HIMARA (ALBÂNIA): O que fazer? Como chegar? Mini guia prático!
Himara, na Albânia, é uma cidade com muitas praias bonitas e que ainda está começando a ser conhecida pelos brasileiros. Eu passei quase uma semana por lá e neste texto te dou todas as dicas sobre o que fazer em Himara, passeios, melhores praias, onde comer, hospedagem e muito mais! Se preferir, clique no índice abaixo:
Quantos dias ficar
O que fazer
Onde se hospedar
Como chegar
Como circular
Chip para celular
Seguro viagem
Onde comer

Praia dos Casais, em Himara (Albânia). Foto: Marcelle Ribeiro.
Quantos dias ficar em Himara (Albânia)?
Fique 6 dias inteiros para conhecer não só as praias urbanas de Himara, mas também as de cidades próximas, como as de Dhermi e as que ficam entre Himara e Saranda. Eu passei 6 dias e meio e conheci todas as praias da região, mas em todos os dias eu visitei 2 praias ou mais.
O que fazer em Himara (Albânia)?
Meu roteiro em Himara, de forma bem resumida, foi esse:
- 1º dia: Praias Borsh e Porto Palermo (entre Himara e Saranda)
- 2º dia: Praias Jale e Livadhi
- 3º dia: Passeio de barco + praias Spile e Himara Beach (praias urbanas de Himara)
- 4º dia: Praias de Gjipe e Prinos (praia urbana de Himara)
- 5º dia: Praia Drymades e Dhermi Beach (ambas em Dhermi)
- 6º dia: Praia urbanas em Himara: Sfageio, Marachi e Potam
- 7º dia: Himara Beach e, após o almoço, retorno a Tirana de carro alugado
Eu fui a Himara no verão (julho) e a água das praias estava fria de maneira geral. Mas dava pra entrar no mar tranquilamente, várias vezes num mesmo dia inclusive. Além disso, as praias são todas transparentes e enorme maioria tem ondas super fraquinhas. Algumas são de areia e outras são de pedrinhas.
Conheci toda essa região de carro alugado, fundamental pra turistar na Albânia.
A seguir vou detalhar melhor as atrações de Himara.

Praia dos Pombos, em Himara (Albânia). Foto: Marcelle Ribeiro.
Passeio de barco em Himara (Albânia)
Durante a minha viagem por Himara, aproveitei para fazer um passeio de barco de cerca de 3h30 de duração, com 4 paradas para banho. Fomos numa lancha com oito pessoas e foi super confortável. Comprei por este link e paguei cerca de 50 euros por pessoa (com água mineral e snorkel inclusos).
Valeu muito a pena, porque pudemos visitar praias lindíssimas aonde só se chega de barco.
Durante o passeio nós vimos de longe a praia de Livadhi, a praia Aquário e a praia Jale. Nós já havíamos ido Livadhi e a Jale de carro, com calma, e estas praias valem mais a pena conhecer por terra mesmo, porque a visão que se tem dela da areia é mais bonita.
A primeira parada pra banho foi na praia das Cabras, onde ficamos por 30 minutos. Saltamos direto do barco no mar azul-turquesa lindão! Teve gente que fez snorkel por ali. Esta é uma praia aonde carros não chegam.

Praia das Cabras em Himara (Albânia). Foto: Marcelle Ribeiro.
Em seguida, apenas passamos pela praia dos Casais. A nossa segunda parada para banho foi na Caverna Secreta, onde a gente entrou por um buraco no meio do mar. É uma caverna pequenininha, em 1 minuto você entra a pé por um lado e sai nadando pelo outro. O mar ali tem uma cor azul tão impressionante que mais parece uma piscina!

A Caverna Secreta. Foto: Marcelle Ribeiro.
Surpresa no caminho
Em seguida, passamos por mais duas praias que apenas vimos de longe: praia dos Pombos e a praia de Gjipe. Aliás, nós fomos de carro num outro dia a Gjipe e valeu muito a pena!
Ainda no barco, apreciamos, também de longe, a Caverna Gêmeas e a Caverna dos Piratas. E demos sorte, viu? Golfinhos apareceram bem na hora do nosso passeio.
Depois, tivemos a nossa terceira parada pra banho, na praia de Filikuri, que fica bem perto da cidade de Himara. É possível ir de carro até Filikuri, mas depois de estacionar você vai ter que descer por rochas afiadas segurando uma corda. Eu achei meio perigoso. Ainda bem que fomos de barco e bastou pular no mar pra curtir aquela água linda!

