Leeds Castle: ótima sugestão de day trip a partir de Londres

postado por Marcelle Ribeiro em 11/09/2011 - Atualizado em: 12/11/2017
Compartilhar este artigo:

Esse blog tá ficando chique: ganhou mais um colaborador. Quer dizer, nesse caso, uma colaboradora, a querida amiga Fernanda Maniero. A Fer está morando na Inglaterra há quase um ano, com o marido e a filhota, de 1 aninho, e tem conseguido passear bastante lá. E, para minha alegria, mandou um post dando dicas de um passeio que fez recentemente, ao Leeds Castle, lá na Inglaterra. Que seja o primeiro post de muitos outros!

Com a palavra, a Fer:

“Os roteiros de viagem dos brasileiros que vêm a Europa quase sempre incluem Londres, mas tem muita coisa bacana para se fazer na Inglaterra além da capital. O país é relativamente pequeno, o que nos dá muitas opções de passeio de um dia para se fazer a partir de Londres. Então, na próxima vez que visitar a Europa, vale considerar ficar uns diazinhos a mais para conhecer o que a terra da rainha tem a oferecer.

Eu moro no interior da Inglaterra há quase um ano e posso garantir: se quiser (e tiver disposição), não há um único fim de semana que você precise ficar em casa, sem ter nada o que fazer. Então, é só driblar o tempo que nem sempre está tão convidativo (ou que quase sempre está nublado, mas esse é o “charme” inglês) e aproveitar!

Minhas viagens são sempre feitas de carro, a partir da cidade em que eu moro (Bracknell, que está a uma hora de trem da estação de Waterloo, em Londres), mas vou procurar sempre colocar um guia de como chegar a partir de Londres.

A Marcelle já falou de dois dos meus destinos preferidos: Windsor e Bath. Hoje vou falar da última atração que visitei, Leeds Castle. Primeiro, por estar mais fresquinho na cabeça e, principalmente, porque realmente vale um visita!

leeds_castelo

Leeds Castle (olha as nuvens, que lindas nesse dia). Foto: Daniel Valle

Leeds Castle (http://www.leeds-castle.com) se intitula “The loveliest castle in the world”, algo como “o mais adorável castelo do mundo”. Uma descrição talvez um pouco exagerada, mas não de toda errada: o dia que você vai passar lá tem tudo pra ser realmente adorável. Situado numa área de mais de três mil acres, no meio de um lago que mais parece um espelho, o Castelo tem uma história que começou em 857 (thanks, wikipedia), já foi residência de várias rainhas e hoje é privado. O interior, embora nem tão oponente quanto o de Windsor, tem bonitos salões (a biblioteca é meu preferido). E a construção é maravilhosa, digna de conto de fadas.

leeds_castelo2

Leeds Castle. Foto: Daniel Valle

Sim, o castelo é fofo. Mas, principalmente, o entorno do castelo, com jardins bem cuidados, aviário, parques para crianças, labirinto etc. fazem dele um local perfeito pra passar um dia em família. Uma das últimas proprietárias do castelo (Lady Baille), adorava pássaros, bichos. Então o que não falta são aves exóticas, pavões, patos, entre outros. Tem, inclusive, show com falcões treinados, diariamente às 15h. E se você está viajando com crianças (como foi o meu caso), a estrutura dedicada aos pequenos é ótima. Tem banheiros com trocadores, parquinho para bebês e crianças (em forma de castelo) e um restaurante com comida ótima (algo em torno de 12 libras por pessoa) e que tem um microondas para esquentar a papinha dos bebês.

leeds_passaro

Pássaro no Leeds Castle. Foto: Daniel Valle

Mas Leeds Castle também é um passeio legal pra se fazer em casal. O cenário é perfeito para um dia romântico (tanto que é um dos lugares preferidos da Inglaterra para casamentos). É só esticar a canga, sentar no gramado super bem cuidado pra fazer um piquenique e ver a hora passar (e convenhamos, com o valor da libra mais baixo, a gente não se sente tão culpado em apenas ficar de pernas pro ar, aproveitando o dia).

leeds_feredani

Fer e a família reunida no Leeds Castle. Foto: Daniel Valle

A entrada para o castelo não é barata (£18,50), mas é um passeio para o dia todo. Vale levar lanchinhos e fazer piquenique. E é importante ressaltar que Leeds Castle, apesar do nome, não fica na cidade Leeds. Ele está situado em Maidstone, no condado de Kent, que fica no sudeste da Inglaterra. Tem trem saindo diariamento de Londres (Victoria Station) até Bearsted (estação mais próxima do Castelo), em vários horários. A viagem dura uma hora e custa, ida e volta, £18,60. Da estação tem ônibus direto para o castelo, por £5.

E, antes de programar a ida, vale entrar no site da atração e conferir a programação. No dia em que eu fui, por exemplo, tinha voo de balões. Mas tem dias com cinema ao ar livre, encenações medievais, teatros etc. Só uma última dica: pra mim, esse é um passeio imperdível, mas apenas com o tempo bom. Como o mais interessante é o entorno do castelo, não vale a viagem num dia de chuva, por exemplo. Então, antes de ir pra estação comprar os bilhetes do trem, acesse o BBC Weather! Mas tem de ser no dia mesmo, porque aqui o tempo muda muuuito rápido! 🙂

PS: Como disse, em Leeds Castle tem um labirinto de folhagens, ao ar livre , como aqueles dos filmes. Eu, vergonhosamente, não cheguei ao centro! Se alguém seguir a dica e visitar o castelo, depois volte para conta se conseguiu!”

VEJA A LISTA DOS POSTS SOBRE A INGLATERRA

Reserve sua hospedagem em Londres pelo Booking clicando aqui e ajude o blog a ganhar uma pequena comissão sem pagar nada a mais! (saiba como funciona essa parceria aqui)

Ao reservar o seu carro pelo portal Rentcars por esse link, você compara preços de várias locadoras, consegue descontos e colabora com o Viciada em Viajar.

Contrate seguro de viagem internacional com desconto na Mondial clicando aqui.

Compartilhar este artigo:
Publicado por Marcelle Ribeiro

Jornalista, baiana, mas há mais de 20 anos moradora do Rio de Janeiro. Nos seus mais de 30 anos de vida, já viajou sozinha e acompanhada. Casada com o Guilherme, petlover e viciada em pesquisar novos destinos.

Comentários

  1. Érica Beranger
    15 set 2011

    Adorei! Fer, acho que vou te visitar….hehehe
    Beijos, Érica

  2. Anonymous
    15 set 2011

    Amei…quando for por esses lados,vou seguir todas as suas dicas!!!Envie mais…beijosss Bianca

  3. Anonymous
    17 set 2011

    Acho que vou seguir seu roteiro..

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *