Railay Beach (Tailândia): O que fazer + guia completo (Comece por aqui)

postado por Marcelle Ribeiroe publicado em 14/07/2020

Railay Beach é um recanto paradisíaco de Krabi, na Tailândia. Com praias lindas e vários passeios para ilhas próximas, ela é uma parada obrigatória no seu roteiro pelo país asiático. Neste post, vamos mostrar tudo sobre o que fazer em Railay Beach, como chegar, onde ficar e outras dicas gerais.

O que fazer em Railay
Quantos dias ficar
Roteiro Railay
Como ir para Railay
Onde se hospedar

O que fazer em Railay Beach

Apesar de ser uma região pequena, há muito o que fazer em Railay Beach. Praias, lagoa, trilhas, escaladas e passeios para ilhas próximas são algumas das opções para os turistas que estão por lá.

1 – Praias

Railay East

É uma praia que não é indicada para banho porque ela tem um mangue e as raízes das árvores impedem os mergulhos. Apesar disso, é lá que você encontra a maioria dos hotéis da região e também muitos bares e restaurantes. A praia ainda tem um pequeno pier flutuante que serve como ponto de desembarque para alguns barcos.

Railay West

É a principal praia da região. Muito procurada por todos os turistas, ela tem uma grande faixa de areia e uma água em tom esverdeado e bem quentinha. Não tem como ela ficar fora da sua lista sobre o que fazer em Railay Beach.

Alguns poucos hotéis e restaurantes estão espalhados pela praia, mas não espere encontrar muitas cadeiras e guardas-sóis. Na verdade, os turistas aproveitam as sombras deixadas pelas árvores para colocar suas cangas e toalhas.

railay-beach-west

Railay West é super procurada ppor turistas. Foto: Marcelle Ribeiro

Phra Nang

Outra praia linda de Railay! Ela fica depois de uma curta trilha que você acessa em Railay East. Depois de uns 10 minutos de caminhada, você chega a uma praia com areia branca e mar verdinho… Delícia! Para completar, um paredão de rocha deixa a praia ainda mais bonita. Lá não há qualquer tipo de comércio.

phra nang railay

Phra Nang tem esse paredão de rocha lindo! Foto: Maridão

Tonsai

Tonsai é uma praia que fica perto de Railay e pode ser acessada por barco ou por trilha. Ela tem muito menos estrutura e é um paraíso para quem quer se afastar dos lugares mais cheios. Mas saiba que o preço dessa tranquilidade são hotéis e restaurantes bem mais simples.

2 – Mirante

Se você quer ter uma vista das praias de Railay, o mirante é o lugar, mas é preciso ter muita vontade para chegar até lá. Pelo que li, a trilha é muito desgastante e com pouca segurança. Ela é de barro e o uso de tênis é obrigatório para evitar acidentes. Muitos indicam que você não tente fazer a trilha sozinho por causa do perigo de se machucar.

A entrada para a trilha fica no caminho para a praia de Phra Nang. Eu e o maridão vimos um pessoal subindo a ribanceira, mas nem cogitamos fazer a mesma coisa.

Outra coisa importante: fique de olho na maré. Li vários relatos de pessoas que se decepcionaram com a vista porque a praia estava quase seca por causa da maré baixa. Deixe para subir quando as praias, especialmente Railay East, estejam com bastante água.

3 – Caverna

A caverna da praia de Phra Nang não pode ficar fora da sua lista de o que o fazer em Railay Beach. Ela é bem curiosa, com centenas de esculturas de pênis! Isso mesmo! Os tailandeses escolheram aquele lugar para ser um pequeno templo e acreditam que essas oferendas trazem fertilidade e prosperidade.

É um barato ver os turistas e suas caras ao se depararem com todas aquelas estátuas! Aproveite para visitar quando você for curtir a praia.

railay beach caverna

A caverna na praia de Phra Nang e suas oferendas inusitadas. Foto: Marcelle Ribeiro

4 – Escalada

Railay é considerada a capital da escalada na Tailândia. As montanhas íngremes são muito procuradas pelos praticantes desse esporte! Mesmo quem nunca praticou pode experimentar, já que existem algumas agências especializadas nesse tipo de passeio por lá.

5 – Lagoa

A Lagoa Secreta é um ponto turístico que não é tão procurado, porque a trilha para chegar até lá é bem complicada. Li vários relatos de turistas que desistiram no meio do caminho porque as condições de segurança não são muito boas.

O começo da trilha fica no caminho entre Railay East e Phra Nang. Assim como para o mirante, a maré é muito importante para aproveitar o melhor da Lagoa. Espere a maré estar alta para que você chegue lá e encontre a lagoa azul e em boas condições para banho.

6 – Passeios em Railay

Além das praias, existem vários passeios em Railay que valem a pena. É possível visitar ilhas próximas e que oferecem praias lindas e ótimos lugares para banho.

4 Ilhas

O passeio das 4 ilhas é de dia inteiro e passa pelas ilhas Chicken, Tup e Poda e ainda pela praia de Phra Nang. Nós fizemos esse passeio e gostamos bastante, mas pedimos para o nosso barqueiro não passar por Phra Nang porque já conhecíamos. Com isso, ficamos mais tempo nas outras 3 ilhas e vale bastante a pena.

Em Tup Island, dependendo da maré, você pode cruzar a pé para a Mor Island,  uma outra ilha pequena. Nós conseguimos atravessar, mas a maré estava subindo e os guardas pediram para a gente retornar.

É bem tranquilo fechar o passeio lá mesmo. Contudo, você também pode já agendar seu tour pelas 4 ilhas com a Civitatis antes mesmo de sair do Brasil.

chicken island railay beach

Chicken Island, atração do passeio 4 ilhas. Foto: Marcelle Ribeiro.

4 ilhas passeio

Poda Island, uma das paradas no passeio pelas 4 ilhas. Foto: Maridão

7 ilhas

O passeio pelas 7 ilhas, na verdade, é o tour pelas 4 ilhas que citei acima, mas você também vê o pôr do sol no barco e ainda nada com os plânctons fluorescentes depois.

Dizem que esse mergulho com os plânctons é super bonito, mas não demos sorte porque a época não era a ideal para esse passeio. Por isso, desistimos dele.

Hong Island

Um dos mais famosos passeios em Railay, o tour por Hong Island passa pelas ilhas Pakbia, Rai, Lading e, como última parada, Hong.

As paradas são bonitas, mas Hong Island é o ponto alto. A ilha é linda e tem uma água azul e super calminha!  Lá tem um pequeno restaurante que vende pratos simples e produtos prontos.

O passeio é de dia inteiro e vale demais. Ele pode ser contratado nas agências de Railay. Se você preferir sair do Brasil com tudo agendado, é só entrar no site da Get Your Guide e contratar o tour por Hong Island.

balanço praia pakbia railay beach

Praia de Pakbia integra o tour de Hong Island. Foto: Maridão.

railay beach hong island

Hong Island é o ponto alto do passeio. Foto: Maridão

James Bond Island

Essa ilha recebeu o nome do personagem criado por Ian Fleming porque um dos filmes de James Bond foi filmado por lá. Mas esse passeio não inclui apenas a visita à essa ilha. Ela passa por outras, já que a James Bond Island fica relativamente distante de Railay. As principais agências de turismo oferecem o tour, mas você pode comprar o passeio para James Bond Island direto no site da Civitatis.

Phi Phi

Eu acho que Phi Phi precisa estar no roteiro de qualquer viagem à Tailândia e falamos muito sobre isso em outros posts do blog. Contudo, se você não tiver tempo, existe um tour de 1 dia por Phi Phi saindo de Railay. Fica cansativo, mas é melhor do que não conhecer.

8 – O que fazer em Railay Beach à noite

Não há muito o que fazer em Railay Beach à noite. Existem bares e restaurantes para você jantar, muitos deles concentrados em uma ruazinha que liga Railay West e East. Porém, não espere nada muito sofisticado fora dos principais hotéis da região.

Para quem gosta de artes marciais, o The Last Bar pode ser uma ótima opção. Ele funciona até de madrugada e, além da música ao vivo, oferece lutas de muay thai.

Quantos dias ficar em Railay

É possível conhecer as praias de Railay em apenas 1 dia, como eu e o maridão fizemos. Não nos hospedamos por lá porque as diárias eram mais caras e, por isso, ficamos em uma cidade próxima.

No total, nós ficamos 3 dias na região para também fazer os passeios para as ilhas próximas, como o de 4 Ilhas e Hong Island.

Roteiro Railay

Vamos então montar os roteiros para você saber o que fazer em Railay Beach em 1, 2, 3 e 4 dias.

Se você tem apenas 1 dia, não há dúvidas: conheça Railay West e a praia de Phra Nang, com sua caverna inusitada.

Com 2 dias, repita o primeiro dia e use o segundo dia para fazer o tour para Hong Island.

Muita gente se pergunta o que fazer em Railay Beach em 3 dias. Eu seguiria o roteiro de 2 dias acima e usaria o terceiro dia para fazer o tour das 4 ilhas. Se você tiver disposição, pode também conhecer a praia de Tonsai depois do passeio.

Se você planeja ficar lá por 4 dias, siga o roteiro de 3 dias que mencionei e faça o passeio para James Bond Island no último dia de sua viagem por lá.

Como ir para Railay Beach

Ao contrário do que muitos imaginam, Railay não é uma ilha, mas uma península. Apesar disso, o único acesso ao local é por barco. Isso porque a pequena porção de terra que a liga ao continente é formada por altas montanhas, o que impediu a construção de estradas.

Se você está pensando em como ir para Railay Beach de outros pontos da Tailândia, nós vamos explicar a partir de agora. Contudo, saiba que se você for de ferry para lá, você terá que fazer uma baldeação no mar para os long tails, aqueles barcos tradicionais tailandeses. Não existe porto em Railay e, por isso, as embarcações maiores não têm onde atracar. Mas fique tranquilo: os funcionários dos barcos ajudam os passageiros na hora do desembarque.

desembarque railay beach

Desembarque em Railay. Foto: Marcelle Ribeiro

Como ir de Railay Beach para Phi Phi

Existe um ferry diário ligando os dois destinos. Ele sai de Railay por volta das 9h45. Além disso, na alta temporada os barcos rápidos também estão disponíveis. É só entrar no site da 12GoAsia, que é o maior e mais completo portal de transportes no Sudeste Asiático, e escolher como ir de Railay Beach para Phi Phi.

Se você pretende de ir de Koh Phi Phi para Railay, existem 2 ferrys por dia: um de manhã e outro à tarde. Na alta temporada, as lanchas também fazem o trajeto.

Como ir de Ao Nang para Railay Beach

Ao Nang é a praia mais acessível de Krabi e fica bem perto de Railay Beach. Basta pegar um long tail para fazer a viagem de 15 minutos entre as duas praias. Ele sai sempre que a embarcação fica cheia. O long tail custa 100 bath por pessoa (US$ 3,21 ou R$ 17,03).

long tail tailandia

O long tail é muito usado por lá. Foto: Marcelle Ribeiro

Como ir de Krabi para Railay Beach

O aeroporto internacional de Krabi fica a cerca de 40 minutos de carro da praia de Ao Nang e é fácil conseguir um transfer do terminal até lá por preços razoáveis. Veja preços do transfer e horários.

Chegando em Ao Nang, basta pegar um long tail para Railay, que demora cerca de 15 minutos e custa 100 bath por pessoa (US$ 3,21 ou R$ 17,03).

Para ir de Railay para o aeroporto de Krabi é só fazer o sentido contrário desse esquema que descrevi acima.

Como ir de Bangkok para Railay Beach

Existem diversos voos entre Bangkok e Krabi todos os dias. Como a oferta é grande, os preços são baixos.

Chegando a Krabi, basta seguir o que expliquei acima sobre como ir de Krabi para Railay Beach.

Como ir de Railay Beach a Koh Phangan

Pelo que pesquisei no site da 12GoAsia, não há barcos diretos entre Railay e Koh Phangan. Por isso, você vai precisar pegar um long tail até Ao Nang, onde você embarca em uma van que te leva até o porto para a viagem de barco até Koh Phangan. Todo esse trajeto deve levar cerca de 6 horas. A viagem é sempre feita no começo da manhã.

Powered by 12Go system

 

Como ir de Railay Beach a Koh Tao

Assim como para Koh Phangan, não existem barcos diretos entre Railay e Koh Tao, segundo a 12GoAsia. Você precisa usar o long tail para chegar até Ao Nang para embarcar em uma van e depois em um barco. Toda a viagem leva cerca de 7 horas e meia e é feita sempre pela manhã. Mas calma. Você pode comprar todo esse trecho de Ao Nang para Koh Tao numa passagem combo, sem risco de perder dinheiro caso haja atraso em algum trecho. Veja preços e horários aqui.

Como ir de Railay Beach a Koh Lanta

Não é possível ir direto de Railay para Koh Lanta. A melhor maneira é pegar um long tail até Ao Nang e, de lá, pegar uma van para Koh Lanta. Existem várias opções no site da 12GoAsia. A viagem demora um pouco mais de 2 horas.

Onde se hospedar

Railay é um lugar pequeno e, por isso, não tem tanta oferta de hotéis. Então é importante se preparar para pagar diárias mais caras. Eu fiz um post sobre onde se hospedar por lá e dou dicas em Railay e também em Ao Nang, que fica próxima. Se preferir, vá direto para a página do Booking com os hotéis de lá.

Leia também:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *