Sobre o blog

Criado em março de 2011, o Viciada em Viajar é um blog de viagem que nasceu da minha vontade de ajudar a minha família e meus amigos a planejarem as suas próprias viagens, sem dependerem de agências ou excursões. Sempre me senti meio “presa” em passeios em grupos de desconhecidos, com horários e programação sobre os quais eu não podia opinar. “E se aquele restaurante que a excursão me levou não for tão legal, só estiver incluído no passeio para que os organizadores faturem?”, era uma das perguntas que eu me fazia. “E se o destino X merecesse mais dos que a 1h que a excursão vai nos dar para visitá-lo?”, era outra dúvida cruel.

Assim, juntando a vontade de conhecer o mundo e o meu jeito “planejador”, resolvi que, sempre que possível, viajaria da minha maneira. Mas pesquisar hotéis, passagens e horários de atrações dá um enorme trabalho. E os blogs de viagem foram uma enorme fonte de inspiração (e informação) desde que comecei a planejar as minhas próprias viagens. Então, por que não ter o meu próprio blog?

(Leia aqui o primeiro post do blog)

(Quer receber o Media Kit do blog? Mande um email para [email protected] e a gente manda!)

O objetivo do Viciada em Viajar sempre foi dar dicas bem detalhadas, para que quem está acostumado a viajar em excursão ganhe coragem para ir “desempacotado”. O meu pai foi uma inspiração: ele sempre sonhou em viajar mais, mas percebi que ele tinha um certo “medo” de planejar. Então, pensando nele, eu busco mostrar os “caminhos das pedras” de um jeito fácil, escrevendo como a gente fala, e dando dicas que às vezes podem até parecer meio óbvias, mas que são importantes para quem está começando nesse “negócio” de planejar a viagem. Aqui, eu tento não só te dar o endereço do lugar que é legal visitar, mas falo também dos meios de transporte da cidade, dos tipos de passes de transporte, de como usar os tíquetes e até de como abrir a porta do bonde!

E quem escreve o Viciada em Viajar? A blogueira-viajante que vos fala. Meu nome é Marcelle Ribeiro, nasci em 1980, sou jornalista. Sou baiana com alma carioca e moro no Rio de Janeiro (voltei à cidade maravilhosa depois de 5 anos morando em São Paulo). Escrevo no blog nas horas vagas. Fui repórter por 11 anos de vários veículos grandes de comunicação (jornal O Globo, portais Terra e Uol, rádio CBN), e atualmente trabalho com comunicação empresarial.

mr004 (2)_cortada_2

A blogueira que vos escreve. Foto: Marcos Alves

Sou casada com o maior colaborador do blog: o jornalista Guilherme Calil, mais conhecido aqui como “maridão”. Não temos filhos e viajamos muito juntos, na maioria das vezes, só eu e ele.

(Leia aqui sobre como escolhemos as nossas próximas viagens).

E para você entender um pouco das nossas escolhas de viagem, aí vai um perfil do “jeito Marcelle de viajar”. Já acampei usando mochilão, barraca e saco de dormir (adorooooo!). Já dividi banheiro em albergue com desconhecido na Europa (mas ainda não dividi o quarto!). Já fiquei em pousadinha simples na praia, mas também já fiquei em hotelão pé-na-areia e em all-inclusive. Tenho um estilo mais “econômico” de viajar, mas não exatamente mochileiro. Economizo onde posso (em hotéis, em passagens), mas nunca em entrada para passeios. E não posso saber que estarei de folga num feriado que já corro para os sites das companhias aéreas.

Além do maridão, colaboram para o blog o meu “consultor de coisas de informática” Caio Ribeiro (meu irmão), minha “consultora para assuntos de estilo” Ticianne Ribeiro (minha irmã) e minha “consultora para assuntos financeiros” Adelia Ribeiro (minha mãe). O layout do blog é do Raul Queiroz.

Viciada em Viajar nas redes sociais:

https://twitter.com/ViciadaemViajar

https://pt-br.facebook.com/pages/Viciada-em-Viajar/133088103524530

 

 

Na mídia:

Ouça entrevista sobre o Viciada em Viajar na rádio CBN.