Praia Filikuri, em Himara (Albânia). Foto: Marcelle Ribeiro.
Na sequência, vimos um antigo túnel de submarinos, que era usado durante a Segunda Guerra Mundial. Ele foi construído pelo antigo ditador da Albânia, Enver Hoxha, que governou o país por quatro décadas. Atualmente, o túnel está fechado e desativado.
A nossa quarta e última parada foi na Caverna de Porto Palermo. Saltamos no mar pra um banho delicioso ali!
Aliás, preciso deixar claro que em todas as paradas é preciso pular do barco direto no mar, porque a embarcação não “atraca” em nenhum píer ou praia.

A linda Caverna de Porto Palermo. Foto: Marcelle Ribeiro.
Outros passeios interessantes
Além desse passeio de barco que eu fiz, você pode fazer outros dois passeios de barco saindo de Himara, com paradas diferentes. O primeiro é este tour de barco mais longo, que passa pela praia dos Pombos, a Caverna dos Piratas e por Gramma Bay. O passeio dura 5h30 e custa 7.185 leks (74 euros ou R$ 474 em 2025). A parada em Gramma Bay costuma ser mais longa.
O segundo passeio que você pode fazer é um no pôr do sol. Com uma vista maravilhosa de fim de tarde, o tour passa em lugares onde o meu tour diurno também passou, como na Praia das Cabras, na Caverna dos Pombos, Caverna Secreta, praia Gjipe e Cavernas Gêmeas. Com duração de 2h30, o passeio custa 3.495 leks (36 euros ou R$ 230 em 2025).
Praias urbanas de Himara
Na cidade de Himara há várias praias urbanas lindas. A maioria é bem pequena e você pode ir de uma para a outra a pé, em poucos minutos.
Himara Beach
Himara Beach é a principal praia da cidade e nela você encontra um calçadão ótimo para caminhar e comer É bem agradável andar por lá. A praia em si é super tranquila, com espaço para colocar o seu próprio guarda-sol e chuveiros de água doce gratuitos.
Vimos muitos guarda-sóis meio “abandonados” lá, que não estavam pra alugar mas também não havia ninguém usando. Descobrimos que eles pertencem a moradores, que deixam os objetos lá fincados por dias e dias seguidos. Ah, e lá não tem beach club que alugue espreguiçadeiras nem guarda-sol. Ou você leva os seus ou pega “emprestado” um de um morador que esteja “abandonado” por lá.
A praia é de pedrinha, quase sem ondas, com um mar azul claro e transparente. Por tudo isso, adorei esta praia!

Himara Beach. Foto: Marcelle Ribeiro
Spile
Apesar de ser uma praia pequena, Spile tem bastante espaço para você colocar o seu próprio guarda-sol. Aliás, não vi ninguém alugando espreguiçadeira ou guarda-sol por lá. Mas vi esses guarda-sóis “abandonados” pelos moradores.
É uma praia de areia com mar calmo e perto de restaurantes também. A poucos passos de Spile fica a praia de Himara, que é a principal praia da cidade.

Praia Spile, em Himara (Albânia). Foto: Marcelle Ribeiro.
Sfageio
Sfageio é uma praia bem pequenininha e super colada na praia principal de Himara, parecendo que as duas são uma só. Lá tem um pequeno beach club no canto esquerdo e uma área para você colocar seu próprio guarda-sol. O mar é calminho, transparente e verdinho. A praia é de pedrinhas.

Praia Sfageio, em Himara (Albânia). Foto: Marcelle Ribeiro.
Marachi (ou Maraçit)
Também fomos à praia de Marachi (ou Maraçit), que tem um beach club grande e um cantinho público. Em relação ao mar, ele é meio verde e meio azulado, e bem calmo. É mais uma praia de pedrinhas que você vai visitar em Himara.
Mas é importante saber que a entrada para Marachi é bem escondidinha, através de uma escadaria que começa na rua. Ah, e lá não tem estacionamento.

Praia Marachi. Foto: Marcelle Ribeiro.
Prinos
A praia de Prinos é uma praia de pedrinhas e que tem um calçadão com vários restaurantes. A cor do mar é azulzinha, quase transparente. Além disso, ela é bem calma, sem ondas. Lá tem beach clubs e também uma área “pública” onde você pode colocar seu guarda-sol e esticar sua canga. É mais uma bela praia urbana de Himara, com estacionamentos privados e mercadinhos próximos.

Praia de Prinos. Foto: Marcelle Ribeiro.
Potami (ou Potam)
Potam (ou Potami) foi a minha praia urbana favorita de Himara. Eu gostei dela por causa do mar azul claro e transparente. A praia é bem grande, com vários beach clubs. Pagamos apenas 7 euros para alugar duas espreguiçadeiras e um guarda-sol, bem mais em conta em relação a outras praias. Lá também tem chuveiro gratuito de água doce, assim como em todas as praias de Himara.
Potam é uma praia de pedrinhas, com estacionamento fácil e vários restaurantes. Caso você tenha comprado guarda-sol, lá tem espaço para colocar.

Mar azulzinho da Praia Potami, em Himara (Albânia). Foto: Marcelle Ribeiro.
Praias próximas de Himara
Não é só em Himara que tem praias lindas. Perto dessa cidade da Albânia você também encontra outras ótimas praias também. Porém, para chegar a todas elas você vai precisar alugar um carro, porque se locomover nesta região do país de ônibus é super complicado. Quase não há linhas e as informações sobre elas são super difíceis de encontrar.
Eu aluguei carro neste site e adorei. Ele reúne de locadoras regionais a multinacionais e dá pra ver a opinião de quem já alugou lá. Comigo deu tudo certo!
Ah, as estradas até as praias próximas de Himara são boas. Asfaltadas, bem sinuosas e sem pedágio.
Livadhi
Essa praia fica a apenas 4 km de distância de Himara, ou uns 12 minutinhos de carro. Livadi é uma gracinha, com pedrinhas ao invés de areia e poucas ondas. O mar é azulzinho e transparente. Lá tem beach clubs que alugam espreguiçadeiras e guarda-sóis, mas também vimos uma área com cadeiras de graça!
O estacionamento é gratuito, plano e bem pertinho da faixa dos beach clubs.

Praia Livadhi fica perto de Himara (Albânia). Foto: Marcelle Ribeiro.
Jale
A água do mar da Praia Jale é bem calma e transparente. Ela fica a 13 km de Himara na Albânia (25 minutos de carro) no caminho pra cidade de Dhermi. Apesar de ser pequena, é bem gostosa e tem uns quatro ou cinco beach clubs por lá. Você pode alugar duas espreguiçadeiras e um guarda-sol por 10 euros neles. A maioria dos beach clubs vendem lanches, mas tem um ou outro que serve comida “de verdade” mesmo.
Além disso, tem uma boa área pra você esticar sua canga e colocar seu próprio guarda-sol.
Eu e meu marido estacionamos de graça e bem na beirinha da praia. Ou seja, o acesso é bem fácil.

Praia Jale. Foto: Marcelle Ribeiro.
Gjipe
Essa foi uma praia que eu amei, apesar de dar um certo trabalho chegar até ela. O mar de Gjipe é super calmo, sem ondas. A água é de um azul bem clarinho e lindo. Fria, mas dá para entrar.
Gjipe fica a 15 km de Himara (40 minutos de carro), no caminho pra cidade de Dhermi. O estacionamento custou 4 euros e depois de estacionar fizemos uma trilha de 45 minutos para chegar até a pequena praia.
A trilha é bem ampla e pedregosa (ou seja, vá de tênis!). Apesar de não haver placas, não temo como se perder ou errar o caminho. Durante a caminhada vimos vários bunkers abandonados. É que o antigo ditador que governou a Albânia por décadas achava que o país seria invadido e construiu centenas (ou milhares?) de bunkers por todo o território.
Quando você for para Gjipe, leve o seu próprio lanche, porque as poucas barraquinhas que vi lá pareceram ter higiene precária.
É uma praia de pedrinha e você consegue alugar duas espreguiçadeiras e um guarda-sol por 971 leks (10 euros ou R$ 64 em 2025).

O lindo mar da Praia de Gjipe. Foto: Marcelle Ribeiro.
Dhermi Beach
Eu e meu marido aproveitamos pra conhecer Dhermi, outra cidade da Albânia, que fica a 40 minutos de carro de Himara (18 km de distância).
Na cidade de Dhermi mesmo fica a Dhermi Beach, a praia principal da região. Ela até tem uma pequena área pública, onde você pode colocar seu próprio guarda-sol, mas é bem pequena. Além disso, como a praia neste trecho é muito cheia de pedrinhas, fica bem desconfortável sentar na canga ali.
Almoçamos em Dhermi Beach, no famoso restaurante Luciano, com uma vista linda para o mar e preços Ok. Além disso, aproveitamos para ver o badalado calçadão da orla, onde tem muitos beach clubs estilosos, mas todos com música alta e meio caros.

Dhermi Beach. Foto: Marcelle Ribeiro.
Drymades
A praia de Drymades é uma das praias mais bonitas da Albânia na minha opinião, porque a cor do mar é de cair o queixo! É um azul-piscina transparente incrível! Além disso, a temperatura da água estava menos fria do que em outras praias. É uma praia bem grande e ótima para crianças, mesmo sendo de pedrinhas.
Ela fica na cidade de Dhermi, a poucos minutos de carro da praia de Dhermi Beach e a 40 minutos de Himara.
Em Drymades há uma parte pública, onde você consegue colocar o seu próprio guarda-sol. Mas também tem muuuitos beach clubs bonitos e badalados. Porém, eles cobram bem mais caro por um par de espreguiçadeiras e um guarda-sol: entre 1.456 a 2.913 leks (15 a 30 euros ou R$ 96 a 192 em 2025).
Além disso, estacionar em Drymades é mais caro: o preço varia de 5 a 10 euros.

Praia Drymades. Foto: Marcelle Ribeiro.
Praia de Porto Palermo
Essa praia, que fica entre as cidades de Himara e Saranda, é bem pequenininha e de pedrinha. Infelizmente não conseguimos fincar nosso guarda-sol no chão por lá, mas há um beach club bem simples que aluga cadeiras e tem área de sombra. O mar é lindo, bem azulzinho.
Atenção porque tem uma pegadinha pra chegar até esta praia! Porto Palermo fica a 11 km de Himara (18 minutinhos de carro), mas pare quando ver carros estacionados na beira da estrada, porque o GPS pode te levar para uma outra praia ali perto, a do Castelo de Porto Palermo, que não é tão bonita.

Praia de Porto Palermo. Foto: Marcelle Ribeiro.
Praia do Castelo de Porto Palermo
Em Porto Palermo há um castelo de pedras que você pode visitar e, ao lado dele, tem uma prainha feinha. Nosso GPS nos levou pra lá e demorou um pouco pra gente descobrir que não era esta a praia que queríamos visitar.
A praia do Castelo de Porto Palermo é calma, sem ondas, tem estacionamento grátis e um restaurante gostoso por perto. Mas a cor do mar é bem feia, meio marrom.
Borsh
Esta é mais uma praia que fica entre Himara e Saranda, outra cidade albanesa. Borsh é bem grande, com mar frio, mas bem azulzinho e transparente. Apesar de a água ser gelada, é tranquilo de entrar, ainda mais por causa das poucas ondas.
Apesar de ser uma praia de pedrinha, em Borsh tem um trechinho de areia onde você consegue andar tranquilamente e colocar o seu guarda-sol de graça na areia. Dá para estacionar bem pertinho da praia de graça.
Há beach clubs bonitos, que cobram 10 euros pelo aluguel de 1 guarda-sol e 2 espreguiçadeiras. Nós almoçamos por lá um dia e a comida estava boa.

Praia de Borsh. Foto: Marcelle Ribeiro.
Quais as melhores praias de Himara?
Na minha opinião, as melhores praias de Himara, na Albânia, são Potami e Drymades. Lembrando que Potami é uma praia urbana de Himara e que Drymades na verdade fica na cidade de Dhermi.
Onde se hospedar em Himara (Albânia)?
Agora que você já tem uma ideia melhor sobre o que fazer em Himara, preciso falar que as melhores regiões para você se hospedar por lá são perto de Himara Beach, Spille e Sfageio. Nestas áreas há muitos restaurantes, algumas lojas, mercadinhos, farmácia, caixa de eletrônico e casa de câmbio.
Um dos cuidados que você deve ter ao se hospedar em Himara, na Albânia, é que pode ser um pouco difícil estacionar na cidade. Na maioria das vezes o estacionamento é pago, custando por volta de 485 leks (5 euros ou R$ 32 em 2025) por dia. Além disso, eles não costumar ter muitas vagas disponíveis.
Eu fiquei no hotel De Sol. Ele ficava a 10 minutos de Himara Beach e de vários restaurantes. Gostei bastante de ter me hospedado lá. Abaixo eu indico mais outros ótimos hotéis em Himara:
- Elpis Guest House (Himara Beach)
- Geo & Art Boutique Hotel Himara (Sfageio)
- Rea Boutique Hotel (Spille)
- Sea View Hotel (Marachi)
- Mediterranean Apartments (Prinos)
- Potami Seashell (Potami)
Confira mais detalhes no texto especial sobre onde ficar em Himara.

Hotel De Sol. Foto: Marcelle Ribeiro.
Como chegar a Himara (Albânia)?
Não há aeroporto em Himara. Os mais próximos são o de Corfu, que fica na Grécia e o de Tirana, que é a capital da Albânia. É complicado ir de ônibus para Himara, porque tem poucos ônibus ligando as cidades da Albânia. Além disso, é super confuso e difícil descobrir como viajar de ônibus por lá. Eu soube até de um caso de golpe na venda de passagens, com extorsão e assédio. Por isso, tome cuidado!
Himara fica a 223 km de distância de Tirana, ou 3h18 de carro.
Por tudo isso, o melhor jeito de chegar a Himara e se locomover por lá é de carro alugado. Eu aluguei num site que reúne dezenas de locadoras, das regionais às multinacionais. Nele consegui ler a opinião de outros turistas sobre cada locadora. Comigo deu tudo certo!
Ah, as estradas de Tirana e Saranda até Himara são boas. O asfalto estava em boas condições e não havia pedágios. Alguns trechos são sinuosos, mas nada demais.
Como circular em Himara (Albânia)?
Confesso que não vi ônibus em Himara, na Albânia. Vi apenas uns poucos táxis. Ah, e fique sabendo que lá não tem Uber. Por isso, repito: o melhor jeito de se locomover por lá é de carro alugado. Eu e meu marido alugamos um carro pequeno, o que facilitou bastante na hora de encontrar vagas de estacionamento.

Golfinho em Himara. Foto: Marcelle Ribeiro.
Chip para celular na Albânia
Quando você for para a Albânia, vai precisar de um chip para celular. É importante ter internet no seu smartphone para ver mapas online quando você for dirigir, por exemplo.
Eu já testei vários chips ao redor do mundo e recomendo esses abaixo:
- Viaje Conectado
- O Meu Chip: 15% de desconto com o cupom VICIADAEMVIAJAR
- A Casa do Chip: 15% de desconto com o cupom VICIADAEMVIAJAR
- Holafly: 5% de desconto com o cupom VICIADAEMVIAJAR
Seguro viagem para a Albânia
Apesar de não ser obrigatório para entrar na Albânia, ter um seguro viagem é importante, pois você pode acabar se machucando durante um passeio ou passar mal depois de comer algo.
Neste site você encontra vários seguros viagem com desconto. Eu mesma já comprei nele e recomendo. Utilize o cupom VICIADA20 para 20% de desconto!
Onde comer em Himara?
No calçadão da cidade (Himara Promenade) e nas ruas próximas a ele há vários restaurantes e lanchonetes. Alguns lugares que eu gostei nesta região (com preços de 2025):
- Taverna Tosteki Himare – Saganaki de camarão: 1000 leks (10 euros)
- Obelix Burguer – Hambúrguer com fritas: 873 leks (9 euros ou R$ 57)
- Delight – 1 bola de sorvete por 1 euro.
- Taverna Milano – Pizzas de 30 cm a 9 euros.
- Brothers Grills – Especializado em espetinhos e comidas na grelha.
Além disso, na praia de Potami recomendo o restaurante Soren, que tem uma massa com camarões e abobrinha deliciosa a 1.068 leks (11 euros ou R$ 70).

Legumes grelhados do Brothers Grills. Foto: Marcelle Ribeiro.
Ainda está com dúvidas sobre o que fazer em Himara (Albânia) ou sobre como organizar uma viagem pra lá? Escreva nos comentários!
Leia também:
- Hotéis e casas de temporada com desconto no Booking. Reserve agora!!
- Pegue até 30% de desconto em seguro viagem! Clique e veja o cupom!
- Aluguel de carro em até 12X sem IOF aqui!
- Passagens aéreas: até 40% de desconto com o Vai de Promo.
- Confira descontos nas passagens de ônibus na ClickBus!
- Passeios e transfers bem avaliados por turistas na Civitatis com cancelamento grátis.
- Acessórios de viagem na Amazon: confira!
- Tem pet? Tudo pra viajar com ele na Cobasi.
- Ganhe 25% de desconto no nosso chip de celular preferido: cupom VICIADAEMVIAJAR!