Banho turco: eu gostei!

postado por Marcelle Ribeiro e publicado em 10/07/2012 - Atualizado em: 08/02/2019
Compartilhar este artigo:

A atração que mais me preocupava na Turquia era o banho turco. Fiquei com medo de não gostar, pois minha sogra, quando foi à Turquia, achou que a esfoliação e a massagem que recebeu durante o banho turco que ela fez foram fortes demais, doídos, sabe?Além disso, antes de viajar, eu pesquisei bastante na internet em busca do lugar ideal para tomar o banho turco. Eu queria ir num lugar que estivesse acostumado a receber turistas, não queria ir a um lugar onde só os turcos vão, pois achava que assim a chance de eu gostar seria maior.

Li bastante sobre vários lugares, e à medida que lia, fui percebendo que havia críticas sobre todos os locais sobre os quais li. Muitos reclamavam que o banho turco não é nada higiênico, que você fica deitado quase nu numa pedra quente em que um monte de gente fica sentado também.

Mas eu estava na Turquia e quer saber? Não ia deixar a oportunidade de conhecer esse ritual passar.

Procurando hotel? O Booking tem opções para todos os bolsos. Reserve por esse link, que tem o meu código, e ajude o blog.

Como estava com duas amigas e meu marido, fomos num Hamam (banho turco) misto, que aceitava homens e mulheres. Mas funciona assim: homens tomam o banho com homens e mulheres com mulheres, em locais separados.

turquia-istambul25

Teto do salão de mármore do Çermberlitas Hamami. Foto: Divulgação.

O hamam escolhido por nós foi o Çemberlitas, um dos mais antigos e tradicionais da cidade. Decidimos ir lá pois meu cunhado já havia ido lá e aprovou.

A entrada do Çemberlitas é bem escondidinha, no meio de lojas e casas de câmbio, descendo uns degraus, mas como eu já tinha visto foto na internet, não foi difícil de achar.

Pensando em alugar um carro? Compare em mais de 100 locadoras com a Rentcars! Pague em reais, sem IOF e parcelado em até 12X!

Na entrada há um caixa com os serviços oferecidos e seus respectivos preços (eles aceitam euros, liras e dólares), e uma recepcionista que fala inglês para ajudar. Eles oferecem três opções de banho turco:

– Self-service – É o mais simples. Você pode ficar o quanto quiser no salão principal de mármore, fazendo uma espécie de sauna, e você mesmo é que faz a esfoliação no seu corpo, com uma luvinha especial. Nenhum funcionário toca em você. Custa 45 liras turcas.

– Estilo Tradicional – Foi o que eu fiz. Custou 69 liras por pessoa e vou descrever ele agora:

Seguro saúde viagem internacional: escolha entre as melhores operadoras e pague com 5% de desconto com o cupom VICIADASEMVIAJAR5! Atendimento 24h em português!

Depois de pagar na recepção, você recebe uma luvinha para esfoliação, uma calcinha nova (bem grande, estilo “da vovó”) e uma toalhinha xadrez de pano.

Daí você é direcionado para uma salinha cheia de armários, onde vai tirar sua roupa e guardá-la (vai receber uma chave do armário onde colocar suas coisas) e colocar uma calcinha e um chinelo que vai encontrar lá. Se quiser, pode entrar com a parte de baixo do seu biquini, mas nem adianta colocar a parte de cima, porque eles não deixam você usar. De calcinha e enroladinha na tal toalhinha xadrez, pergunte e as funcionárias vão falar para você ir ao salão de mármore. Não se assuste: as funcionárias (com exceção da recepcionista, para quem você pagou) falam 3 ou 4 palavras em inglês. E você tem que perguntar para onde vai, e o que tem que fazer. Não há plaquinhas indicando, nem uma listinha do “passo-a-passo” do banho turco lá.

O salão de mármore é um salão redondo, com uma enorme “mesa” de mármore redonda e quente no meio, onde as mulheres são orientadas a deitar. Você fica ali deitada com mais um monte de mulher, transpirando como numa sauna. Enquanto umas estão apenas transpirando, as outras vão sendo atendidas pelas funcionárias do hamam, e recebem sessão de esfoliação e banho de espuma. Nessa hora, você tem que tirar a toalhinha de pano xadrez que estava usando para cobrir seu corpo, colocá-la no mármore e deitar lá, só de calcinha. As funcionárias são todas umas senhoras gordas e descabeladas, e estão de calcinha preta também, como você. Elas andam para lá e para cá enchendo baldes de água com os peitões à mostra e só colocam o sutiã quando vão começar a atender as clientes.

Passeio guiado de 1 dia e ingressos sem fila? Contrate aqui!
turquia-istambul26

Banho de espuma no mármore morno. Foto: Divulgação.

A esfoliação é feita depois que você já transpirou e pelo corpo quase todo (menos as partes íntimas e o rosto). Não passam nenhum creminho esfoliante. Mas eu achei boa a esfoliação, não foi nada do tipo estão-tirando-o-meu-couro.

Depois da esfoliação e ainda na mesa de mármore quente, a funcionária joga água morna no seu corpo com um balde. Ela manda você deitar e joga espuma em você. Daí ela faz uma massagem leve no seu corpo no meio daquela espumaiada danada. Calma, ela massageia apenas braços, pernas e costas. É uma delícia.

Depois, a funcionária vai pegar um shampoo deles lá e vai colocar no seu cabelo, que à essa altura já está molhado. Ela dá uma esfregada rápida e depois volta a jogar água morna no seu corpo, com uma bacia ou balde. Ela pode fazer isso no salão principal ou numas salinhas pequenas ao redor do salão principal.

Depois disso, com você ainda de calcinha, elas te mostram uma piscininha onde você pode ficar relaxando na água morna. Nós ficamos lá um pouquinho batendo papo e depois saímos. Mas essa piscininha só tem na área das mulheres, na dos homens não tem.

turquia-istambul27

Piscininha para o pós-banho. Foto: Divulgação.

Após descansar na piscininha, você sai da área “quente” e vai para uma sala com temperatura intermediária, onde há um chuveiro (um apenas e numa salinha sem porta) e toalhas felpudas. Pegue uma toalha, deixe a toalhinha xadrez por lá, seque-se e vá colocar sua roupa para ir embora. Não, não vi nenhum lugar onde fosse possível lavar as partes íntimas com privacidade, nem lavar o cabelo com shampoo e condicionador (o meu cabelo ficou mega embaraçado só com o shampoo de lá).

Saldo do banho turco: Adorei. O salão de mármore quente não é tãao quente, é agradável. A esfoliação e a massagem foram uma delícia. A imagem de várias funcionárias gordonas e peladas para lá e para cá não é a das mais bonitas, mas não chega a ser tão absurda. Eu fui de biquini e tive que tirar a parte de cima lá dentro. Não fiquei com tanto nojo de sentar na mesa de mármore. Afinal, vivo sentando de biquini na borda de piscinas e nem por isso fico com nojo. Minha pele saiu de lá super macia. Mas quando cheguei no hotel, tomei outro banho com meu shampoo e condicionador.

Meu marido disse que também gostou do banho dele, numa área onde homens são atendidos por outros homens. Os funcionários ficam vestidos apenas com uma toalhinha de pano xadrez enrolada na cintura. Os clientes homens não recebem uma cueca nova ao chegar: apenas ganham a toalhinha xadrez de pano e enrolam ela na cintura. Eles fazem a esfoliação, a massagem e todo o ritual enrolados na toalhinha, não tiram ela nunca. Após o banho de espuma e de água morna, podem ficar um pouco mais no salão de mármore ou ir logo para os chuveiros. São 3 chuveiros individuais e com portinha e sabão, e quem quiser pode tomar uma ducha.

– Estilo Tradicional + massagem – Você recebe o banho turco tradicional, como o que eu acabei de descrever e pelo qual paga as 69 liras, mas depois dele recebe uma massagem com óleo, que dura uns 30 minutos. Para isso, paga um valor adicional. Se quiser fazer a massagem com óleo, paga 48 liras. A massagem que segue os princípios da reflexologia custa o mesmo valor, assim como a massagem indiana na cabeça, costas, ombro e cabeça. É possível ainda aplicar uma máscara de creme no rosto, por 15 liras.

Outra casa de banhos turcos famosa é a Cagaloglu. Também li sobre um hamam chamado Suleymanieye, no blog DriEverywhere. A Adriana, autora do blog, explica que ele é ideal para casais e famílias, que podem fazer o banho juntos. Mas não aceitam pessoas solteiras.

Serviço:

Çemberlutas Hamami
http://www.cemberlitashamami.com.tr/
Endereço: Vezirhan Cad. No: 8, perto da estação de bonde Çemberlitas, no bairro de Sultanahmet.
Horário de funcionamento: Abre todos os dias, das 6h à meia-noite. Não é necessário fazer reservas.
Preços: Descritos acima
Aceita homens e mulheres.

VEJA AQUI A LISTA DE TODOS OS POSTS SOBRE A TURQUIA

 

Compartilhar este artigo:

Comentários

  1. 05 abr 2013

    Deixe suas dicas aqui no blog. Obrigada pela visita!

  2. Vivi
    02 ago 2013

    Oi! Estou indo pra Turquia e cheia de dúvidas sobre o banho turco!! Queria fazer pra conhecer, mas me sinto super mal de ficar semi-nua com um bando de desconhecidas.
    Vou só com o namorado e portanto terei que entrar sozinha… Todos recomendam o mesmo que você o Çemberlitas que é o que eu queria. Não pode mesmo ficar com a parte de cima do biquíni? A esfoliação e a massagem são apenas nas costas, com as pessoas deitadas de bruços?
    Ah! Adoro seu blog! Muitas dicas boas, parabéns! Espero que o meu chegue lá um dia… Bjs e obrigada

    • 04 ago 2013

      Oi, Vivi,
      Não pode mesmo ficar com a parte de cima do biquini. A gente foi de com a parte de cima, e lá dentro as turcas mandaram tirar. Não tinha ninguém com a parte de cima. A esfoliação e a massagem eram nas costas, nas pernas e nos braços.
      Não deixe de ir! É muito legal, uma experiência única!
      Abs,
      Marcelle

  3. Vivi
    09 ago 2013

    Oi Marcelle,
    obrigada!
    O engraçado é que escrevi pra eles pelo contato do site e me retornaram dizendo que eu poderia levar e usar a parte de cima do biquini… Vamos ver!
    Depois eu volto pra contar 😉
    Bjs

  4. Eleonora
    21 abr 2014

    Olá! Adorando os relatos! Como vou no inverno, pergunto: como secar os cabelos? Minha filha de 10 anos estará comigo. Ela poderá entrar??

    • 21 abr 2014

      Oi, Eleonora,
      Não me lembro se lá tinha secador de cabelo não…
      Dê uma olhada no site do casa de banhos escolhida e mande email perguntando sobre a idade. Não vi nenhuma criança ou adolescente quando fui, mas é melhor checar.
      Abs

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *