Dicas sobre Punta Cana: 13 erros que você deve evitar

postado por Marcelle Ribeiro e publicado em 13/02/2026

Muita gente comete alguns erros ao planejar uma viagem para Punta Cana. Eu estive não apenas lá, mas também em outros destinos de praia lindos da República Dominicana. Neste post eu vou te dar várias dicas sobre Punta Cana e também de outros destinos do país, como Bayahibe e Isla Saona.

Vamos aos erros que você deve evitar cometer, pra não passar perrengue!

1 – Não saber o que é preciso para entrar em Punta Cana

Uma das primeiras dicas sobre Punta Cana é que para entrar lá você precisa de um passaporte com validade de pelo menos 6 meses. Além disso, é necessário também preencher um formulário do governo da República Dominicana chamado E-ticket antes de embarcar, pois você vai ter que mostrá-lo no aeroporto. É de graça.

Outro documento importante que você vai ter que ter em mãos é o Certificado Internacional de Vacinação comprovando que você tomou vacina contra a febre amarela há mais de 10 dias. Ah, e turistas brasileiros não precisam de visto para entrar na República Dominicana.

dicas sobre punta cana barcos pessoas mar

Praia Bávaro, em Punta Cana. Foto: Marcelle Ribeiro.

2 – Ir numa época ruim

Uma das mais importantes dicas sobre Punta Cana que eu posso dar é: não compre a passagem aérea antes de ler bem sobre as melhores épocas para ir pra lá.

É que em alguns meses do ano há risco de furacão em Punta Cana e na República Dominicana como um todo. São eles: agosto, setembro, outubro e novembro. Eu não iria nestes meses.

Além da temporada de furacões, você tem que considerar que há meses mais chuvosos que outros. E também que tem meses em que as praias da região são atingidas por toneladas de algas. É o que chamamos de sargaço. Esse fenômeno está ficando cada vez mais comum em Punta Cana e pode estragar a sua viagem.

As algas se acumulam em grande quantidade, deixando a cor do mar marrom, e não aquele azul claro lindíssimo que a gente espera de um destino como esse. Além disso, elas causam mal cheiro e tornam o banho de mar desagradável. A época em que tem mais sargaço na região é de junho a agosto.

E a chuva? Nos meses de janeiro, fevereiro, março, abril, junho, julho e dezembro chove bem pouco em Punta Cana. Maio é um mês que chove um pouco mais, mas uma quantidade que ainda dá para arriscar.

dicas sobre punta cana sargaco

Sargaço na praia de Punta Cana. Foto: Marcelle Ribeiro.

Dicas sobre Punta Cana: melhores meses

Mas qual a melhor época para ir para Punta Cana? Pelo o que eu li, é em dezembro, pois não tem risco de furacão, quase não chove e é um dos meses que tem menos sargaço.

Mas, não se esqueça que além de Punta Cana, a República Dominicana tem outras praias lindas, onde é muito mais raro ter sargaço, como Bayahibe, Dominicus e Isla Saona, que ficam perto de Punta Cana aliás. Caso você foque sua viagem mais nesses lugares, vá em janeiro, fevereiro, março, abril, junho, julho e dezembro.

Eu fui em dezembro e não vi nenhum sargaço em Bayahibe e nem na Ilha Saona. Peguei dias de sol lá. Porém peguei dias nublados e meio chuvosos em Punta Cana e com um pouco de sargaço, como aparece nas fotos deste texto.

3 – Não saber direito como ir a Punta Cana

O terceiro erro que as pessoas cometem é não saber comprar passagem para Punta Cana. Lá tem aeroporto, que inclusive recebe voos diretos de São Paulo. Aliás, tem até uma companhia low cost, ou seja, barateira, que voa do Brasil para Punta Cana. É a Arajet.

Para comprar passagens aéreas com até 30% de desconto eu recomendo este site, onde eu mesma já comprei e deu tudo certo. Mas pra essa viagem a Punta Cana eu comprei minhas passagens com milhas da Smiles. Voei pela Avianca, com escala na Colômbia.

piscina coqueiros dicas sobre punta cana

Piscina no resort em Punta Cana. Foto: Marcelle Ribeiro.

4 – Achar que o transporte público lá é fácil

Essa é uma das dicas sobre Punta Cana que eu vi pouca gente falando. Transporte público por lá não é fácil. Pelo que eu li, ele é bem precário e confuso nesta região do país. São aquelas vans tipo “lotada”, desorganizadas.

Caso você queira conhecer várias regiões da República Dominicana, pode valer a pena alugar um carro. Eu recomendo dois sites para aluguel de carro. Neste você tem 5% de desconto com o cupom VICIADAEMVIAJAR. Já aluguei nele mais de 20 vezes, em vários países do mundo, e sempre deu tudo certo. Além disso, dá pra parcelar em até 12x sem juros!

este outro site de aluguel de carro recebeu diversos prêmios importantes. Também já reservei nele e gostei.

Agora, se você pretende apenas curtir seu hotel e fazer um passeio ou poucos deslocamentos na sua viagem para Punta Cana, pode valer mais a pena contratar passeios em grupo e transfer para o aeroporto. Foi o que eu fiz. Contratei meu passeio e os meus transfers num site onde eu sempre compro tours e gosto bastante.

5 – Achar que não tem muito o que fazer em Punta Cana

Quando eu estava lendo algumas dicas sobre Punta Cana, vi muita gente dizendo que não tem nada pra fazer por lá, apenas ficar descansando no hotel. Mas percebi que não é bem assim.

Além de aproveitar o resort e a praia dele, dá para fazer vários passeios de dia inteiro, como para Isla Saona, Samaná (região de praias), Isla Catalina (que também tem praias lindas) e pra Santo Domingo, a capital do país. Pra quem curte balada, tem festas no famoso Coco Bongo.

Destes tours que eu citei acima, o mais famoso é para Isla Saona, que para em praias lindíssimas. Aliás, bem mais bonitas que as de Punta Cana mesmo. Eu mesma fiz um passeio para lá, que incluía uma parada em Altos de Chavón. Pelo o que eu li, é o passeio mais completo. Vale super a pena, mesmo que isso signifique perder um dia inteiro de all inclusive no resort. Saiba mais no post especial sobre a Isla Saona.

mar barcos praia

O lindo mar de Isla Saona. Foto: Marcelle Ribeiro.

6 – Não separar um tempo para o resort

Se você não curte ficar o tempo todo só deitado na espreguiçadeira da praia ou da piscina, saiba que geralmente os resorts têm muitas atividades para animar o seu dia. Eles oferecem aulas de danças como merengue, bachata, salsa… Além disso, tem yoga e aula de ginástica na piscina.

Também dá para malhar na academia, jogar tênis ou vôlei de praia e fazer sauna. É bem comum também que os resorts disponibilizem caiaques, pranchas de stand up paddle, pequenos veleiros e pedalinhos aquáticos para você aproveitar no mar.

Na parte da noite, todos os dias o meu resort tinha show cover de algum artista famoso. Teve dia que até teve silent disco, uma discoteca “silenciosa”, em que cada pessoa dança com um headphone na cabeça, com músicas diferentes! Achei super divertido!

Todas essas atividades que mencionei eram oferecidas sem custo extra no Secrets Royal Beach Punta Cana, resort onde eu fiquei. Já estavam inclusas no valor da diária. Ah, e pagando uma taxa extra dava para fazer massagens no spa.

pessoas dancando pista

Silent Disco. Foto: Marcelle Ribeiro.

praia aula danca pessoas

Aula de merengue. Foto: Marcelle Ribeiro.

7 – Não entender a diferença das praias

Algumas praias de Punta Cana têm mais ondas do que outras. A praia mais famosa é de Bávaro, que tem ondas mais fracas. Inclusive foi onde eu me hospedei.

Recomendo que antes de reservar seu hotel, você pesquise melhor sobre as praias de Punta Cana. Além de Bávaro há Macao, Arena Gorda, Uvero Alto e Cabeza de Toro. Todas elas têm hotéis. E claro, o ideal é que você se hospede numa praia que seja do jeito que você gosta.

dicas sobre punta cana praia mar

Praia de Bávaro em dia chuvoso e nublado. Foto: Marcelle Ribeiro.

8 – Errar na escolha do hotel

Agora vêm algumas das minhas mais preciosas dicas sobre Punta Cana, que eu penei pra entender e que ninguém fala. Sim, vamos falar sobre a difícil tarefa que é escolher um hotel por lá.

Nessa região tem mais resorts grandões que hotéis “normais” e apartamentos por temporada. A maioria dos resorts funciona no esquema all inclusive, ou seja, em que a diária inclui todas as refeições e bebidas (alcoólicas também). Além disso, atividades de lazer e acesso à estrutura na praia e piscinas também são liberados.

Minha primeira recomendação é: fique atento ao escolher seu hotel, porque uma mesma rede hoteleira pode ter dois ou mais resorts em Punta Cana. Às vezes bem próximos um do outro e com nomes muito parecidos.

Comidas e bebidas

E em relação a comida? Normalmente os resorts têm um restaurante que funciona no esquema buffet para café da manhã, almoço e jantar. Além disso, eles têm uns 5 a 10 outros restaurantes que abrem apenas para jantar, na modalidade à la carte.

comida almoco buffet

Buffet do almoço no Secrets. Foto: Marcelle Ribeiro.

Porém, em alguns resorts, é preciso que você faça reserva com horário marcado para jantar em um desses restaurantes à la carte. E como são muitos hóspedes, talvez você não consiga vaga para jantar no horário exato que você queria.

No Secrets Royal Beach Punta Cana, onde me hospedei, havia diversos restaurantes à la carte, mas não era preciso reservar horário. Foi bem tranquilo! Peguei fila apenas uma vez e foi rápida.

Ah, e mesmo nos restaurantes à la carte você pode comer quanto quiser. Ou seja, você pode pedir 5 entradinhas, 2 pratos principais, etc.

Leia com atenção os comentários dos hóspedes sobre a qualidade da comida e da bebida do resort antes de reservá-lo. Principalmente se você estiver cogitando ficar num resort all inclusive, porque todas as suas refeições vão ser lá. Resorts mais baratos tendem a ter bebidas de marcas inferiores e comidas mais simples.

comida dicas sobre punta cana

Comida em restaurante à la carte. Foto: Marcelle Ribeiro.

Levante pra se servir

Outro erro comum é achar que vai ter garçom o tempo todo na praia e na piscina para te servir comidas e bebidas. Não é bem assim. Na maior parte do tempo você vai ter que se levantar para ir ao bar mais próximo buscar o que quer.

Aliás, leve um copo térmico grande do Brasil para Punta Cana. É que lá os bares das piscinas e da praia dos resorts costumam servir as bebidas em copos pequenos e de plástico.

Que tipo de quarto reservar?

Esta foi uma das dicas sobre Punta Cana que só quem consegue te dar é quem de fato foi pra lá, como eu.

Antes de viajar, fiquei muito na dúvida se valia a pena reservar um quarto mais premium no resort. E te digo que isso vai depender do tipo de resort em que você está cogitando ficar.

Normalmente os hotéis de lá têm quartos comuns e quartos “premium” (ou “preferred” ou outros nomes similares). E os quartos comuns são obviamente mais baratos. Em geral o nome do quarto já indica se ele é “premium” ou não.

Quartos mais “premium” são maiores, mais bem localizados (com vista para o mar), mas também têm outras vantagens, menos óbvias.

Quando você se hospeda num quarto mais “premium” você tem prioridade na hora de reservar os horários do jantar nos restaurantes à la carte. Isso caso o seu hotel funcione com reserva para restaurantes. Ou seja, ficando num quarto premium, você aumenta muito a chance de jantar no restaurante que você quer, no horário que você quer.

Além disso, quartos “premium” dão direito a almoçar e tomar café da manhã na modalidade à la carte, e não só no buffet. Outra vantagem é que hóspedes de quartos “premium” têm acesso a piscinas e áreas na praia exclusivas. Ou seja, fica bem mais fácil conseguir uma espreguiçadeira na sombra na praia, por exemplo.

dicas sobre punta cana quarto hotel cama

Quarto do Secrets Royal Beach Punta Cana. Foto: Marcelle Ribeiro.

Sombra na praia

Um fator decisivo na hora em que fui escolher meu hotel em Punta Cana foi ter sombra na praia. E pra conseguir isso é muito importante ver bem as fotos dos hotéis antes de reservar.

Eu quase reservei um resort que é super famoso entre brasileiros, com comida muito elogiada, mas que só tem uns coqueirinhos pequenos pra fazer sombra na praia. Não há quiosque de palha e nem nada mais. Como eu gosto de ficar protegida na sombra na praia, isso foi fundamental!

O meu resort em Punta Cana (Secrets Royal Beach Punta Cana) tinha sombra de sobra na praia, mesmo para quem não tinha reservado o quarto premium (meu caso). E olha que eu chegava na praia no final da manhã!

Muitos hóspedes colocavam toalha pra “reservar” espreguiçadeiras desde cedo, e nem aparecem lá. Sem noção, né? O hotel tinha placas dizendo que isso era proibido, mas não vi nenhum funcionário fazendo nada sobre o assunto. Ainda assim, consegui sentar na sombra sem problemas.

dicas sobre punta cana espreguicadeiras praia

Espreguiçadeiras na praia. Foto: Marcelle Ribeiro.

Por que eu não reservei quarto “premium”?

Eu fiquei num quarto “comum” no Secrets Royal Beach Punta Cana e não me arrependi. Ele não precisa de reserva para jantar nos restaurantes à la carte e isso não foi um problema. Comi nos lugares que eu queria, no horário que eu queria, praticamente sem pegar fila. Além disso, havia sombra de sobra na praia e na piscina, mesmo para quem não era “premium”.

9 – Ir pra Punta Cana sem seguro viagem

Não é obrigatório ter seguro viagem para ir pra República Dominicana, mas não é nada esperto viajar sem um. Afinal, mesmo que você fique só no hotel, sempre tem a chance de você ter uma insolação, passar mal por beber demais ou torcer o pé fazendo alguma atividade.

Eu sempre viajo com um seguro viagem. E recomendo o site Seguros Promo, onde você pode comparar seguros de diversas empresas conhecidas de forma simples e fácil. Basta colocar alguns dados básicos na tela inicial do site e ele vai mostrar várias opções. Dá pra usar filtros para que sejam exibidos seguros com os pré-requisitos que você quer.

Eu mesma já comprei seguro viagem várias vezes com o Seguros Promo e sempre deu tudo certo. Inclusive, em duas das diversas viagens que já fiz protegida pelo Seguros Promo eu tive que acionar o seguro por causa de problemas de saúde. E tudo ocorreu bem.

E temos cupom de desconto! Com o cupom VICIADA20 você consegue 20% de desconto em qualquer comprar no Seguros Promo.

Seguro Viagem:
America Central
AC 150 PROMOCIONAL AM. LATINA (Exceto EUA) COVID-19 AC 150 PROMOCIONAL AM. LATINA (Exceto EUA) COVID-19
Assistência médica USD 150.000
Bagagem extraviada USD 1.200
*Valor referente a 7 dias de viagem.
Affinity 40 Essential Mundo (exceto EUA) +Covid19 Affinity 40 Essential Mundo (exceto EUA) +Covid19
Assistência médica USD 40.000
Bagagem extraviada USD 500 (COMPLEMENTAR)
*Valor referente a 7 dias de viagem.
Novo UA 60 Am. Latina (exceto EUA) Novo UA 60 Am. Latina (exceto EUA)
Assistência médica USD 60.000
Bagagem extraviada USD 1.300
*Valor referente a 7 dias de viagem.

10 – Comprar chip para celular sem necessidade

O 10º erro que as pessoas cometem quando vão viajar para Punta Cana é comprar chip para ter internet no celular sem necessidade. Eu e meu marido não precisamos comprar chip para a República Dominicana, porque as nossas operadoras no Brasil dão direito a ter internet gratuita lá. Cheque com sua operadora.

Mas, caso você precise comprar um plano de celular para outros países, eu recomendo estes chips abaixo, que já usei em outros países. E tem desconto!

  • O Meu Chip: 15% de desconto com o cupom VICIADAEMVIAJAR
  • A Casa do Chip: 15% de desconto com o cupom VICIADAEMVIAJAR
  • Airalo: 10% de desconto com o cupom VICIADAEMVIAJAR, 15% de desconto para clientes novos com o NEWTOAIRALO15 e 10% de desconto para quem já é cliente com o cupom AIRALOESIM10
  • Holafly: 5% de desconto com o cupom VICIADAEMVIAJAR

11 – Ignorar praias de cidades vizinhas

Muita gente nem sabe que existem outros lugares incríveis na República Dominicana além de Punta Cana. Eu passei alguns dias em Punta Cana e outros em Bayahibe, uma região de praia lindíssima a 1h de carro de Punta Cana. Ou seja, eu dividi a minha estadia, até porque eu tinha oito noites para aproveitar o país. Confesso que adorei ter feito isso.

Mas qual região é melhor: Punta Cana ou Bayahibe? Bom, eu gostei mais de Bayahibe, porque a praia é mais bonita, com mar mais calmo e com uma cor linda, de um azul bem clarinho.

Para saber mais, veja o post O que fazer em Bayahibe.

praia mar pessoas dicas sobre punta cana

Praia de Bayahibe. Foto: Marcelle Ribeiro.

12 – Achar que Punta Cana é baratíssima

Punta Cana é um destino que está sempre em promoção nas agências de viagem brasileiras. Mas, normalmente esses pacotes baratíssimos para lá incluem resorts all inclusive de qualidade inferior, porque têm bebidas mais baratas. E é comum que eles tenham bastante reclamação de hóspedes sobre a qualidade da comida,  decoração antiga do quarto e falta de manutenção.

Por isso, caso você vá comprar um pacote de viagens, leia com muita atenção sobre o hotel que está incluso. Eu fiquei no Secrets Royal Beach Punta Cana e paguei US$ 443 (R$ 2.295) na diária de um quarto duplo. Esse valor foi para duas pessoas, no esquema all inclusive. E adorei!

dicas sobre punta cana piscina resort

Secrets Royal Beach Punta Cana. Foto: Marcelle Ribeiro.

13 – Não ir preparado para gorjetas

Este é um erro que eu cometi e, por isso, não poderia ficar de fora desta lista de dicas sobre Punta Cana. Leve dinheiro trocado para gorjetas! Mesmo que você já viaje com todos os passeios, transfers e hotéis pagos, inclusive no esquema all inclusive, é provável que você tenha que dar uma gorjeta eventualmente.

Os garçons do meu resort não ficavam pedindo gorjeta, mas os funcionários que ajudam com as malas ficavam esperando sim. Assim como pilotos de barco em excursões.

Você nem precisa ter a moeda local, basta dar em dólar mesmo. Normalmente os hotéis grandes têm caixa eletrônico. Além disso, dá para sacar no aeroporto.

Eu recomendo ter um cartão multi-moedas, desses que você pode usar para sacar dinheiro em vários países do mundo. Caso você não tenha um, pode pedir um de graça. Tente sacar notas pequenas, para não ter que pedir troco na hora de dar a gorjeta.

praia mar dicas sobre punta cana

Mar da praia de Punta Cana. Foto: Marcelle Ribeiro.

Tem mais dicas sobre Punta Cana? Escreva nos comentários.

Leia também:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *