Como comprar passagens de trem para a Itália

postado por Marcelle Ribeiro e publicado em 19/06/2011 - Atualizado em: 10/06/2019
Compartilhar este artigo:

Uma das coisas que mais me dava medo na hora de planejar a minha última viagem à Europa era a logística para comprar bilhetes de trem. É que a gente resolveu fazer todas as locomoções internas lá de trem, porque não estávamos a fim de dirigir ou pq, em alguns casos, as distâncias eram longas demais para isso, e seria mais confortável ir de trem.

Mas deu tudo certo. Claro, li horrores em blogs antes para saber tudinho que precisava sobre os trens italianos. E resolvi deixar aqui umas dicas para vocês. Vou botar por tópicos, ok?

 

Procurando hotel? O Booking tem opções para todos os bolsos. Reserve por esse link, que tem o meu código, e ajude o blog.

Como e onde comprar passagem de trem na Itália

A principal empresa de trem na Itália é a Trenitalia. Foi com ela que viajei pelas seguintes cidades: Veneza, Florença, Siena, Assis, Pisa, Arezzo, Poggibonsi, Roma e Nápoles. Apenas nas cidades de Pompéia e Sorrento (no Sul da Itália), é que não tem Trenitalia, mas outra empresa, da qual falarei mais adiante. O site da Trenitalia é http://www.trenitalia.com/. O site está em italiano e em inglês. Nele, você consegue comprar bilhetes com o cartão de crédito e, mesmo que não queira comprar na hora, dá para ver preços e horários.

Mesmo que você esteja usando a versão em inglês do site da Trenitalia, importantíssimo é colocar o nome da cidade em italiano. Em italiano, Roma é Roma, Veneza é Venezia, Florença é Firenze, Assis é Assisi, Pisa é Pisa, Nápoles é Napoli. Já colocou a cidade de partida e de chegada? Escolha um dia, um horário (eu sempre colocava 0h, para aparecer todos do dia). Em seguida, vai aparecer uma tela com a sigla da estação de partida e de chegada, o tempo de viagem, o número do trem e o tipo do trem. Vamos fazer uma pausa para explicar os tipos de trem da Trenitalia:

  • ESAV – É o tipo de trem mais rápido da Itália, é o Euro Star Alta Velocidade. É super confortável, com banheiro, lanchonete, lindinho. Mais é o tipo de trem mais caro também. O que liga Roma a Nápoles (chamado Frecciarosa) anda a 360km/h. Normalmente, esse trem liga grandes cidades, como Veneza, Roma, Florença e Nápoles. Peguei o ESAV para ir de Veneza a Florença, de Florença a Nápoles e de Nápoles a Roma. Eles não costumam atrasar. Dá para comprar ingresso pelo site e você reserva o seu assento na hora em que compra pela internet.
  • IC – É o trem Inter City. Liga cidades grandes, mas também cidades menores. É mais devagar, mais velho e mais barato. Não peguei nenhum IC durante a minha viagem.
  • Regionale – Vão mais devagar que o IC. São os “paradores”, param em um monte de cidadezinhas. São mais feinhos. Na Toscana, é grande a chance de você ter que pegar um desses. Esses costumam atrasar bastante (comigo, um deles até quebrou no caminho). Para esses, você não vai conseguir comprar ingresso pela internet. E os preços deles só aparecem se você olhar com uma semana de antecedência da data em que quer viajar. Não tem lugar marcado, e, dependendo da lotação, você pode ter que ir em pé.

Na mesma tela do site da Trenitalia, você vai ver que todos os trens têm Primeira e Segunda Classe. Compre Segunda Classe, não importa o tipo de trem que você vai pegar. Até onde eu sei, a diferença entre elas é mínima. E todo mundo na Europa pega o de Segunda Classe.

Pensando em alugar um carro? Compare em mais de 100 locadoras com a Rentcars! Pague em reais, sem IOF e parcelado em até 12X!

Depois de selecionar o horário que você quer e apertar Continue, é que vão aparecer OS PREÇOS PROMOCIONAIS (porque até agora, você só viu o preço de tabela, a tarifa BASE, a que pagará se deixar para comprar lá, na hora). A tarifa promocional se chama tarifa MINI, que pode te fazer economizar 14 euros numa viagem de Florença para Nápoles, por exemplo. Para pegar essa tarifa MINI, o ideal é que você procure a passagem com até 3 meses de antecedência (Parace que se você olhar com mais antecedência que isso, a tarifa MINI não aparece. E se olhar com pouca antecedência, todos os tíquetes com desconto já terão acabado).

Depois de escolher a tarifa, escolha o seu assento (há tipos de trens que te permitem isso, outros não), coloque seu nome e sobrenome. Se escolher a opção “Ticketless with payment receipt via email”, você receberá seu bilhete por email, e, no dia da viagem, só vai ter que mostrar ele para o fiscal dentro do trem.

Ah, uma coisa importante: é comum o site da Trenitalia não concluir a venda de pessoas com cartões de crédito internacionais emitidos no Brasil. Mas eu não tive esse problema. Das duas vezes que tentei comprar com o meu MasterCard Smiles consegui, de primeira. Para quem não tiver essa sorte, e não quiser deixar para comprar o bilhete na hora, dizem que as agências de viagens brasileiras compram os bilhetes, mas sai mais caro. E tem também o site da RailEurope, em português, que vende bilhetes de trem de vários países, mas também cobra beeeem mais caro.

Seguro saúde viagem internacional: escolha entre as melhores operadoras e pague com 5% de desconto com o cupom VICIADASEMVIAJAR5! Atendimento 24h em português!

 

Com que antecedência comprar?

A pergunta que todo mundo se faz é: devo comprar meu bilhete de trem com antecedência ou na hora? Eu diria que é sempre melhor comprar com antecedência, se puder. Comprei pela internet, com antecedência de 2 ou 3 meses, os bilhetes Veneza-Florença e Florença-Nápoles, ambos trens ESAV. Consegui comprar na tarifa MINI (com desconto). Como cheguei com antecedência na estação de Veneza, percebi que o ESAV que eu ia pegar já não tinha bilhetes à venda para quem chegasse com 1 hora de antecedência.

Mas deixei para comprar o bilhete Nápoles-Roma, também ESAV, na hora, na estação, e não tive problemas, porque já sabia que nesse trecho tem trem quase de hora em hora. Mas paguei o preço BASE.

Passeio guiado de 1 dia e ingressos sem fila? Contrate aqui!

Para os trens regionais, você pode comprar bilhete com antecedência na estação, nas maquininhas, em guichês ou até em bancas de jornal na estação. Mesmo que você compre na maquininha, escolhendo horário, fique tranquilo, pois você poderá pegar o Regionale no trecho desejado em qualquer horário disponível do dia. Basta que, antes de entrar no trem, “convalide” o bilhete, inserindo ele brevemente numa das maquininhas amarelas que ficam nas plataformas.

Se você não convalidar e um fiscal pedir para ver seu bilhete dentro do trem, terá que pagar multa ali na hora, dentro do trem. Se quiser deixar para comprar na hora o bilhete do trem Regionale também não terá problema (eu não tive quando fiz isso na Toscana).

A outra empresa de trem que utilizei na Itália foi a Circumvesuviana (o site é https://www.eavsrl.it/web/content/orario-ferrovia), que luga cidades do Sul da Itália, próximas ao vulcão Vesúvio. Ela faz, por exemplo, os trechos Nápoles-Pompéia e Nápoles-Sorrento. No site, dá para você ver preços e horários, mas não dá para comprar os bilhetes com antecedência.

Os trens dessa empresa são bem detonadinhos, costumam atrasar, são pequenos e a chance de você ir em pé é enorme. Mesmo comprando o bilhete lá, não tem lugar marcado. O problema é que só ela opera nas cidades em volta do Vesúvio, então não tem jeito, você vai ter que pegar os trens dela mesmo.

 

Guarda-volumes na Itália

Nem todas as estações de trem de todas as cidades da Itália têm guarda-volumes, caso você queira deixar sua mala, conhecer a cidade e depois voltar e pegar um trem para outro lugar. Busque no site da Trenitalia informações sobre cada estação e você encontrará lá se ela tem ou não locker. Caso não tenha, você pode optar por usar o Bagbnb, que é um aplicativo que encontra guarda-malas em várias cidades do mundo. Só na Itália ele existe em mais de 40 cidades. A Michela, do blog Mapa na Mão, usou esse app e conta como foi o serviço de guarda-volumes Bangnb.

 

Leia também:

 

 

Compartilhar este artigo:

Comentários

  1. Vivian
    16 set 2015

    Olá estamos programando sair de Nápoles para Sorrento e no meio parar em pompeia para visitar mas vamos de trem e vamos estar com as malas. Teria algum lugar talvez na estação em pompeia para deixar as malas? Seria seguro? Obrigada

  2. Vanessa
    29 set 2015

    oi, tudo bem?
    Estou adorando suas dicas, gostaria de saber qual a melhor forma para ir de Veneza até Cortina D’Ampezzo, sei que deço na estação de Calalzo, mas qual melhor opção para comprar as passagens? Obrigada

    • 07 out 2015

      Olá, Vanessa,
      Tíquetes de trem para viagens na Itália podem ser comprados no site oficial da empresa italiana: wwww.trenitalia.com
      No entanto, apenas trens regionais param em cidades pequenas e os tíquetes para eles só podem ser comprados na própria estação (dias antes ou momentos antes do embarque), nas maquininhas ou nos guichês de atendimento.
      Abraço,

  3. Aldo Lucchesi
    25 out 2015

    Vou de Veneza a Meilão, mas gostaria de descer em Verona e Pescheria(Sirmione) tudo no mesmo dia e chegar a noite em Milão.Posso comprar um único bilhete Veneza-milão, validar em Veneza, descer e subir 2 vezes(Verona e Pescheria) ?Ou comprar trecho a trecho ?
    Entendeu ?

    • 09 nov 2015

      Oi, Aldo,
      Você provavelmente comprará um bilhete de trem expresso (rápido) para fazer o trecho Veneza-Milão, certo? Os trens rápidos costumam ter paradas específicas, nem sempre param em estações menores, como Sirmione. Cheque quais são as paradas que o trem faz ao fazer a busca no site da Trenitália. Se aparecerem essas estações, o melhor é mandar email para a Trenitalia perguntando. Se não aparecerem, você terá que comprar passagens de trens regionais para esses trechos para cidades menores e comprar o bilhete todo “quebrado”.
      Abraço,

  4. Marilene Torres
    22 nov 2015

    Oi Marcele, eu estou pensando ir para italia em agosto/2016 e estou pensando justamente fazer os percussos de trem, ex: O Vôo tá pra desembarcar no Fiumincino Roma, tem a estação dentro não é? Logo eu iria dai pegaria um trem para Veneza e ficaria lá umas 3 noites, depois de Veneza pegaria um trem para Florença e ficaria também 3 noites, depois pegaria um de Florença para Milão e ficaria 2 noites, depois viria de trem de Milão para Roma e ficaria umas 4 noites lá, mas gostaria de saber se tem trem para Bari na Puglia que eu me apaixonei por esse lugar, esse roteiro que eu estou fazendo está legal? Sera minha primeira vez na europa e só tenho o básico do italiano dá pra me virar bem? Eles ajudam aos turistas desorientados como eu?

    • 25 nov 2015

      Marilene,
      O trem que você consegue pegar dentro do aeroporto de Roma não vai te levar diretamente para Veneza. No aeroporto você pega um trem que te leva à estação central de Roma, onde pega outro trem para Veneza. Esse trem de dentro do aeroporto é apenas um “shuttle”, entende?
      Veja disponibilidade de trem para Bari no site da companhia italiana de trem (em inglês) – http://www.trenitalia.com
      A quantidade de dias para cada lugar está bacana.
      Eu não sei quase nada em italiano e me virei bem lá, com português, inglês ou espanhol. Os italianos são muito simpáticos, vão te ajudar sim. Eles entendem um pouco do nosso português, pois muitas palavras são parecidas. E ajudam com mímica.
      Abraço,

  5. Fabiana
    23 abr 2016

    Pegadinha com turistas: trenItalia de Roma P/ aeroporto tem que “validar” o ticket fora do trem se não paga multa de 50 euros. Não avisam, várias pessoas pagam. Fiquem espertos.

  6. Mila
    08 set 2016

    Oi Marcele. Estava acompanhando diariamente a liberação de venda do trecho Milão-Veneza para 17/12 na Trenitalia. A venda para essa data foi disponibilizada hoje, mas apenas tarifa base (cheia), nenhum desconto. Você sabe se é comum cadastrarem os descontos depois, ou se fosse ter desconto já apareceria de imediato? Achei estranho no primeiro dia já aparecer como “sold out” todas as tarifas com desconto, sendo que o trem está vazio. Obrigada pela ajuda.

    • 10 set 2016

      Oi, Camila,
      Estranho mesmo. Eu esperaria até 3 meses antes da data da viagem, pois é provável que os descontos apareçam até lá.
      Abraço,
      Marcelle

  7. jayme ranieri
    21 out 2016

    bom dia
    Tenho 65 anos e gostaria de saber se tenho direito a algum tipo de desconto para o Frescciarosa de bologna a roma e qual a diferenca entre categoria Premiun e standart

    • 28 out 2016

      Oi, Jayme,
      Você pode comprar um bilhete mais barato, pois maiores de 60 anos têm 20% de desconto no Frescciarosa nesse trajeto. Veja as infos que copiei pra você abaixo.
      Na categoria Premium, nos horários da manhã, os passageiros ganham lanche e jornal. Além disso, o banco é de couro.
      Abraço,
      Marcelle

      CartaFreccia Senior: offer reserved for travellers who are at least 60 years old; The offer permits the purchase of single tickets with a 20% discount up to midnight on the second day before departure. As a promotion for departures up to 30 November 2016, the discount is 50%. Tickets can be purchased up to midnight on the second day before train departure. The promotional offer can be purchased for departures up to 31 October 2016, up to midnight on the day before train departure. The offer cannot be combined with other discounts and offers in any form, including the discount for young people. IMPORTANT: for issuance of the ticket it is necessary to enter the personal CartaFRECCIA code in the sales system for automatic verification of entitlement, and on board the train it is necessary to present the CartaFRECCIA (definitive or temporary) used for the purchase in paper or digital format (via Smartphone or other device), and an ID.

      Number of seats available: limited and variable, depending on trains and class or level of service.

      Change of booking Not allowed

      Change of ticket Not allowed

      Refund Refund for travel cancellation not allowed.

  8. vagner jacques da costa
    03 maio 2017

    Boa tarde, tudo bem? Gostei demais do seu site, e sinceramente, me tirou um bocado de duvidas.
    Você tem como me ajudar?
    Chegarei em Roma no dia 04/06/2017, irei direto para Milao, pretendo ir de TREM. Ficarei um dia em Milão, e irei para Verona, ficarei mais um dia, partirei para Bolonha, de lá vou para Florença,
    onde ficarei 03 dias, (num dos dias em florença irei até pisa e cinque terre), depois partirei para roma onde ficarei 05 dias (reservado um para o vaticano.
    Pelo que tenho lido, o ideal será fazer tudo isso de trem, e pela TRENITALIA correto?
    Você tem como me auxiliar?
    Eu gostaria de comprar as passagens antecipadamente.
    Meu voo chega no fiumicino às 07:10 do dia 04/06, que horas você imagina que eu posso pegar o trem para Milão na estação central de Roma?
    Aguardo seu retorno.
    Grato.

    • 26 maio 2017

      Oi, Vagner,
      Eu compraria o trem de Milão para a partir das 10h. É que o voo pode atrasar, você vai ter que passar pela imigração, pegar as malas, pegar o trem do aeroporto até a estação central de Roma… Enfim, tudo isso pode demorar e é melhor ter uma margem de segurança, né?
      Abraço,
      Marcelle

  9. José
    04 maio 2017

    Bom dia. Estamos indo para a Itália em meados de outubro. Iremos passar 15 dias lá e 5 em Paris. Vc sabe me dizer qual a melhor cidade dá italia pra sair de trem para Paris? Obrigado.

    • 26 maio 2017

      Oi, José,
      Pensado em cidades “turistáveis”, você pode ir de Milão para Paris, mas é uma viagem de trem que dura pelo menos 7h30. Melhor pegar um avião.
      Abraço,
      Marcelle

  10. Michele
    10 maio 2017

    Olá meu nome é Michele e estava com uma viagem de trem programada para mim é meu marido de Veneza a Roma para o dia 03/6/17 As saindo as 9:00 e chegando às 12:33 em Roma. Passagem classe A. Porém tivemos uma emergência e estou vendendo as duas passagens por 272,00 reais. Caso alguém tenha interesse, por favor entre em contato.

1 9 10 11

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *