Paxos e Antipaxos são duas ilhas lindas da Grécia que poucos brasileiros conhecem, mas que são lindíssimas. Elas ficam pertinho de uma outra ilha maior do país, chamada Corfu e que eu também já visitei. Eu fiz um passeio de dia inteiro para Paxos e Antipaxos e vou te contar como foi. Além disso, vou te explicar se vale a pena passar mais dias lá, como ir, quantos dias ficar e como se locomover. Se preferir, clique no índice abaixo:
Como ir
Como se locomover
Quantos dias ficar
Meu roteiro
O que fazer em Paxos
O que fazer em Antipaxos
Como é o passeio saindo de Corfu
Seguro viagem
Chip para celular
Onde ficar
A vista linda de Antipaxos. Foto: Marcelle Ribeiro.
Como ir?
Primeiro você tem que ir Corfu, para de lá, seguir para Paxos e Antipaxos. Corfu tem aeroporto que recebe voos internacionais e também nacionais, de diversos destinos da Grécia. Eu recomendo este site para comprar passagens aéreas, que costuma ter promoções e onde eu mesma já comprei.
Além disso, Corfu fica perto da Albânia. Vários barcos fazem o trajeto entre esses dois destinos diariamente. A viagem de Corfu a Saranda (na Albânia) dura 30 minutos (em barcos rápidos) ou 1h (em ferries) e dá pra comprar passagem nas embarcações neste site, onde eu mesma já comprei.
Depois de chegar a Corfu é que você vai ter que pegar um barco pra Paxos e Antipaxos. Porque Paxos e Antipaxos mesmo não têm aeroportos nem pontes que permitam a chegada via terrestre.
O mar clarinho de Paxos. Foto: Marcelle Ribeiro.
E como ir de Corfu para Paxos?
Duas empresas operam ferry com regularidade entre Corfu e Paxos: Joy Cruises e Kamelia Lines. Porém, o site da Joy Cruises é muito ruim e é difícil comprar passagem por ele. Além disso, até a lista de horários diários está desatualizada lá.
Já a Kamelia tem barcos diários que saem do porto de Lefkimmi, que fica bem mais ao Sul da ilha de Corfu. Não partem de Corfu Town. A viagem dura 45 minutos e a passagem custa 15 euros. E se incluir transfer desde o aeroporto de Corfu, 30 euros (só ida). Os valores são de 2025.
No caso das duas empresas, a quantidade de barcos por dia e os horários variam de acordo com os meses do ano. No verão costuma haver mais saídas e embarcações.
Dependendo da época em que você for, pode ser que você precise pegar primeiro um barco de Corfu para Igoumenitsa e depois um outro de Igoumenitsa para Paxos. Esta viagem dura 1h45.
Para ir para Antipaxos, até onde eu entendi, você vai ter que pegar um barco em Paxos.
Maneira mais prática de ir a Paxos e Antipaxos
A maneira mais fácil de ir de Corfu para Paxos e Antipaxos é fazendo um passeio de barco, de dia inteiro, que sai de Corfu Town. Fazendo um tour você não precisa se preocupar com horários de embarcações públicas.
Existem dois tipos de passeio. Os dois levam a Antipaxos. A diferença entre eles é o local de parada em Paxos. A maioria dos tours para em Gaios, a capital de Paxos. Mas para quem prefere curtir praia, o ideal é o passeio que leva a outra vila de Paxos, chamada Lakka. Eu fiz um passeio que levava a Lakka e Antipaxos, justamente porque queria priorizar as praias.
O barco que nos levou a Paxos e Antipaxos. Foto: Marcelle Ribeiro.
Como se locomover?
Se você não vai fazer um tour de dia inteiro a Paxos e Antipaxos, ou seja, se vai por conta própria a essas ilhas, você vai precisar de um meio de locomoção para circular lá. É que a pé você só consegue chegar às praias mais próximas dos “centrinhos”. Pelo que eu li, tem gente que aluga quadriciclo e carro nas ilhas.
E como ir de Paxos para Antipaxos? É preciso pegar um barco. Não existe uma ponte entre as duas ilhas.
Quantos dias ficar?
Eu passei apenas duas horas em Paxos e uma hora em Antipaxos, porque fui num passeio de ‘bate-volta” desde Corfu. Mas as duas ilhas merecem mais tempo, com certeza. Acho que 3 ou 4 dias é o ideal para você conhecer mais detalhadamente Paxos e Antipaxos.
O lindo mar da região de Paxos e Antipaxos. Foto: Marcelle Ribeiro.
Meu roteiro em Paxos e Antipaxos
Eu fiquei apenas um dia visitando Paxos e Antipaxos. Em Paxos eu parei na vila Lakka e conheci as praias Kanoni e Harami. E em Antipaxos eu fiquei numa praia sem estrutura nenhuma, mas com um mar tão azul que parecia uma piscina. Abaixo explico melhor sobre isso.
O que fazer em Paxos?
A ilha de Paxos tem três vilas principais: Lakka, Gaios (a capital) e Loggos. Além das praias, tem também um centrinho charmoso para conhecer.
Lakka
Lakka tem praias muito bonitas que podem ser conhecidas a pé a partir do centrinho da vila.
Praia de Kanoni
A praia de Kanoni fica a uns 200 metros do porto de Lakka. Dá pra ir a pé. Ela é bem pequenininha e não tem beach clubs ou espreguiçadeiras e guarda-sóis para alugar. Há umas árvores que fazem alguma sombra na faixa de areia. Quer dizer “faixa de pedrinhas”, porque a praia não tem areia e sim pedras. O mar é azulzinho, bem clarinho e transparente.
Barcos na praia Kanoni. Foto: Marcelle Ribeiro.
Praia de Harami
A praia de Harami também é de pedrinha e fica a 5 minutinhos da praia de Kanoni e a 10 minutos a pé do porto de Lakka. A água é bem agradável para banho. Na praia tem restaurante e dá pra alugar duas espreguiçadeiras e um guarda-sol por 15 a 20 euros. Também é uma praia pequena. O mar lá é ainda mais lindo que em Kanoni, porque é de um tom azul mais claro.
Praia Harami. Foto: Marcelle Ribeiro.
Praia Secreta e Caverna Escondida
É uma praia pequena com mar transparente. Fica a 900 metros do píer de Lakka e perto da praia Komeno.
Praia de Komeno
Fica a 900 metros do píer de Lakka. No caminho, você pode aproveitar vistas maravilhosas do mar.
Praia de Planos
Esta praia fica a 1,5 km do píer de Lakka e pode ser acessada por uma estrada de terra. Não é uma praia adequada para banho, porque é muito rochosa. Mas de lá você tem um belo pôr do sol.
Farol de Lakka
O farol, que tem cerca de 11 metros de altura, foi construído pelos ingleses em 1825. Lá você pode aproveitar um pôr do sol maravilhoso!
Praia Manadendri
Localizada no sul de Lakka, Manadendri é uma praia de pedrinhas extensa e com mar cristalino. É uma das praias mais movimentadas de Paxos, com bares, restaurantes e espreguiçadeiras e guarda-sóis. Além disso, dá pra praticar esportes aquáticos por lá.
Praia Orkos
Considerada uma praia tranquila, Orkos tem mar azul cristalino e é de pedrinhas. Chegar lá é fácil. Basta você caminhar por 10 minutos por uma trilha agradável. Porém, é preciso levar água e comida, porque lá não tem bares e nem restaurantes.
Gaios
Gaios é a capital de Paxos e o principal porto da ilha. Normalmente os passeios que levam a essa vila não estimulam que você vá para as praias e sim que você fique conhecendo o centrinho histórico.
Gaios é uma região com arquitetura tradicional, onde há lojas clássicas, prédios e mansões coloridas. Além disso, há muitos restaurantes por lá. Mas a vila tem praias também.
Gaios. Foto: El J Phi / Flickr.
Praia Kaki Lagada
Kaki Lagada é uma praia de pedrinhas rodeada de rochas, com mar azul e transparente. Uma estrada passa em frente a ela e há estacionamento. Porém, não tem beach club lá.
Praia Kloni Gouli
Essa praia fica a 10 minutos de carro de Gaios e não tem estrutura de beach club ou restaurante. Tem estacionamento e é de fácil acesso.
Praia Kipiadi
É uma das maiores e mais bonitas praias de Paxos. Kipiadi fica no meio de uma vegetação densa e a 7 km de Gaios. Mas o acesso a ela é fácil. A cor do mar lá é azul-esverdeada. Como não há nenhuma estrutura na praia, leve água, comida e guarda-sol. Não é uma praia de areia e sim de pedrinhas.
Praia Marmari
Marmari Beach fica a 5 km de Gaios e é uma praia de pedrinhas, reservada e tranquila. O acesso até ela é fácil. É recomendável que você leve água e comida, pois lá não há estrutura como bares, restaurantes e espreguiçadeiras.
Loggo
Loggo é a menor vila de Paxos e fica a 5 km de Gaios. Essa vila fica ao redor de um pequeno porto e também tem prédios coloridos, lojinhas para os turistas, tabernas de peixes tradicionais e bares agradáveis.
Além disso, você encontra na vila uma fábrica abandonada de azeite e sabão. Vale a pena você conhecer a igreja Zoodochos Pigi e curtir as praias Levrechio e Marmari.
Levrechio é uma praia com estrutura e mar cristalino. Tem restaurante e fica a 5 minutinhos a pé do centrinho de Loggo.
O que fazer em Antipaxos?
No passeio de barco que fiz para Antipaxos, conhecemos apenas uma praia que não tinha estrutura nenhuma, e era de pedrinhas. Confesso que não sei o nome dela. O barco parou no meio do mar, mas perto da praia. Fomos nadando até ela. A água era azul super claro, e parecia uma piscina! Uma das mais lindas que já vi na Grécia!
As praias mais famosas de Antipaxos são Vrika e Voutumi.
Vrika tem mar cristalino e azul, bem lindo. Lá tem um bar com guarda-sol e espreguiçadeiras e é boa para crianças. Além disso, há uma gruta perto da praia, que você pode visitar.
Já Voutumi é uma praia maior, com vegetação bem verdinha que se estende até ao mar. A cor do mar é azul-turquesa. Ah, e lá tem espreguiçadeiras e guarda-sol.
O mar clarinho de Antipaxos. Foto: Marcelle Ribeiro.
Como é o passeio saindo de Corfu?
O meu passeio de barco para Paxos e Antipaxos saiu por volta das 8h de Corfu Town. Mas recomendo que você chegue mais cedo que isso ao porto, para pegar um bom assento.
Depois de 3h navegando, chegamos à vila de Lakka, em Paxos. Tivemos 2 horas livres lá e deu pra ir caminhando para as praias de Harami e Kanoni, que ficam mais perto do píer de Lakka e são lindas!
Em seguida, voltamos para o barco e vimos grutas lindas no caminho para Antipaxos. Lá em Antipaxos tivemos uns 40 minutos para tomar banho no mar. Como eu disse, a parada em Antipaxos é no meio do mar e fomos nadando pra uma prainha.
Almoçamos no barco, porque eles vendem espetinhos, sanduíches, biscoitos e bebidas. Na volta para Corfu, de mais de 2h, curtimos uma apresentação de dança típica da Grécia na parte de cima da embarcação. Depois, um DJ colocou muita gente pra dançar ao som de músicas pop bem conhecidas. Apesar de ser um passeio cansativo, eu gostei bastante. Chegamos de volta a Corfu Town por volta das 18h.
Grutas no passeio a Paxos e Antipaxos. Foto: Marcelle Ribeiro.
Diferenças entre os passeios
A maioria dos passeios para Paxos e Antipaxos para em Gaios, que é a capital de Paxos. Eu escolhi um passeio que parasse em Lakka, porque lá tem praias mais bonitas e mais próximas do cais.
Se você fizer o passeio de barco que para em Gaios, saiba que a sua parada em Paxos provavelmente terá restaurantes e lojinhas ao invés de praias!
Tanto o passeio que leva a Gaios quanto o que leva a Lakka param em Antipaxos e passam em grutas.
Esses passeios custam 50 euros (em 2025), e têm 10 horas de duração.
Dança típica no barco. Foto: Marcelle Ribeiro.
Seguro viagem para a Grécia
Ao planejar a sua viagem para Paxos e Antipaxos, saiba que é obrigatório ter um seguro viagem para entrar na Grécia. O seguro tem que ter cobertura de pelo menos 30 mil euros para despesas hospitalares e médicas.
Eu viajei para a Grécia com um seguro viagem deste site, onde eu já comprei diversas vezes e sempre deu tudo certo. Ah, e o melhor de tudo é que temos um cupom de até 30% de desconto na compra de qualquer seguro viagem!
Chip para celular na Grécia
Durante a sua viagem por Antipaxos e Paxos, é super importante que você tenha um chip para internet no celular. Assim você consegue tirar dúvidas com os organizadores do tour e ver mapas online, por exemplo.
Eu já testei vários chips de diversas empresas ao redor do mundo. Recomendo estes abaixo (alguns têm cupom de desconto!):
- Viaje Conectado.
- O Meu Chip: 15% de desconto com o cupom VICIADAEMVIAJAR.
- A Casa do Chip: 15% de desconto com o cupom VICIADAEMVIAJAR.
- Airalo: 10% de desconto com o cupom VICIADAEMVIAJAR e 15% de desconto para clientes novos com o NEWTOAIRALO15.
- Holafly: 5% de desconto com o cupom VICIADAEMVIAJAR.
Antipaxos. Foto: Marcelle Ribeiro.
Onde se hospedar?
E se você quiser passar mais tempo em Paxos e Antipaxos, tem hotéis por lá? Sim, mas os preços são bem altos. Eu até cogitei me hospedar em Paxos, mas desisti quando percebi que era muuito mais caro do que dormir em Corfu.
Além disso, há poucos hotéis e apartamentos por temporada. E eles têm poucas avaliações. Veja algumas das poucas opções que encontrei, todas em Paxos:
- Paxos Fairytales House 2: Nota 9,5.
- Paxos Couple House by Konnect: Nota 9,5.
- Torri E Merli Boutique Hotel: Nota 8,8.
- Paxos Club Resort & SPA: Nota 8,6.
- Villa Elaia Suites & Apartments No.7: Nota 9,7.
Antipaxos tem ainda menos hospedagens que Paxos. Eu não consegui encontrar nenhuma que valesse a pena indicar aqui.
O mar azul piscina de Antipaxos. Foto: Marcelle Ribeiro.
Ainda está com dúvida sobre Paxos e Antipaxos? Escreva nos comentários.
Leia também:
- O que fazer em Corfu (Grécia)? Melhores praias e roteiro perfeito!
- O que fazer em Santorini? Roteiro para 1 a 4 dias (Guia essencial)
- O que fazer em Milos (Grécia)? Melhores praias e roteiro de 3 dias
- O que fazer em Mykonos em 4 dias? Roteiro perfeito na Grécia!
- Roteiro na Grécia: 12 dias em Atenas, Santorini, Mykonos e Milos
- Roteiro pela Grécia e Turquia de 20 dias resumido e prático!
- Índice de posts sobre a Grécia
- Hotéis e casas de temporada com desconto no Booking. Reserve agora!!
- Pegue até 30% de desconto em seguro viagem! Clique e veja o cupom!
- Aluguel de carro em até 12X sem IOF aqui!
- Passagens aéreas: até 40% de desconto com o Vai de Promo.
- Confira descontos nas passagens de ônibus na ClickBus!
- Passeios e transfers bem avaliados por turistas na Civitatis com cancelamento grátis.
- Acessórios de viagem na Amazon: confira!
- Tem pet? Tudo pra viajar com ele na Cobasi.
- Ganhe 25% de desconto no nosso chip de celular preferido: cupom VICIADAEMVIAJAR!