As 5 praias mais bonitas do Brasil (para mim!)

postado por Marcelle Ribeiro e atualizado em: 19/09/2019
Compartilhar este artigo:

Neste calor saárico que está fazendo no Rio de Janeiro, eu só penso em uma coisa: praia, praia, praia. Mas apesar de ser uma profunda apaixonada pelas praias da cidade maravilhosa, não são elas que mais me enchem os olhos quando eu penso nas mais belas regiões litorâneas do Brasil. Já estive em vários estados do país (Ceará, Bahia, Aracaju, Pernambuco, Rio Grande do Norte, Alagoas, Rio de Janeiro, São Paulo, Espírito Santo e Santa Catarina) e resolvi fazer aqui uma listinha das minhas praias preferidas (ela não está em ordem de beleza, ok?). É claro, a lista vai crescer, porque ainda tem um bocado de lugar que eu quero conhecer, mas quem sabe esta seleção inspira vocês a curtir outras faixas de areia? Vamos dar um mergulho?

 

Praia do Sancho – Fernando de Noronha – PE

Dá trabalho para chegar lá: ou você vai pelo mar (de barco), ou por terra, depois de descer uma escadinha bem bizarrinha. Não tem cadeira e, guarda-sol, nem pensar. As passagens de avião para lá estão sempre entre as mais caras do Brasil. Não é fácil chegar lá, mas a Praia do Sancho, em Fernando de Noronha, vale o investimento ($$) e o sacrifício. Eleita várias vezes como a mais bonita do Brasil, ela tem uma água azul lindíssima e é tão transparente que flutuando de snorkel você vê a vida marinha a 15 metros de profundidade. Vá, vá, vá. É imperdível.

Procurando hotel? O Booking tem opções para todos os bolsos. Reserve por esse link, que tem o meu código, e ajude o blog.

Leia outras dicas sobre Fernando de Noronha aqui.

Praia do Sancho, em Fernando de Noronha. Foto: Marcelle Ribeiro

Praia do Sancho, em Fernando de Noronha. Foto: Marcelle Ribeiro

 

Praia de Ipioca – Maceió – AL

Já ouvi várias vezes pessoas dizerem que determinadas praias são “lindas igual ao Caribe”. Mas no que se refere ao Brasil, apenas uma praia realmente me fez lembrar do Caribe. Foi a praia mais bonita de Maceió, que não fica propriamente em Maceió, mas a 20km: Ipioca. E, além do mar escandalosamente lindo, a praia é puro alto astral, com barraca bacanuda (Ibiscus), gente bonita, sem muito aperto. A barraca é enorme e a única do lugar, cheia de mesas, cadeiras, redes e colchonetes transados, maca de massagem, mar lindo de verde e calmo. Enfim, nota mil.

DESCONTO DE 5% no Esquenta Black Friday para aluguel de carro na Rentcars, com o cupom NOVEMBER. Vale até 30/11, com retirada do carro até 31/12! Compare preços de várias locadoras!

Veja todas as dicas sobre Maceió neste post aqui.

 

Praia de Ipioca, perto de Maceió. Foto: Marcelle Ribeiro

Praia de Ipioca, perto de Maceió. Foto: Marcelle Ribeiro

 

Ilha do Campeche – Florianópolis – SC

Mar com água super transparente e azul sempre me emociona. E com a Ilha do Campeche, em Florianópolis, não foi diferente. A ilha é pequena e tem apenas uma praia onde o acesso a visitantes é permitido (o resto é área de preservação ambiental). Fui para lá em um lindo dia de sol de março, da única maneira possível: de barco.

A Ilha de Campeche fica em frente a uma praia de Florianópolis (que também é uma ilha) chamada Campeche, na região sul. Ao longo da faixa de areia de cerca de 1 km da praia da Ilha do Campeche, há apenas dois restaurantes com mesinhas e alguns guarda-sóis e um quiosque onde guias credenciados oferecem passeios como trilhas (algumas curtas, de 1h de duração) e mergulhos na região.

E na ilha você vai conhecer os “donos do pedaço”: os quatis, bichinhos danados que roubam comida, câmera, bolsa ou o que mais você deixar dando sopa na areia. Mas não se estresse: basta ficar de olho que é perfeitamente possível curtir o sol na praia (e é uma delícia!).

Leia tudo sobre a Ilha do Campeche aqui

Veja como montar um roteiro de viagem de quatro dias em Florianópolis aqui

 

Praia da Ilha do Campeche. Foto: Marcelle Ribeiro

Praia da Ilha do Campeche. Foto: Marcelle Ribeiro

 

Lopes Mendes – Ilha Grande – RJ

Eleita uma das dez praias mais bonitas do mundo pelo site de viagens Tripadvisor,  Lopes Mendes, na Ilha Grande (RJ) é um daqueles lugares que você tem que conhecer antes de morrer. Não, não tem pousada, restaurante, barraca de praia. Não tem chuveiro, não tem (pelo menos quando eu fui!) aluguel de cadeira ou guarda-sol, nem petiscos. Mas a cor da água é tão alucinantemente linda, que você fica hipnotizado.

Embora muitos guias de viagem classifiquem Lopes Mendes como uma praia “boa para surfe”, não ache que ela é cheia de ondas gigantes e que você, que não é surfista, não vai aproveitar. Lopes Mendes tem ondas sim, mas apenas em uma ponta. A outra é super tranquila, boa até para crianças. A praia é uma das mais compridas de Ilha Grande, com 2,4 km de areia branquinha. Para chegar lá, você precisa ir de barco ou fazer uma trilha de cerca de 30 minutos (saiba mais sobre ir a Lopes Mendes aqui).

Leia sobre as outras praias belíssimas de Ilha Grande aqui.

DSCN5887

Praia de Lopes Mendes, em Ilha Grande. Foto: Marcelle Ribeiro

Segunda Praia – Morro de São Paulo – BA

Morro de São Paulo é o meu “lugar no mundo”. Amo andar a pé pela ilha, de chinelo, nos barzinhos à noite, vendo gente bonita. Amo passar o dia na Segunda Praia, que tem o mar calminho, quentinho e azul. Tão tranquilo que tem gente que até coloca a cadeira dentro d’água e fica relaxando sentadinho no mar. Tá com fome? As barracas são restaurantes e servem refeições ali nas mesinhas da areia mesmo. Quando eu convencer o meu marido, eu me mudo para lá e abro uma pousada. <3

 

Barraquinhas e água azulzinha na Segunda Praia, em Morro de São Paulo. Foto da amiga Adriana França.

Segunda Praia, em Morro de São Paulo. Foto da amiga Adriana França.

Leia mais sobre Morro de São Paulo aqui.

 

Leia também:

Compartilhar este artigo:

Comentários

  1. Renato
    17 jan 2016

    Você conhece Boipeba?
    E Barra Grande de Maraú?

  2. Vilma
    01 mar 2017

    Boa noite Marcelle sou Vilma da cidade de Itu, estou querendo conhecer ilha grande, mas estou com duvida deconde deixar o carro qual estacinamento? Voce pode me dar uma dica?

    • 02 mar 2017

      Oi, Vilma,
      Há vários estacionamentos em Angra e Mangaratiba. Infelizmente não tenho um específico para te indicar. Procure um que te pareça seguro e tenha bom preço.
      Abraço,
      Marcelle

  3. Taís Lopes
    06 mar 2017

    Boa tarde!

    Parabéns pelo site!
    Me tira uma dúvida queria montar um roteiro para início de junho que contemplasse Rio de janeiro e ilha grande. Você acha que junho tá muito frio? Quantos dias você recomendaria em cada cidade? Somos mais estilo fazer as coisas devagar e ir conhecendo vc a cidade!
    Obrigada

  4. Rodrigo Otavio
    28 set 2017

    Adorei o blog, parabéns! Suas dicas para Ilha Grande me serão muito úteis. Muito Obrigado!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *