Turismo em Malta: 12 coisas a evitar para ter uma viagem tranquila
Se você está pensando em fazer turismo em Malta, tem que tomar alguns cuidados para não passar perrengue. Eu estive lá em junho de 2025 e percebi que alguns erros são bem comuns entre os turistas. Eu mesma quase cometi um deles! Por isso, neste post, vou te dar as melhores dicas sobre Malta e te contar tudo para você não cair em furada.
Vai fazer turismo em Malta? Evite esses erros
Entenda como procurar passagem pra Malta
Muitas pessoas não sabem com quais outros países da Europa combinar uma viagem pra Malta. A minha dica é: escolha a Itália! Vários voos saem de cidades como Roma e Nápoles para Malta.
Além disso, é fácil viajar para Malta sem escalas aéreas saindo da Espanha, França, Grécia ou Portugal.
Para passagens de avião com desconto eu recomendo dar uma olhada nesse site. Eu mesma já comprei lá e não tive problemas. Já para bilhetes de barco para a ilha de Malta você pode reservar neste outro site, onde eu já comprei tíquetes para viajar por mar.

Vai fazer turismo em Malta? Vá à praia de Paradise. Foto: Marcelle Ribeiro.
Saiba o que precisa para ir a Malta
É preciso passaporte para viajar para Malta? Sim!
E você vai precisar de visto para Malta? Não! O país faz parte da União Europeia e assinou o Acordo Schengen. Brasileiros podem fazer turismo em Malta por até 90 dias sem visto.
Não esqueça o seguro viagem para Malta
É obrigatório ter seguro viagem para viajar a Malta. Os visitantes precisam ter um seguro com cobertura de pelo menos 30 mil euros para despesas médicas e hospitalares.
E mesmo que não fosse obrigatório ter seguro viagem pra Malta, não é esperto ir sem um, porque você corre alguns riscos ao fazer passeios por lá. Na Blue Lagoon, por exemplo, você pode machucar o pé ou as pernas. É que nesta praia paradisíaca não há faixa de areia para chegar na água. Você vai precisar passar por umas pedras pontiagudas.
Eu viajei para Malta usando um seguro do site Seguros Promo, o maior comparador de seguro viagem do Brasil. Nele, você consegue ver vários planos de diversas seguradoras conhecidas e bem avaliadas. Dá pra comparar coberturas e preços de forma bem simples e prática. Você só precisa informar alguns dados básicos da sua viagem, como data, destino, seu nome e e-mail.
O site permite que você use filtros para exibir só os planos que melhor atendem o que você busca. Eu mesma já tive que ir ao médico no exterior usando seguros da Seguros Promo em duas viagens e deu tudo certo.
Ah, e você tem 20% de desconto com o cupom VICIADA20 comprando por este link.
Não viaje sem internet no celular
Mesmo quem vai apenas fazer turismo em Malta precisa ter internet no celular. É que você vai precisar ver mapas online, acessar aplicativos de ônibus do país ou pedir um Uber, por exemplo.
Na minha viagem a Malta, usei um eSIM (chip virtual) da empresa Airalo e funcionou muito bem. Além disso, eu pesquisei bastante e posso dizer que a empresa é confiável. Ela foi fundada em 2019 e tem mais de 200 funcionários. Os chips já foram comprados por mais de 5 milhões de usuários em mais de 200 países. Além disso, o site deles tem versão em português.
A Airalo vende vários planos. Depois de escolher e comprar o seu, você vai receber um manual bem simples te ensinando a configurar o celular para usar o eSIM. Coisa de poucos minutos. Ah! Um outro ponto legal da Airalo é que eles notificam quando seus dados estão acabando.
E para ficar ainda melhor: temos cupom de desconto! Use o cupom VICIADAEMVIAJAR neste link para ganhar 10% de desconto na sua compra.

Upper Barraka Gardens. Foto: Maridão.
Escolha bem a cidade onde vai se hospedar
Algumas regiões em Malta não são muito boas para se hospedar. E muitas pessoas que decidem fazer turismo em Malta não sabem disso. St Julians, por exemplo, atrai muitos jovens e tem uma parte com vários hotéis. Porém, dizem que Paceville, uma região da cidade, não é boa para se hospedar, porque há muitas casas noturnas lá. E o barulho pode atrapalhar seu sono.
Outro erro é não levar em consideração o meio de transporte que você vai usar na sua viagem. Se você vai andar mais de transporte público, é bom ficar hospedado em áreas que tenham variedade de linhas de ônibus.
Eu me hospedei na cidade de Sliema, no hotel East Sliema Suites e gostei bastante. Recomendo que você leia o post especial sobre onde ficar em Malta para ver outras dicas sobre regiões e hotéis na ilha. No texto tem várias recomendações de hospedagens boas, bonitas e baratas.

Meu quarto no East Sliema Suites. Foto: Marcelle Ribeiro.
Não pense que dirigir em Malta é fácil
Muitas pessoas que vão fazer turismo em Malta não sabem que lá dirige-se na mão inglesa. Ou seja, o volante fica do outro lado do carro se comparado a como estamos acostumados aqui no Brasil.
Isso pode não parecer nada demais, mas muda completamente sua percepção no trânsito. Tanto para quem dirige, quanto para quem é pedestre. Eu mesma, toda vez que ia atravessar a rua, ficava olhando para o lado errado para ver se vinha carro! Por isso, a chance de se envolver em um acidente é grande.
Além disso, muitas ruas de Malta são apertadinhas, principalmente nas cidades de Sliema e St Julians. Ah, e nelas também são comuns os engarrafamentos.
Ou seja, se você vai apenas fazer turismo em Malta (não vai morar ou fazer intercâmbio lá), pode ser que não valha a pena ter a dor de cabeça de dirigir na ilha. Mas, se ainda assim você quiser alugar carro, recomendo este site. Já alugamos por ele em outros países e sempre deu tudo certo.

St Julians tem ruas apertadinhas. Foto: Marcelle Ribeiro.
Modere as expectativas sobre os ônibus em Malta
Ok, mas se alugar carro pode não ser o ideal, como se locomover em Malta?
Antes de eu viajar pra lá, li que os ônibus da ilha eram organizados e que dava para fazer turismo em Malta sem problemas usando apenas o transporte público. Eu acabei andando muito de ônibus lá, mas passei alguns perrengues.
É verdade que os ônibus são organizados e cada linha tem seu número. Além disso, existe um aplicativo que mostra o horário de cada ônibus. Porém, percebemos que os ônibus não respeitam esses horários e era muito comum eles estarem bastante atrasados.
Os pontos têm placas indicando quais linhas passam ali. Havia ônibus para todos os pontos turísticos que queríamos visitar. No entanto, para alguns lugares, tinha poucas opções de linhas, o que deixava a gente “meio refém” delas. E algumas delas só passavam de hora em hora!
Outra coisa chata é que pegamos um ônibus com ar-condicionado quebrado em Malta. Fazia tanto calor que a gente preferiu descer no meio do caminho e pegar outro!
E mais: se o ônibus já estiver meio cheio, o motorista pode optar por não abrir a porta ao chegar ao ponto, impedindo que mais passageiros entrem.
Além disso, se prepare para “mofar” dentro dos ônibus em Malta. Um trajeto que seria feito em 20 minutos de carro leva quase 1h pra ser percorrido na ilha. Nós nos hospedamos em Sliema e da cidade até qualquer uma das praias mais bonitas de Malta levávamos 1 hora pra ir mais 1 hora pra voltar.

Ônibus em Malta. Foto: Marcelle Ribeiro.
Transporte em Malta não é exatamente barato
Na época da minha viagem (2025), uma passagem de ônibus custava 2,5 euros. Mas lá tem uns cartões com “combos de passagem”, que deixam o preço mais barato. Se você comprasse o cartão Tallinja Card com 12 passagens, por exemplo, cada uma saía a 1,59 euros.
Você precisa pesquisar para escolher qual é o melhor tipo de cartão para você. Além desse que mencionei, tinha o Tallinja Card Explore, com passagens ilimitadas por 7 dias. Já o Tallinja Card Explore Flex incluía até ferry para a ilha de Gozo. Por isso, vale conferir o site Malta Public Transport.
Ah! Também dá para pegar dois ônibus em um intervalo de duas horas pagando apenas uma passagem. Um modelo parecido com o do Rio de Janeiro.
Uber pode ser boa saída
Com tudo isso, andar de Uber em Malta pode ser a melhor opção para quem não quer alugar carro nem passar perrengue em ônibus. Nós pegamos Uber algumas vezes e notamos que há muitos carros circulando na ilha. Para você ter uma ideia de preço: uma corrida de 5 minutos de Uber custou 5 euros. Já uma corrida de uns 20 minutos custou 13 euros.
Em Malta também tem o Bolt, um aplicativo concorrente ao Uber.

Ponto de ônibus em Malta. Foto: Marcelle Ribeiro.
Vá preparado para os preços de Malta
Se prepare para os preços na sua temporada de turismo em Malta! Este não é um país tão caro quanto outros da Europa, como Inglaterra ou Dinamarca. Mas, definitivamente, não é o mais barato.
Dias depois de conhecer Malta, fomos para a Albânia. Por isso, vou comparar alguns preços desses dois países para você ter uma ideia.
Alugar duas espreguiçadeiras e um guarda-sol nas praias de Malta custava entre 17 e 25 euros. Na Blue Lagoon, praia mais famosa do país, custava 30 euros! Já na Albânia, alugar as mesmas coisas custava 10 euros.
Como falei um pouco acima, a passagem de ônibus em Malta custava 2,5 euros, podendo cair para 1,59 euros se você comprasse o “cartão combo” de passagens. Na Albânia, a passagem de ônibus em Tirana custava o equivalente a 40 centavos de euros!
Mas deixa eu te lembrar: apesar da Albânia ficar na Europa, o país não faz parte da zona do euro. A moeda utilizada lá é o lek.
Saiba mais sobre quanto custa viajar para Malta neste texto.

Blue Lagoon, onde a espreguiçadeira é mais cara. Foto: Maridão.
Não vá para as praias na época errada
Se você quer curtir praia, tem que ficar atento à melhor época para ir a Malta, que é do início de junho ao final de setembro. Ou seja, no final da primavera e no verão. Eu fui no meio de junho. A água do mar estava quentinha em todas as praias. Fazia calor, mas nada insuportável.
Mas para quem não consegue ir nesta época do ano, tem o que conhecer em Malta? Tem sim! No país há várias atrações históricas muito interessantes. Só na capital, Valletta, você consegue passar um dia inteiro visitando museus, jardins e igrejas. Além disso, também pode ir a outras cidades do país. Alguns exemplos de passeios:
Saiba mais no texto especial sobre o que fazer em Malta.

Praia de Ghadira. Foto: Marcelle Ribeiro.
Reserve tempo suficiente pra Valletta
Esse foi um dos erros que eu quase cometi. Como fomos no verão, eu foquei nas praias e estava pensando em deixar poucas horas para conhecer Valletta. Que bom que não fiz isso! Passamos quase 5 horas na capital e adoramos! Conhecemos as seguintes atrações:
- Fonte de Tritão
- Jardins Upper Barrakka e Lower Barrakka
- Igreja St John’s Co-Cathedral
- Museu Grand Master’s Palace
Além disso, ainda deu para comer por lá também. Porém, se tivéssemos mais tempo, poderíamos conhecer mais um museu. Por isso, reserve pelo menos uma tarde inteira para Valletta.
Não ache que viajar para Malta é perigoso
Eu e meu marido nos sentimos seguros andando em Malta. Inclusive, vi muita gente na praia deixando as coisas “abandonadas” na cadeira para entrar no mar. Eu e o maridão também fazíamos isso, mas tentávamos ficar olhando de longe. Porém, confesso que vez ou outra a gente deixava de olhar, principalmente quando íamos tirar fotos embaixo d’água. Mas quando voltávamos estava tudo lá, intacto.
Chegamos a pegar ônibus às 22h e não vimos nenhum problema. Aliás, Valletta e Sliema eram bem movimentadas à noite. Além disso, ninguém nos alertou sobre batedores de carteira ou se precisávamos ter algum cuidado especial para a nossa segurança.
Não tenha dúvidas sobre se Malta vale a pena
Vale a pena ir a Malta sim! Apesar de ser um país pequeno, tem praias bonitas. Nem todas são as melhores da Europa, mas você consegue curtir. Além disso, a Blue Lagoon é uma praia com o azul bem claro e água transparente. Parece até uma piscina! Essa é de cair o queixo!
Valletta, a capital do país, é linda, tem vários prédios históricos bem preservados e ruas com restaurantes, museus, igrejas e jardins. Eu me surpreendi positivamente.

St John’s C0-Cathedral, em Valletta. Foto: Marcelle Ribeiro.
Vai fazer turismo em Malta e ainda está com dúvidas? Escreva nos comentários.
Assista também ao vídeo abaixo para mais dicas de Malta:
Leia também:
- Hotéis e casas de temporada com desconto no Booking. Reserve agora!!
- Pegue até 30% de desconto em seguro viagem! Clique e veja o cupom!
- Aluguel de carro em até 12X sem IOF aqui!
- Passagens aéreas: até 40% de desconto com o Vai de Promo.
- Confira descontos nas passagens de ônibus na ClickBus!
- Passeios e transfers bem avaliados por turistas na Civitatis com cancelamento grátis.
- Acessórios de viagem na Amazon: confira!
- Tem pet? Tudo pra viajar com ele na Cobasi.
- Ganhe 25% de desconto no nosso chip de celular preferido: cupom VICIADAEMVIAJAR!