O que fazer em Santorini: dicas preciosas para montar seu roteiro!

postado por Marcelle Ribeiro e atualizado em: 30/08/2019
Compartilhar este artigo:

O pôr do sol mais charmoso da Grécia está em Santorini, uma ilha que encanta e faz apaixonar mesmo! Fora a vista para o mar e a cratera de um antigo vulcão do alto de montanhas, que é arrebatadora e todas aquelas casinhas brancas cenográficas. Como não se apaixonar? É um destino ótimo para lua de mel, mas também para quem só quer curtir paisagens incríveis! Separei dicas fundamentais para quem quer se planejar e decidir o que fazer em Santorini. Confira abaixo!

O que fazer em Santorini
Roteiro de 3 dias em Santorini
Onde comer em Santorini
Transporte em Santorini

O que fazer em Santorini

Praia de Kamari

Apesar de ter uma areia escura, a Praia de Kamari deve entrar na sua lista de o que fazer em Santorini, pois é uma boa oportunidade de se refrescar do calor grego!

Procurando hotel? O Booking tem opções para todos os bolsos. Reserve por esse link, que tem o meu código, e ajude o blog.

Penamos um pouco para achar a praia, porque a sinalização da ilha não é das melhores. Paramos umas duas vezes para pedir ajuda na rua.

O mar, em Kamari, é transparente, frio e sem ondas, mas como a areia é escura (porque a ilha é de origem vulcânica), ele não é tão bonito como nas outras ilhas que visitei (Milos e Mykonos). A praia é toda de pedrinhas pretas, que ficam quentes com o sol. Então as barracas fazem umas “trilhas” de madeira do calçadão até as espreguiçadeiras, para os banhistas não terem que queimar os pés. E nem precisa dizer, né? Chinelo é fundamental!

Se você tá sem grana para alugar um kit de guarda-sol + 2 espreguiçadeiras, não vai curtir muito as praias de Santorini. É que até dá para colocar a canga nas pedrinhas, mas como eu disse, elas esquentam rapidinho. Nós fizemos uma pesquisinha de preço rápida nas barracas e descolamos um guarda-sol com duas espreguiçadeiras por 5 euros.

Até 30/09, desconto de 6% em aluguel de carro com a Rentcars para pagamento online! Retire o carro até 31/12/19!

Kamari tem uns 15 restaurantes com infraestrutura na areia, com banheiros, mas sem chuveiro de água doce. É uma praia frequentada por todo tipo de gente (famílias, solteiros, casados…) e com acesso fácil, estrada boa e estacionamento grátis. E no caminho para lá tem várias lojinhas. No quesito “beleza” tirou nota 6 no meu ranking de praias gregas bonitas.

O que fazer em Santorini, Kamari

A água de Kamari é boa pra mergulhar, mas o visual é ok. Foto: Guilherme Calil.

O que fazer em Santorini, Kamari

A areia preta e as barraquinhas na praia de Kamari. Foto: Guilherme Calil.

Red Beach

A praia de Red Beach tem um visual bem diferente. Apesar de também ter água transparente, fria e sem ondas, Red Beach é boa apenas para um rápido mergulho e para ver uma formação rochosa distinta.

A praia fica entre um paredão de rocha avermelhada lindo, mas praticamente não tem infraestrutura de barraca lá. Quando eu fui, tinha havia apenas umas cadeiras e guarda-sóis para alugar. E as pedrinhas que ficam na beira da água estavam cheias de umas folhinhas meio feiosas…

Seguro saúde viagem internacional: escolha entre as melhores operadoras e pague com 5% de desconto com o cupom VICIADAEMVIAJAR5! Atendimento 24h em português!

Além disso, tem uma trilhinha de uns 500 metros para chegar. O acesso a Red Beach é por uma estrada asfaltada (em sua maior parte) e boa, com estacionamento grátis.

Contudo, valeu a pena ir conhecer, porque a rocha vermelha é bem bonita. Ganhou nota 7 no ranking das praias gregas que visitei. No entanto, recomendo que você comece o seu dia em Red Beach, dê um mergulho e vá para uma praia com barraquinhas e restaurantes, onde você possa ficar para almoçar.

Oía

Em nenhum lugar da Grécia o sol se põe sendo admirado por tantos espectadores como em Oía, na ilha de Santorini. É em Oía que são clicadas as fotos que servem de cartão postal para a ilha mais famosa do país. Igrejinhas brancas com cúpula azul, lojinhas, restaurantes charmosos e uma penca de turistas disputando um lugar nas sacadas e ladeiras com uma hora de antecedência para garantir o melhor lugar para fotografias. Isso é Oía. E a gente não podia ficar de fora, né?

Passeio guiado de 1 dia e ingressos sem fila? Contrate aqui!

Chegamos mais ou menos 1h30 antes do pôr do sol, para andar um pouco pela vila antes do espetáculo. Fiz umas comprinhas básicas e fui com o maridão garantir um lugar numa das escadarias que ficam em frente ao mar. Comemos umas guloseimas sentadinhos no degrau e rimos com a fila de burros que subiam as escadarias de Oía de tempos em tempos, até que o sol resolveu se despedir. Lindo, lindo!

O que fazer em Santorini, Oia

O sol se põe em Oía, em Santorini. Foto: Marcelle Ribeiro.

Passeio de barco para ver o pôr do sol

Se você está pesquisando o que fazer em Santorini e quer algo diferente, uma boa ideia pode ser o passeio de barco para o ver o pôr do sol dentro da caldeira! Você visita fontes termais, falésias, nada, mergulha de snorkel, come…

Praia de Perissa

Esta praia é bem parecida com outra sobre a qual eu já falei aqui, Kamari, que também fica em Santorini. As duas são praias de pedrinhas escuras, porque a ilha é vulcânica. A água de Perissa também é transparente e sem ondas, meio fria (mas dá para mergulhar). No meu ranking de beleza de praias gregas, levou nota 6,5.

A vantagem de Perissa é que lá há vários restaurantes com cadeiras e guarda-sol e alguns deles não cobram nada por essas regalias. Basta você consumir qualquer coisa que pode se refugiar na sombra à beira-mar. A praia não tem um perfil fechado: todo mundo frequenta. Para chegar lá, basta pegar uma estrada asfaltada, com estacionamento grátis no final. Mas deveria ter mais sinalização, porque são poucas as placas que orientam o caminho.

Acaba dia 27/09/19 a promoção de 20% de desconto do chip internacional para celular. Saia do Brasil já internet. Clique aqui e use o cupom DINO.

Nós ficamos numa barraca/restaurante deliciosa, com um astral ótimo, chamada Tranquilo. Toda coloridona, a barraca tem até rede. Tocou até MPB lá, o que fez a gente achar que os donos eram brasileiros. Não eram. Almoçamos por lá, e comi uma salada baratésima, por uns 5 euros. São poucas opções de pratos, todos vegetarianos, mas estava tudo bem gostoso.

O que fazer em Santorini, Perissa

A praia de Perissa, em Santorini, na Grécia. Foto: Marcelle Ribeiro.

Fira

Fira (também chamada de Thira) é o “centrinho” de Santorini. Assim como Oía, Fira é uma região da ilha cheia de lojinhas e ruazinhas para pedestres, apertadinhas com pedrinhas brancas. Há vários hotéis e restaurantes bacanas lá. Uma espécie de teleférico liga Fira a um pequeno porto próximo. O trajeto também pode ser feito por mulas, que carregam os turistas até lá em cima.

O que fazer em Santorini, teleférico

O teleférico de Fira, em Santorini. Foto: Marcelle Ribeiro.

É em Fira que está o terminal rodoviário da ilha, de onde partem ônibus para outras regiões. Fira também tem museus (que não visitamos) e uma catedral ortodoxa, que vimos apenas por fora (mas é uma graça!). Ou seja, não pode ficar de fora de nenhuma lista de o que fazer em Santorini!

Nós chegamos lá antes do pôr do sol, para passear pelas ruazinhas. Levamos uma garrafa de vinho e brindamos vendo o sol se pôr de uma das muitas ruelas que dão vista para a caldeira. Depois, jantamos por lá e nos despedimos da Grécia.

Roteiro de 3 dias em Santorini

Veja como distribuímos as atrações da nossa lista de o que fazer em Santorini em 3 dias.

  • Primeiro dia: fomos a Oía, fizemos uma comprinhas na região e aproveitamos o pôr do sol;
  • Segundo dia: alugamos um carro e fomos conhecer as praias de Kamari e Red Beach;
  • Terceiro dia: fomos à praia de Perissa e depois conhecer Fira, o “centrinho” de Santorini.

O que comer em Santorini

Além de te ajudar com o que fazer em Santorini, vou dar dicas gostosas: restaurantes pela região! Não viajei procurando restaurantes específicos, apenas fui parando em lugares que pareciam bacanas. E descobri alguns bem gostosos.

Em Oía, coma no Skala. Tem uma varanda super agradável com vista para a caldeira, e pratos saborosos. Boa dica para um jantar romântico a preços acessíveis. O endereço é Odos Nikolaos Nomikos. Ah, e lá eles vendem uma cerveja feita na ilha, chamada Yellow Donkey (em homenagem aos burrinhos que transportam os turistas na ilha). Não é muito barata, mas meu marido, que adora provar cervejas diferentes, gostou.

Em Imerovigli, gostamos do Anoti, que fica na pracinha principal (e na verdade, a única praça que eu vi lá) de Imerovigli.

Para um almoço saboroso e natureba (vegetariano!) na praia de Perissa, vá à barraca/restaurante Tranquilo. Saladas boas e baratas, cerveja, sandubas e outros pratos gostosos (todos sem carne).

O que fazer em Santorini, restaurantes

Guilherme tomando cerveja grega no restaurante Skala. Foto: Marcelle Ribeiro.

Transporte em Santorini

Para “cumprir” sua lista de o que fazer em Santorini, é fundamental alugar um carro. Ao que parece, não há muitos ônibus circulando por lá. A ilha grega tem praias distantes umas das outras e muitas vezes você tem que voltar ao centro para poder ir a uma praia vizinha. Então, o melhor mesmo é alugar um carro (e não um quadriciclo).

Eu já tinha feito uma pesquisinha prévia de locadoras em Santorini antes de viajar, mas deixei para fechar o aluguel lá. Ficamos com um carro simples, que custou 35 euros a diária com seguro completo, na Kronos Rent a Car. Super indico. Eles levaram o carro no hotel e pegaram lá. Outras locadoras para você pesquisar na internet: Jimmys, Damigos, Drossos e Spiridakos.

Outra opção é alugar pela Rentcars, site que reúne locadoras do mundo todo, inclusive algumas que operam no aeroporto de Santorini.

Leia também:

Compartilhar este artigo:

Comentários

  1. Thaís
    25 set 2012

    muito legaL!
    só uma dúvida… a água das praias na Grécia é muito gelada?
    Bjooo
    http://www.olumiar.blogspot.com.br

  2. 25 set 2012

    Não, Thaís. É fria, mas dá para entrar. Eu, que não entro na água do mar no Rio de Janeiro, mergulhei nas praias da Grécia. Mas é claro, isso depende da época do ano em que vc estiver lá. Eu fui no fim da primavera.
    Abs

  3. 04 out 2012

    Adoro a Grécia. As praias e as casas brancas dão uma sensação de paz. Realmente, nessa viagem e em quase todas é uma excelente opção usar o aluguer de carros, até porque nos dá mais liberdade.

  4. ana maria germano
    18 fev 2014

    realmente o passeio a santorini e inesquecivel,gostaria de alertar aqueles que pretendem alugar carro,pois alugamos com a princess santorini,e levamos um calote daqueles,pois exigiram como garantia,um vaucher da visa,e ficaram de devolver no dia do nosso retorno no aeroporto,o que nao ocorreu e ainda usaram este vaucher como cobrança de 500 euros….esta locadora fica no porto e nao e idonea…ciudado para nao passarem pelo mesmo problema,pois daqui do Brasil fica dificil resolver o problema…

  5. Leilda
    23 fev 2015

    Oi Marcelle, vou viajar para a Grécia no mes de maio e gostaria de saber como faço para ir de Atenas a Mikonos e daí para Santorini voltando dessa ilha para Atenas? Estou com as passagens de ida e de volta de Atenas para o Rio e com os hotéis reservados nos quatro lugares. Obrigada se puder me ajudar.

  6. Luana
    10 abr 2017

    Olá.

    Pq não um quadriciclo?

    Obrigada

    • 16 abr 2017

      Oi, Luana! Santorini tem mais ladeiras e um quadriciclo pode tornar a viagem bem mais lenta entre as praias. Em alguns trechos, pode ser bem complicado andar de quadriciclo por lá. Alugamos um quadriciclo em Mykonos e adoramos, mas tivemos algumas dificuldades em praias com ladeiras mais íngremes.
      É preciso lembrar também que o quadriciclo não te protege contra o sol. Por isso, é importante reforçar o protetor solar.
      Boa viagem!

  7. Marcia
    17 maio 2017

    Olá gostaria de saber se precisa de carta internacional em Santorini

  8. tatiana
    27 jan 2018

    Você gostou da locadora de carro?

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *