Montar um roteiro pelo Sudeste Asiático não é uma tarefa fácil. Afinal, é longe e caro chegar nesta região do mundo e ela tem muitos países bacanas para você conhecer. Eu já estive 3 vezes com meu marido no Sudeste Asiático e na primeira delas passamos cerca de 20 dias pelos Emirados Árabes, Indonésia e Singapura. Então, neste post, vou te contar bem explicadinho o que fiz em cada dia de viagem para ajudar com o seu planejamento. Se você quiser, pode até copiar o meu roteiro, viu?
Além disso, você também pode clicar no índice abaixo e ir direto ao que procura:
Países do Sudeste Asiático
Quando ir
Como ir
Meu roteiro resumido
Meu roteiro com detalhes
Templo Masjid Sultan, em Singapura. Foto: Marcelle Ribeiro.
Quantos países tem no Sudeste Asiático?
Existem 11 países na região. Vou deixar um mapa do Sudeste Asiático a seguir para você visualizar direitinho, mas são eles:
- Brunei
- Camboja
- Filipinas
- Indonésia
- Laos
- Malásia
- Mianmar
- Singapura
- Tailândia
- Timor-Leste
- Vietnã
Melhor época para ir ao Sudeste Asiático
É muito importante que você pesquise os melhores meses para conhecer os países que você quer antes de planejar seu roteiro pelo Sudeste Asiático. Isso porque nesta região do mundo existe um fenômeno climático chamado “monções”. São ventos sazonais que levam umidade do oceano para o continente. E isso quer dizer: chuva, muita chuva! E chuva forte! Na região, em alguns meses, é comum chover o dia inteiro e por dias e dias seguidos.
Além disso, esses eventos acontecem todos os anos (!!!) e causam muitos transtornos.
A “pegadinha” é que os meses bons para visitar o Sudeste Asiático não são os mesmos em todos os países. Maio, por exemplo, é um ótimo mês pra ir a praias na Indonésia, mas ruim para ir a vários destinos famosos da Tailândia.
Nesta minha primeira viagem ao Sudeste Asiático eu escolhi ir para a Indonésia justamente porque eu precisava tirar férias em maio (e achei que ir a Tailândia neste período seria arriscado demais por causa das chuvas). Singapura entrou no roteiro mais para “compor”, porque eu tinha uns dias sobrando. E visitei os Emirados Árabes porque surgiu uma boa oportunidade financeira e não era alto verão lá ainda.
Praia em Nusa Lembongan, na Indonésia. Foto: Nathália Braga.
Como ir ao Sudeste Asiático?
No momento em que estávamos montando nosso roteiro pelo Sudeste Asiático e decidindo como ir, percebemos que havia alguns voos com escala em Dubai, nos Emirados Árabes. Descobrimos que a companhia aérea Emirates oferecia um stopover gratuito, ou seja, uma parada de 4 dias em Dubai sem custo adicional na passagem.
Optamos por fazer dessa forma e sem dúvidas foi uma excelente escolha! Se não tivéssemos feito essa parada de alguns dias em Dubai, a gente teria passado mais de 23h num avião (14 horas do Rio para Dubai mais 9 horas de Dubai para Bali, na Indonésia. Isso só contando o tempo dentro da aeronave).
Porém, como fizemos o stopover, descansamos e turistamos por 3 dias em Dubai e também em Abu Dhabi, outra cidade dos Emirados Árabes. Só depois disso é que pegamos mais 9 horas de avião para Bali, na Indonésia. Aliás, você pode fazer o stopover tanto na ida quanto na volta.
Portanto, eu super recomendo que você verifique se a Emirates ainda oferece esse stopover e inclua essa “parada estratégica” no seu roteiro pelo Sudeste Asiático. Além disso, vale a pena ficar de olho no site Vai de Promo para conseguir passagens aéreas em promoção! Eu já comprei por lá e deu bem certinho.
Burj Khalifa, em Dubai. Foto: Marcelle Ribeiro.
Meu primeiro roteiro pelo Sudeste Asiático resumido
- Dia 1 – Voo Rio de Janeiro x Dubai
- Dias 2, 3 e 4 – Stopover em Dubai e Abu Dhabi (Emirados Árabes)
- Dia 5 – Voo Dubai x Bali (Indonésia)
- Dias 6 a 12 – Bali (Indonésia)
- Dia 13 – Voo Bali x Singapura + tarde em Singapura
- Dia 14 – Singapura
- Dia 15 – Manhã e tarde em Singapura + voo Singapura x Bali (Indonésia) à noite
- Dia 16 – Barco de Bali para Gili Trawangan (Indonésia) + tarde na praia
- Dias 17, 18 e 19 – Gili Trawangan (Indonésia)
- Dia 20 – Barco de Gili Trawangan para Bali (Indonésia) + descanso em Bali
- Dias 21 e 22 – Voo Bali x Rio de Janeiro, com escala de algumas horas em Dubai
Ou seja, dos 22 dias que separamos para essa viagem, foram 3 dias em Dubai e Abu Dhabi, 12 dias na Indonésia e 2 dias e meio em Singapura. Os outros dias foram usados para deslocamento.
Templo Ulun Danu Bratan, em Ubud. Foto: Marcelle Ribeiro.
Roteiro pelo Sudeste Asiático explicadinho
Emirados Árabes
Abu Dhabi
No 1º dia da viagem, pegamos o avião às 2h no Rio de Janeiro e chegamos em Dubai às 23h do mesmo dia, no horário local. Então, quando chegamos só dormimos no hotel Ibis One Central.
No 2º dia, alugamos um carro pela Rentcars e fizemos um bate-volta para Abu Dhabi, a 1h30 de Dubai. Conhecemos a Sheikh Zayed Grand Mosque, a atração mais incrível! É uma mesquita gigante, toda de mármore, com colunas douradas, lustres, jardins, piscinas, fontes e o maior tapete persa do mundo! Qualquer pessoa pode visitar. Na entrada, as mulheres recebem um vestido comprido e todo fechado para usar lá dentro.
Depois disso, dirigimos até Corniche Road, uma avenida à beira-mar com calçadão. Além disso, fomos na praia de Corniche Beach, que é linda, com a água bem azulzinha e calma. Mas saiba que lá faz um calor surreal! Ainda em Abu Dhabi, almoçamos e visitamos o Emirates Palace Hotel, um famoso hotel 7 estrelas.
Você pode ler mais sobre essas atrações no post sobre o que fazer em Abu Dhabi em 1 dia.
Sheikh Zayed Grand Mosque, em Abu Dhabi. Foto: Marcelle Ribeiro.
Dubai
Foi só no 3º dia que realmente conhecemos Dubai. Visitamos o Museu de Dubai, construído em um antigo forte militar. Ele conta como a região passou de um vilarejo de pescadores a uma metrópole rica. Em seguida, passamos rapidinho no mercado de Bur Dubai, conhecido também como Old Souk. Foi interessante para ver um pouco da rotina dos moradores da cidade, mas os produtos à venda (tecidos, especiarias e lembrancinhas) não chamaram tanto a minha atenção.
Logo em seguida, conhecemos um dos maiores shoppings do mundo: o Dubai Mall. Ele é realmente enormeeee, com várias lojas, praças de alimentação, parques temáticos, ringue para patinar no gelo e basicamente tudo que você possa imaginar.
Depois, subimos no Burj Khalifa, o prédio mais alto do mundo, com 828 metros de altura! Só para ilustrar, ele é mais alto do que o morro do Corcovado, onde fica o Cristo Redentor, no Rio de Janeiro, que tem 710 metros.
Almoçamos por ali mesmo e assistimos ao show de música e água das fontes Dubai Fountain. A nossa última atração do dia foi uma caminhada tranquila no The Walk, no Jumeirah Beach Residence, um complexo residencial, hoteleiro e de compras ao ar livre.
No 4º dia em Dubai, tomamos um banho de mar, descansamos e almoçamos na praia de Kite Beach. À tarde, fizemos um passeio de carro pelas dunas de um deserto ali perto. Depois, fomos levados para umas tendas onde jantamos e vimos uma apresentação de dança.
Leia o post “O que fazer em Dubai” para saber ainda mais sobre todas essas atrações.
Dunas do deserto de Dubai. Foto: Maridão.
Indonésia: Bali
No 5º dia do nosso roteiro pelo Sudeste Asiático, voamos de Dubai para Bali, na Indonésia. Depois, pegamos um táxi para Ubud até o nosso hotel e fomos direto dormir.
Na manhã do 6º dia de viagem, fizemos um passeio de bicicleta por Ubud, onde conhecemos a produção de um café famoso de lá, arrozais e casas da região. Em seguida, fomos para o Ubud Palace, que estava fechado para reformas na época. Ainda assim, conseguimos ver a beleza do lugar e o cuidado dos artesãos para preservar as esculturas.
No 7º dia foi a vez de visitar a Floresta dos Macacos, pertinho do centro de Ubud. Lá, você vê mais de 600 macacos balineses (!) vivendo soltos na vegetação e passando bem perto dos turistas. É muito interessante! Logo em seguida, com um carro e motorista particulares, visitamos o arrozal mais famoso de Bali, o Teggalalang, que tem um visual lindo para admirar. Fomos também ao templo Pura Tirta Empul, onde você pode se banhar nas águas sagradas!
Fizemos um passeio para escalar o vulcão Batur no 8º dia do nosso roteiro pelo Sudeste Asiático. Foi emocionante ver o sol nascer lá de cima! Depois, tomamos banho em piscinas de águas termais e fizemos uma massagem tradicional balinesa em Ubud. À noite, assistimos a um show de Legong, uma dança típica linda, num templo da cidade.
Floresta dos Macacos. Foto: Marcelle Ribeiro.
Mais atrações em Bali
No 9º dia, novamente de carro com motorista particular, fomos tomar um banho na bela cachoeira Gitgit e tiramos foto no mirante dos lagos Tamblingan e Buyan. Além disso, visitamos o Templo Ulun Danu Bratan, que além de ter torres construídas dentro de um lago, tem um belo jardim!
Conhecemos um pouco mais da tradição balinesa em nosso 10º dia de viagem. Visitamos o Templo Pura Besakih, ou Templo Mãe, o maior e mais importante complexo de templos em Bali. Fica um pouco mais distante de Ubud, mas o deslocamento vale a pena. Em seguida, almoçamos na praia de Canggu, ao Sul de Bali, e vimos o sol se pôr no Templo Tanah Lot, que fica dentro de uma rocha na praia. Fizemos tudo isso com carro com motorista particular.
Saímos do nosso hotel em Ubud (o Villa Sabandari) no 11º dia e um motorista particular nos levou para um dia de praias no Sul de Bali. Primeiro, fomos na Thomas Beach, a melhor praia de Bali na minha opinião. Em seguida, almoçamos em Uluwatu e demos um mergulho no mar de lá também.
Depois, conhecemos o templo de Uluwatu, onde assistimos a um show de Kecak, uma apresentação folclórica. Após isso, fizemos check-in em um outro hotel de Bali, mas desta vez no Sul da ilha, em Legian, perto Seminyak (Ping Hotel).
No 12º dia, fomos à praia de Padang Padang com um carro particular. Logo depois, passamos rapidinho pela praia de Bingin e almoçamos em Uluwatu. Fechamos o dia com um drink curtindo a paisagem belíssima do pôr do sol em Seminyak.
Praia de Padang Padang, na Indonésia. Foto: Marcelle Ribeiro.
Singapura
O próximo destino do nosso roteiro pelo Sudeste Asiático foi Singapura. Voamos para lá no 13º dia de viagem, saindo de Bali. O voo durou cerca de 3h. Chegamos no início da tarde e vimos o centro da cidade, a estátua do Merlion, um rio e o luxuoso e diferentão hotel Marina Bay Sands. Dormimos no hotel Summer View.
Nesse mesmo dia, ainda visitamos com calma o Gardens By the Bay e entramos nos jardins pagos de lá. E, olha, é um lugar impressionante! Não só tem um belo jardim como também tem estruturas metálicas enormes que parecem árvores! Além disso, também vimos o show de luzes à noite. Depois, jantamos na região movimentada de Clarke Quay, bem na beira de um rio.
No 14º dia, conhecemos o templo hindu Sri Mariamman, o templo budista Budda Tooth Relic Temple e a mesquita Masjid Sultan. À noite, fizemos um passeio no zoológico de Singapura. Hoje em dia, no entanto, eu não recomendo mais esta atração, porque não apoio a exploração turística de animais em locais fechados. Então, se você vai seguir o meu roteiro pelo Sudeste Asiático, pode separar esse tempo para fazer outra atividade.
No 15º dia, fomos no Jurong Bird Park, um parque com aves. De novo, hoje eu não recomendo mais esse passeio, porque as aves ficam presas. Depois da visita, nós almoçamos e fizemos compras na Orchad Road, uma rua famosa pelos shoppings modernos. No fim da tarde, voei para Bali e dormi em Seminyak (favehotel Sunset Seminyak).
Quer saber mais sobre essa parte do meu roteiro pelo Sudeste Asiático? Leia o post “O que fazer em Singapura”.
Gardens By the Bay, em Singapura. Foto: Marcelle Ribeiro.
Mais Indonésia: Gili Trawangan
O 16º dia de viagem foi dia de conhecer outra ilha na Indonésia! Pegamos um barco de Bali para Gili Trawangan, conhecida por ter as praias mais bonitas do país, com a água bem clarinha, calma e morna. Pois foi justamente na praia que passamos a tarde deste dia. Dormimos algumas noites na ilha.
No 17º dia de viagem, passamos por um treinamento para fazer mergulho de cilindro e ver a vida marinha bem de pertinho. Entretanto, eu não me senti bem. Por isso, só o maridão fez. Ele gostou muito! Com um guia, ele viu peixes, tartarugas e corais. Enquanto isso, fiquei curtindo a praia.
Não conseguimos fazer o que planejamos para o 18º dia em nosso roteiro pelo Sudeste Asiático, porque eu ainda não estava bem. A ideia era fazer um tour de snorkel em duas ilhas próximas: Gili Air e Gili Meno. Mas só ficamos descansando na praia de Gili Trawangan mesmo.
O 19º dia foi mais um dia na praia de Gili T.
Encerrando nosso roteiro pelo Sudeste Asiático, fomos de barco de Gili Trawangan para Bali no 20º dia. Depois disso, descansamos no hotel em Seminyak.
No 21º dia, pegamos um voo da Indonésia para o Brasil, com escala em Dubai. Já no 22º dia, chegamos ao Brasil.
Praia de Gili Trawangan, na Indonésia. Foto: Marcelle Ribeiro.
O que achou do meu roteiro no Sudeste Asiático? Ficou com alguma dúvida? Escreva nos comentários!
Leia Mais:
- Onde ficar em Gili Trawangan (Indonésia)? Veja as “pegadinhas”
- Onde ficar em Bali? O que não te contam sobre regiões + 21 hotéis
- Roteiro na Indonésia: O que fazer em 12 dias? Mini guia prático!
- Viagem a Singapura: quando ir, onde ficar e onde comer
- Onde ficar em Dubai? Veja os melhores bairros e 27 ótimos hotéis
- Seguro Viagem Ásia: vale a pena contratar? Como escolher?
- Tudo sobre a Indonésia
- Tudo sobre os Emirados Árabes
- Hotéis e casas de temporada com desconto no Booking. Reserve agora!!
- Pegue até 30% de desconto em seguro viagem! Clique e veja o cupom!
- Aluguel de carro em até 12X sem IOF aqui!
- Passagens aéreas: até 40% de desconto com o Vai de Promo.
- Confira descontos nas passagens de ônibus na ClickBus!
- Passeios e transfers bem avaliados por turistas na Civitatis com cancelamento grátis.
- Acessórios de viagem na Amazon: confira!
- Tem pet? Tudo pra viajar com ele na Cobasi.
- Ganhe 25% de desconto no nosso chip de celular preferido: cupom VICIADAEMVIAJAR!