Meu roteiro no México: Dicas para 20 dias perfeitos de viagem

postado por Marcelle Ribeiro e atualizado em: 01/02/2024

Organizar um roteiro pelo México não é uma tarefa simples. São muitos lugares lindos no país e vários tipos de turismo diferentes para você escolher. É importante pensar bem em quantos dias ficar e quais cidades visitar. Por isso, nesse post eu vou te ajudar a planejar a sua viagem para o México.

O meu roteiro no México foi de 20 dias e tem foco no Caribe Mexicano, porque queríamos priorizar as belezas naturais. Nele, visitamos muitas praias, cenotes (piscinas naturais), beach clubs, além de uma lagoa que lembra as Maldivas e 2 sítios arqueológicos super importantes dessa região, com pirâmides e templos de pedra. Você pode se basear nele para montar a sua viagem ideal.

roteiro no mexico passeio bacalar

As águas da Lagoa de Bacalar são impressionantes. Foto: Marcelle Ribeiro.

Quantos dias para conhecer o México?

Um roteiro no México de 15 a 20 dias é o suficiente para ver as principais atrações do Caribe. Com esse tempo, você conseguirá conhecer bem Cancún, Isla Mujeres, Playa del Carmen, Tulum, Cozumel e Bacalar, uma cidade que não é muito famosa mas foi nossa preferida.

Nossa viagem durou 24 dias no total. Porém, 22 foram “turistáveis”, porque levamos um dia pra ir ao México e um dia pra retornar ao Brasil. Foi uma quantidade boa para conhecer tudo sem correria, porque nós inclusive passamos cerca de 4 dias desse total só tomando sol em praias que visitamos anteriormente, ou seja, uma visita “repetida”. Para descansar mesmo.

Vejam quantos dias ficamos em cada cidade:

  • Cancún: 7 noites / 6 dias turistáveis
  • Isla Mujeres: 3 noites / 3 dias
  • Tulum: 3 noites / 3 dias
  • Bacalar: 2 noites / 3 dias turistáveis
  • Playa del Carmen: 4 noites / 3 dias turistáveis
  • Cozumel: 4 noites / 4 dias
roteiro no mexico cenote tulum

Além de praias, essa região tem muitos cenotes. Foto: Marcelle Ribeiro.

Como viajar para o México?

Antes de te falar mais detalhadamente sobre onde ir no México, preciso dizer que nós voamos direto do Brasil para lá. Nosso voo saiu de São Paulo e fez uma escala rápida na Cidade do México antes de ir para Cancún. A viagem total levou em torno de 13 horas.

Como conseguir passagens mais baratas

Procure passagens aérea com desconto no site Vai de Promo.

Como se locomover pelo México?

Em nosso roteiro no México, todos os deslocamentos que fizemos entre os destinos foram de ônibus ou ferry. Viajamos pela ADO, a maior empresa de ônibus da região, e todos os veículos eram novos, limpos, confortáveis, com banheiro e ar-condicionado.

O único ponto negativo é que o site da ADO está constantemente com problemas e, por isso, não conseguimos comprar por ele, mas sim direto no guichê da empresa nos terminais rodoviários. Portanto, eu recomendo que você compre com alguns dias de antecedência (ou pelo menos algumas horas) para garantir que vai viajar no horário desejado. Outra opção é comprar on-line no site da Clickbus, que já testei em outros países.

roteiro no mexico praia bonita playa norte

O Caribe mexicano é conhecido por suas praias paradisíacas. Foto: Marcelle Ribeiro.

Além disso, você pode viajar entre as cidades de carro. Nós preferimos não alugar, porque ouvimos alguns relatos de turistas tendo problemas com policiais e frentistas de postos de gasolina. Porém, se optar por alugar um carro por lá eu recomendo o Rentcars, um site em que já alugamos várias vezes em diversos lugares do mundo e nunca tivemos problemas.

Meu roteiro no México

Antes de falar do meu roteiro pelo México dia a dia, preciso te dar uma dica: programe seus deslocamentos entre as cidades para o fim da tarde ou início da manhã. Desta forma, você ganha o dia inteiro para passear. As estradas internas do Caribe Mexicano são boas e bem seguras, então você não terá problemas.

Primeiros dias: Cancún

  • Dia 1: Chegamos à noite em Cancún e só fizemos dormir.
  • Dia 2: Fomos à praia Caracol, localizada na região hoteleira.
  • Dia 3: Ficamos um pouco na praia Tortugas, depois fomos à praia Langosta. À noite, comemos e tomamos drinks na zona hoteleira.
  • Dia 4: Visitamos a praia Marlin e a praia Ballenas. Depois, no fim da tarde, passeamos no La Isla, um shopping a céu aberto com vista para a lagoa de Cancún.
  • Dia 5: Conhecemos a praia Delfines.

Para saber mais sobre Cancún, veja nossas publicações sobre esse destino.

roteiro no mexico cancun

As praias são a grande atração de Cancún. Foto: Marcelle Ribeiro.

Próxima parada do roteiro no México: Isla Mujeres

  • Dia 6: Pegamos um ferry bem cedo de Cancún para Isla Mujeres. Após fazermos check in no nosso hotel, o Hotel Imperla (que fica bem no miolo do centro), fomos para a Playa Norte, a mais famosa da ilha (e a nossa preferida em todo o México). Em seguida, almoçamos no centrinho. Passamos a tarde em Punta Sur vendo as estátuas e o mirante.
  • Dia 7: Passamos o dia todo na Playa Norte. Voltamos lá pra ver o pôr do sol após descansar no hotel.
  • Dia 8: Mais uma vez ficamos descansando na Playa Norte.

Acesse nosso post sobre Onde ficar em Isla Mujeres para conhecer as regiões da ilha e ver dicas de hotéis por lá. Se você quer saber mais sobre as atrações da região, veja o post sobre o que fazer em Isla Mujeres.

roteiro no mexico isla mujeres playa norte

O pôr do sol na Playa Norte é imperdível. Foto: Marcelle Ribeiro.

Tulum: parte agitada do roteiro no México

Depois de nossos dias de descanso, fomos para a parte mais agitada do nosso roteiro no México: Tulum!

  • Dia 9: Pegamos um ferry de Isla Mujeres até o centro de Cancún. Em seguida, fomos de táxi do cais até a rodoviária de Cancún, onde pegamos um ônibus para Tulum. Chegamos na cidade por volta das 13h.  Após o check in no hotel LiveTulum, alugamos bicicletas e pedalamos até o Gran Cenote.
  • Dia 10: Fomos para a praia Caleta Tancah, que tem um beach club e um cenote. O ideal seria passar o dia inteiro lá, porque não foi barato e o lugar era lindo. Porém, acabei pegando uma van para a praia de Xpu-Há na hora do almoço, porque queria conhecer mais lugares.
  • Dia 11: Fomos ao sítio arqueológico de Tulum conhecer as ruínas. Depois, passamos rapidamente pela praia de Santa Fé, que estava cheia de algas. Logo após isso, visitamos a praia de Akumal, onde fizemos um passeio de snorkel incrível para ver muitas tartarugas.

Quer saber quanto eu gastei no total em Tulum? Leia o post Quanto custa viajar para Tulum aqui do blog.

Para outras dicas sobre Tulum, você pode ler todos os posts do blog sobre o destino.

roteiro no mexico tulum caleta tancah

Tulum tem passeios para todos os gostos. Foto: Marcelle Ribeiro.

Bacalar: ponto alto do roteiro pelo México

Bacalar é um destino pouco conhecido e bem diferente do Caribe Mexicano. É que lá não é uma cidade de praia e sim dona de uma lagoa de água doce com 7 cores, que lhe deu o apelido de Maldivas do México. Foi um dos nossos lugares favoritos.

  • Dia 12: Pegamos um ônibus de Tulum até Bacalar. Após fazermos check in no Hotel Maria Maria, alugamos bikes elétricas e fomos a um beach club chamado Cocalitos. Mais tarde, conhecemos o Forte São Felipe.
  • Dia 13: Fizemos um passeio de veleiro incrível pela lagoa de Bacalar.
  • Dia 14: Voltamos ao cenote Cocalitos e, depois, visitamos o Bacalar Beach Club, onde almoçamos. Já no final do dia, pegamos um ônibus para Playa del Carmen.

Aqui no blog tem um post sobre Onde ficar em Bacalar, que eu recomendo que você confira. Temos também outros posts sobre a cidade que você pode ler através do Índice de Bacalar.

roteiro no mexico bacalar beach club cocalitos

Os beach clubs de Bacalar são ótimos. Foto: Marcelle Ribeiro.

Playa del Carmen: conhecendo os cenotes

  • Dia 15: Fizemos um passeio de dia inteiro para conhecer o sítio arqueológico Chichén Itzá, os cenotes Ik Kil e Suytun e uma rápida parada na cidade histórica de Valladolid. Foi cansativo, mas valeu a pena.
  • Dia 16: Fomos à Casa Tortuga, um lugar com 5 cenotes lindos no caminho pra Tulum. Almoçamos por lá.
  • Dia 17: Visitamos o Cenote Dos Ojos, também no caminho para Tulum. Depois, almoçamos no centro de Playa del Carmen, onde ficamos passeando o resto do dia pela Quinta Avenida.

Em Playa del Carmen, ficamos no hotel Meliora by Bunik. Você pode saber mais sobre esse e outros hotéis no post Onde ficar em Playa del Carmen.

Para saber sobre os passeios e outras dicas, leia todos os nossos posts sobre Playa del Carmen.

roteiro no mexico playa del carmen cenote ik kil

Cenote Ik Kil, que conhecemos a partir de Playa del Carmen. Foto: Marcelle Ribeiro.

Última parada do roteiro no México: Cozumel

  • Dia 18: Pegamos um ferry de Playa del Carmen para Cozumel no início do dia. Fizemos check in no Puerto Libre Hotel, que foi ótimo. Em seguida, fomos ao Island Beach Club, no norte da ilha, para almoçar e relaxar.
  • Dia 19: Passamos o dia todo no Playa Mia, um beach club de Cozumel com uma praia linda e brinquedos aquáticos.
  • Dia 20: Curtimos o beach club Buccano’s, também no Norte de Cozumel. Foi um dia de descanso.
  • Dia 21: Fizemos um passeio de barco com snorkel, que é a principal atração de Cozumel. Nele, conhecemos o Arrecife Colombia, o El Cielo e El Cielito e almoçamos no Playa Mia. Em seguida, fomos ao centrinho fazer compras.

Se você quer saber mais sobre os passeios de Cozumel, veja o nosso post sobre como montar o roteiro perfeito por lá. Já se você procura outras dicas, acesse o índice do destino. Além disso, não deixe de conferir o post sobre onde ficar em Cozumel.

roteiro no mexico cozumel

Vimos peixinhos em nosso passeio em Cozumel. Foto: Marcelle Ribeiro.

Encerrando meu roteiro no México em Cancún

No 22º dia do meu roteiro pelo México, pegamos um ferry de Cozumel para Playa del Carmen e lá pegamos um ônibus para Cancún, o que tomou a manhã toda. Depois do almoço, fomos à praia Chac Mool, em Cancún. Porém, estava muito nublado.

Esse tempo ruim continuou na manhã seguinte, a do nosso 23º dia de viagem. Por isso, neste dia ficamos a manhã toda no hotel. Almoçamos no famoso bar Señor Frogs e, depois, como o tempo abriu um pouco, demos uma passada em outra praia de Cancún, a Gaviota Azul.

Leia também: Top 9 melhores praias e passeios no Caribe Mexicano

Seguro Viagem:
América do Norte
CORIS 100 USA BASIC +COVID19 CORIS 100 USA BASIC +COVID19
Assistência médica USD 100.000
Bagagem extraviada USD 1.000
*Valor referente a 7 dias de viagem.
AC 250 AM. NORTE COVID-19 AC 250 AM. NORTE COVID-19
Assistência médica USD 250.000
Bagagem extraviada USD 2.000
*Valor referente a 7 dias de viagem.
GTA 145 STUDENT GLOBAL USA & CANADÁ +COVID-19 GTA 145 STUDENT GLOBAL USA & CANADÁ +COVID-19
Assistência médica USD 145.000
Bagagem extraviada USD 1.200 (COMPLEMENTAR)
*Valor referente a 7 dias de viagem.

Quando ir para o México?

Agora que você já tem uma ideia geral sobre o que fazer no México, preciso dizer que é muito importante entender o clima desta região para conseguir escapar das temporadas de chuva, sargaço (invasão massiva de algas nas praias) e de furacões. E elas não acontecem todas na mesma época.

Para saber quando ir para essa região do México, veja o post sobre Melhor época para ir a Cancún, porque ele te ajudará a entender o clima caribenho. Apesar de este post falar especificamente sobre Cancún, muito do que está escrito nele se aplica também a outros destinos do Caribe Mexicano.

E você, tem mais dicas de lugares para visitar no México? Escreva nos comentários!

Confira abaixo um vídeo sobre o meu roteiro no México:

Leia Mais:

Comentários

  1. joao moreira mazzilli
    27 nov 2023

    Vocês falam em 20 e poucos dias para conhecer o México mas a matéria se resume a parte caribenha.
    E a capital e arredores, mais quandos dias precisarei?

    • 28 nov 2023

      Oi, João, tudo bem?
      Nós visitamos apenas a parte Caribenha. Não sei te dizer quantos dias você precisaria para conhecer outras cidades mexicanas. Desculpe não conseguir te ajudar.
      Abraço,
      Marcelle

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *