Muita gente quer viajar pelo Sudeste Asiático mas fica na dúvida sobre como montar um roteiro para lá, que países visitar, quantos dias ficar, onde se hospedar e etc. Eu já fui três vezes para essa região do mundo e neste texto vou falar de uma dessas viagens que eu fiz, para a Tailândia e Laos, que durou 22 dias. Abaixo vou explicar mais detalhadamente sobre esse meu roteiro pelo Sudeste Asiático e te dar mais dicas de viagem.
Se preferir, clique no índice abaixo:
Arrependimento no roteiro
Por que incluir o Laos?
Roteiro resumido
Roteiro detalhado
Locomoção
Seguro viagem
Chip para celular
Doi Inthanon Park, perto de Chiang Mai. Foto: Marcelle Ribeiro.
Arrependimento neste roteiro pelo Sudeste Asiático
Um arrependimento que eu tenho deste meu roteiro pelo Sudeste Asiático foi não ter parado em nenhuma cidade no “meio do caminho” entre o Brasil e Ásia, para descansar. Por exemplo: eu poderia ter dormido alguns dias nos Emirados Árabes, na Turquia ou mesmo no Catar antes de seguir viagem e aproveitar pra conhecer esses lugares. É que algumas empresas aéreas, como a Turkish Airlines, a Emirates e a Qatar Airways oferecem a possibilidade de fazer um stopover gratuito.
E o que é um “stopover”? É quando uma companhia aérea permite que você “quebre” a passagem em dois trechos. Ao invés de voar de São Paulo pra Tailândia com escala de algumas horas apenas nos Emirados Árabes, você pode voar de São Paulo aos Emirados Árabes, passar uns dias lá e depois pegar outro voo dos Emirados Árabes pra Tailândia. Em geral, isso é possível sem custo extra na passagem aérea. Assim você descansa alguns dias “no meio do caminho” e conhece mais um país.
Eu fiz isso na minha primeira viagem ao Sudeste Asiático, quando parei uns dias nos Emirados Árabes antes de conhecer a Indonésia e Singapura.
Mas como não fiz isso nesta viagem ao Laos e à Tailândia, acabei chegando lá bem cansada.
Eu e meu marido voamos do Rio de Janeiro para Paris (França) e ficamos apenas algumas horas lá. Depois, voamos de Paris para Bangkok, a capital da Tailândia.
Como conseguir passagens mais baratas?
Para conseguir bilhetes mais baratos para a sua viagem para a Tailândia e o Laos, recomendo que você pesquise as passagens aéreas neste site, onde sempre tem descontos. Eu mesma já comprei lá e deu tudo certo.
Templo Wat Trimit, em Bangkok. Foto: Marcelle Ribeiro.
Por que incluir o Laos no roteiro pelo Sudeste Asiático?
Antes de falar sobre o dia a dia do meu roteiro pelo Sudeste Asiático, vou tirar uma dúvida comum: por que combinar o Laos e a Tailândia na mesma viagem? E vale a pena conhecer o Laos?
Eu confesso que o Laos não era o país dessa região que eu mais queria conhecer, mas ele se encaixava bem neste meu roteiro pelo Sudeste Asiático. É que a minha prioridade era a Tailândia e eu sabia que ia precisar de mais dias para as praias e templos tailandeses. Mas, ao mesmo tempo, iam sobrar alguns dias “de bobeira” pra algum outro destino. E eu percebi que o Laos era um lugar que dava pra conhecer em pouco tempo.
Além disso, o Laos tem uma boa conexão aérea com cidades da Tailândia pra onde eu queria ir.
Decidimos conhecer apenas uma cidade do Laos, chamada Luang Prabang. Apesar de não ser a capital, essa é a cidade mais famosa do país. Ela é conhecida por ter templos dourados e cachoeiras com uma cor verde esmeralda de cair o queixo!
Cachoeira Kuang Si, em Luang Prabang. Foto: Maridão.
Meu roteiro pelo Sudeste Asiático resumido
De forma super resumida, meu roteiro pelo Sudeste Asiático foi esse abaixo. Mas calma, que logo na sequência eu explico melhor sobre ele.
Ah, vale lembrar que esta viagem que estou descrevendo neste texto foi a minha segunda à Ásia. Na primeira eu conheci os Emirados Árabes, Singapura e Indonésia.
Vamos lá:
- 1º e 2º dias – Voo do Brasil pra Bangkok (Tailândia)
- 3º dia – Bangkok – Descanso
- 4º dia – Bangkok
- 5º dia – Bangkok – Tour a Ayutthaya
- 6º dia – Bangkok
- 7º dia – Voo de Bangkok pra Luang Prabang (Laos)
- 8º dia – Luang Prabang
- 9º dia – Luang Prabang
- 10º dia – Voo de Luang Prabang pra Chiang Mai (Tailândia). Tarde em Chiang Mai
- 11º dia – Chiang Mai
- 12º dia – Chiang Mai – Tour para o Doi Inthanon Park
- 13º dia – Chiang Mai – Ônibus pra Chiang Rai.
- 14º dia – Chiang Mai x Koh Phi Phi. Tarde na praia em Phi Phi
- 15º dia – Phi Phi
- 16º dia – Phi Phi
- 17º dia – Phi Phi
- 18º dia – Ferry de Phi Phi pra Krabi. Tarde em Railay
- 19º dia – Krabi – Passeio das 4 ilhas
- 20º dia – Krabi – Passeio Hong Island. Noite: Voo de Krabi pra Bangkok. Pernoite em Bangkok
- 21º dia – Voo de Bangkok para o Rio de Janeiro, com escala na Holanda. Pernoite em Amsterdã
- 22º dia – Voo de Amsterdã para o Rio
Praia na região de Krabi. Foto: Marcelle Ribeiro.
Roteiro pelo Sudeste Asiático explicadinho
Agora que você já sabe meu roteiro pelo Sudeste Asiático resumido, vou detalhar ele dia a dia. Lembrando que no primeiro e segundo dias eu e meu marido apenas voamos do Rio de Janeiro para Paris e de Paris pra Bangkok.
Bangkok (Tailândia)
Chegamos a Bangkok na manhã do 3º dia de viagem. Porém, como passamos os dias anteriores viajando, estávamos mortos de cansados. Por isso, neste dia de chegada apenas dormimos à tarde no Oakwood Suites Bangkok e, à noite, fomos no Asiatique The Riverfront. Esse é um espaço ao ar livre que fica à beira de um rio, com lojas, restaurantes e parque de diversões. É um lugar lindo e bem agradável.
No 4º dia de viagem, fomos turistar por Bangkok. Visitei um palácio e três templos, que foram:
- Grand Palace e templo do Buda Reclinado;
- Templo do Amanhecer;
- Templo Wat Traimit (maior estátua de Buda em ouro maciço do mundo).
Neste dia a gente passou no início da tarde pela Khaosan Road, a rua mais “louca” de Bangkok. Mas ela só fica agitada de noite mesmo. Almoçamos pela região, mas à noite não tivemos forças pra voltar pra lá. kkkk
Templo Wat Ben, em Bangkok. Foto: Marcelle Ribeiro.
No 5º dia de viagem fizemos um passeio de dia inteiro de Bangkok para os templos da cidade histórica de Ayutthaya. Foi muito legal e valeu a pena demais!
Já no 6º dia, turistei mais por Bangkok. Conheci:
- Templo de Mármore;
- Templo Golden Mount;
- Mercado de roupas e acessórios Chatuchak;
- Shopping MBK, um dos maiores de Bangkok, ótimo pra compras de eletrônicos;
- Mahanakhon Skywalk, um dos prédios mais altos da cidade. Vimos o pôr do sol lá, tiramos fotos no chão de vidro dele e tomamos drinks.
Confira o post O que fazer em Bangkok para saber mais.
Chão de vidro da MahanaKhon Tower. Foto: Maridão.
Luang Prabang (Laos)
O meu próximo destino neste roteiro pelo Sudeste Asiático foi Luang Prabang, no Laos. O voo de Bangkok pra lá durou apenas 1h30. Porém, como tem toda aquela burocracia em relação a imigração, pegar mala, e tem também o tempo de ir do aeroporto até o hotel, acabamos não turistando pela cidade neste dia. Ou seja, no nosso 7º dia de viagem, apenas voamos e descansamos na piscina do nosso hotel.
No 8º dia, conhecemos os principais templos de Luang Prabang, como o Wat Xieng Thong, o Wat Sene e o Wat Mai. Almoçamos e depois fomos a mais um templo, o Wat Manorom. Nesse dia também fizemos uma massagem no hotel e saímos para jantar no centrinho de Luang Prabang.
Visitamos mais atrações da cidade no dia seguinte, o 9º dia da viagem. Conhecemos a cachoeira Kuang Si, vimos o pôr do sol no Monte Phousi e andamos pelo Night Market.
No nosso último dia em Luang Prabang (10º dia da viagem) acordamos cedo para ver a cerimônia da Ronda das Almas, em que monges budistas andam pelas ruas pedindo comida para fiéis, ao amanhecer. Em seguida, fizemos aula de yoga na beira de um lindo rio. Depois, pegamos um voo de volta para a Tailândia. Voamos pra cidade de Chiang Mai, como vou explicar já já.
Para mais detalhes sobre as atrações do Laos, veja o texto sobre o que fazer em Luang Prabang.
Wat Xieng Thong, em Luang Prabang. Foto: Marcelle Ribeiro.
Por que colocar o Laos no meio do roteiro pela Tailândia?
Você pode estar se perguntando por que eu comecei pela Tailândia, fui para Laos e depois voltei para a Tailândia. Eu resolvi montar meu roteiro pelo Sudeste Asiático assim porque há muitos muitos voos indo de Bangkok para Luang Prabang todos os dias. Além disso, Luang Prabang fica pertinho de Chiang Mai, outra cidade tailandesa que estava nos meus planos.
E também há muitos voos entre Luang Prabang e Chiang Mai. Ah, e a viagem de avião entre essas duas cidades dura apenas 1h!
Assim, eu e meu marido conseguimos fazer um roteiro circular, sem ter que voltar numa cidade apenas para pegar um avião. Isso foi bom, porque economizamos tempo e dinheiro.
A linda cachoeira Kuang Si, em Luang Prabang. Foto: Marcelle Ribeiro.
Chiang Mai (Tailândia)
Feitas estas explicações, vamos recapitular! No mesmo dia em que chegamos a Chiang Mai (10º dia de viagem) já resolvemos turistar pela cidade. Visitamos o Templo de Plata, que é bem diferente de outros da Tailândia. Em Chiang Mai, nos hospedamos no Poshtel Haven.
Depois, no 11º dia de viagem, visitamos outros cinco templos de Chiang Mai:
- Doi Suthep (o mais famoso, no alto de uma montanha)
- Wat Lok Moli
- Wat Chiang Man
- Wat Chedi Luang
- Templo Dourado
No dia seguinte (12º dia), fizemos um passeio de bate-volta saindo de Chiang Mai para o Parque Nacional Doi Inthanon. É um parque com jardins e templos lindos numa montanha. Compramos uma excursão em grupo que incluiu trilha e paradas no ponto mais altos da Tailândia e em uma cachoeira. Adorei!
Lindo dourado no templo Doi Suthep. Foto: Marcelle Ribeiro.
No 13º dia do nosso roteiro pelo Sudeste Asiático fizemos um “bate-volta” por conta própria, saindo de Chiang Mai para outra cidade de nome parecido, Chiang Rai. Fomos de ônibus mesmo (dá pra comprar a passagem online aqui). E foi bem tranquilo.
Em Chiang Rai vimos o Templo Branco (que é impressionante), o Templo Azul (lindo também) e o Singha Park, que tem fazendinha, plantações e jardins enormes. Foi um dia meio cansativo, porque são umas 3h pra ir de Chiang Mai pra Chiang Rai, e mais o mesmo tempo pra voltar. Mas valeu a pena, porque os templos de Chiang Rai são muito diferentes do que os outros que vimos na Tailândia.
Confira mais dicas sobre o que fazer em Chiang Mai.
Templo Branco, em Chiang Rai. Foto: Marcelle Ribeiro.
Koh Phi Phi (Tailândia)
No dia seguinte (14º dia), ficamos horas e horas viajando de Chiang Mai para a ilha de Koh Phi Phi. Primeiro pegamos um avião de Chiang Mai para a cidade de Phuket. Depois, fomos de transfer do aeroporto de Phuket até o porto da cidade. E, na sequência, pegamos um ferry de Phuket até Phi Phi.
Na época em que viajamos, duas companhias aéreas da Tailândia (Air Asia e Nok Air) vendiam um “bilhete combo” que incluía a passagem de avião, o transfer e o barco entre Chiang Mai e Phi Phi. Tudo com horário sincronizado, o que era super prático. Porém, hoje em dia não sei se vendem mais este tipo de bilhete. Mas dá pra comprar o transfer e a passagem de ferry neste site aqui, onde eu mesma já comprei várias vezes e gostei.
Dia a dia em Phi Phi
Como chegamos no meio da tarde a Phi Phi, deu tempo apenas de darmos um mergulho na praia de Nice Beach e andarmos na praia de Loh Dalum. Dormimos no Panmanee Hotel, que fica no centrinho de Phi Phi.
No dia seguinte (15º dia deste roteiro pelo Sudeste Asiático), fizemos um passeio de barco em Phi Phi, pra conhecer as atrações mais famosas da ilha. Vimos os seguintes lugares: Maya Bay, Loh Sama Bay, Pileh Lagoon, Viking Cave, Monkey Beach, Nui Bay e Bambu Island. Em alguns deles tomamos banho. Em outros, só passamos rapidinho. É um passeio incrível, por praias de um azul-turquesa deslumbrante!
Nesse mesmo dia ainda deu tempo de ver o pôr do sol na praia de Loh Dalum.
O 16º e 17º dias de viagem foram de descanso na praia de Long Beach, em Phi Phi. Nos hospedamos no Phi Phi The Beach Resort, que era ótimo!
Veja mais detalhes no post “O que fazer em Phi Phi”.
Long Beach, em Koh Phi Phi. Foto: Marcelle Ribeiro.
Krabi (Tailândia)
Mas nosso roteiro pelo Sudeste Asiático ainda tinha muitos lugares lindos pra nós. No 18º dia de viagem pegamos um ferry de Phi Phi para Krabi (dá pra comprar a passagem online aqui).
Em seguida, deixamos nossas coisas no nosso hotel (Marina Express-Fisherman Aonang) e fomos conhecer Railay Beach, uma praia bem famosa da cidade. Em uma tarde conseguimos visitar as praias de Railay West, Railay East e Phra Nang.
No 19º dia fizemos um passeio de dia inteiro de barco saindo de Krabi para as 4 ilhas. Aproveitamos as ilhas Chicken, Tup e Poda. Todas lindíssimas, com mar azul clarinho e transparente!
Já no finalzinho, no 20º dia de viagem, fizemos mais um tour a partir de Krabi. Só que dessa vez fomos de lancha para Hong Island. Nesta excursão em grupo curtimos as ilhas Hong, Lading, Rai e Pakbia, além de Hong Lagoon. Nelas o mar é verde-esmeralda e há muitas montanhas. Ou seja, um visual super diferente e impactante!
Para saber mais detalhes, confira meu post sobre O que fazer em Railay Beach.
Na noite do 20º dia meu marido pegou um voo de Krabi pra Bangkok. Daí ele dormiu em Bangkok e, no dia seguinte, voou de lá para Amsterdã. Ele dormiu uma noite em Amsterdã e no 22º dia de viagem voou de lá para o Rio de Janeiro.
Railay Bach. Foto: Marcelle Ribeiro.
Como facilitar a locomoção num roteiro pelo Sudeste Asiático?
Uma coisa que pode ser bem difícil quando você estiver planejando o seu roteiro pelo Sudeste Asiático é descobrir a melhor forma de ir de uma cidade para outra. É que são muitas empresas de ônibus, barco e transfer na região. E tem até trem na Tailândia, sabia?
Além disso, muitas dessas empresas só têm site no idioma local. Algumas até têm site em inglês, mas são super confusas de entender.
E dá um trabalhão ter que entrar em vários sites de empresas concorrentes para comparar trajetos, preços e horários.
Por isso, eu recomendo um site que foi fundamental para o planejamento do meu roteiro pelo Sudeste Asiático. Neste site você consegue comparar várias opções de transporte na Ásia, ver preços, horários e duração de viagens de diversas empresas. Também dá para comprar tudo nele mesmo. Além disso, é possível ler a opinião de pessoas que já contrataram empresas disponíveis no portal.
Eu mesma comprei passagens várias vezes neste site pela Ásia e deu tudo certo. Há uma cobrança de uma pequena taxa de conveniência, mas na minha opinião vale a pena pagar, por conta da economia de tempo que ele representa.
Seguro viagem pelo Sudeste Asiático
É muito importante você ter um seguro viagem quando for para o Sudeste Asiático. Tem países onde ele é inclusive obrigatório, sabia? É o caso do Vietnã. O Laos e a Tailândia não exigem o seguro, mas, ainda assim, não é nada esperto viajar para esses países sem essa proteção.
Afinal, sempre tem a chance de você precisar ir ao médico lá porque se machucou em algum passeio ou passou mal com alguma comida diferente. E quem tem seguro viagem consegue ter atendimento em clínicas e hospitais sem custo extra (dependendo do valor da cobertura do seguro contratado, claro).
Recomendo que você compre seguro viagem neste site, onde eu mesma já comprei diversas vezes, em vários países e sempre deu tudo certo. E o melhor: tem cupom de até 30% de desconto!
Wat Pha Mongkhon Bophit, em Ayutthaya. Foto: Marcelle Ribeiro.
Chip para viagem pelo Sudeste Asiático
Também é super importante você ter internet no seu celular o tempo todo durante a viagem. Assim, você consegue acionar o seguro viagem se ficar doente, por exemplo. Além disso, dá pra checar horário de funcionamento de atrações, pedir um carro por aplicativo e se comunicar com os organizadores de passeios. E claro, ver mapas online!
Eu, por exemplo, já testei vários chips em países diferentes! Veja abaixo os que eu recomendo (alguns com cupom de desconto!):
- Viaje Conectado
- O Meu Chip: 15% de desconto com o cupom VICIADAEMVIAJAR
- A Casa do Chip: 15% de desconto com o cupom VICIADAEMVIAJAR
- Airalo: 10% de desconto com o cupom VICIADAEMVIAJAR e 15% de desconto para clientes novos com o NEWTOAIRALO15.
- Holafly: 5% de desconto com o cupom VICIADAEMVIAJAR
Bamboo Island, em Phi Phi. Foto: Marcelle Ribeiro.
Ficou com dúvidas sobre meu roteiro pelo Sudeste Asiático? Escreva nos comentários.
Leia também:
- Onde ficar em Bangkok: 7 principais regiões e dicas de 15 hotéis
- Onde ficar em Chiang Mai: entenda as regiões (com 14 dicas de hotéis)
- Onde ficar em Phi Phi: 10 dicas de hotéis e como evitar ciladas
- Onde ficar em Railay Beach (Tailândia): 8 hotéis + como é a região
- Índice de posts sobre a Tailândia
- Índice de posts sobre o Laos
- Hotéis e casas de temporada com desconto no Booking. Reserve agora!!
- Pegue até 30% de desconto em seguro viagem! Clique e veja o cupom!
- Aluguel de carro em até 12X sem IOF aqui!
- Passagens aéreas: até 40% de desconto com o Vai de Promo.
- Confira descontos nas passagens de ônibus na ClickBus!
- Passeios e transfers bem avaliados por turistas na Civitatis com cancelamento grátis.
- Acessórios de viagem na Amazon: confira!
- Tem pet? Tudo pra viajar com ele na Cobasi.
- Ganhe 25% de desconto no nosso chip de celular preferido: cupom VICIADAEMVIAJAR!