Melhor época para ir a Cancún: Fuja de furacão, sargaço e chuva

postado por Giulia Navarro e atualizado em: 17/01/2023

Escolher a melhor época para ir a Cancún é uma tarefa difícil, porque tem muitos fatores que podem afetar sua viagem. Se atentando a eles, você conseguirá desfrutar desse destino paradisíaco, se divertir e relaxar em suas belas praias sem se preocupar com problemas climáticos, naturais ou perturbações.

Para te ajudar a fugir das chuvas, do sargaço e dos furacões, além da lotação da famosa Spring Break, nesse post a gente te ajuda a entender melhor sobre quando ir para Cancún, aproveitando ao máximo o Caribe mexicano.

melhor epoca para ir a cancun playa marlin

A Playa Marlín fica próxima a zona hoteleira. Foto: Marcelle Ribeiro.

Melhor época para ir a Cancún

A melhor época para viajar para Cancún são os meses de Dezembro, Janeiro e Fevereiro. Essa é a época em que chove pouco, não tem risco de furacão e tem menos chance da praia ser invadida por algas. Além disso, não são meses de Spring Break (período de férias universitárias americanas).

Eu também arriscaria ir em Março e Abril, apesar de ser época de Spring Break, porque ele deixa a cidade apenas mais cheia (e um pouco mais cara), como explicarei mais abaixo.

Como é Cancún em Maio

A Marcelle, fundadora aqui do blog, esteve em Cancún e no Caribe Mexicano de 07 a 30 de Maio e se arrependeu um pouco. Nos 22 dias turistáveis dela na região choveu apenas em três, sendo dois deles mais no final de maio. Os demais foram dias de sol.

Porém, o sargaço atrapalhou um pouco a viagem. Em Cancún ela viu um pouco de sargaço já no final de maio, mas nada que afetasse tanto. Mas ela não conseguiu visitar as praias de Playa del Carmen porque elas estavam cheias de alga. A solução foi ir a praias vizinhas.

Além disso, em Tulum a Marcelle conseguiu ir a apenas uma praia, também por conta do sargaço. Neste caso ela também teve que buscar passeios alternativos. A questão do sargaço deixou uma viagem um pouco tensa, porque os planos do dia eram decididos muitas vezes ao acordar, no próprio dia, após analisar onde estava o sargaço (explicaremos como ainda neste texto).

Veja abaixo um mapa com as médias mensais de chuva.

média de chuvas por mês em cancún

Média de chuvas por mês em Cancún. Fonte: Weatherspark.com

Quando é calor em Cancún?

Nessa região faz calor o ano todo. Por isso, vale ressaltar que para decidir a melhor época para ir a Cancún não basta procurar apenas pela temperatura.

Spring Break enche a cidade

Spring Break é o período de férias dos universitários americanos. Nessa época, eles vão em massa para Cancún e os hotéis ficam mais cheios e barulhentos. Além disso, tudo fica mais caro. Os meses de Spring Break costumam ser Março e Abril, podendo esticar para Maio, mas isso depende de cada universidade.

Meses mais chuvosos em Cancún

Ao decidir quando ir a Cancún evite os meses em que mais chove, que são Junho, Setembro e Outubro.

Leia também: 11 Praias de Cancún: Quais as melhores para banho?

Época de furacões em Cancún

A época de furacão em Cancún acontece de Agosto a Novembro. Isso não quer dizer que eles vão acontecer, mas sim que existe uma possibilidade maior nesse período, que também costuma ser bastante chuvoso. Por esses motivos, principalmente os meses entre Agosto e Outubro não são a melhor época para ir a Cancún.

furacão cancun tempestade

Cancún sofre com a rota de furacões caribenha. Foto: Noticaribe.

Época mais barata para ir a Cancún

A baixa temporada em Cancún costuma ser justamente no período de furacões, por isso que costuma ser a época mais barata. É que nem todo mundo quer correr o risco de viajar e acabar ficando trancado num hotel. Portanto, você deve levar esse fator em consideração se optar pela época mais econômica.

Economize na passagem

Ao invés de economizar indo numa época ruim, gaste menos comprando para passagens aérea com desconto na época boa! Para isso, dê uma olhada nos sites Passagens PromoMaxMilhas. Vale a leitura dos posts “Passagens Promo é confiável?” e “Maxmilhas é confiável?“.

Época de sargaço em Cancún

A época de algas em Cancún é entre Abril e Agosto. Em várias cidades do Caribe Mexicano as praias ficam com toneladas de sargaço, que deixam a cor do mar mais escura e fedida. Ou seja, bem diferente do que você espera de uma praia no Caribe. Muitas vezes fica impraticável entrar no mar.

É difícil prever com exatidão que praias vão estar com sargaço em cada dia, porque isso muda de acordo com as correntes marinhas e ventos. Mas é possível que algumas praias de Cancún estejam com muitas algas e, no mesmo dia, outras praias não tenham nenhum ou muito pouco sargaço. E que no dia seguinte já seja diferente.

O que podemos dizer é que, entre as cidades do Caribe Mexicano, Cancún é uma das menos afetada pelo sargaço. Em geral, as praias de Cancún que costumam ser menos afetadas pelo sargaço são Caracoles, Tortugas e Langosta.

sargaço algas praia cancun

Praia Gaviota Azul, em Cancún, com um pouco de algas. Foto: Marcelle Ribeiro.

Ainda assim, existe uma página no Facebook de pessoas do México que monitoram a invasão de algas e todo dia de manhã divulgam quais praias do Caribe (não só de Cancún) têm sargaço e a quantidade. Vale a pena dar uma olhada ao acordar para escolher seu destino.

Como fugir da invasão das algas em Cancún

Agora que você já tem uma ideia de quando ir para Cancún, a gente precisa dar algumas dicas para escapar do sargaço caso você vá na temporada das algas. Uma delas é fazer um passeio a Isla Mujeres, um destino lindo que fica a apenas 30 minutos de Cancún e é pouco afetado pelas algas. A Playa Norte, localizada nessa ilha, é uma das melhores do Caribe mexicano.

playa norte isla mujeres

Playa Norte,em Isla Mujeres, tem bares e restaurantes. Foto: Marcelle Ribeiro.

Outro destino que também tem muitas praias que são pouco atingidas pelas algas é Cozumel, uma ilha que fica a cerca de 2 horas de Cancún. Nesse período, vale apostar nas praias voltadas para o continente, onde muitas vezes as algas não chegam. Para chegar a Cozumel, primeiro você tem que ir a Playa del Carmen, um trajeto que leva aproximadamente 1 hora, e lá você deve pegar um ferry que chega a ilha em cerca de 40 minutos.

mergulho snorkel cozumel passeio

Cozumel tem passeios de snorkel. Foto: Marcelle Ribeiro.

Você também pode conhecer Holbox, uma ilha um pouco mais distante (cerca de 2h30 a 3 horas saindo de Cancún), mas que não costuma ter tantas algas.

 

Em conclusão, ao decidir quando ir pra Cancún o ideal é ter flexibilidade no roteiro, principalmente se você pretende viajar fora da melhor época.

Agora que você já sabe a melhor época para ir a Cancún, assista abaixo ao vídeo sobre as praias!

Leia mais:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *