Onde ficar em Dubai, melhor época para ir, quantos dias: guia essencial!

postado por Marcelle Ribeiro e atualizado em: 31/10/2022

Dubai é surpreendente. Passei 2 dias lá (mais 1 dia em Abu Dhabi) e achei incrível. Prédios enormes, com aquelas torres modernosas e altonas, safári, mercados, museus, show de águas em fontes, e até praias com água azulzinha. Mas decidir onde ficar em Dubai não é molezinha e é preciso muita análise. Escolher a melhor época para ir a Dubai também é importante, para não correr o risco de não aproveitar. Neste post eu falo ainda sobre quantos dias ficar em Dubai e meu roteiro Dubai Abu Dhabi. Se preferir, clique no índice!

Onde ficar em Dubai – 8 bairros
Melhor época para ir a Dubai
Como ir para Dubai
Visto para Dubai
Quantos dias ficar em Dubai
Dubai Roteiro
Viagem para Dubai – Custo

Onde ficar em Dubai – 8 bairros

Decidir onde ficar em Dubai vai depender da região em que você se hospedar, de quanto luxo você quer, quanto pretende economizar e quanto tempo está disposto a perder em deslocamentos. A cidade é grande!

Deira: para hotel barato em Dubai

Para quem prioriza hotel barato em Dubai, saiba que é no bairro de Deira que eles se concentram.  Este bairro tem a cara da “Dubai antiga”, com prédios baixos, sem graça e pouca vida noturna. Pelo que li, é meio caidinho. Como eu queria ficar mais próxima dos arranha-céus e da Dubai moderna, descartei.

Na hora de decidir onde ficar em Dubai, você até pode se hospedar em Deira e ir de metrô para o resto da cidade, mas saiba que ela não é pequena como os mapas te levam a pensar. Ou seja, de Deira até algumas atrações turísticas é meio demorado, mesmo de metrô. E isso pode acabar impactando em quantos dias ficar em Dubai, porque é preciso considerar as horas perdidas em deslocamento.

Uma opção em Deira é o hotel Novotel Deira, com nota 8 no Booking.

Bur Dubai: econômico

Percebi que o bairro de Bur Dubai, vizinho a Deira, também é uma opção bem econômica de onde ficar em Dubai, mas também não tem a cara de cidade moderna que eu queria. E se é por essa modernidade que Dubai é conhecida, achei que ficar na parte “velha” da cidade ia me frustar. Eu queria a Dubai dos arranha-céus e isso não tem nem em Deira nem em Bur Dubai.

Uma opção interessante em Bur Dubai é o Majestic City Retreat Hotel, que tem nota 8 no Booking.

Onde ficar em Dubai com praticidade: Trade Center District

Eu me hospedei no Ibis One Central, num bairro que se chama Trade Center District. Fica na área moderna da cidade, perto de prédios altões. A 500m a pé tem a estação de metrô World Trade Center, um mini-mercado super mão na roda (onde compramos nosso café da manhã), uns 5 restaurantes e umas 5 lanchonetes fast food. Não era super perto de atrações turísticas, mas com uns 20 minutos de metrô, chegamos a várias delas. Não é perto da praia.

Eu gostei de ter ficado lá e indico, pela praticidade da localização e pelo ótimo custo-benefício. Pagamos cerca de R$ 250 (ou 287 AED – preço de 2017) a diária num quarto duplo com ar-condicionado, frigobar, TV e cama confortável e limpo, naquele padrão Ibis que é o mesmo no mundo todo.

Como o café da manhã (pago à parte) era caríssimo (cerca de R$ 50 por pessoa), a gente comprou pão, suco e frios no mercado (pagamos cerca de R$ 50 para o café da manhã de 2 pessoas para 3 dias, ou seja, 6x menos).

ibs trade center district dubai

Íbis Trade Center District. Foto: Booking.com.

Downtown Dubai

Quem busca onde ficar em Dubai e quer estar bem perto de várias atrações turísticas, pode ficar em Downtown Dubai. Ele fica pertinho do principal ponto turístico da cidade, o edifício Burj Khalifa. Ali é super mão na roda para ver não só o prédio mais alto do mundo, como o show de luzes que tem ao lado dele, o aquário de Dubai, um shopping gigantesco… E esta região tem metrô.

Um hotel famoso e com vista para o Burj Khalifa é o The Palace Downtown.

Dubai Fountain e Burj Khalifa,

Dubai Fountain e Burj Khalifa, em Dubai. Foto: Marcelle Ribeiro

Onde ficar em Dubai com muito luxo: Palm Jumeirah, Jumeirah Beach

Fica em Palm Jumeirah um hotel super famoso e carésimo: o Atlantis The Palm, que tem um formato bem diferente. Você certamente já viu fotos dele. Sim, esta é uma região bem cara de se hospedar.

Outra opção interessante de onde ficar em Dubai é Jumeirah Beach, é uma das principais praias da cidade. É lá que fica o super luxuoso e carésimo hotel Burj Al Arab. Mesmo que você não tenha como se hospedar lá, vale a pena passar perto para ver a arquitetura super diferente do prédio, que lembra uma vela de barco. Mas o metrô não chega muito perto da praia, então você vai ter que pegar um Uber da estação até a areia.

Ah, e se você optar pela melhor época para ir a Dubai, vai conseguir curtir a praia, que proporciona um banho delicioso! Confira como foi nossa experiência na praia em meio a hábitos tão diferentes neste post.

burj al arab onde ficar em dubai

Hotel Burj Ar Arab. Foto: Booking.com

onde ficar em dubai atlantis the palm

Vista aérea do Atlantis The Palm. Foto: Booking.com

Dubai Marina e Jumeirah Beach Residence  (JBR)

Se eu tivesse mais grana, teria ficado em bairros como Jumeirah Beach Residence (conhecido como JBR), que é bonito, luxuoso e com áreas verdes. Nós até fomos lá de carro passear, ver as lojas chiques e jantar. Uma pena que o metrô não chega muito perto, você tem que pegar um bonde a partir do metrô ou um Uber. Nesta região tem um calçadão bonito, gostoso de passear mesmo à noite. Ou Dubai Marina, que também pareceu bem agradável.

Tecnicamente essa também uma região que dá para curtir praia.

Uma opção de hotel em JBR de onde ficar em Dubai é o Sofitel Dubai Jumeirah Beach.

Melhor época para ir a Dubai

Agora que você já tem ideia de onde ficar em Dubai, é importante entender quando é bom ir para lá. Não é em qualquer mês não!

Uma das duas principais cidades dos Emirados Árabes Unidos, Dubai tem temperaturas inacreditavelmente altas dependendo da época do ano. Tipo mais quente que o Rio de Janeiro no verão.

Eu fui no início de maio, que é quando começa o verão deles e teve atrações que eu desisti de conhecer porque não aguentava andar na rua de tão quente. Na praia, a nossa vontade era ficar na água o tempo todo, apesar de termos alugado guarda-sol. Ou seja, definitivamente não é a melhor época para ir a Dubai.

De maio a setembro, a temperatura média vai de 31 a 36 graus, mas a máxima passa fácil dos 40 graus. Ou seja, também não é a melhor época para ir a Dubai. Para vocês terem ideia, até o ponto de ônibus de Dubai tem ar-condicionado, de tão quente que a rua é.

Os outros meses são melhores e o mês mais frio é janeiro, em que a média fica na casa dos 19 graus. Chove pouquíssimo em qualquer época do ano lá, então não se preocupe com isso. E isso significa que…a melhor época para ir a Dubai é de outubro a abril.

Para ter mais detalhes de quando é a melhor época para ir a Dubai, veja a temperatura média mensal e as previsões de chuva em cada época do ano na cidade.

Como ir para Dubai

Várias empresas aéreas ligam o Brasil aos Emirados Árabes Unidos. A Emirates é a maior empresa de Dubai, e o voo a partir do Rio de Janeiro, direto, leva 14h. Também há saídas diretas de São Paulo. A Etihad voa direto do Brasil para Abu Dhabi, cidade dos Emirados Árabes que fica a 2h de carro de Dubai e que merece 1 dia do seu roteiro. Outras empresas europeias voam para os Emirados Árabes Unidos, com escala na Europa.

Visto para Dubai

Brasileiros não precisam mais de visto para ir a Dubai, desde que fiquem até 90 dias.

Quantos dias ficar em Dubai

Eu fiquei apenas 3 dias inteiros nos Emirados Árabes Unidos. Passei dois dias conhecendo Dubai (veja aqui o meu roteiro detalhado na cidade) e em um outro dia fiz um bate-volta a Abu Dhabi, cidade a 2h de carro de Dubai. Deu para conhecer as principais atrações, mas se você me perguntar quantos dias ficar em Dubai eu te digo que é melhor passar 4 ou 5 dias dias. Assim, você conhece mais praias e parques aquáticos e dá para ter mais tempo para se adaptar à diferença de fuso horário (7h a mais que no Rio).

Vou falar abaixo do meu roteiro e, em seguida, o que eu gostaria de ter feito na cidade se na hora de decidir quantos dias fica em Dubai eu tivesse optado por cinco (ou até mais!).

Dubai Roteiro

Dia 1

Cheguei às 23h em Dubai. Aluguei um carro e fui para o hotel dormir.

Dia 2

O meu roteiro Dubai e Abu Dhabi começou em Abu Dhabi, apesar de eu ter decidido que o melhor era me hospedar em Dubai.

Passeio o dia todo em Abu Dhabi, para ver a incrível mesquita Sheik Zayed, a praia e o hotel 5 estrelas Emirates Palace. (Saiba mais sobre o nosso bate-volta a Abu Dhabi neste post).

Mesquita Sheik Zayed Abu Dhab

Mesquita Sheik Zayed, em Abu Dhabi. Foto: Marcelle Ribeiro

Dia 3

A manhã foi dedicada ao Dubai Museum e a um mercado próximo, na região antiga da cidade. Como não optamos pela melhor época para ir a Dubai, não aguentamos de tanto calor ao ar livre e não exploramos mais o centro. À tarde, almoçamos no shopping Dubai Mall (o maior do mundo), subimos na torre do prédio Burj Khalifa (o mais alto do mundo), depois passeamos um pouco no Dubai Mall e vimos o Dubai Aquarium (só a parte grátis dentro do shopping).

Não importa quantos dias em Dubai você tem, ir a esta parte da cidade é obrigatório!

No início da noite vimos o show de luzes e água na Dubai Fountain (que faz parte do complexo do Dubai Mall). Jantamos na orla da praia de Jumeirah Beach Residence (região chamada de The Walk JBR).

urj Khalifa onde ficar em dubai

Vista do alto do prédio Burj Khalifa. Foto: Marcelle Ribeiro.

Cascata shopping Dubai Mall

Cascata artificial no shopping Dubai Mall. Foto: Marcelle Ribeiro.

Dia 4

Manhã dedicada a curtir a praia Kite Beach, de onde vimos o luxuoso e diferentão hotel Burj Al Arab e onde almoçamos. Voltamos para o hotel, tomamos banho e às 15h, uma agência de passeios nos buscou para o safári no deserto, para curtirmos as dunas, pôr do sol, camelos e shows. Sim, na hora de decidir quantos dias ficar em Dubai, você não pode esquecer de separar um deles para o safári, que é muito divertido!

Chegamos no hotel de volta às 21h. (Veja os detalhes dos passeios em Dubai que fizemos nesses dois dias).

mulher caminhando deserto dubai safari

Safári no deserto de Dubai.

No dia seguinte fomos para o aeroporto bem cedo.

Dubai – Roteiro com mais dias

Por que na hora de decidir quantos dias ficar em Dubai eu não optei por ficar mais dias? Porque o meu destino “principal” das férias era a Indonésia e conhecemos os Emirados na nossa escala. É que o voo do Rio para Bali (na Indonésia) fazia escala em Dubai e a Emirates nos permitia ficar 96h em Dubai sem ter que pagar nenhum acréscimo na passagem aérea.

Ou seja, decidimos quantos dias em Dubai teria a viagem em função da escala.

Daí a gente aproveitou e fizemos um roteiro Dubai e Abu Dhabi nestes pouco mais de 3 dias.

O que ficou faltando conhecer:

O que você pode ver se na hora de decidir quantos dias ficar em Dubai for “generoso”:

– O parque aquático Atlantis The Palm, com sua praia e piscinas, especialmente se você optar pela melhor época para ir a Dubai. Não conheci por falta de tempo, pois levaria um dia inteiro.

– O Dubai Aquarium por dentro. Faltou tempo para mim.

– Conhecer um pouco mais do centro antigo, como passear de barco pela baía de Dubai Creek, e conhecer o Mercado de Especiarias de Deira. Como não optei pela melhor época para ir a Dubai, peguei um calor insuportável, que nos fez desistir de fazer esse passeio.

– Fazer um passeio de barco pela região da Marina (não fiz porque faltou tempo).

– Conhecer outras praias de Dubai (me faltou tempo).

– Curtir praia em Abu Dhabi (me faltou tempo).

– Curtir a noite em Dubai. Como eu penei para me adaptar ao fuso horário (7h a mais que no Rio de Janeiro), chegava caindo de sono no hotel todos os dias.

– Fazer algum outro bate-volta, como um safári marítimo a Musandam, no Golfo de Omã.

Viagem para Dubai – Custo

É claro que o custo da viagem vai depender da sua decisão de quantos dias ficar em Dubai. Confira em detalhes quanto custa viajar para Dubai neste post.

Moeda

A moeda usada em Dubai é o Dirham (sigla é AED). Em 31/05/2017, 1 AED = R$ 0,88. Quando chegar, troque seus dólares ou euros por dirhams, pois moedas estrangeiras não são aceitas no comércio nem hotéis por lá. Eu troquei o meu dinheiro todo em uma casa de câmbio do aeroporto mesmo. Sei que a cotação em aeroporto nunca é boa, mas foi prático.