O que fazer em Bruxelas e Bruges: pontos turísticos
A Bélgica é um país bem pequeno, que coube em 2 dias de viagem quando estive na Europa. Passei um dia em Bruxelas, a capital, e outro em Bruges, uma cidadezinha medieval que é uma graça. Foi tempo suficiente para conhecer as principais atrações das duas. Quer saber o que fazer em Bruges e Bruxelas em dois dias? Bora comigo!
Como chegar?
Eu cheguei à Bélgica após passar alguns dias num país vizinho, a Holanda. Fui de trem de alta velocidade de Amsterdã para Bruxelas, a capital belga. A viagem durou cerca de 2h e foi bem tranquila. O trem era super confortável, mas confesso que deu uma “pressãozinha” no ouvido como se a gente estivesse num avião.
O trem tinha lanchonete e banheiro e foi pontualíssimo. Há partidas várias vezes ao dia neste trecho e dá pra ver preços e horários e até mesmo comprar a passagem online.
Neste dia só deu pra chegar e ir direto para o hotel em Bruxelas para dormir. A estação onde saltamos do trem, a Midi, era bem bizarra, com moradores de rua dormindo em bancos da vizinhança e gente mal encarada.
Ficamos hospedados no Hotel Ibis Centre Gare du Midi, na rua d’Anglaterre, em frente à estação de trem em que saltamos. A localização era prática, mas meio esquisita. Mas o hotel era confortável. Atualmente a nota dele é de 7,8. Além disso, ele tinha um restaurante, o que evitava que a gente tivesse que ficar caminhando pelas redondezas meio esquisitas pra jantar.
Como ir de Bruxelas para Bruges?
No dia seguinte, bem cedinho, pegamos um trem de Bruxelas para Bruges, uma cidade medieval encantadora não só pelos prédios históricos lindos mas também pelas delícias que provamos lá! A distância entre Bruges e Bruxelas é de 1h, indo de trem.
Porém, devo avisar que esse trem era bem feinho. Não é um trem de altíssima velocidade, mas dá pra comprar a passagem pra ele online. Aliás, recomendo fazer isso com antecedência para garantir lugar num dos horários da manhã. Assim, você consegue passar o dia aproveitando Bruges.
O que fazer em Bruges e Bruxelas?
Bruges em 1 dia
A melhor coisa a fazer em Bruges é andar, vendo os prédios medievais lindos, comprar chocolate em algumas das centenas de lojas que tem lá e provar as famosas cervejas belgas!
Logo que saímos da estação de trem de Bruges, andamos até o Begijnhof, que é uma praça silenciosa com um convento de religiosas, com casinhas branquinhas. Bem lindinha!
De lá, seguimos para a igreja Onze Lieve Vrouwekerk (Igreja de Nossa Senhora), construída em 1220. Ela tem uma Madonna feita por Michelangelo e fica na rua Mariastraat.
Depois de caminhar mais um pouco, chegamos à praça Markt, que nos deixou deslumbrados com seus prédios antigos. Lá tem uma torre chamada Belfort, com mais de 300 degraus, mas não estávamos com ânimo de subir kkkk. Na Markt você vai ver também a prefeitura Stadhuis, que é um prédio lindo, feito no século XIV.
Almoçamos num restaurante ótimo na Markt, chamado Petit Cafe. Comemos frango bem temperado com fritas (boas!). Aliás, sabia que as batatas fritas são super famosas na Bélgica? Os belgas gostam de disputar com os holandeses o título de “inventores” das batatas fritas. Neste restaurante eles também servem mexilhões com fritas, que é um prato típico da Bélgica.
Igreja, cerveja e chocolate em roteiro em Bruges
Depois, fomos andando até a igreja Heiling Bloed Basiliek (Basílica do Sangue Sagrado de Bruges), que fica na rua Burg, 10. Lá fica o frasco onde, dizem, tem gotas do sangue lavado do corpo de Jesus Cristo por José de Arimatéia. Um padre fica segurando o tal frasco dentro da igreja, e havia uma fila de gente para beijar o tal frasco. Eu não beijei o frasco, mas achei curioso, vale a pena. A entrada na igreja é grátis.
Em seguida, fomos provar algumas das famosas cervejas belgas. Eu não bebo, mas o maridão adora. Em Bruges há várias lojas em que você pode comprar e provar cervejas. Nós fomos no De Temple de Bier (Templo da Cerveja), uma loja que tem centenas de tipos de cerveja, umas bem diferentes.
Na sequência, fomos degustar chocolates. Afinal, os chocolates belgas estão entre os melhores do mundo! Em Bruges tem tanta lojinha de chocolate que, eu, formiginha, quase enlouqueci! kkkkk. A gente muitas vezes era atraído pelo cheiro dos doces quando estávamos apenas caminhando nas calçadas. Aí não tinha jeito! A gente acabava entrando pra provar e comprar!
Comprei muitos chocolate “hand made” (feitos à mão) nas seguintes chocolaterias:
- Brown Sugar – na Rua Maria Straat, 21, perto da igreja Onze Lieve.
- Chocolaterie Sukerbeyc – na Rua Katelijne Straat, 5, também perto da igreja Onze Lieve.
Passeio de barco em Bruges
Depois das compras, fizemos um passeio de barco pelos canais de Bruges que tem partidas de vários pontos da cidade. É legal, mas para quem já andou a cidade toda, não acrescenta muito. Foi bom pra descansar as pernas. O nosso passeio durou meia hora e teve explicações em inglês e em espanhol.
Após esse dia cheio, pegamos um trem de Bruges para Bruxelas. Jantamos no hotel mesmo e fomos dormir.
Veja outras dicas de onde ficar em Bruxelas.
O que fazer em Bruxelas em um dia
No dia seguinte tivemos pouco tempo para conhecer a capital do país. Por isso, fomos apenas aos pontos turísticos mais famosos da cidade. Começamos vendo o Palácio Real (ou Palais Royal de Bruxelas), que é enorme e com um jardinzão na frente. É bonito, mas não é assim incrível. Fiquei impressionada porque não vi guardas na frente dele.
Também andamos na praça Grand Place, a principal atração de Bruxelas. É linda!!! Admiramos o Hotêl de Ville (a prefeitura) e o La Maison du Roi, mas não entramos nos prédios.
Comemos um waffle com chocolate maravilhoso no Aroma Cafe (pertinho do Hotel de Ville). Aliás, sabia que os waffles belgas também são super famosos?
Depois de olhar com calma as construções da Grand Place, andamos até o Manneken Pis, que é a estátua do menino fazendo xixi, símbolo de Bruxelas. Ela é bem pequena (muito menor do que a gente esperava). Mas achamos engraçada, porque ela estava vestida com roupinha de escoteiro!
O que fazer na Bélgica além de Bruges e Bruxelas?
E se você tem mais tempo na Bélgica, para onde ir além de Bruges e Bruxelas?
Aproveite para conhecer a cidade de Gent, que dizem que é uma mistura do charme dos canais de Bruges com o agito de Bruxelas. Tem prédios históricos, canal e castelo. Veja o que fazer em Gent.
Ainda ficou com dúvidas sobre o que fazer em Bruxelas e Bruges? Escreva nos comentários.
Leia também:
- Hotéis e casas de temporada com desconto no Booking. Reserve agora!!
- Pegue até 30% de desconto em seguro viagem! Clique e veja o cupom!
- Aluguel de carro em até 12X sem IOF aqui!
- Passagens aéreas: até 40% de desconto com o Vai de Promo.
- Confira descontos nas passagens de ônibus na ClickBus!
- Passeios e transfers bem avaliados por turistas na Civitatis com cancelamento grátis.
- Acessórios de viagem na Amazon: confira!
- Tem pet? Tudo pra viajar com ele na Cobasi.
- Ganhe 25% de desconto no nosso chip de celular preferido: cupom VICIADAEMVIAJAR!
Este comentário foi removido pelo autor.
e os meus quilos de chocolate belga??? comprou já?
Não deixe de provar as cervejas artezanais dái. As cervejas belgas sçao as melhores do mundo! Beijo.
Obrigada pelas dicas , moro em Luxembourg e estamos indo amanha para Brugges
Oi tdo bem?
Qual vc gostou mais, bruxelas ou brugges????
Oi, Roberta,
Gostei mais de Bruges. É uma cidadezinha medieval, com prédios bonitos e chocolates deliciosos!
Abs,
Marcelle
Adoro Bruxelas, mas sou suspeito pra falar, afinal, sou um grande entusiasta de cervejas artesanais. É cada bar mais interessante que o outro.
Oi, Johnie,
Já eu não sou fã de cerveja, mas sou louca por chocolate e batata frita! E na Bélgica isso também é uma delícia, né?
Abs,
Marcelle