Itália – Um dia em Assis

postado por Marcelle Ribeiro em 06/06/2011 - Atualizado em: 12/11/2017
Compartilhar este artigo:

Após conhecer Pisa e San Gimignano, na Itália, passamos um dia em Assis, que fica a 2h40 de trem de Florença. Pegamos o trem que saiu de Florença às 8h02 (só tem trem de hora em hora) e chegou às 10h44. Cada trecho custou 11,95 euros e compramos a passagem no trem regional na véspera, na maquininha da estação Santa Maria Novella. Apesar da distância, a viagem foi bem tranquila, porque o trem saiu no horário, não precisamos fazer nenhuma baldeação e fomos dormindo na viagem.

Chegando em Assis, pegamos um ônibus da linha C da empresa APM que saiu do ponto em frente à estação de trem às 10h46 (ele sai de 30 em 30 minutos, das 6h16 às 21h47). Se você comprar o bilhete na banca de jornal, paga 1 euro por pessoa. Você pode optar por pagar o bilhete dentro do ônibus, mas aí pagará 1,50 e tem que ter o valor exato (o motorista não tem troco).

Em 10 ou 20 minutos, o ônibus deixou a gente bem no pé da Basílica de Assis. Mas não dá para ir andando da estação de trem até lá, porque é uma subida e tanto.

Em Assis não tem muito para ver. A graça é mesmo a Basílica, que é mais bonita por dentro que por fora. A entrada é gratuita e a gente só pagou 4 euros para ouvir explicações sobre a igreja nas maquininhas de audioguia (muito boas, inclusive para quem não conhece nada da vida de São Francisco). Pena que a basílica de Assis foi muito danificada pelo terremoto de 1997… Muita coisa da igreja está danificada até hoje, como parte dos afrescos de Giotto, que contam a vida de São Francisco.

Meu maridão com a Basílica de Assis ao fundo. Foto: Marcelle Ribeiro

Meu maridão com a Basílica de Assis ao fundo. Foto: Marcelle Ribeiro

Andamos um pouco em Assis e passamos pelo Tempo di Minerva, cuja fachada é do tempo dos romanos, de Augusto. Entramos, mas não vi tanta graça lá não… A Basilica de Santa Chiara (ou Santa Clara), é meio mais ou menos também… Só entrei porque li que a santa, discípula de São Francisco, também abandonou tudo para cuidar dos pobres e da igreja.

A visita a Assis é rápida. Passamos umas 4 horas na cidade (contando o tempo que levamos para chegar de ônibus até a basílica e a parada para o almoço). Voltamos para Florença no trem das 15h17.

Saldo de Assis: A Basílica é bonita, mas não é tão imperdível numa viagem à Itália. E a cidade praticamente só tem a Basílica de interessante…

VEJA A LISTA DE TODOS OS POSTS SOBRE A ITÁLIA

Reserve sua hospedagem em Assis pelo Booking clicando aqui e ajude o blog a ganhar uma pequena comissão sem pagar nada a mais! (saiba como funciona essa parceria aqui)

Ao reservar o seu carro pelo portal Rentcars por esse link, você compara preços de várias locadoras, consegue descontos e colabora com o Viciada em Viajar.

Contrate seguro de viagem internacional com desconto na Mondial clicando aqui.

Compartilhar este artigo:
Publicado por Marcelle Ribeiro

Jornalista, baiana, mas há mais de 20 anos moradora do Rio de Janeiro. Nos seus mais de 30 anos de vida, já viajou sozinha e acompanhada. Casada com o Guilherme, petlover e viciada em pesquisar novos destinos.

Comentários

  1. deomar a feroldi
    26 set 2014

    Se fires para Assis reserve pelo menos1 dia e uma noite
    Senao for por relugiao va por arte historia
    E impressionate

  2. Trem de Florença para Assis
    06 abr 2015

    Marcelle, procurei no site da rail europe horários de trem entre Florença e Assis mas só achei um noturno.
    Pelo que voce comentou existe de hora em hora.
    Como faço para pesquisar?
    Obrigado.
    Ricardo.

  3. Ricardo Ruy
    23 abr 2015

    Oi Marcelli, foi exatamente nesse site que procurei. Acho que o problema é que a data, final de julho, ainda está muito distante pois se procuro datas mais atuais, realmente aparece de hora em hora.
    Acho que só aparece 7 dias antes.
    Obrigado

    • 24 abr 2015

      Oi, Ricardo,
      Aparece cerca de 7 semanas antes. Fiz várias buscas aqui e esse trecho que você quer aparece com várias opções de horário até o dia 13 de junho (a partir do dia 14, só aparecem as passagens dos trens noturnos). Espere mais uns dias e busque novamente que você encontrará várias opções.
      Abraço,

  4. Wine Almeida
    03 maio 2015

    Olá! Marcelle,
    Estaremos de 15/10 a 01/11/15 pela Europa, e colocamos Assis no nosso roteiro.
    Seu blog foi o mais completo que encontre, e sanou muitas dúvidas quanto viagem de Florença a Assis.
    Fiquei apenas com uma dúvida. Quanto ao horário de retorno, existe outro horário de trem além no mencionado no blog, no caso as 15:17?
    Obrigada e parabéns pelo matéria.

  5. Glicia E
    10 maio 2015

    Assis é uma cidadezinha medieval muito linda! A atmosfera de lá é mágica, mesmo para uma pessoa não religiosa como eu. Ao lado da estação de trem, andando um pouco para esquerda você poderá visitar a básilica de Santa Maria dos Anjos. Nessa básilica você irá conhecer a igrejinha mais linda e emocionante que há: a Porciuncula! É emocionante entrar na igrejinha onde São Francisco rezou por tantas vezes! O livro O pobre de Deus fala sobra a vida do santo e lê-lo antes de conhecer a cidade é muito interessante, pois você conhece a cidade como outros olhos!

  6. Cláudia
    12 maio 2015

    Olá.
    Tudo bem?
    Pretendo ir a Assis no caminho de Florença para Roma mas estou preocupada se na estação em Assis tem lugar para guardar as malas.
    Obrigada.

    • 13 maio 2015

      Oi, Cláudia,
      Acredito que não tenha, pois é uma estação muito pequena. Na época que fui, não tinha. Busquei no site da Trenitália e não encontrei essa informação. Sugiro mandar email para eles perguntando.
      Abraço,

  7. Franco
    19 maio 2015

    Muito bom o sei blog.
    Tenho uma dúvida: Já estive em Assis e só visitei a Basílica lá no alto.
    A Igreja onde está a Porciuncula fica ao lado da estação ? e a igreja de Santa Clara ?
    Abraço,

  8. vera lucia pletitsch
    23 jul 2015

    Olá! A visita em Assis é muito importante para quem gosta de arte! Há belíssimos afrescos de Giotto e de outros artistas também imperdíveis. E ainda para quem tem interesse em arquitetura medieval, é uma joia.

  9. Maria de Fátima F. Resende
    29 out 2015

    Gostaria de saber qual é o mais viável? sair de Florença, conhecer Assis e seguir para Roma? ou dormir em Assis e seguir para Roma no dia seguinte?

    • 06 nov 2015

      Oi, Maria de Fátima, quando fui não havia depósito na estação para guardar as malas e, por isso, não era viável conhecer Assis e seguir no mesmo dia para Roma. Procurei no site da Trenitalia e não encontrei essa informação. Mande email para eles perguntando.
      Abraço

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *