O que fazer em Ohrid (Macedônia do Norte)? Vale a pena conhecer?
Ohrid é um dos lugares mais famosos de um pequeno país chamado Macedônia do Norte, na Europa. A cidade chama a atenção pelo seu lindo e enorme lago e pelo seu centro histórico charmoso. Apesar de não ser a capital, Ohrid é uma dos locais mais visitados da Macedônia do Norte. Eu passei um dia intenso lá e hoje vou dar dicas sobre o que fazer em Ohrid, como chegar e onde se hospedar.
Ah, tem quem escreva Ohrid como Ocrida. Mas fique tranquilo, porque é o mesmo lugar. Além disso, preciso te dizer que todos os valores citados neste texto são de 2025.
Se preferir, clique no índice abaixo:
Como chegar
Quantos dias ficar
Meu roteiro
O que fazer na cidade
O que fazer perto de Ohrid
Chip para celular
Seguro viagem
Onde se hospedar

O que fazer em Ohrid? Vá à Igreja Santa Sofia. Foto: Marcelle Ribeiro.
Como chegar a Ohrid?
Antes de te falar sobre o que fazer em Ohrid, preciso te contar sobre como chegar lá.
Como ir de Skopje a Ohrid?
Skopje é a capital da Macedônia do Norte e de lá para Ohrid são 172 km (2h40 de carro). Você pode ir de carro alugado ou, se preferir mais praticidade, vá num tour de dia inteiro. Este passeio guiado que selecionei dura 11 horas, custa 64 euros e inclui transporte e guia. Nele você visita o Lago Ohrid, o Anfiteatro, a Fortaleza de Samuel e a Igreja de São João em Kaneo.
Também é possível ir de ônibus. A duração da viagem é de 3h30 e a passagem custa 14 euros.
Como ir de Tirana a Ohrid?
A Albânia faz fronteira com a Macedônia do Norte. Tirana, a capital albanesa fica a 3h30 de carro de Ohrid (131 km). Eu fiz este passeio de dia inteiro saindo de Tirana e, apesar de a viagem ser bem longa, achei que valeu a pena. Meu tour incluiu transporte e guia e custou 69 euros.
Também existem ônibus que saem de Tirana para Ohrid. Recomendo comprar neste site, onde eu mesma já comprei várias passagens em outros lugares do mundo. O bilhete de Tirana para Ohrid custa 17 euros. Porém, há poucos horários por dia.
Além disso, você pode ir de carro alugado. Recomendo reservar neste site, onde eu mesma já alugeui carro mais de 20 vezes. Pelo o que eu observei, de maneira geral a estrada de Tirana para Ohrid é boa.

O lindo Lago Ohrid. Foto: Marcelle Ribeiro.
Quantos dias ficar em Ohrid?
Em dois dias você consegue conhecer bem Ohrid. Eu planejava ficar esse tempo na cidade, mas tive um imprevisto e mudei meus planos. Por isso, acabei ficando apenas um dia por lá, neste passeio de bate-volta que fiz a partir de Tirana.
Um dia foi um pouco corrido, mas deu tempo para fazer um passeio guiado pelas principais atrações do centro histórico, almoçar na beira do lago de Ohrid e ainda visitar o lindo Monastério de Saint Naum, que fica próximo da cidade.
Porém, se eu tivesse dois dias poderia conhecer mais igrejas e tomar banho no lago.

Restaurante na beira do lago de Ohrid. Foto: Marcelle Ribeiro.
Meu roteiro em Ohrid (Macedônia do Norte)
Eu só fiquei um dia em Ohrid. Primeiro conheci a pé, com uma guia, essas atrações do centro histórico:
- Lago de Ohrid
- Igreja de Santa Sofia
- Igreja de São João em Kaneo
- Old Bazaar
- Fortaleza de Samuel
- Anfiteatro de Ohrid
Depois a van da minha excursão nos levou para ver do lado de fora, rapidinho o Museu dos Ossos, que fica perto de Ohrid. Após mais alguns minutos de carro apreciando o lago, chegamos ao Monastério de Saint Naum, também próximo a Ohrid. Por fim, no caminho de volta a Tirana, conhecemos o Parque Nacional de Drilon, que já fica na Albânia.

Pessoas se banhando no Lago Ohrid. Foto: Marcelle Ribeiro.
O que fazer em Ohrid?
Agora vou explicar com um pouco mais sobre as atrações, para que você decida o que fazer em Ohrid. Apesar de parecer pequena, a cidade tem muitas atrações.
Lago Ohrid
O Lago Ohrid é um ponto turístico imperdível. Ele é enorme, com 23 metros de transparência e mais de 260 metros de profundidade.
Há vários beach clubs na beira do lago, onde você pode sentar pra tomar sol. Além disso, há muitos restaurantes bonitinhos pra almoçar com vista para o lago.
Eu fui em julho (no verão), num dia um pouco quente. A água estava numa temperatura bem agradável. Vi algumas pessoas tomando banho no lago, tanto perto dos beach clubs quanto perto de uma plataforma de cimento. Minha guia contou que existem cobras em alguns trechos do lago, mas eu não vi nenhuma.
Ao redor do lago há um calçadão ótimo para caminhar e andar de bicicleta. Ou seja, pra quem busca o que fazer em Ohrid, o lago é um prato cheio!
Você também pode fazer um tour de stand up paddle no lago. Inclui equipamento, lanche, colete salva-vidas, fotos e vídeos. Custa 33 euros e dura duas horas.

A água transparente do Lago Ohrid. Foto: Marcelle Ribeiro.
Passeio de caiaque ou de barco
Outra opção para quem busca o que fazer em Ohrid e gosta de esportes é esse passeio de caiaque, que inclui churrasco, guia, equipamento e traslado. Tem duração de sete horas e custa 55 euros.
Já para quem não quer fazer esforço físico, a dica é este passeio de barco panorâmico pelo lago, que dura 1h hora e custa 35 euros.
Igreja de Santa Sofia
Esta igreja é do século XI e foi destruída e transformada em uma mesquita depois da invasão dos otomanos muito anos atrás. Depois, no período da Segunda Guerra Mundial, ela passou por obras e voltou a ser uma igreja ortodoxa, Atualmente, porém, ela funciona apenas para visitação e não são mais realizadas cerimônias religiosas em seu interior.
No interior dela há alguns afrescos com imagens de santos, mas muitos estão bem deteriorados. Apesar disso, vale a pena reservar uns minutinhos para conhecê-la. A entrada custa 3 euros.

Igreja de Santa Sofia por dentro. Foto: Marcelle Ribeiro.
Igreja de São João em Kaneo
Quando você estiver decidindo o que fazer em Ohrid, não deixe de fora a Igreja de São João em Kaneo. Não tanto pelo seu interior, que pelo que minha guia disse, não vale a pena (porque os afrescos estão mal conservados). Mas sim pela vista incrível que você tem da parte alta da igreja.
Suba as escadinhas e tire uma foto dai igreja com o lindo lago de Ohrid ao fundo, porque essa é a foto mais famosa da Macedônia do Norte! Você não vai se arrepender.

Igreja São João em Kaneo. Foto: Marcelle Ribeiro.
Fortaleza de Samuel
Da Fortaleza de Samuel você tem uma vista linda para a cidade, mas é preciso subir muitos degraus, viu? Quase morri, mas passo bem! Kkkkkkkk. Ah, lá dentro não tem mais nada, porque tudo que estava no interior da fortaleza está exibido num museu de Ohrid.
A fortaleza fica aberta das 9h às 16h. A entrada custa 150 dinares macedônios (2,50 euros ou R$ 15)

O que fazer em Ohrid? Não perca a Fortaleza de Samuel! Foto: Marcelle Ribeiro.
Anfiteatro de Ohrid
O Anfiteatro de Ohrid foi construído antes de Cristo e atualmente ainda abriga apresentações culturais. Hoje ele comporta cerca de 2 mil pessoas, mas antigamente cabia muito mais! Não é necessário pagar para vê-lo do alto.

Anfiteatro de Ohrid. Foto: Marcelle Ribeiro.
Outras atrações do Centro Histórico
Além das atrações que citei, o centro histórico de Ohrid tem outras coisas bonitinhas, como uma praça perto do píer com estátua de Saint Naum. Há também o Museu do Papel, onde você pode aprender como era feito o papel nos tempos de antigamente. A entrada é grátis.
É super agradável andar pelo centro histórico, que tem ruas estreitinhas e de paralelepípedos. Vimos casas curiosas, maiores na parte de cima do que na de baixo.
Se você for a Ohrid por conta própria, avalie fazer este free tour pela centro histórico a pé. Apesar de ser “free tour”, espera-se que você dê pelo menos 10 euros de gorjeta por pessoa para o guia. Esse passeio dura três horas.
Outra alternativa que me pareceu interessante é este tour privado por Ohrid. Ele dura entre 6 e 8 horas e passa não apenas nas principais atrações do centro histórico de Ohrid como também no Mosteiro de Saint Naum, que fica a 30 km da cidade). O passeio inclui transporte, guia que fala português e custa 161 euros.

Casas curiosas no centro histórico de Ohrid. Foto: Marcelle Ribeiro.
Old Bazaar
Nessa região há uma rua cheia de lojinhas de joias e pérolas, que são acessórios famosos por lá. Mas nossa guia disse que boa parte das lojas vende pérolas falsas. Uma que vende joias de pérolas verdadeiras, segundo nossa guia é a Mihajlo Filev. No Old Bazaar também há alguns restaurantes e umas poucas lojinhas de lembrancinhas.

Old Bazaar. Foto: Marcelle Ribeiro.
Degustação de vinhos com visita a adega
Uma dica pra quem tem mais tempo e não sabe o que fazer em Ohrid é esta visita à adega de um mosteiro. Além de provar vinhos, você vai conhecer o mosteiro de Saint Cosmas e Damian Ortodox. O passeio inclui transporte, guia, degustação de cinco vinhos diferentes, água e prova de queijos locais. Dura três horas e custa 55 euros.
O que fazer perto de Ohrid?
Tem muito mais o que fazer em Ohrid, porque perto da cidade também tem atrações que vale a pena conhecer!
Museu dos Ossos
Esse museu fica no Lago de Ohrid e tem casas simples numa espécie de “tablado” em cima da água. É uma recriação da forma como as pessoas viviam 5 mil anos antes de Cristo. Elas construíam suas casas no lago porque achavam que assim estariam protegidas em relação ao lobos e animais da terra.
O Museu dos Ossos fica a 16 km de distância do centro histórico de Ohrid (24 minutos de carro). Eu não cheguei a entrar. Apenas passei uns 5 minutinhos vendo da estrada.

Museu dos Ossos. Foto: Marcelle Ribeiro.
Monastério de Saint Naum
O Monastério de Saint Naum foi um dos meus lugares preferidos neste passeio a Ohrid, porque além de ter uma igreja linda por dentro e por fora, tem uma prainha super gostosa.
Construído em 905 antes de Cristo, o monastério ficou um bom tempo fechado ao público. Depois, quando reabriu, abrigou restaurantes e até uma escola. Mas hoje os turistas podem visitar a igreja e o entorno.
Entrar no complexo é de graça, mas para ver o interior da igreja cobra-se 2,50 euros. Vale a pena, porque dentro dela há muitas imagens de santos pintadas em dourado na parede e no teto, lindas! Além disso, lá fica o túmulo de St Naum e dizem que, se você colocar o ouvido pertinho dele, dá para escutar o coração do religioso!
Na entrada do monastério tem uma “praia” no Lago Ohrid, que me pareceu um lugar delicioso pra passar o dia. Vi muita gente deitada na areia tomando sol ou se refrescando na água. Além disso, ali há um belo jardim e vários quiosques vendendo comidinhas e lembrancinhas, além de restaurante e banheiro.
Eu passei menos de 1 hora lá e foi o suficiente pra ver a igreja e a praia, mas teria passado algumas horas ali apreciando a vista e curtindo o lago se tivesse mais tempo!

Entrada do Monastério de Saint Naum. Foto: Marcelle Ribeiro.
Como ir de Ohrid para o Monastério de Saint Naum?
Eu fui pra lá num passeio guiado saindo de Tirana em que, depois de conhecer o centro histórico de Ohrid, fomos levados ao monastério de van. Ohrid fica a 30 km do monastério (50 minutos de carro).
Se você for por conta própria de Ohrid ao monastério, tem algumas opções. Existem ônibus que saem do centro de Ohrid para Saint Naum. Entretanto, pelo que eu pesquisei, não dá para confiar muito nesses ônibus, porque eles passam em horários bem irregulares. Ah, e não custa caro.
Também é possível ir de táxi. É só combinar com o motorista que ele te deixa lá. O preço gira em torno de uns 20 euros por trecho. Uma outra alternativa é ir num passeio de barco, que sai de Ohrid mais ou menos umas 10h todos os dias, vai pelo lago, passa pelo Museu dos Ossos e depois fica umas boas horas no Monastério, retornando às 16h.
Dá, ainda, pra contratar um passeio privativo que sai de Ohrid mesmo e que inclui o centro histórico da cidade e também o monastério.

Monastério de Saint Naum por dentro. Foto: Marcelle Ribeiro.
Parque Nacional de Drilon
Este parque fica a 38 km de Ohrid (55 minutos de carro), na Albânia, mas perto da fronteira com a Macedônia do Norte. Meu passeio guiado parou uns 30 minutos lá.
No parque você vê a parte albanesa do Lago Ohrid, onde também dá pra tomar banho. Mas não achei a cor da água tão bonita ou transparente quanto em Ohrid mesmo.
Além disso, no parque há um lago com patos e restaurantes na beira dele. É um lugar super agradável de caminhar, com muitas árvores. E gratuito.

Parque Nacional de Drilon. Foto: Marcelle Ribeiro.
Passeio à cidade de Struga
Se você está pesquisando o que fazer em Ohrid e quer aproveitar pra conhecer outros lugares da Macedônia do Norte, fazer esse passeio à cidade de Struga pode ser uma boa opção. Ele dura sete horas e passa por outro trecho do Lago Ohrid, no museu Nezlobinski, num mercado local, no memorial do Irmão Miladinovci e no rio Vevchani.
O tour inclui guia, transporte desde Ohrid e taxas de entrada. Custa 45 euros. A cidade de Struga fica a 15 km de distância de Ohrid, apenas 20 minutinhos de carro.
Tour ao Mosteiro de Bigorski e Cachoeiras Duff
Bigorski tem o mosteiro mais prestigiado da Macedônia do Norte. É possível fazer um tour para lá saindo de Ohrid, de 8h30 de duração. Nele você conhece o Parque Nacional de Mavrovo (onde tem as cachoeiras Duff), a aldeia de Rostushe e o rio Rostushka. É uma boa dica para quem busca o que fazer em Ohrid e quer variar!
O tour custa 50 euros e inclui guia, transporte e taxas de entrada. Ah, e o mosteiro de Bigorski fica a 1h40 de carro do centro de Ohrid (85 km).
Chip para celular na Macedônia do Norte
Agora que você já tem uma ideia geral sobre o que fazer em Ohrid, preciso falar sobre como ter internet no celular lá.
Eu usei um chip da Airalo na Macedônia do Norte e ele funcionou super bem.
A Airalo foi fundada em 2019 e hoje em dia já conta com mais de 200 funcionários. Os chips da empresa são do tipo “eSim” (digitais) e funcionam em mais de 200 países. Mais de 5 milhões de usuários já compraram na Airalo. E outra coisa coisa legal é que o site está todo em português!
É bem fácil usar o eSIM da Airalo. Eles disponibilizam vários planos. Depois da compra, você vai receber um manual rápido explicando como usar o chip. É rápido e prático!
Além disso, temos cupom de desconto! Use o cupom VICIADAEMVIAJAR e compre por este link para ter 10% de desconto em qualquer compra.

Linda vista para Ohrid. Foto: Marcelle Ribeiro.
Seguro viagem para a Macedônia do Norte
É importante você ter um seguro viagem para ir à Macedônia do Norte. Apesar de não ser obrigatório o seguro para esse país, não é muito esperto você viajar sem um. Afinal, você pode acabar comendo algo que te faça mal ou ser picado por uma cobra (Deus me livre!) enquanto mergulha no Lago Ohrid. E acabar precisando de um médico.
Eu viajei com um seguro do site Seguros Promo. No tive que usar o seguro na Macedônia do Norte, mas acabei tendo que acionar ele na Albânia, porque fiquei doente lá. Fui ao médico, fiz exames e fui bem atendida. Meu seguro inclusive me reembolsou dos remédios que tive que comprar lá.
A Seguros Promo é uma empresa com a qual eu já comprei seguro várias vezes e sempre deu tudo certo. É o maior comparador de seguros viagens no Brasil. No site da Seguro Promo você consegue comparar planos de várias seguradoras conhecidas e comprar de forma rápida e fácil.
Ah, e temos cupom de desconto, viu? Comprando com o cupom VICIADA20 por este link você consegue 20% de desconto na Seguros Promo.
Onde se hospedar em Ohrid?
Tá, você já sabe o que fazer em Ohrid, mas onde se hospedar por lá?
O ideal é se hospedar perto do centro histórico, onde estão os principais pontos turísticos. Além disso, ao escolher um hotel, fique atento ao banheiro dele, porque não é comum que os banheiros lá tenham box. Eu cheguei a reservar um quarto no Villa & Spa Chunarot, mas como tive um problema de saúde, acabei não dormindo em Ohrid.
Se você tiver mais dúvidas sobre hospedagem, veja o post Onde ficar em Ohrid.

Hotel Villa & Spa Chunarot. Foto: Booking.com.
Ainda ficou com dúvidas sobre onde ficar em Ohrid? Escreva nos comentários.
Leia também:
- Hotéis e casas de temporada com desconto no Booking. Reserve agora!!
- Pegue até 30% de desconto em seguro viagem! Clique e veja o cupom!
- Aluguel de carro em até 12X sem IOF aqui!
- Passagens aéreas: até 40% de desconto com o Vai de Promo.
- Confira descontos nas passagens de ônibus na ClickBus!
- Passeios e transfers bem avaliados por turistas na Civitatis com cancelamento grátis.
- Acessórios de viagem na Amazon: confira!
- Tem pet? Tudo pra viajar com ele na Cobasi.
- Ganhe 25% de desconto no nosso chip de celular preferido: cupom VICIADAEMVIAJAR!