Melhor época para ir a Capitólio e como chegar

postado por Marcelle Ribeiro e atualizado em: 11/07/2019
Compartilhar este artigo:

Se você quer aumentar a probabilidade de não pegar muita chuva, a melhor época para ir a Capitólio é de abril a setembro, segundo a média histórica de chuvas mês a mês da Climatempo. Mas leve em consideração que em alguns desses meses a temperatura também é menor, e a vontade de entrar na água é menor também.

E a época do ano influencia no fator “como chegar em Capitólio”, já que muitas estradas são de terra. Acompanhe este post que a gente explica!

Lagoa Capitólio melhor época

Lagoa em Capitólio. Foto: Cinthia Euphrásio.

 

Procurando hotel? O Booking tem opções para todos os bolsos. Reserve por esse link, que tem o meu código, e ajude o blog.

Melhor época para ir a Capitólio – Inverno x Verão

Minha irmã e as amigas foram no inverno e contam a experiência delas. O relato sobre o verão é do dono do hostel em que elas ficaram hospedadas. Vocês vão ver que a melhor época para ir a Capitólio depende do estilo e coragem de cada um.

Capitólio no inverno

“No inverno em Capitólio praticamente não chove! Garantia de passeios com dias lindos e sem tumulto. E sem chuva, as trilhas ficam mais seguras, já que no verão sempre chove e as pedras ficam mais escorregadias.

As atrações não ficam cheias e a temperatura ambiente é super agradável de dia (à noite é bem frio, mas gostoso!). Porém, as águas são geladas num nível pra poucos corajosos. Mas não é impossível e se mergulhar de uma vez tudo passa! Rsrsr.

DESCONTO DE 5% no Esquenta Black Friday para aluguel de carro na Rentcars, com o cupom NOVEMBER. Vale até 30/11, com retirada do carro até 31/12! Compare preços de várias locadoras!

Pela falta de chuvas, as quedas d’água e lagos estão mais vazias, mas continuam belíssimas”.

Ou seja, se você não tem medo de água gelada e não se importa com cachoeiras menos volumosas, essa é a melhor época para ir a Capitólio para você.

 

Verão em Capitólio

“No verão em Capitólio chove! Logo, as quedas e lagos ficam com volume total. A temperatura da água já fica bem (mas bem mesmo) convidativa. E tem o horário de verão que faz o tempo de programação ser maior e permitir fazer mais lugares no mesmo dia, já que o sol só vai embora lá pras 19h!

Massss a cidade fica lotada, as cachoeiras com milhares de visitantes disputando espaço na água e na foto… e algumas trilhas ficam bastante escorregadias”.

Em resumo: se você não se importa com o risco de chover e com mais gente com você, o verão é a melhor época para ir a Capitólio.

 

Como chegar em Capitólio

Obviamente, como chegar em Capitólio vai depender do local de onde você vai partir. A minha irmã e as amigas delas foram para Capitólio de carro desde o Rio de Janeiro, e fizeram uma parada em uma cidade do caminho para visitar amigos. Indo direto do Rio de Janeiro, são 634 km e o Google informa que, sem paradas, você chega em 9h.

Se você decidir ir de avião, saiba que a distância do aeroporto de Belo Horizonte até Capitólio é de 320km. O Google Maps informa que você precisa de 4h15 para o trajeto, se alugar um carro.

Mas vale a pena ir de avião e depois pegar um ônibus em Belo Horizonte para Capitólio e ficar sem carro lá? Leia o post até o final que você vai entender! Olhem o que as meninas contam

 

Precisa de carro 4×4 em Capitólio?

“Como tem muita estrada de terra por lá, ficam algumas dúvidas sobre que tipo de carro precisa ter para conhecer as atrações. Muita gente se questiona se precisa de carro 4×4 para conhecer Capitólio. A resposta é: depende de sua paixão pelo seu carro.

Vimos carros populares fazendo o trajeto? Vimos! Mas tem que ser muito desapegado. Estávamos num 4×2 bem alto e em alguns trechos até ele deu aquela clássica batidinha por baixo.

Leve em conta também que se algo der errado você ficará encalhado no meio do nada e tende a estragar o resto da sua viagem. O custo do passeio compensa dores de cabeça futuras. Tem algumas fotos dos locais mais tensos, mas a foto não retrata tão bem esses desníveis e tem trechos passando por pequenos riachos que carros mais baixos podem ter dificuldades”.

estrada terra capitolio mg

Percurso percorrido de 4×4 em Capitólio. Foto: Ticianne Ribeiro

Mas preciso de carro 4×4 para todos os lugares?

“Não! Então a dica é montar um roteiro de todos os lugares que você deseja conhecer e se informar quais são tensos ir com seu carro e quais são de boa. Foi o que fizemos, com ajuda da agência que foi super atenciosa e indicou quais podíamos fazer sozinhas tranquilamente. Ou até mesmo só ir onde é tranquilo ir com seu carro (mas acho um pecado não conhecer a Pedreira e Coca-cola, só acessíveis de 4×4)”.

 

Estou indo sem carro, posso alugar um lá?

Aluguel de carro em Capitólio não dá! Fomos informadas que, pelo menos ali no centro de Capitólio, não tem local de aluguel de carros. Então, se for alugar, tem que pesquisar antes o lugar mais próximo.

E adianto que é uma péssima ideia ir pra lá sem carro! Tudo é longe! Os pontos turísticos ficam entre 15 km a 30 km do centro de Capitólio e isso é a entrada na estrada. Ainda tem os percursos dentro dos terrenos até as cachoeiras”.

 

Encontramos pessoas sem carro em Capitólio?

Sim, mas elas tiveram que ficar procurando pessoas dispostas a dar caronas. Não tem Uber por lá e os taxistas não querem saber pra onde você vai, já cobram no mínimo R$ 70 para levar aos locais mais próximos e deixam no limite da estrada asfaltada. Não entram pela a estrada de terra.

 

Não tenho carro e não quero alugar um, como faço?

Contrate um passeio de carro (comum ou 4×4) em agências de passeios ou se for bom de lábia, descole caronas! Nós mesmas levamos um peruano que estava no nosso Hostel sem carro para fazer passeio com a gente, mas aí ele ficou sujeito a nossa programação…”

 

Conclusão

Para concluir: vá com seu carro até lá, se informe das condições das estradas e conheça com seu carro as atrações que forem mais tranquilas. Para as que pedem 4×4, contrate um passeio em uma agência.

 

Leia também:

Compartilhar este artigo:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *