Viator é confiável? É segura? Nossa conclusão após compra e análise

postado por Emanuelle Bordallo e publicado em 07/07/2022

Você provavelmente já conhece o TripAdvisor, mas você sabia que a empresa também tem um site que vende passeios, transfers e ingressos de atrações turísticas? É a Viator, que vende esse tipo de serviço no Brasil e em mais de 200 países do mundo. Mas será que a Viator é confiável? A gente comprou pela Viator e também analisou vários aspectos da empresa para te ajudar a tirar essa dúvida.

A Viator existe há mais de 20 anos e em 2013 foi incorporada ao grupo TripAdvisor. A Viator em si não é uma agência de viagens ou de passeios, mas atua como um marketplace de experiências. Ou seja, ela reúne várias agências locais de várias cidades do mundo. No mesmo lugar (site da Viator) você pode encontrar passeios, transfers e ingressos oferecidos por várias agências que atuam no destino para onde você vai viajar.

Se você quer saber se a Viator é confiável, fique neste post até o final, porque nós pesquisamos sobre a empresa e testamos os serviços dela para te ajudar na sua decisão.

home site viator é confiável

Site Viator.

Viator é confiável? Razões para considerar a plataforma

Perrengue com agência desconhecida? Surpresa com o valor dos passeios? Confira alguns dos problemas que a Viator pretende resolver. Se você já…

  • Foi para um destino sem conhecer nada (muito menos as agências locais) e ficou com medo de cair em uma furada;
  • Fica ansioso de não saber quanto vai gastar na viagem ou não quer perder tempo pesquisando agência por agência;
  • Sofreu ou tem medo de passar por algum golpe contratando serviços e, por isso, gosta de ter referências antes de fechar um passeio;
  • Fica cansado de ter que contratar diferentes agências para cada finalidade (passeio, transfer etc) e gosta de resolver tudo em um só lugar,

…. então, vale considerar uma olhadinha no site Viator. Porque esses são algumas das razões pelas quais milhares de pessoas compram passeios e transfers na plataforma.

Principais vantagens da Viator:

Se você tem dúvidas se a Viator é confiável, veja algumas vantagens que o site oferece:

  • Você pode comprar ingressos para atrações turísticas, traslados e passeios (de algumas horas ou de dia inteiro) em um só lugar pelo site Viator.
  • O site Viator é seguro e apresenta uma série de selos e certificados para compras on-line (explico mais sobre isso mais abaixo).
  • Não gosta de contratar serviços sem referências? Sem problemas! No site Viator, os próprios viajantes compartilham suas opiniões sobre as experiências compradas na plataforma e podem até mandar fotos. As imagens ficam disponibilizadas para que outros usuários vejam.
  • A Viator é uma empresa internacional que existe desde 1995 e pertence ao gigante grupo TripAdvisor. Além do Brasil, ela também atua em mais de 200 países.
  • Apesar de ser uma empresa de origem estrangeira, a Viator Brasil tem um site em português que inclui não só atividades no país, mas em outros países.

Em quais situações a Viator não é para você:

Vamos para o que interessa: mas e o preço, vale a pena?

Muitos viajantes preferem comprar passeios na hora acreditando que serão mais baratos ou poderão negociar valores. É muito comum achar que agências locais são mais em conta do que serviços contratados pela internet. Entretanto, hoje muitas agências pequenas já têm site próprio e muitas vezes os valores de passeios são tabelados. Ou seja, será que é uma vantagem mesmo?

Outro ponto importante é o risco de não conseguir mais vaga para um passeio, transfer ou atração quando você decide comprar na hora. Dependendo da viagem, reorganizar o roteiro pode ser um desafio. Imagina se você não tem muitos dias no local ou vai durante a alta temporada, por exemplo? Uma atração imperdível pode acabar ficando de fora do seu roteiro.

E tem mais: ao contratar agências próximas ao hotel, você não tem o respaldo de uma intermediária segura como a Viator por trás. Isso pode fazer a diferença caso algum imprevisto surja e você precise ser ressarcido. Além disso, a gente fica mais seguro quando tem referências de outras pessoas que já fizeram aquele tour, né? Isso você tem na Viator.

print de tour anunciado no site da viator no rio de janeiro viator é confiável

Tour disponível no site Viator

A Viator é confiável? Análise de fatores

Vamos ao que interessa: o que você precisa saber para decidir se a Viator é confiável?

Você vai conhecer um pouco mais da história da empresa, seus números e o que já falaram dela na imprensa. Além disso, também analisamos se o site Viator é confiável e seus selos de segurança e colocamos a nossa opinião após comprar no site.

Por fim, fomos atrás do que pessoas que já contrataram os serviços da empresa falaram sobre ela no Reclame Aqui, Trustpilot e no próprio site Viator. Vem com a gente!

1 – História da Viator

A Viator surgiu em San Francisco, nos Estados Unidos, e desde 2013, quando passou a integrar o grupo TripAdvisor, sua sede fica em Boston. Porém, a empresa conta com diversos escritórios ao redor do mundo, em cidades como Londres, São Francisco, Lisboa, Las Vegas e muito mais. A empresa é comandada pelo CEO Ben Drew, que assumiu o cargo em 2020 após passar quase dois anos na diretoria do TripAdvisor.

2 – Números da Viator

Além de pertencer a uma das maiores plataformas de viagens do mundo, o TripAdvisor, a Viator tem uma presença tão grande quanto. Ela atua em mais de 200 países e conta com mais de 350 mil atividades no site. Entre elas, mais de 3.500 só no Brasil. Em resumo: não faltam opções para todos os gostos.

3 – Viator na imprensa

A Viator é uma empresa também com relevância na imprensa. Apesar de não ter muitas matérias recentes no Brasil, já foi citada em veículos nacionais e internacionais como G1, Panrotas e Phocuswire.

manchete de matéria sobre passeio para locações da série game of thrones viator é confiável

Matéria sobre tour feito pela Viator para G1

4 – Selo de segurança

É normal a gente ficar inseguro quando quer fazer compras on-line. Por isso, é importante verificar se o site possui selo HTTPS de segurança.

Para saber se o site é seguro, acesse sempre o site oficial e veja se há um cadeado ao lado da url. Ele indica que o site tem protocolo HTTPS, um código criptografado que evita o acesso de terceiros aos dados pessoais e fraudes nas compras.

selo https do site viator é confiável

Selo HTTPS no site Viator

5 – Nossa experiência

A mãe da Marcelle, CEO aqui do blog, mãe comprou um passeio para El Calafate, na Patagônia Argentina na Viator. Ela recebeu a confirmação da compra do passeio de barco à geleira Perito Moreno por e-mail, em português. O e-mail veio com a data, nome e preço do passeio, além do nome da compradora.

Além disso, também tinha o número da reserva, o nome da empresa que ia prestar o serviço (Tagol), e o telefone e e-mail dela.

Outra coisa que tinha no e-mail era um link para baixar o ingresso digital.

No dia do passeio deu tudo certo. Ela e o namorado adoraram o passeio e já saíram do Brasil com ele pago!

confirmação compra viator é confiável

E-mail que a mãe da Marcelle recebeu após a compra.

6 – Viator no Reclame Aqui

Se você ainda está em dúvida se a Viator é confiável, que tal darmos uma olhadinha no perfil da empresa no Reclame Aqui?

A Viator recebeu nota geral 7.0 no Reclame Aqui, uma pontuação considerada boa no site. Ao todo, 95% das reclamações foram respondidas desde que a empresa entrou no site, em 2019.

Em 2020, a nota foi ainda melhor: 8.0, avaliada como ótima pelo Reclame Aqui. Nesse ano, 100% das avaliações foram respondidas. Desde 2021, não foi atribuída nenhuma nota à Viator, porque não houve um número expressivo de reclamações para que um índice fosse calculado.

nota 7 da viator no reclame aqui viator é confiável

Nota geral da Viator no Reclame Aqui

Em comparação aos seus principais concorrentes, Civitatis e Get Your Guide, o desempenho da Viator no Reclame Aqui é bem superior. Na avaliação geral, a Civitatis tem nota 5.6, mas recebeu menos reclamações do que a Viator e respondeu 98% delas. Já a Get Your Guide nunca respondeu nenhuma reclamação.

7 – Depoimentos de clientes da Viator

Uma boa maneira de checar se a Viator é confiável é olhando os depoimentos dos clientes nos principais tours oferecidos e também no Trustpilot, uma das principais plataformas de avaliação do segmento. No próprio site da Viator, há uma sessão com avaliações em tempo real da empresa no Trustpilot.

avaliações do trustpilot no site da viator viator é confiável

Avaliações do Trustpilot disponíveis no site Viator

O mais interessante é que o site Viator disponibiliza avaliações em diversos idiomas. Portanto, é possível comparar as experiências de brasileiros e estrangeiros sobre uma mesma atividade. Abaixo, você confere um exemplo disso sobre uma excursão no Rio de Janeiro.

comentario sobre tour no rio de janeiro feito no site viator viator é confiável

Comentário de cliente Viator sobre tour no Rio de Janeiro.

comentário de estrangeiro sobre tour no cristo viator é confiável

Comentário feito por estrangeiro no Brasil sobre tour da Viator

Viator no Trutpilot

O Trustpilot é um site que reúne avaliações feitas por consumidores do mundo inteiro. Funciona como o Reclame Aqui, porém com atuação global. O objetivo é ser um espaço para clientes compartilhem experiências que tiveram com empresas.

A Viator já teve mais de 70 mil avaliações no Trustpilot e recebeu nota 4.3 (o máximo é 5) dos usuários, o que é considerado excelente pela plataforma. Entre as avaliações, 72% consideraram o serviço prestado excelente e 12% avaliaram como ruim.

avaliações feitas no trustpilot viator é confiável

As avaliações positivas superaram as negativas no Trustpilot

Entre os comentários recentes, os pontos mais elogiados foram a facilidade para usar a plataforma, a qualidade dos tours e o profissionalismo dos guias. Alguns usuários relataram problemas na comunicação com guias e traslados com carros simples.

avaliação positiva no trustpilot viator é confiável

Exemplo de avaliação positiva no Trustpilot

avaliação negativa no trustpilot viator é confiável

Exemplo de avaliação negativa no Trustpilot

Comparado a concorrência, as notas são bem parecidas, mas a Viator tem um número muito superior de avaliações. Em relação à Civitatis, que recebeu nota 4.6, são mais de 20 mil comentários a mais. Já a Get Your Guide tem a mesma avaliação da Viator, nota 4.3, porém apenas 11 mil comentários.

Viator é confiável? Conclusão

Em resumo, pode ir sem medo que a Viator é confiável. Além de atuar há mais de 20 anos no mercado e integrar a renomada TripAdvisor, a empresa é bem recomendada pelos clientes em diversos sites de avaliação, como o Trustpilot e o Reclame Aqui. Isso sem contar o selo HTTPS de segurança para compras e a variedade de tours disponíveis em mais de 200 países.

Leia também:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.