Onde ficar em Berlim e como usar o metrô

postado por Marcelle Ribeiro e publicado em 25/03/2011 - Atualizado em: 21/04/2019
Compartilhar este artigo:

Para decidir onde ficar em Berlim é preciso entender o que é prioridade para você: ficar bem perto das atrações turísticas ou economizar um pouco. É que os hotéis a uma distância “a pé” dos principais pontos turísticos da capital da Alemanha são também os mais caros. E se você topar ficar um pouco mais distante, economiza bastante! Neste post, além de falar de como escolher hotel na cidade, vou falar sobre como usar o metrô de Berlim. Acompanhe!

 

Onde ficar em Berlim

Chegamos a Berlim pelo aeroporto de Tegel. Moídos da viagem, depois de uma escala em Paris, chegamos no aeroporto e logo nos surpreendemos pela total ausência de qualquer ser humano para olhar o nosso passaporte e checar se a gente não tinha cara de imigrante ilegal. Ok, a gente tinha passado pela imigração na escala em Paris (sem problemas, fora a fila), mas como é que os alemães iam saber?

Procurando hotel? O Booking tem opções para todos os bolsos. Reserve por esse link, que tem o meu código, e ajude o blog.

Enfim, no aeroporto, que é pequeno (ainda mais na comparação com o Charles de Gaulle, de Paris), seguimos as instruções do albergue, compramos bilhetes numa maquininha e pegamos um ônibus rumo ao albergue. Ficamos no Circus Hostel, num quarto duplo lindo, grande e confortável.

Dividimos banheiro com a galera do albergue, mas foi tranquilíssimo. Em nenhum dia tivemos que esperar para usar os banheiros, que eram super limpos.

No albergue tem uma cafeteria com café da manhã gostoso e barato. Além disso, há um pub onde rolam festas (mas como é no subsolo, o barulho não chega nos quartos).

Pensando em alugar um carro? Compare em mais de 100 locadoras com a Rentcars! Pague em reais, sem IOF e parcelado em até 12X!

O albergue fica colado numa estação de metrô e na frente dele tem uns 4 ou 5 restaurantes e uma loja de conveniência.

Os funcionários do albergue eram mega atenciosos, deram várias dicas para gente economizar com os bilhetes de metrô.

O albergue só não é perfeito porque não é colado nos pontos turísticos, tem sempre que pegar o metrô e andar umas 3 estações.

Seguro saúde viagem internacional: escolha entre as melhores operadoras e pague com 5% de desconto com o cupom VICIADASEMVIAJAR5! Atendimento 24h em português!

Ou seja, foi uma ótima escolha de onde ficar em Berlim! Eu me hospedaria lá novamente com certeza.

 

Hostel Circus, em Berlim. Foto: Marcelle Ribeiro.

Hostel Circus, em Berlim. Foto: Marcelle Ribeiro.

Como andar de metrô em Berlim

Andar de metrô em Berlim não tem muito mistério. Na cidade, eles chamam metrô subterrâneo de U-Bahn (as estações são indicadas por U) e o metrô de superfície de S-Bahn (estações identificadas com S). A empresa que opera o transporte é a BVG, que tem site em inglês.

Passeio guiado de 1 dia e ingressos sem fila? Contrate aqui!

Na prática, tanto faz você pegar o U ou S, porque as linhas se complementam. O metrô é eficiente e rápido e não tem catracas. As estações que ficam na antiga Berlim Oriental são meio detonadinhas, mas sem problemas.

Importante: em estações onde só passa 1 linha, normalmente não tem nenhum funcionário do metrô para você tirar meia dúvida. Só tem maquininha para comprar o bilhete, em inglês.

Depois de comprar o bilhete, antes de entrar no vagão do metrô, você tem que validar o bilhete, ou seja, ir numa outra maquininha que carimba ou fura o seu bilhete. Se você entrar no vagão sem bilhete ou com bilhete não validado, e aparecer um fiscal para checar seu bilhete, você leva esporro e paga multa ali, na hora. As maquininhas de bilhete têm bilhetes unitários e diários também. Veja preços, horários e o mapa do metrô de Berlim.

Detalhe do Portão de Brademburgo, em Berlim. Foto: Marcelle Ribeiro.

Detalhe do Portão de Brademburgo, em Berlim. Foto: Marcelle Ribeiro.

Se você preferir pegar um transfer privado do aeroporto de Berlim até seu hotel, você pode comprar antecipadamente, no site em português da Get Your Guide.

 

Leia também:

 

 

 

Compartilhar este artigo:

Comentários

  1. Anonymous
    25 out 2012

    Querida amiga, sobre a falta de checagem de passaportes no aeroporto em Berlin, eu te explico. É porque vocês, pelo que eu entendi, entraram na Comunidade Europeia por Paris. E ali sim, com certeza foram controlados e tiveram o passaporte carimbados. Geralmente não há controles de cidadãos comunitários de país para pais. Pode acontecer mas não é comum, ok? Abraços.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *