O que fazer em Itacaré (BA): 12 melhores praias e passeios

postado por Marcelle Ribeiro e atualizado em: 28/10/2021

Itacaré é uma cidade deliciosa na Bahia. As praias são lindas e, como não conheci todas, quero voltar. Além disso, tem cachoeiras, trilhas e um centrinho gostoso de frequentar de noite. Sem dúvida, há muito o que fazer em Itacaré (BA). Então, listei aqui as principais atrações para você montar o seu roteiro. Além das minhas dicas, peguei algumas outras com duas primas baianas, Camille e Ludmila.

Confira o índice desse post:

Onde fica Itacaré
Como ir para Itacaré
O que fazer
Programação em Itacaré a noite
O que fazer com chuva
Quando ir para Itacaré
Onde comer em Itacaré
O que levar para Itacaré

o que fazer em itacare prainha

Prainha de Itacaré. Foto: Ludmila Mascarenhas.

Onde fica

Itacaré fica no Sul da Bahia, a 72 Km de Ilhéus e a 250 Km de Salvador (se for de balsa) ou 392 Km (sem balsa).

Como ir para Itacaré

O aeroporto mais próximo de Itacaré é o de Ilhéus, que fica a 75 km de distância.

Como economizar na passagem aérea

Nós costumamos comprar passagens com desconto na MaxMilhas, Viajanet e Passagens Promo. Todos esses sites são parceiros aqui do blog e indicados por nós.

De Ilhéus para Itacaré, você pode ir de ônibus. A passagem pela empresa Rota custa R$ 21,35 e dura 1h50. Recomendo que você compre com antecedência pelo Clickbus, que eu uso.

Por outro lado, ir de carro é mais interessante, porque o veículo será útil para conhecer as praias mais bonitas de Itacaré, que ficam longe do centro. Eu uso e indico o Rentcars para alugar os carros em viagens.

Como ir para Itacaré de Salvador

Eu indico ir para Itacaré partindo de Ilhéus. Mesmo assim, se você preferir sair de Salvador, saiba que o Aeroporto Internacional de Salvador (SSA), fica a 270 km (se optar por pegar a balsa de Itaparica) ou 391 km pela estrada BR-101.

O que fazer em Itacaré

Os principais “pontos turísticos” em Itacaré são as praias, especialmente as fora do Centro, que são mais bonitas. Porém, a cidade tem cachoeiras e trilhas também, além de um centrinho animado à noite.

Praias de Itacaré – No centro

Praia da Ribeira

Eu tinha ouvido falar que as praias do Centro não são bonitas, mas gostei da Ribeira. Tem aquela Mata Atlântica linda em volta, e apesar de ter onda para surfista, dá para não-surfistas entrarem. Na minha viagem, a gente tomou banho mesmo estando chuviscando.

Da praia da Ribeira, há uma trilha para a Prainha. Não fizemos a trilha, ficamos na única barraca de praia que tem na Ribeira. A barraca não é nada demais, mas não é careira como a de Itacarezinho.

o que fazer em itacare ribeira

Praia da Ribeira. Foto: Cecilia Heinen/ Flickr.

Praia da Concha

A Praia da Concha concentra cerca de 90% das pousadas e restaurantes. A minha prima Camille me contou que é mais urbana mesmo, com muitas barracas e turistas. Apesar disso, não é tão bonita quanto as demais praias de Itacaré.

Por lá, você pode fazer stand-up paddle e caiaque. Além disso, o Mirante Ponta do Xaréu é o point para ver o pôr do sol.

o que fazer em itacare praia concha

Praia da Concha. Foto: Samory Pereira Santos/ Flickr.

Praia do Resende

A Praia do Resende é uma pequena baía que fica a 20 minutos a pé da Praia da Concha. Mesmo sendo pertinho, é bem menos cheia.

Na maré baixa, pequenas piscinas naturais se formam na orla. Há coqueiros enormes e ondas que atraem surfistas.

o que fazer em itacare bahia praia resende

Praia Resende. Foto: Rosanetur/ Flickr.

Praia do Tiririca

Minha prima Camille ficou hospedada nessa praia, onde há apenas duas pousadas. Apesar de pertinho da cidade, ainda tem aquele jeitinho de praia selvagem, sem barracas ou infraestrutura.

A praia do Tiririca é famosa por ondas fortes e por sediar campeonatos de surfe. Por lá também tem um riacho que desagua por ali, formando uma deliciosa ducha de água doce.

o que fazer em itacare praia tiririca

Praia da Tiririca. Foto: Rosanetur/ Flickr.

Praia da Costa

Assim como as praias do Resende e do Tiririca, essa é uma mini baía que fica bem perto do centro de Itacaré. Você pode conhecê-las em apenas um dia, já que são coladinhas uma na outra. Ah, cuidado com o mar, porque a água puxa bastante no local. Mesmo assim, vale dar uma paradinha para tirar fotos e contemplar a natureza.

Então, não esqueça de incluir esse programa ao escolher o que fazer em Itacaré.

Praias de Itacaré – Fora do centro

Praia de Itacarezinho

Quando estive lá com minha família fomos de carro e antes mesmo de fazer o check-in na pousada já paramos para conhecer uma das praias de Itacaré. Paramos na praia de Itacarezinho, abrimos a mala do carro, tiramos os biquínis das malas, trocamos a roupa na barraca de praia, e já curtimos um sol delicioso.

Dá para ir de carro até a praia de Itacarezinho, sem ter que pegar nem um minuto de trilha (porque muitas praias de Itacaré só são acessíveis depois de uma caminhada). Na estrada, você tem que ficar atento a um portão de madeira meio recuado. Ali, você terá que pagar pelo estacionamento, que fica na parte de baixo, depois que descer umas ladeiras meio bizarras de tão inclinadas.

Como você terá que subir essas ladeiras para sair, eu não sei se é boa pedida ir de carro 1.0 não… Aliás, tem quem estacione no acostamento da estrada e desça andando, para evitar pagar um estacionamento tão caro (e pelo que senti, não tem jeito: se você descer de carro, terá que pagar).

Quando eu fui a Itacarezinho só tinha uma barraca de praia, grande, super charmosa, com cabanas, mesas, espreguiçadeiras, banheiro limpíssimo e chuveiro. Tem até lugar para trocar fralda de criança.

O mar é calmo, quentinho, e a praia é rodeada de uma vegetação exuberante, de Mata Atlântica.

o que fazer em itacare itacarezinho

Praia de Itacarezinho. Foto: Marcelle Ribeiro

Praia de Jeribucaçu

Meu primo Júnior tinha feito uma propaganda sobre a beleza da praia para o meu pai, avisou que a trilha era chatinha, com lama, mas a gente resolveu ir.

A praia é realmente muito bonita, mas chegar lá foi uma aventura. Depois de irmos de carro até a rodovia BA 001 (a que leva a todas as praias distantes do Centro de Itacaré), pegamos uns 20 minutos de estrada de terra, bem bizarrinha, cheia de lama e poçonas. Estacionamos o carro e fomos descer para a praia.

Foram uns 30 minutos andando no meio das pedras e barro. Fomos de chinelo, mas o melhor é de ir de tênis, que não escorrega. Porém, se prepare para o fato de que seu tênis vai voltar encharcado de lama. Minha irmã mais nova acabou escorregando, deu de bunda no chão, se sujou, ralou a perna, mas não se machucou e foi até engraçado. Mas todos nós no desequilibramos em algum momento.

o que fazer em itacare trilha

Depois da queda na trilha para Jeribucaçu. Foto: Marcelle Ribeiro

O problema é que enquanto fazíamos a trilha, voltou a chover e chegamos na praia com o tempo bem ruim. Caí no mar assim mesmo, até que não estava tão gelado.

A praia de Jeribucaçu é bonita, pequena, mas não tem estrutura praticamente nenhuma. Tem uns 2 ou 3 caras que ficam sentados na areia, alugando guarda-sol e cadeiras, e vendendo cerveja, refri e água, que tiram de um isopor. E um outro oferecendo um peixe frito suspeitíssimo (porque na praia não tem barraca, com água doce, pia, nada disso).

o que fazer em itacare jeribucacu

A praia de Jeribucaçu. Foto: Marcelle Ribeiro

Prainha

Para chegar à Prainha, é necessário fazer uma trilha a partir da praia da Ribeira. A trilha é leve e tem uns 40 minutos. Aliás, minha prima Camille me deu uma dica importante: é melhor contratar um guia. Afinal, uns amigos dela foram no Réveillon e se perderam. A sorte é que encontraram outro pessoal perdido e conseguiram chegar ao destino.

A praia é linda, bem paradisíaca e tem algumas barracas vendendo bebida.

o que fazer em itacare prainha

Prainha de Itacaré. Foto: Ludmila Mascarenhas

o que fazer em itacare prainha

Prainha de Itacaré. Foto: Ludmila Mascarenhas

Praia da Engenhoca

A praia da Engenhoca tem ondas fortes e é cercada de Mata Atlântica. A trilha para lá fica perto da que leva para a Praia de Havaizinho. Então, você pode conhecer as duas em um só dia quando definir o que fazer em Itacaré.

Você deve pegar a estrada em direção a Ilhéus e deixar o carro no estacionamento. A trilha é leve e demora cerca de 40 minutos.

o que fazer em itacare trilha

Trilhas em Itacaré. Ludmila Mascarenhas

Praia do Havaizinho

A praia do Havaizinho é linda e super preservada. Do estacionamento que citei acima, fica a uns 20 minutos por uma trilha leve. É bem parecida com a Praia da Engenhoca e não tem muita estrutura para receber turistas. Porém, pelo menos na alta temporada, tem barraquinha de açaí e água de coco.

Para a minha prima Camille, a Prainha, a Praia do Havaizinho e da Engenhoca são imperdíveis ao escolher o que fazer em Itacaré. Então, fica a dica para quem quer conhecer as melhores praias de Itacaré.

o que fazer em itacare havaizinho

Havaizinho é uma das praias imperdíveis. Foto: Ludmila Mascarenhas

Passeios em Itacaré

Cachoeira do Tijuípe

Em um dos dias da nossa viagem, resolvemos ir na cachoeira do Tijuípe, que fica a 22 km da praia da Concha. Deixamos o carro no acostamento e pagamos para entrar, já que a cachoeira fica numa fazenda particular. Descemos uma “trilha” de 400 m, mas que é super tranquila, larga e tem até cordinha ajudar na caminhada.

o que fazer em itacare cachoeira

Cachoeira do Tijuípe. Foto: Ludmila Mascarenhas

Em seguida, chegando na cachoeira, nos espantamos com o volume dela. Estava muito mais cheia que em outras épocas, já que tinha chovido nos dias anteriores. Enfim, não tive coragem de entrar na cachoeira, porque a água estava sinistramente agitada. O maridão entrou, segurando em uma corda. Enquanto isso, eu fiquei apenas tomando banho numa “bica” em uma roda ao lado da cachoeira.

Ao lado da cachoeira funciona um restaurante ajeitadinho, que serve almoço. A gente tomou apenas um picolé. Vale a pena visitar a cachoeira e é um passeio que leva no máximo umas duas horas, já levando em conta o tempo para ir e voltar. Por isso, não esqueça esse passeio ao escolher o que fazer em Itacaré.

o que fazer em itacare cachoeira

Cachoeira em Itacaré. Foto: Marcelle Ribeiro.

o que fazer em itacare cachoeira

Cachoeira do Tijuípe. Foto: Ludmila Mascarenhas

o que fazer em itacare cachoeira

Cachoeira do Tijuípe. Foto: Ludmila Mascarenhas

Passeio de Canoa Havaiana no Rio de Contas

Quer sair do óbvio ao escolher o que fazer em Itacaré? Faça um passeio de canoa pelo Rio de Contas.

A saída para este passeio é na Praia da Concha, com duas ou mais pessoas. Você pode curtir o pôr do sol no Rio de Contas em uma canoa havaiana. Enfim, parece bem bacana e custa a partir de R$ 60. Que visual!

o que fazer em itacare passeio canoa

Passeio de canoa em Itacaré. Foto: Viator

Visita a uma fazenda de cacau

Vale a pena visitar uma fazenda de cacau ao decidir o que fazer em Itacaré, especialmente se o tempo estiver nublado. Assista abaixo ao vídeo pra saber como é o passeio:

O que fazer à noite

À noite, depois do cochilo da tarde, vale a pena ir andar na “rua das pedras” de Itacaré (onde a galera anda, vê lojinha e come), que se chama Pituba. Na verdade, não se chama Pituba, se chama Pedro Longomas, mas todo mundo conhece a rua por Pituba. Ela tem calçamento, mas passa carro, o que atrapalha um pouco o passeio.

A Pituba não tem o charme da Rua das Pedras de Búzios, nem mesmo a graça da rua de bares de Morro de São Paulo, mas é interessante. É que além de os carros atrapalharem, tem umas lojinhas meio caidinhas. Mas é uma rua comprida e tem uns restaurantes charmosos. Sem dúvida, essa é boa quando o assunto é o que fazer em Itacaré à noite.

Outra dica é o forró do bar Mar e Mel, onde não cheguei a ir, mas fiquei com vontade.

o que fazer em itacare noite

A noite em Itacaré. Foto: Marcelle Ribeiro

O que fazer em Itacaré com chuva

Infelizmente, não há muito o que fazer em Itacaré com chuva, já que os passeios são todos ao ar livre.

Quando ir para Itacaré

Itacaré é bacana praticamente durante o ano todo, porque a temperatura é quente e ótima para aproveitar as praias. Não há um mês que chova absurdamente mais que os outros. Em quase todos os meses chove mais de 100 mm, uns um pouco mais, outros um tiquinho menos. Então sempre existe o risco de um pouco de chuva.

Setembro e outubro são os meses que menos chove. A precipitação média é de 96 mm e 105 mm respectivamente.

Por outro lado, março é o mês com mais chuva historicamente, de acordo com a Climatempo. São 164 mm em média. Então, melhor evitar. Confira no site da Climatempo o histórico de temperatura e chuva de cada mês.

Onde comer em Itacaré

Na nossa viagem, fomos fazer o nosso “almoço da sexta-feira da Paixão” no restaurante Manga Rosa, que tem pratos individuais de peixe bem gostosinhos. É meio demorado, mas foi gostoso. Fica na famosa Rua da Pituba, no centrinho de Itacaré, que reúne vários restaurantes.

Outro lugar onde comer em Itacaré é o buffet Casa de Taipa. É simples, mas ajeitadinho e a comida é gostosa. Tinha bobó de camarão, peixe, feijão, linguicinha, etc.

Já no restaurante Itacarezinho, na praia de mesmo nome, você encontra almoço, drinks, etc. A comida é gostosa, mas o problema é o preço das coisas. A conta ficou cara, porque almoçamos lá. E outra coisa chata: eles cobram consumação mínima por mesa, prática que eu detesto.

Veja o vídeo com todas as dicas para montar seu roteiro de praias pela Bahia!

O que levar para Itacaré

Em resumo, chinelo, protetor, biquíni e óculos escuros serão seu look durante o dia. Além disso, roupa de trilha e roupinha pra passear no centrinho de noite também devem estar na sua mala.

É sempre bom lembrar…

Não custa lembrar que o ideal é fazer trilha com um sapato apropriado, seja um tênis ou uma botinha de trekking. A gente sempre recomenda o site da Amazon para acessórios de vários tipos, entre eles botinhas de trilha e calças legging. E como às vezes as trilhas são descampadas, é uma boa você ir de boné ou viseira.

Conclusão

Em conclusão, Itacaré tem belas praias e é uma viagem bem bacana na Bahia. As praias são bem bonitas e as mais legais não ficam no centro. Portanto, sugiro que você alugue um carro para poder curtir as orlas mais selvagens. Em resumo, há muito o que fazer em Itacaré, incluindo trilhas e cachoeiras. Um passeio e tanto.

Leia também:

Comentários

  1. 04 mar 2012

    Olá marcelle, achei ótimo aqui o seu blog……Estou indo tb na semana santa agora em 2012….Já fiquei um pouco triste que vc pegou um tempo bem ruim…..não fez nem um solzinho??? de vez em quando? rsrs. Vou ficar na POusada estrela que fica na pituba….vou de carro com meu namorado e mais um casal de amigos…é verdade que os restaurantes só abre apartir das 16hs? Qual a melhor praia para vc? da para conhecer Jeribucaçu, Engenhoca, Hawaizinho e Itacarezinho num mesmo dia? desde já te agradeço por suas informações postadas aqui….ajuda muitooooo!

  2. 05 mar 2012

    Isabela,
    Quando eu fui, fez sol no primeiro dia, e nos outros dois ficou meio nublado, com chuvisco.
    Não sei dessa história de que os restaurantes só abrem depois das 16h não. Eu não tive nenhum problema para achar restaurante aberto às 14h.
    Das que visitei, a praia de Itacarezinho é a mais bonita. E tem infra, barraca linda, toda arrumadinha.
    Acho difícil você conseguir visitar tantas praias num dia só, porque o acesso a elas não é fácil. Jeribucaçu tem a trilha, que leva um tempinho. Eu acho que vale mais a pena você escolher no máximo duas para conhecer por dia: vai em uma de manhã e almoça numa outra à tarde (uma que tenha infra de barraca, é claro). Não conheço todas as praias, mas Itacarezinho deve estar no seu roteiro.
    Bjs,
    Marcelle

  3. fernanda ghazaleh
    26 out 2016

    Fui a Jeribucaçu em julho/2016. Realmente a trilha de Jeribucaçu tem certos trechos difíceis, mas a paisagem do caminho e a praia compensam a caminhada. Minhas filhas de 13 anos reclamaram um pouco, mas adoraram o passeio, e a praia, claro !

  4. Pingback: Destinos para o Reveillon 2022 | Nosso Blog de Viagem

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *