar pelo mesmo percurso. Já a trilha completa passa pela caverna do Capim Açu, onde fica a piscina natural, e termina na lindíssima Praia do Leão.

Conclusão

Em conclusão, a trilha Capim Açu é a certeza de um passeio incrível em Fernando de Noronha. Em resumo, a trilha é a mais longa do arquipélago, com 8 km, e precisa ser feita com um guia credenciado, ok? O agendamento é essencial, pois a visitação é restrita a um determinado número de pessoas por dia. Além disso, é um trajeto indicado apenas para turistas com um bom preparo físico, pois há muitas subidas no percurso.

Apesar disso, é a certeza de visitar mirantes para observar paisagens sensacionais e tomar banho na lindíssima Praia do Leão. Enfim, uma dica imperdível para quem quer conhecer Fernando de Noronha.

trilha capim açu fernando de noronha

Gruta na trilha do Capim Açu. Foto: Denise Peyró.

Leia também:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *