Museu de Goreme, grutas e vale de rochas na Capadócia

postado por Marcelle Ribeiro e atualizado em: 06/09/2019
Compartilhar este artigo:
turquia-capadocia8

Vista do mirante de Uchisar. Foto: Sabrina Andrade.

No nosso primeiro dia na Capadócia fizemos um tour que reúne algumas das principais atrações de lá, como o famoso Museu ao Céu Aberto de Goreme. Chegamos às 8h20 de avião na cidade de Nevsehir e a agência de viagens que contratamos, a Peerless, mandou uma pessoa nos buscar lá no aeroporto.

Depois de uma parada para deixar as malas no escritório, nos juntamos a outros turistas num microônibus e umas 10h30 já estávamos conhecendo a região, com uma simpática guia que falava inglês.

Abaixo, coloquei um folheto com os passeios que a agência de turismo que contratamos faz na região. Observe que o folheto é da agência Red Valley, que, acredito eu, foi subcontratada pela Peerless para efetivamente fazer os passeios guiados.Eles oferecem quatro tipos de tours diários, e acho que todos são passeios de dia inteiro (começam de manhã e vão até o fim da tarde). O mapa da Capadócia que vocês podem ver no folheto que disponibilizei abaixo é legal para ter uma ideia da localização das atrações e das cidades da Capadócia.

Procurando hotel? O Booking tem opções para todos os bolsos. Reserve por esse link, que tem o meu código, e ajude o blog.
turquia-capadocia4

Mapa da Capadócia feito pela Red Valley.

turquia-capadocia3

Veja aqui as atrações que compõem cada tour diário da Red Valley.

No nosso primeiro dia na Capadócia, fizemos o “passeio vermelho” dos mapas acima.

A primeira parada foi o Vale do Drevent ou Dervent (também conhecido como Vale Rosa ou Vale Imaginário), que é um vale não habitado. Com um visual meio “lunar”, ele tem rochas curiosas, que, dependendo da sua imaginação, formam figuras como animais.

turquia-capadocia6

O Vale de Devrent e suas formações rochosas. Foto: Marcelle Ribeiro.

Depois de uma breve caminhada pelo Vale de Devrent, seguimos de ônibus até o Vale dos Monges ou Pasabag, para ver as rochas com formato de cogumelos, bem curiosas.

DESCONTO DE 5% no Esquenta Black Friday para aluguel de carro na Rentcars, com o cupom NOVEMBER. Vale até 31/11, com retirada do carro até 31/12! Compare preços de várias locadoras!
turquia-capadocia7

Eu e o maridão com as “rochas cogumelo”. Foto: Sabrina Andrade.

Vimos também rochas que eram usadas por monges há séculos e séculos atrás, para se esconder ou mesmo morar. Hoje, dentro das rochas-casa não há nada. Mas dá para saber, por exemplo, se um “cômodo” era usado para cozinhar, pois, nesse caso, ele terá as paredes internas meio pretas.

turquia-capadocia9

Interior da gruta. Foto: Marcelle Ribeiro.

De lá, seguimos para a cidade de Avanos, para conhecer como é feita a tradicional cerâmica da região. Sentados e bebendo o vinho da Capadócia, ouvimos uma explicação sobre a cerâmica e vimos um profissional fazendo um jarro. Depois, meu marido foi voluntário para tentar fazer um jarro e suas tentativas renderam várias risadas para nós… rsrsrs

Vimos turcas decorando os vasos e depois fomos apresentados à lojinha onde poderíamos comprar jarros e outros produtos. Achei tudo lindo, mas meio caro.

Black November até 21/11! Seguro saúde viagem internacional: escolha entre as melhores operadoras e pague com 15% de desconto com o cupom BLACK! Atendimento 24h em português!
turquia-capadocia10

Profissional fazendo cerâmica em Avanos. Foto: Marcelle Ribeiro.

Almoçamos um delicioso kebab feito num pote de cerâmica num restaurante típico da região (desculpem, não anotei o nome) e fomos ver uma das principais atrações da Capadócia, o Museu a Céu Aberto de Goreme. Lá, entramos em várias grutas que eram usadas por católicos como moradia e igrejas na Idade Média. Os cristão eram perseguidos e se escondiam nas grutas no passado. O lugar, que foi declarado Patrimônio da Humanidade pela Unesco, é bem amplo e muito visitado. Pena que em algumas capelas, em que há desenhos de passagens bíblicas no teto, não é possível tirar fotos.

turquia-capadocia11

Detalhe de Goreme. Foto: Sabrina Andrade.

O último lugar visitado neste dia foi o mirante da cidade de Uchisar, que tem lojinhas e um visual lindo das montanhas da Capadócia. Apreciamos a vista, descansamos um pouco e depois seguimos para o hotel. Como havíamos acordado muito cedo para pegar o voo que nos levou à Capadócia, e como sabíamos que no dia seguinte teríamos que acordar de madrugada para voar de balão, só queríamos dormir!

Leia também:

Compartilhar este artigo:

Comentários

  1. Pingback: O que fazer na Capadócia, Turquia - O guia completo (e barato) com tudo que você precisa saber | Mochilão a Dois!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *