Melhor chip internacional: Testei 5 empresas e veja o que achei

postado por Marcelle Ribeiro e atualizado em: 27/06/2022

Fazer uma viagem com internet disponível o tempo todo no celular é sem dúvida melhor. Sem depender apenas do wifi do hotel ou de restaurantes (que nem sempre tem boa qualidade), você acessa mapas, pesquisa de última hora por restaurantes, resolve imprevistos, fala com outros companheiros de viagem e dirige sem alugar um gps. E sair do Brasil já com um chip internacional é uma mão na roda. Mas qual o melhor chip internacional?

Ao longo de alguns anos eu testei 5 empresas diferentes até chegar a duas que eu gostei e que de fato funcionam. Conto aqui como foi a minha busca pelo melhor chip internacional. Além disso, vou explicar como funciona um chip internacional, onde e como comprar, em que países funciona e mais. Leia até o final ou clique no índice para ir direto ao tema de seu interesse.

Chip internacional: como funciona
Como ativar o chip internacional
Tamanho do chip
Passarei por vários países, e agora?
Meu whatsapp muda?
Celular com dois espaços para chip
Posso receber ligações de voz?
Chip internacional pré-pago: vantagens
Onde comprar chip internacional
Nossa experiência com 5 empresas

Chip internacional: como funciona?

Para usar internet no seu celular no exterior sem depender de wifi de hotel e restaurante, você pode:

1 – Comprar um chip internacional pré-pago no Brasil e levar com você e ativar ao desembarcar

O chip internacional pré-pago pode ser comprado em empresas especializadas nesse tipo de chip. Eu testei 5 que vendem no Brasil e entregam em casa até encontrar o melhor chip internacional para indicar a vocês. Você sai do Brasil já sabendo quanto de dados pode usar. Pode ser um chip internacional com internet ilimitada ou com dados limitados, depende do que você comprar.

Além disso, você também sabe em que países ele vai funcionar e por qual período. Leva as instruções em português, por escrito.

Eu explico mais sobre esse tipo de chip em detalhes no decorrer desse post.

2 – Adquirir um plano de internet com sua operadora de celular no Brasil

Para saber se isso é vantajoso para você, é preciso checar com sua operadora brasileira comum quais são os planos oferecidos por ela nos países para onde você vai viajar.

Aqui no blog nós já usamos o plano que a nossa operadora disponibilizava nos Estados Unidos, na Colômbia e no México. O preço estava bom e nossa internet funcionou bem nestes países. Pagamos um valor pequeno por mês, por 12 meses, pois ela só oferecia planos anuais. Então aquela quantidade de dados contratada podia ser usada em mais de uma viagem pelas Américas, durante 12 meses. Para quem vai mais de uma vez para o mesmo continente ou país por ano, pode valer a pena.

Porém, dependendo dos países para onde você vai, o plano da sua operadora brasileira pode ficar mais caro do que comprar um chip internacional.

3 – Comprar um chip pré-pago local (no país que for visitar)

É aquele que você compra no aeroporto, bancas de jornal ou lojas do país que você vai visitar, quando chega lá. O difícil é saber, antes de viajar, se você vai encontrar um chip desses à venda no seu destino. Ou, ainda, se vai ser fácil instalar ele, se a internet que ele oferece é boa, e se o preço dele realmente é melhor que as outras duas opções acima.

Outra coisa é se os chips pré-pagos locais disponíveis no exterior funcionam para mais de um país. Pode ser que você vá para a Argentina e o Chile numa mesma viagem e não encontre, no primeiro país em que você chegar, um chip que funcione nos dois países por onde vai passar. Daí você vai ter que perder tempo procurando chips em cada um dos países que visitar. E provavelmente isso vai ficar mais caro.

Chip Internacional Europa local

Quando fui à Espanha em 2018, comprei um chip pré-pago local no aeroporto de Madri. Eu já tinha pesquisado grandes operadoras espanholas que oferecem esse tipo de chip para estrangeiros e tinha uma ideia geral de preço porque pesquisei em blogs.

Entretanto, chegando ao aeroporto, o única local que vendia chips destes não tinha nenhuma dessas marcas conhecidas à venda. Só um chip de uma marca totalmente desconhecida para mim. Como eu precisava sair do aeroporto com internet (eu ia encontrar meu marido na rua, ele já estava lá), arrisquei e comprei. O preço estava mais ou menos dentro do que eu havia pesquisado e ele funcionava na Espanha e em Portugal, os 2 países em que estaríamos naquela viagem. O atendente da lojinha do aeroporto instalou o chip para mim e deu tudo certo.

Chip Internacional no Chile

Porém, quando fui a Puerto Montt, interior do Chile, não achei nenhum chip à venda no aeroporto. Minha escala em Santiago foi rápida e não deu tempo de procurar chip. Logo voei para Puerto Montt. Chegando lá, procurei chips em Puerto Varas, onde me hospedei.

Contudo, só vendia em bancas de jornal e o vendedor não tinha a menor ideia de como instalar. Eu achei confuso fazer aquilo em espanhol e fiquei com medo de perder dinheiro. Resultado: não comprei e tive que depender de wifi de hotel. Foi frustrante.

Chip Internacional na Índia

Quando meu irmão foi à Índia, ele viu chips locais à venda no aeroporto, mais baratos que um chip local internacional comprado no Brasil ou que o plano oferecido pela operadora brasileira dele.

Entretanto, ele achou que podia conseguir preços melhores fora do aeroporto e não comprou.

Depois de ele gastar dinheiro com transporte até lojas e shoppings da cidade para pesquisar chip, ele esbarrou em várias dificuldades. Apesar de terem preços melhores, nenhuma das várias lojas em que ele foi quis vender para ele de forma fácil. Pediam nomes e dados de moradores da Índia para ele dar de referência, número de telefone fixo local e até foto 3×4.

Por isso, ele desistiu e ficou dependendo de wifi do hotel.

Como ativar o chip internacional comprado no Brasil

Ao desembarcar, basta tirar o seu chip brasileiro e colocar o chip internacional pré-pago comprado no Brasil, seguir as instruções de instalação da empresa com quem você comprou o chip e pronto! Você já pode usar a internet inclusive para pedir um Uber no aeroporto mesmo ou ver um mapa para se localizar antes de sair do aeroporto.

Num dos chips que aprovamos as instruções de instalação eram simplesmente: desligue e ligue o aparelho. E pronto! Internet à mão!

Além disso, se houver qualquer dúvida ou dificuldade, a empresa com a qual você comprou o chip internacional pré-pago dá suporte. E muitas vezes ele é 24h, por whastapp. Neste caso, use o wifi de onde estiver para falar com eles.

celular mapa

Foto: Albersheinemann no Pixabay.

Tamanho do chip

Há chips internacionais pré-pagos de diferentes tamanhos e com certeza haverá um que sirva para seu celular. Na hora de comprar, você será perguntado sobre o seu modelo de aparelho.

Passarei por vários países, preciso de vários chips?

Há chips internacionais pré-pagos destes comprados no Brasil que funcionam em vários países. Além disso, há outros que funcionam apenas em alguns (por exemplo: chip internacional Europa, Chip Internacional EUA). Na hora da compra, informe em que países você estará para comprar o melhor chip internacional para você.

Meu whastapp muda?

Não. Ao usar o chip internacional pré-pago, tanto o comprado no Brasil quanto o chip local comprado no exterior, o seu whatsapp continua igual, com todas as mensagens lá e funcionando normalmente. Você pode usar para mensagens, áudios, mandar fotos, fazer ligações…

Celular com dois espaços para chip

Caso seu celular tenha dois espaços para chip, eu recomendo que você use apenas o chip internacional e tire o chip da sua operadora brasileira, para não correr qualquer risco de cobrança indevida pela operadora.

Posso receber ligações de voz com o chip internacional pré-pago?

Sim, dependendo do chip e da empresa que você escolher, pode. No caso da O Meu Chip, por exemplo, tem planos que dão direito a 100 minutos para ligar para telefones fixos e celulares do Brasil a partir da Europa ou dos Estados Unidos, por exemplo.

Chip internacional pré-pago: vantagens

Quais as vantagens de já sair do Brasil com um chip internacional pré-pago? Esses itens são importantes na hora de analisar qual o melhor chip internacional para você.

Usar em vários países

Com um chip internacional pré-pago multipaíses, você não precisa ficar comprando um chip cada vez que entra em um país diferente. Economiza tempo, trabalho e dinheiro, uma vez que os dados podem ser usados em todos os países cobertos.

Antecedência

Receber o chip em casa, ainda no Brasil, te deixará mais tranquilo. Você já embarca sem aquele estresse de ter que ficar procurando no aeroporto por algum local para comprar um chip. Isso é especialmente chato quando seu destino final é uma cidade não muito grande.

Como eu disse, quando eu fui para o aeroporto de Puerto Montt, no Chile, passei por isso. Minha escala em Santiago foi super corrida, nem deu tempo de ficar procurando chip internacional lá. E no aeroporto de Puerto Montt não havia ninguém vendendo chip internacional. Tentei comprar em bancas de jornal na cidade, mas achei bem complicada a ativação. Resultado: fiquei dependendo do wifi do hotel. 🙁

Não ter que fazer instalação numa língua estrangeira

Como eu disse, no interior do Chile, achei bem enrolado entender a explicação do dono da banca de jornal sobre como instalar o chip internacional em espanhol. Tanto que desisti de comprar.

 

via GIPHY

Adquirindo o chip no Brasil, as instruções vão em português e você ainda tem o suporte da empresa por whatsapp.

Economia de tempo

Viajar em euro ou dólar é caro e cada minuto conta! Saindo do Brasil já com o melhor chip internacional, você ganha tempo para aproveitar seu destino invés de ficar catando chip de operadora local.

Comunicação já no aeroporto

Ao já desembarcar com o chip internacional funcionando, você consegue se comunicar com aquele amigo que está te esperando no destino, buscar o mapa da cidade ou pedir um Uber. Sem perder tempo procurando chip local para comprar.

melhor chip internacional smartphone

Foto: Brett Jordan / Unsplash

Onde comprar o melhor chip internacional

Você pode comprar o chip internacional para celular pela internet, no site da empresa escolhida e optar por receber em casa ou retirar em alguns locais. Das 5 empresas que eu testei, eu só gostei de duas: Viaje Conectado (antiga Yes Brasil), e O Meu Chip. Esta última testei em 2022, no México.

A seguir, falarei delas e das demais que testei.

Melhor chip internacional: nossa experiência com 5 empresas

Antes de escolher qual chip internacional para indicar a vocês, nós testamos cinco empresas grandes que operam no Brasil. Fizemos o teste como vocês fariam: para cada viagem internacional que fizemos, levamos um chip diferente. Testamos os chips em Portugal, Colômbia, Emirados Árabes, Indonésia, Singapura, Tailândia, Laos e México.

Os chips que gostamos foram das empresas Viaje Conectado (antiga Yes Brasil) e O Meu Chip.

Os chips dessas empresas funcionaram durante as viagens todas, sem nos deixar mão. Além disso, a instalação aconteceu sem estresse nos dois casos.

O chip da Viaje Conectado testamos em Portugal, alguns anos atrás, e funcionou super bem.

Já o da O Meu Chip testamos em maio de 2022, no México, e foi perfeito. Bastou desligar o telefone, tirar o chip da nossa operadora brasileira, colocar o chip da O Meu Chip e ligar o telefone novamente. Pronto! Usamos por 23 dias de viagem e os dados foram suficientes pra tudo que precisamos!

Nas três outras empresas que testamos (menciono o nome delas ao final do post), ou a instalação foi problemática e difícil ou simplesmente o sinal foi péssimo ou não existente em alguns dias. Em um dos casos eu até desisti de tentar fazer o chip funcionar e acabei comprando um chip local.

Ou seja, de nada adianta comprar um chip baratésimo se ele não te entrega o que promete. Então, na hora de decidir qual o melhor chip internacional para você, avalie não só preço, mas também a qualidade do serviço. E a quantidade de dados disponibilizada foi ótima para as viagens.

 

 

Reclamações no site Reclame Aqui

Há vários outros fatores que você pode analisar para decidir qual o melhor chip internacional para você. Um deles são as reclamações dos clientes no site Reclame Aqui.

Lá há apenas 7 reclamações contra a Yes Brasil desde 2019 e nenhuma para o novo nome da empresa, Viaje Conectado. Isso é um bom indício.

No entanto, vale dizer que no Reclame Aqui as reclamações sobre o chip da Yes Brasil estão misturadas com reclamações de outras empresas que também se chamam Yes Brasil, mas que são de outros segmentos (como curso de inglês e cadernos).

Já contra a empresa O Meu Chip há apenas 23 reclamações desde 2019, sendo que 21 foram respondidas, o que também é um bom sinal.

Segurança de dados

Tanto o site da Viaje Conectado quanto o da empresa O Meu Chip são seguros para compras online, pois possuem certificado SSL. Você percebe isso rapidamente porque há o símbolo do cadeado antes do início da url (veja imagem abaixo).

Com isso, os seus dados são criptografados, impedindo que sejam interceptados, capturados ou visualizados por pessoas de má fé.

site seguro melhor chip internacional

Seta amarela mostra cadeado, comprovação de segurança do site.

Suporte técnico

As duas empresas têm suporte técnico por Whatsapp, o que aumenta a chance de agilidade no atendimento. Também é possível falar com elas deixando mensagem pelo site.

Outro fator interessante é que a Viaje Conectado tem uma loja física há 30 anos em Orlando, nos Estados Unidos, e disponibiliza seu endereço e número de telefone para os clientes no seu site.

No entanto, preciso dizer que quando testei estes dois chips nem precisei falar com ninguém do suporte, porque não tive nenhum problema para fazer eles funcionarem.

Países em que os chips funcionam

Atualmente você pode adquirir chips tanto da Viaje Conectado quanto da empresa O Meu Chip para dezenas de países na Europa, América do Sul, América do Norte, América Central, Ásia (incluindo o Sudeste Asiático), África e Oceania. Cheque no site da Viaje Conectado e no da O Meu Chip a lista completa.

Os chips funcionam em vários modelos de celulares. De maneira geral, para utilizar o chip, basta inserir em seu aparelho e conferir se os dados móveis estão ativos. Pode ser que algum plano precise de uma breve configuração quando chegar ao destino, dependendo do aparelho a ser utilizado.

Além disso, dependendo do plano escolhido, o chip Yes Brasil / Viaje Conectado pode ser recarregado, como é o caso de planos para os Estados Unidos, Canadá e México. Mas atenção: a recarga deve ser solicitada três dias antes do vencimento do plano atual.


Viaje Conectado

Onde comprar o chip?

Você pode pedir para que o chip seja entregue em casa.

As duas empresas entregam em todo o Brasil. A taxa de entrega varia de acordo com o prazo escolhido.

Porém, no caso da Viaje Conectado, também é possível retirar o chip numa das agências de turismo conveniada à empresa. Esta opção pode ser vantajosa para pagar uma taxa de retirada mais barata. Atualmente é possível fazer a retirada do chip internacional em vários estados do país, além de lojas nos Estados Unidos em Orlando, Nova York e Las Vegas.

Quanto custa um chip internacional?

O preço varia de acordo com os países a serem visitados, quantidade de dados desejada e quantidade de dias em que você pretende usar o chip.

Na empresa O Meu Chip, os chips são mais baratos. Em junho de 2022 eles custam o seguinte:

  • Estados Unidos: a partir de US$ 30
  • Europa: a partir de US$ 32,50
  • Outros países: a partir de US$ 55

Lembrando que com o cupom VICIADAEMVIAJAR você tem 20% de desconto se comprar por este link até 28/06.

Por sua vez, na Viaje Conectado, em junho de 2022 os preços são os seguintes:

  • Estados Unidos ilimitado: a partir de US$ 35,99
  • Estados Unidos, México e Canadá: a partir de US$ 55,99
  • Europa: a partir de US$ 69,99
  • Outros Países: a partir de US$ 69,99

Comprando por este link com o cupom RELAX na Viaje  Conectado você ganha 30% de desconto até 03/07/22. Além disso, é possível parcelar a compra em até 5x no cartão de crédito.

Com que antecedência devo comprar o chip internacional no Brasil?

Se você optar pela entrega pelos Correios, é bom comprar com mais antecedência, para economizar, porque dependendo da empresa escolhida, quanto mais barata a taxa de entrega, maior o prazo.

Contudo, se você for retirar o chip numa agência de viagem, não faz diferença. Pode comprar até na véspera da viagem.

Além disso, durante a compra você pode selecionar a data da sua viagem e deixar pré-agendada a ativação do seu chip, que será automaticamente habilitado na data escolhida.

 

Marcas de chips que eu não recomendo

As outras empresas que eu testei e não gostei foram EasySim4U, America Chip e MySimTravel.

Comentários

  1. Viviane
    23 nov 2020

    Boa noite, confiei no seu blogue e comprei o Chip dia 16/11/20 segunda-feira, primeiro que eu não tive o desconto, segundo meu filho está neste momento na Europa dependendo de Wi-Fi de aeroporto sem nenhum suporte da viajeconectado. Paguei super caro em um Chip, para não ter dor de cabeça. Meu filho já fez todo procedimento que vem no vídeo e nada só da erro. Ele tem um iPhone XR e não consegui conectar. Na hora da compra fala que é super simples, põe o chip e já sai conectado. O suporte deles é em português, porém o horário é limitado. Ele chegou na Europa as 19:00 e o suporte no domingo é até as 18:00 ou seja ele está totalmente sem suporte. Não recomendo este chip para ninguém e me arrependo amargamente por ter comprado. São 2:45 da madrugada e eu estou sem dormir, preocupada com o meu filho em outro país sem internet. Tendo que procurar sinal. DECEPÇÃO

  2. 29 dez 2020

    Eita até que fim achei o que estava procurando na
    internet. A internet é excelente, mas as vezes achar o que
    precisa pode demorar muito. Excelente artigo e vou
    compartilhar agora.

  3. Mauro
    17 jan 2022

    Sacanagem!!! Propaganda do Chip Yes Brasil!!! Cadê as outras opções? Nem mencionou, brincadeira… perdi tempo lendo a matéria!

  4. Leandro
    08 mar 2022

    kkkkkkkk opções de propaganda

  5. Francisco Bruno de Figueredo Filho
    26 jun 2022

    Comprei um chip dessa Yes Brasil em janeiro de 2022, paguei um valor razoável, a vantagem foi poder pegar o chip em uma agência próximo a minha casa, até aí tudo uma maravilha. Chegando no aeroporto de Miami a surpresa, o chip não funcionava. Tive que usar o Wi-Fi do aeroporto para manter contato com um amigo que mora lá, pedi a ele para entrar em contato com a empresa e reclamar, não adiantou nada. Nunca deram sequer um resposta nem me devolveram meu dinheiro. Tive que comprar um chip no aeroporto e pagando bem mais, fujam dessa Yes Brasil.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.