Passeios em Dubai: Roteiro para 2 dias de viagem

postado por Marcelle Ribeiro e atualizado em: 30/08/2023

Escolher passeios em Dubai não é tarefa fácil: esta grande cidade do Oriente Médio tem atrações para todos os gostos e, principalmente, bolsos. É possível fazer passeios quase gratuitos ou se esbaldar na riqueza de grandes hotéis, resorts e lojas de luxo. Como estávamos com o orçamento mais apertado, passamos longe das lojas de ouro, mas não deixamos de conhecer alguns ícones de Dubai durante os nossos 2 dias por lá.

Primeiro dia – Um pouco de tudo

Museu de Dubai

Começamos o nosso primeiro dia em Dubai conhecendo um pouco da história da cidade. O Museu de Dubai foi construído em um forte militar que passou por diversas remodelações. Ele tem um bom acervo e mostra como um pequeno povoado de pescadores de pérolas se transformou em uma grande metrópole do Oriente Médio.

Por lá, é possível ver objetos antigos como canhões, armas, barcos e até instrumentos musicais típicos da região. Também foi feita uma reprodução de um mercado de Dubai até a metade do século passado. O objetivo é mostrar como os beduínos viviam em uma região desértica como Dubai.

Museu de Dubai tem barcos usados por antigos moradores. Foto: Marcelle Ribeiro

A visita dura entre 1h30 e 2 horas e há poucas filas. Para chegar, basta usar o metrô, descer na estação Al Fahidi e caminhar por cerca de 10 minutos. O ingresso custa 3 dirhams para adultos (US$ 0,86 ou R$ 2,72) e 1 dirham (US$ 0,27 ou R$ 0,90) para crianças de até 6 anos. O museu funciona de sábado a quinta, das 8h30 às 20h30. Às sextas, abre das 14h30 às 20h30. Só tome cuidado porque o museu tem horários especiais durante o Ramadã (quando fica fechado às sextas).

Mercado de Bur Dubai

Saindo do museu, queríamos conhecer um pouco dos mercados de Dubai. Como estava muito quente, decidimos fazer apenas uma visita rápida ao mercado de Bur Dubai, também conhecido como o Old Souk, que fica perto do metrô Al Ghubaiba.

Já tínhamos visitado mercados em Istambul, na Turquia, e a experiência é bem parecida. Os comerciantes fazem de tudo para chamar a sua atenção. Muitas vezes, principalmente com os homens, eles chegam a ser inconvenientes, puxando pelo braço ou ficando na frente, impedindo a passagem. É só seguir caminhando que eles desistem.

Antigo mercado de Bur Dubai tem várias lojas de tecido. Foto: Marcelle Ribeiro

Confesso que não me impressionei muito com o lugar. É interessante ver um pouco da rotina dos moradores de Dubai, mas os produtos à venda (tecidos, especiarias e muitas lembrancinhas) não chamaram a minha atenção.

O mais legal é dar uma paradinha na beira do rio Creek e acompanhar o movimento das abras, barquinhos que transportam passageiros de uma margem para a outra.

Dubai Mall

Depois de ver como funciona um mercado tradicional, fomos visitar o maior shopping center do mundo, o Dubai Mall. O shopping, inaugurado em 2008, é absolutamente gigantesco e fica dentro de um complexo que também conta com o Burj Khalifa, o prédio mais alto do mundo (vou falar mais sobre ele já, já).

O Dubai Mall tem até um ringue de patinação no gelo! Foto: Marcelle Ribeiro

O Dubai Mall tem até um ringue de patinação no gelo com tamanho oficial! Foto: Marcelle Ribeiro

Dentro do shopping, são lojas e mais lojas para todos os tipos e gostos, várias praças de alimentação, parque temático, ringue de patinação no gelo com dimensões oficiais, um aquário gigantesco (mas com ingressos à parte), fontes com esculturas e, para completar, um show de águas dançantes que atrai uma verdadeira multidão.

Um test drive do aquário do Dubai Mall. Para ver tudo, é preciso comprar ingresso. Foto: Marcelle Ribeiro

Um pouquinho do aquário do Dubai Mall. Para ver tudo, é preciso comprar ingresso. Foto: Marcelle Ribeiro

Prepare suas pernas porque você vai perder umas boas horas para conseguir dar uma olhada em tantas atrações. Mas vou falar com mais detalhes sobre a que achei mais interessante: o show de águas e luzes da Dubai Fountain.

Essa apresentação é realizada várias vezes ao dia em um grande lago artificial que fica dentro do complexo do shopping (mas na parte externa) e combina canhões de água com luz e música. É possível perceber que o show está para começar porque os arredores do lago começam a ficar lotados!

A água pode chegar a 140 metros de altura! Imperdível! Os shows noturnos são realizados entre 18h e 23h a cada 30 minutos e são mais impressionantes que os realizados com a luz do dia. E o melhor: é de graça! Ah, mas dura só uns 3 minutinhos, tá?

O show da Dubai Fountain e, ao fundo, o Burj Khalifa. Foto: Marcelle Ribeiro

Para chegar ao shopping, basta usar o metrô, que tem uma estação com o nome Dubai Mall. Mesmo assim, você não estará tão perto e será preciso caminhar cerca de 15 minutos em uma plataforma climatizada (ainda bem!) para chegar lá.

Burj Khalifa

Com 828 metros de altura, o Burj Khalifa é, de longe, o prédio mais alto do mundo. Ele é tão alto que é maior do que o morro do Corcovado (710 metros), onde está a estátua do Cristo Redentor, no Rio de Janeiro!

São 160 andares no total, mas poucos são abertos ao público em geral. Uma visita básica permite o acesso aos andares 124 e 125. De lá, é possível ter uma vista incrível de Dubai e também uma noção de como a cidade foi construída em um grande deserto.

Vista do lago artificial do Dubai Mall do mirante do Burj Khalifa. Foto: Marcelle Ribeiro

Tem um outro ótimo detalhe: os elevadores do prédio são super rápidos e sobem os 124 andares em apenas 1 minuto! São quase 10 metros por segundo! E você quase não sente mudança nenhuma.

Se você quiser o passeio “básico” para os andares 124 e 125 (At the Top), o ingresso custa a partir de 125 dirhams (US$ 34 ou R$ 113). Já para visitar o andar 148 (At the Top Sky), é preciso pagar a partir de 350 dirhams (US$ 95,26 ou R$ 317). Esses valores são para os horários considerados menos nobres. Se você quiser ver o pôr do sol de lá, o preço sobe para 200 dirhams (básico) e 500 dirhams (Sky).

Cruzamento de pistas expressas em Dubai. Foto: Marcelle Ribeiro.

Quase não dá para ver os carros na rua do alto do Burj Khalifa. Foto: Marcelle Ribeiro.

A entrada para o Burj Khalifa fica dentro do Dubai Mall. Basta seguir as placas de informações que você chega sem maiores problemas.

The Walk no Jumeirah Beach Residence

Para encerrar o primeiro dia em Dubai, jantamos e fizemos uma caminhada noturna no The Walk no Jumeirah Beach Residence, um complexo residencial, hoteleiro e de compras ao ar livre. Sem o sol, a temperatura cai e torna a caminhada bem mais agradável. Por lá, é possível encontrar opções para comer para todos os bolsos e muitos restaurantes têm vista para o mar.

Se você gosta de correr, o The Walk também pode ser uma opção, já que parte da pista tem um piso especial para quem quer praticar atividades físicas.

O The Walk atrai muitos turistas nas noites de Dubai. Foto: Marcelle Ribeiro

Em uma parte fora da orla ainda encontramos um mural do artista brasileiro Kobra! Vale a pena a visita.

Para chegar ao The Walk, use o metrô até a estação Dubai Marina. Depois, é preciso pegar um tram e descer na estação Jumeirah Beach Residence 1. Parece complicado, mas o trajeto não dura mais do que 10 minutos.

Para fazer esse roteiro levamos o dia inteiro, sem direito a passar no hotel para tomar banho antes do jantar. Foi cansativo, mas valeu a pena.

Segundo dia de passeios em Dubai – Praia e safári

O nosso segundo dia em Dubai foi bem mais tranquilo. Tivemos tempo para conhecer uma das praias da cidade e ainda fizemos um passeio pelo deserto dos Emirados Árabes. Tudo sem correria.

Kite Beach

Tínhamos muita curiosidade sobre como seria uma praia em um país muçulmano e, por essa razão, não poderíamos deixar de passar em uma delas durante a nossa estadia em Dubai. Escolhemos a Kite Beach por causa da praticidade, já que o nosso hotel oferecia transporte gratuito até lá. Era só esperar por um ônibus na recepção.

Chegando lá, nos deparamos com uma série de condutas que deveriam ser respeitadas pelos praticantes de kite surf, entre elas ficar longe da areia durante a prática do esporte.

A placa com as regras para os praticantes de kite surf. Foto: Marcelle Ribeiro

Além disso, existem algumas regras para frequentar as praias de Dubai. Por exemplo, você não deve usar roupa de banho fora da faixa de areia. Além disso, é proibido tirar fotos perto da água. É por isso que não temos fotos mais próximas.

Foto de praia em Dubai só assim: longe do mar. Foto: Marcelle Ribeiro

Mas ficamos positivamente impressionados com a estrutura oferecida na praia. Tinha aluguel de confortáveis barracas e cadeiras de praia a 50 dirhams (US$ 13,60 ou R$ 45,28), uma boa estrutura de alimentação, com várias lojas vendendo diversos tipos de comida e até um calçadão para a prática de atividades físicas.

A água é super agradável e muito azul, mas o forte calor impedia que a gente ficasse muito tempo fora da barraca. Ficamos por cerca de 1h30, almoçamos por lá e decidimos pedir um Uber até a estação de metrô mais próxima (Noor Bank) porque não poderíamos esperar o retorno do ônibus do hotel. A corrida não ficou muito cara, cerca de 15 dirhams (US$ 4,10 ou R$ 13,50).

Safári no Deserto

O último dos nossos passeios em Dubai foi um safári pelo deserto dos Emirados Árabes. É um dos passeios mais turísticos de lá e quase todo mundo acaba fazendo. Mesmo sendo um pouco turistão, não nos arrependemos de ter feito.

Pesquisamos bastante as companhias que ofereciam o passeio e acabamos fechando com a Orient Tour, que tinha boas críticas e um bom preço: 340 dirhams para duas pessoas (US$ 93,50 ou R$ 307,50). Como tudo em Dubai, é possível esbanjar nesse passeio. Basta escolher uma empresa mais cara, com serviços exclusivos, que sua conta pode sair bem mais salgada.

O passeio é todo muito bem organizado e seguro. Eles buscam você no hotel em um jipe 4 x 4 (com ar-condicionado) e te levam até um ponto de encontro na entrada do deserto. E lá começa a aventura. Os jipes fazem várias manobras nas dunas e o carro balança bastante. Mesmo assim, não dá pra sentir medo. Os pneus são parcialmente esvaziados para dar mais controle ao carro e os motoristas são muito experientes. Ao longo do caminho, são feitas várias paradas para fotos.

Os jipes balançam nas dunas do deserto, mas com segurança. Foto: Marcelle Ribeiro

Safári no deserto de Dubai. Foto: Guilherme Calil.

Safári no deserto de Dubai. Foto: Maridão

Outra parada interessante é em uma fazenda de camelos. Chamados de “os melhores amigos dos beduínos”, os camelos eram muito utilizados pelos moradores do deserto para transporte e até alimentação.

Depois de balançar nas dunas, chegamos a uma tenda montada pela empresa no meio do deserto. Por lá, é possível conhecer vários aspectos da cultura árabe, como a falcoaria, a produção de café e o uso do shisha, um narguilé que mistura vapor com alguns aromatizantes.

Além disso, é possível fazer um breve passeio de camelo (recomendo, mas tome cuidado na hora que o bicho senta para você descer dele) e até sandboard ou andar de quadriciclo (esse último é cobrado à parte).

Além disso tudo, nós acompanhamos shows de dança enquanto os guias preparam o jantar. Eles oferecem saladas, coalhada, húmus, arroz com lentilhas e três tipos de carne. Só é preciso tomar cuidado com as carnes porque algumas são mais apimentadas. A bebida não alcoólica já está incluída no preço do passeio.

Depois disso, os guias levam todo mundo de volta para os hotéis. Vale a pena reservar uma tarde/noite para fazer o passeio, que começa às 15h (quando nos pegaram o hotel) e terminba às 21h (horário em que chegamos no hotel).