Como descobrir a previsão do tempo meses antes da viagem

postado por Marcelle Ribeiro em 07/04/2011 - Atualizado em: 24/07/2017
Compartilhar este artigo:
Atualizado em 24/07/17

Antes de decidir viajar para qualquer lugar, a primeira coisa que eu faço é descobrir a previsão do tempo para os lugares aos quais pretendo ir. Sempre que eu quero ir para algum lugar de praia, eu primeiro investigo que região do Brasil (ou de outros países) terá o clima propenso na época em que tenho para viajar. Até porque aquele ditado de que “no Nordeste tem sol todo dia” é balela. Toda região tem um mês mega chuvoso (ou até mesmo vários!!). E tem regiões que só tem graça se tiver chovido um pouco antes nos meses anteriores, como Lençóis Maranhenses, que precisa de água para encher os lençóis!

Só depois que checo a previsão é que compro passagens, reservo hotéis, etc.

Pôr do sol em Santorini, na Grécia. Foto: Marcelle Ribeiro.

Pôr do sol em Santorini, na Grécia. Foto: Marcelle Ribeiro.

Mas como saber a previsão do tempo meses antes da data da viagem?

É simples. Há vários sites que têm a média histórica mês a mês, com dados como temperatura e probabilidade de chuva. Ou seja, eles analisam como ficou o tempo por anos e anos e tiram uma “média”. É claro que pode haver anos atípicos, mas, no geral, dá certo.

Para destinos no Brasil, eu olho sempre o Climatempo – http://www.climatempo.com.br/, um instituto de meteorologia brasileiro bem confiável. Entre no site, coloque o nome da cidade desejada.

climatempo_busca

e desça a barra de rolagem até achar a parte de “Médias Históricas”.

climatempo_media

 

Clique na setinha azul da direita e vai aparecer um monte de dados, como essa abaixo.

climatempo_resultado

Para destinos internacionais, o site Wheather Channel costumava ter as médias de vários lugares do mundo, mas na última vez que chequei, eles não tinham mais esse serviço.

Eu normalmente procuro sites de institutos de meteorologia do local para onde vou, mas nem sempre acho. Daí sigo o que fala o site de turismo oficial do local. Para achar o site de turismo, coloque as palavras “visit”, em inglês, e o nome da cidade para onde você vai no Google.

Se mesmo assim eu não encontrar, eu Googlo por “average temperature month” e o nome da cidade ou “average rain month” e o nome da cidade. Quando faço isso, sempre aparecem sites mais “genéricos” de previsão do tempo. Não sei se são super confiáveis, mas eu costumo seguir o que me parece mais detalhado.

Para quem curte praia, indico este post aqui do blog Viagem na Viagem, o Ricardo Freire dá a dica de que épocas do ano são mais legais para visitar os destinos de praia mais procurados do Brasil (e não só as capitais) e no Caribe.

 

Já tem seguro de saúde internacional? Faça pela Mondial por esse link e ganhe desconto

Pensando em alugar um carro para conhecer Bali? Pelo Rentcars você reserva nas maiores operadoras do mundo, ganha desconto e ajuda o blog.

Reserve seu hotel este link do Booking (que tem o meu código) e ajude o blog a ganhar uma pequena comissão.

 

Leia também:

Como economizar na viagem ao exterior e no Brasil

Quantos dias ficar em cada lugar na viagem: dicas práticas

Mais fotos e curiosidades da Indonésia no nosso Facebook (https://www.facebook.com/viciadaemviajar/), Instagram (https://www.instagram.com/viciada_em_viajar) e Twitter (https://twitter.com/ViciadaemViajar).

Compartilhar este artigo:
Publicado por Marcelle Ribeiro

Jornalista, baiana, mas há mais de 20 anos moradora do Rio de Janeiro. Nos seus mais de 30 anos de vida, já viajou sozinha e acompanhada. Casada com o Guilherme, petlover e viciada em pesquisar novos destinos.

Comentários

  1. CARLOS
    27 mar 2017

    Parabéns pelo site, muito elucidativo. Estou de viagem agora em abril para Buenos Aires e creio que as dicas serão muito uteis. Obrigado
    Carlos

  2. Viviane
    11 maio 2017

    Muito legal suas dicas! Já peguei dias muito chuvosos em João Pessoa no mês de junho. Foi muito ruim. Choveu tanto que nem fui a praia.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *