Ilha Grande (RJ): Trilha para a Cachoeira da Feiticeira

postado por Marcelle Ribeiro e atualizado em: 22/07/2015
Compartilhar este artigo:

Não é apenas de barco que você pode conhecer as belezas de Ilha Grande (RJ). Para quem curte fazer trilhas, a ilha também é um prato cheio: são 16 percursos mapeados e numerados. Neste site aqui há detalhes sobre as atrações de cada uma, o nível de dificuldade, extensão e dicas de como completar os trajetos.

maptrilhas_ilhagrande

Mapa de trilhas de Ilha Grande. Imagem: ilhagrande.org

 

Em março de 2014, eu e o maridão fizemos a trilha T1 (da praia de Abraão até o Aqueduto) combinada com um trecho da T2 (fomos do Aqueduto até a Cachoeira da Feiticeira).

Procurando hotel? O Booking tem opções para todos os bolsos. Reserve por esse link, que tem o meu código, e ajude o blog.

O nosso objetivo era conhecer a Cachoeira da Feiticeira, que é muito bonita, e aproveitar para dar uma caminhada pela mata de Ilha Grande. Mas aviso logo: a trilha não foi tão fácil quanto a gente esperava! Ok, eu e o maridão somos meio sedentários, mas eu adooooro fazer trilhas, mesmo com subidas. Adoro sentir o ar puro do mato.

Para chegar até a Cachoeira da Feiticeira, levamos cerca de 1h30 saindo da praia do Abraão. A trilha tem muitas subidas, mas não é perigosa e é super bem sinalizada. Muitas famílias fazem esse percurso e não há a menor necessidade de você conseguir um guia para fazê-lo. Boa parte do trajeto tem árvores fazendo sombra, mas eu recomendo o uso de protetor solar.

DSCN5936

Placa indicativa de trilha em Ilha Grande. Foto: Marcelle Ribeiro

DSCN5939

Maridão no início da trilha para a Cachoeira da Feiticeira. Foto: Marcelle Ribeiro

 

DESCONTO DE 5% no Esquenta Black Friday para aluguel de carro na Rentcars, com o cupom NOVEMBER. Vale até 30/11, com retirada do carro até 31/12! Compare preços de várias locadoras!

No caminho para a Cachoeira da Feiticeira, encontramos um Poção, perto do Aqueduto, onde dá para parar e tomar um primeiro banho e se refrescar. O Aqueduto mesmo é meio sem graça, só umas ruínas, nada demais.

DSCN5941

Poção perto do Aqueduto. Foto: Marcelle Ribeiro

DSCN5943

Aqueduto de Ilha Grande. Foto: Marcelle Ribeiro

 

Depois de cerca de 1h caminhando, você chegará num ponto onde pode decidir: ou caminha mais 30 minutos para a cachoeira da Feiticeira, ou caminha 30 minutos em outra direção à praia da Feiticeira. Nós fomos primeiro para a cachoeira, claro. Da trilha, você tem vistas lindas da ilha.

Vista de Ilha Grande da trilha para a cachoeira. Foto: Marcelle Ribeiro

Vista de Ilha Grande da trilha para a cachoeira. Foto: Marcelle Ribeiro

A cachoeira tem cerca de 12 metros de altura e dá para chegar debaixo dela sem muita dificuldade. Há poço médio para banho ao lado da queda d’água. Ficamos uns 30 minutos relaxando lá e depois caminhamos cerca de 30 minutos para a Praia da Feiticeira. Na praia, há uma área de sombra para você esticar a sua canga e uma senhora com um isopor vendendo bebidas geladas e salgadinhos industrializados.

Cachoeira da Feiticeira. Foto: Marcelle Ribeiro

Cachoeira da Feiticeira. Foto: Marcelle Ribeiro

Praia da Feiticeira. Foto: Marcelle Ribeiro

Praia da Feiticeira. Foto: Marcelle Ribeiro

Praia da Feiticeira. Foto: Marcelle Ribeiro

Praia da Feiticeira. Foto: Marcelle Ribeiro

Depois de descansarmos na praia da Feiticeira, pegamos um táxi-boat de lá até a vila de Abraão. Há dois tipos de barco saindo da Feiticeira até Abraão: o táxi-boat, que é mais rápido (leva uns 5 a 10 minutos) e custa uns R$ 15 ou R$ 20 por pessoa e o barco, que demora uns 20 minutos, e custa um pouco mais barato. Abaixo, os horários dos barcos.

Horários de barcos que partem da Praia de Feiticeira. Foto: Marcelle Ribeiro

Horários de barcos que partem da Praia de Feiticeira. Foto: Marcelle Ribeiro

Se você quiser ir só à Praia da Feiticeira ou conhecer a cachoeira com menos esforço, pode pegar um táxi-boat direto da vila de Abraão para a praia da Feiticeira. Da praia até a cachoeira são 30 minutos de caminhada (30 de ida + 30 de volta). Há também passeios que as agências de Abraão oferecem que incluem a praia , a cachoeira da Feiticeira e mais algumas outras praias.

Leia também:

Como montar seu roteiro de 4 dias em Ilha Grande (RJ)

Ilha Grande: roteiro tem praias, ruína de presídio e tartarugas

O passeio de barco mais bonito de Ilha Grande

Em Ilha Grande, Lopes Mendes é praia entre as 10 mais bonitas do mundo

Saiba como escolher seu barco para passear em Ilha Grande

Veja o índice de posts sobre Ilha Grande (RJ)

Reserve sua hospedagem em Ilha Grande pelo Booking clicando aqui e ajude o blog a ganhar uma pequena comissão sem pagar nada a mais! (saiba como funciona essa parceria aqui)

 

Compartilhar este artigo:

Comentários

  1. valeria
    23 mar 2015

    Adorei sua dica de ir a cachoeira da feiticeira meu sonho enfim sera realizado enfim só esperando as ferias

  2. Karinna
    30 out 2015

    Adorei sua dica, irei pratica la!

  3. Simone Carvalho
    06 abr 2016

    Fiz essa trilha em um dos dias das minhas férias. Saí do Rio, peguei a barca em Mangaratiba e, fiz a trilha e voltei ao Rio no mesmo dia.

    O caminho é lindo e um pouco cansativo. Mas vale muito à pena. Super recomendo

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *