Quando ir a Capitólio? Veja a melhor época para viajar

postado por Marcelle Ribeiroe atualizado em: 12/11/2020

Quando ir a Capitólio? Essa é uma dúvida comum na hora de definir o roteiro da viagem. Como a cidade mineira é banhada pelo Lago de Furnas e cercada por cachoeiras, é preciso ter certeza de qual é a melhor época para visitar o local. Assim, você garante que não vai pegar chuvas, nem passar frio, e certamente conseguirá aproveitar melhor o passeio.

De forma geral, a melhor época para ir a Capitólio é de abril a setembro por conta da média de chuvas, que é menor. No entanto, vale levar em consideração que em alguns desses meses, como junho e julho, a temperatura também é mais baixa, o que pode diminuir sua vontade de entrar na água.

capitólio quando ir vista morro chapeu

Vista do Morro do Chapéu em Capitólio.

De fato, você pode visitar Capitólio durante o ano todo, mas alguns fatores podem influenciar na sua experiência. Minha irmã e as amigas foram para Capitólio no inverno e aprovaram o passeio: elas não pegaram chuva durante a viagem e conseguiram aproveitar o local. Por outro lado, as águas são muito geladas e faz bastante frio à noite.

O verão em Capitólio, no entanto, é uma época de muitas chuvas. Embora a temperatura da água fique mais agradável e o sol demore mais para se pôr, as trilhas ficam escorregadias. Por isso, é preciso redobrar os cuidados.

Minha irmã e as amigas me contaram como foi a experiência delas na cidade mineira. Por isso, fiz esse post com dicas para ajudar você a decidir quando ir para Capitólio. Já adianto que a melhor época para viajar depende do estilo e da coragem de cada um. Veja também como é o clima mês a mês.

capitólio quando ir cachoeira

Cachoeira em Capiólio.

Capitólio – Quando ir | Verão

No verão, costuma chover muito em Capitólio, principalmente de dezembro a fevereiro. Inclusive, dependendo do volume de chuva, algumas atrações, como cachoeiras, podem fechar temporariamente, por conta do risco de tromba d’água. O clima ainda pode acabar atrapalhando os passeios de barco.

A chuva também pode comprometer um pouco a mobilidade, já que muitas estradas são de terra. Além disso, é preciso redobrar o cuidado nas trilhas para não escorregar durante os passeios.

Por outro lado, a temperatura das águas mineiras fica mais quente e bem mais agradável. Além disso, como os dias são mais longos no verão, a tendência é que os turistas aproveitem mais o local.

O dono do hostel em que minha irmã e suas amigas se hospedaram explicou como a cidade costuma ficar no verão: “No verão em Capitólio chove! Logo, as quedas e lagos ficam com volume total. A temperatura da água já fica bem convidativa. E tem o horário de verão que faz o tempo de programação ser maior e permitir ir a mais lugares no mesmo dia, já que o sol só vai embora lá pras 19h! Mas a cidade fica lotada, as cachoeiras com milhares de visitantes disputando espaço na água e na foto… e algumas trilhas ficam bastante escorregadias”.

É sempre bom lembrar…

Não custa lembrar que o ideal é fazer trilha com um sapato apropriado, seja um tênis ou uma botinha de trekking. A gente sempre recomenda o site da Amazon para acessórios de vários tipos, entre eles botinhas de trilha e calças legging. E como às vezes as trilhas são descampadas, é uma boa você ir de boné ou viseira.

capitólio quando ir cachoeira fecho da serra

Cachoeira Fecho da Serra em Capitólio.

Capitólio – Quando ir | Inverno

Se você pensa que não tem o que fazer em Capitólio no inverno, está enganado. Nessa estação, são raras as chuvas na cidade. Além disso, como a região fica mais vazia, você consegue aproveitar bem os passeios. Por outro lado, faz mais frio e a temperatura das águas cai muito. Então, pode ser um pouco mais difícil encarar a água gelada.

Capitólio em julho pode ser ficar ainda mais fria, com temperaturas mínimas na casa dos 13°. Por isso, vale considerar essas questões climáticas na hora de decidir quando ir.

Minha irmã compartilhou com a gente como foi sua experiência em Capitólio na estação mais fria: “No inverno em Capitólio praticamente não chove! Garantia de passeios com dias lindos e sem tumulto. E sem chuva, as trilhas ficam mais seguras, já que no verão sempre chove e as pedras ficam mais escorregadias”, ela disse.

“As atrações não ficam cheias e a temperatura ambiente é super agradável de dia (à noite é bem frio, mas gostoso!). Porém, as águas são geladas num nível para poucos corajosos. Mas não é impossível e, se mergulhar de uma vez, tudo passa! Pela falta de chuvas, as quedas d’água e lagos estão mais vazias, mas continuam belíssimas”, complementou ela.

Isso significa que se você não tem medo de água gelada e não se importa com cachoeiras menos volumosas, o inverno é a melhor época para ir para Capitólio.

capitolio quando ir lagoa azul

Lagoa Azul em Capitólio.

Quando ir a Capitólio? Veja a temperatura mês a mês

Você já sabe que a decisão de quando ir a Capitólio é bastante pessoal e depende muito do seu estilo. Veja quanto chove e a temperatura mês a mês na cidade mineira, com base nos dados da Climatempo.

capitólio quando ir cachoeira capivara

Cachoeira da Capivara em Capitólio.

  • Janeiro: é o mês com maior índice de chuvas (278 mm) e as temperaturas variam entre 19°C e 26°C;
  • Fevereiro: a temperatura é parecida com a do mês de janeiro (entre 18°C e 26°C), mas as chuvas diminuem consideravelmente (182 mm);
  • Março: o índice de precipitação é de 169 mm e as temperaturas variam entre 18°C e 25°C;
  • Abril: as chuvas começam a diminuir (76 mm) e, em compensação, a temperatura também cai (entre 16°C e 24°C);
  • Maio: o índice de chuvas é mais baixo (52 mm), mas o frio aumenta (temperatura entre 13°C e 22°C);
  • Junho: esse é o mês mais frio em Capitólio, com mínima de 12°C e máxima de 23°C, e o índice de precipitação é de 20 mm;
  • Julho: A temperatura em Capitólio em julho costuma ser fria, entre 13°C e 24°C, assim como as chances de chover (14 mm);
  • Agosto: as temperaturas ainda são baixas, entre 14°C e 26°C, mas as chances de chuva são bem poucas (20 mm);
  • Setembro: Capitólio em setembro tem temperaturas entre 17°C e 28ºC e índice de precipitação de 67 mm. Costuma ser um bom mês para viajar;
  • Outubro: é um mês mais quente, com temperaturas entre 18°C e 29°C, mas volta a chover (117 mm);
  • Novembro: a temperatura varia entre 18°C e 27°C, com 63 mm de chuva;
  • Dezembro: com temperatura entre 19°C e 26°C, dezembro também é um mês com muita chuva (258 mm).
capitolio quando ir paraiso perdido

Paraíso Perdido em Capitólio.

Conclusão

Em conclusão, a melhor época para viajar para Capitólio depende do seu estilo. Na hora de decidir quando ir, pense na experiência que você deseja ter nos passeios. Outro ponto que vale considerar são os feriados nacionais, como festas de final de ano e carnaval. Nessas épocas, a cidade costuma ficar mais cheia, o que acaba encarecendo a viagem.

Com essas dicas, você já pode decidir quando ir para Capitólio e começar a planejar o seu roteiro do que fazer por lá.

E pra você, qual a melhor época para visitar Capitólio?

Leia também:

Comentários

  1. Priscyla Komochena
    25 jun 2020

    Com qual carro vocês foram ?
    Eu tenho um Jeep Compass 4×2 Flex. Será que rola ?

    • 25 jun 2020

      Oi, Priscyla,
      Nós fomos com um Jeep Renegade 4×2. Vi uma foto do seu, o nosso aparentemente é um pouco mais alto que o seu.
      Abs,
      Marcelle

  2. Mariana Brandão
    25 out 2020

    Estou pensando em ir no dia 25 de novembro, será que rola?? Estou com medo de chover muito e acabar estragando a viagem. Capitolio é uma das cidades que eu mais sonho em conhecer e quero que seja inesquecível

    • 26 out 2020

      Oi, Mariana,
      Novembro costuma ter 63 mm de chuva, o que não é muito. Eu sempre recomendo ir com menos de 100 mm por mês. Então, acho que tem grandes chances de você pegar tempo bom lá!
      Abs,
      Marcelle

  3. Mariana Brandão
    25 out 2020

    Estou pensando em ir no dia 25 de novembro e voltar no dia 30 mas estou com medo das chuvas, vcs acham que é uma data boa para conhecer Capitolio??

  4. Leonice P Barnabe
    25 nov 2020

    Oi Marcelo e, vou dia 06/12 p Serra do cipó e dia 10/12 estaremos em Capitolio, me informe por favor como são as estradas e se o lago de Turmas está cheio, sobe hj q o nível está mto baixo e estão cancelando mto passeios de barco e cachoeira. Meu carro e um Mitsubshi Lancet, mto baixo..Os passeios não são feitos com gripes 4×4 das empresas q organizam o passeio?

    • 25 nov 2020

      Oi, Leonice, tudo bem?
      O ideal é você se informar com as pousadas e agências de passeios de lá. Busque os telefones delas na internet. Eu não tenho essa informação dia a dia das estradas e nível do lago.
      Abraço,
      Marcelle

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *