As 5 cachoeiras mais bonitas do Brasil que conheci

postado por Marcelle Ribeiro e atualizado em: 12/11/2017
Compartilhar este artigo:

Eu ainda não me considero “caçadora de cachoeiras”, mas acho que um dia eu chego lá, porque se tem uma atração que eu adoro é uma queda d’água. Quanto mais alta ou mais volumosa, melhor. Mesmo que seja só para olhar de longe, e nem tomar banho. Mas se for seguro, eu não penso duas vezes: entro debaixo d’água praticamente esquecendo que toda cachoeira é gelada! Mesmo que esteja chovendo ou mesmo que o dia esteja nublado, eu dou pelo menos um mergulho rápido. É uma questão de honra. Se andei até ali, então tenho que me molhar! Já fiz várias viagens ecológicas pelo Brasil. Fui a cachoeiras nos estados de São Paulo, Rio de Janeiro, Bahia, Paraná, Rio Grande do Sul e Mato Grosso do Sul. E listei abaixo as cinco mais bonitas que conheci até agora. Mas algo me diz que, em 2015, essa lista vai aumentar!

 

Cataratas do Iguaçu

 

Procurando hotel? O Booking tem opções para todos os bolsos. Reserve por esse link, que tem o meu código, e ajude o blog.

Nem sei se posso classificar as cataratas como “cachoeira”, de tão grande que elas são. Mas não tem nada mais impressionante na natureza dessa forma. É tanta água, de tão alto, com tanta força, que às vezes a gente nem sabe direito de que ângulo olhar. Eu conheci o lado argentino (na cidade de Puerto Iguazú) e o lado brasileiro (em Foz do Iguaçu – PR) das cataratas e me apaixonei pelos dois. Fiz passeios de lancha para chegar bem pertinho da queda e me molhei com o vapor e as gotas deliciosas e refrescantes. Sem dúvida, é a cachoeira mais linda que já conheci.

Veja como organizar uma viagem para Foz do Iguaçu

 

Até 30/09, desconto de 6% em aluguel de carro com a Rentcars para pagamento online! Retire o carro até 31/12/19!
Cataratas do Iguaçu. Foto: Marcelle Ribeiro

Cataratas do Iguaçu. Foto: Marcelle Ribeiro

Cataratas do Iguaçu. Foto: Marcelle Ribeiro

Cataratas do Iguaçu. Foto: Marcelle Ribeiro

Cachoeira do Buracão (BA)

No meio de um cânion de acesso um pouco complicado, escondidinha, com um poço para mergulho bem grande. Assim é a Cachoeira do Buracão, uma das mais fantásticas que já conheci. Ela encanta pela adrenalina que é chegar até lá. Tem que pegar estrada de terra na Chapada Diamantina, na Bahia, fazer trilha de dificuldade média, ir andando agarrada a pedras e nadando contra a corrente com bóia. Tudo isso para chegar uma queda d’água linda, com um volume de água tão forte que forma uma fumaça de gotinhas que atrapalha a visão completa. Tomar banho debaixo dela é impossível, mas você se deliciará com um mergulho no poço formado por ela (fundo, tem que usar bóia).

Veja como chegar à Cachoeira do Buracão aqui

Leia todas as dicas da Chapada Diamantina aqui.

 

Cachoeira do Buracão, na Chapada Diamantina. Foto: Marcelle Ribeiro

Cachoeira do Buracão, na Chapada Diamantina. Foto: Marcelle Ribeiro

 

Cachoeira do Buracão, na Chapada Diamantina.

Cachoeira do Buracão, na Chapada Diamantina.

Boca da Onça (MS)

Em uma fazenda particular nas redondezas da cidade de Bonito, no Mato Grosso do Sul, está a cachoeira Boca da Onça, uma das mais altas do país, com 156 metros de altura. Chegar lá não é exatamente moleza. A Boca da Onça faz parte de uma trilha de 4km (ida + volta), que inclui 11 cachoeiras, mas pelo menos no trajeto há várias paradas para banho.

Veja como chegar à cachoeira Boca da Onça

Leia sobre outras atrações de Bonito

boca_da _onca002

Cachoeira Boca da Onça, em Bonito.

boca_da _onca003

Cachoeira Boca da Onça, em Bonito.

 

Cachoeira do Caracol (RS)

Com 131 metros de altura, a cachoeira do Caracol fica no parque de mesmo nome, na cidade de Canela, no Rio Grande do Sul. É uma daquelas quedas d’água que você admira do alto, porque não é permitido o acesso à parte de baixo e os visitantes não podem se banhar nela.  A água cai num vale e chega tão forte lá embaixo que faz uma névoa. Não é preciso fazer muito esforço para apreciá-la, pois o parque tem até um mirante panorâmico acessado por um elevador. Dele, você tem uma  visão 360 graus do parque e pode apreciar, além da queda, a cabeceira da cachoeira, com corredeiras.

 

Cachoeira do Caracol, em Canela. Foto: Marcelle Ribeiro

Cachoeira do Caracol, em Canela. Foto: Marcelle Ribeiro

 

Veja um roteiro com a Cachoeira do Caracol e outras belezas da região

Veja como montar um roteiro de viagem para Gramado e Canela

 

 

Cachoeira do Mosquito (BA)

Perto da cidade de Lençóis, na Chapada Diamantina (BA), fica uma cachoeira belíssima e deliciosa para o banho: a cachoeira do Mosquito. A queda d’água, de 50 metros de altura, se chama “dos Mosquitos” não porque tenha muitos mosquitos lá, mas porque “mosquito” é o nome que se dá aos diamantes pequenininhos, que os garimpeiros encontraram nessa região anos atrás. A água é cor de “coca cola” como na maior parte das cachoeiras da região, mas super limpa. Há várias pedras gostosas para esticar a canga e tomar um sol. Fui duas vezes lá e, num intervalo de seis meses, o acesso melhorou bastante. É preciso dirigir por uma estrada de terra, mas a trilha (1,5km só ida + 1,5km de volta) ganhou degraus e pontos de apoio para as mãos, o que fez com que o tempo necessário para percorrê-la diminuísse consideravelmente.

 

Leia mais sobre o roteiro da cachoeira do Mosquito

Veja como montar um roteiro de viagem para a Chapada Diamantina

 

Cachoeira dos Mosquitos, na Chapada Diamantina.

Cachoeira dos Mosquitos, na Chapada Diamantina.

Compartilhar este artigo:

Comentários

  1. Lenno
    21 dez 2014

    Marcelle, uma dica: Cachoeira Encantada, Itaetê-BA. A mais linda que já vi.
    Bjo

  2. Camille
    29 fev 2016

    Incluiria na lista a Cachoeira da Fumaça (também na Chapada Diamantina)… que é imbatível… e a Cachoeira do Segredo (na Chapada dos Veadeiros)

  3. Cachoeiras Gigantes
    04 maio 2016

    Olá!

    O “Projeto Cachoeiras Gigantes – Mapear e medir para preservar” está catalogando as maiores quedas d’água do Brasil.
    Já temos algumas descobertas bem interessantes no Sul do País, com 2 gigantes identificadas:
    – Cachoeira Véu de Noiva, no cânion Itaimbezinho, com 288 metros.
    – Cachoeira da Serrinha, em Maquiné, RS, com 200 metros já medidos e outros 200 metros ainda a medir. Isto mesmo, esta gigante tem mais de 400 metros de altura total!
    Acompanhe nosso trabalho em http://www.facebook.com/cachoeiras.gigantes!

  4. Cristina
    11 jul 2016

    Adoro suas dicas. ! 🙂

  5. CID
    14 ago 2019

    Ai vai uma dica, a maior e mais impressionante cachoeira que pude entrar embaixo na “ducha” – vale a visita na parte alta e baixa.
    Cachoeira Casca D’Anta
    Parque Nacional da Serra da Canastra
    Nascente do Rio São Francisco
    São Jose do Barreiro MG

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *