7 melhores praias do Ceará para conhecer logo!

postado por Marcelle Ribeiro e atualizado em: 14/07/2022

Quais as melhores praias do Ceará? Eu visitei o estado pelo menos 4 vezes e fui de um lado ao outro do litoral, das praias mais famosas às mais secretas. Neste post eu falo quais as 7 praias mais bonitas do Ceará. Mas vale dizer que esta é a minha opinião pessoal, ok?

Além disso, cabe avisar que vocês certamente sentirão falta de algumas praias do Ceará bem famosas, mas que eu não citei aqui neste texto porque elas não estão entre as mais lindas.

Neste post eu também falo quantos dias ficar em cada uma das melhores praias do Ceará, a distância delas de Fortaleza e o que fazer em cada destino. Ao final do post tem um vídeo mostrando cada uma.

Ah, vale dizer que elas não estão em nenhuma ordem específica, ok?

Para saber mais sobre cada um dos destinos, clique nos links que coloquei nos nomes deles. Desta forma, você será direcionado a outros posts aqui do blog que falam mais sobre as praias mais bonitas do Ceará.

Melhores praias do Ceará

Lagoinha

Vale a pena ir conhecer a praia de Lagoinha, que tem mar verdinho com poucas ondas e um coqueiral lindo (especialmente quando visto de cima). Por lá um mirante cheio de guarda-sóis coloridos pendurados com o mar ao fundo rende boas fotos.

Outras atrações são a Lagoa do Jegue, que fica em frente ao mar e a Lagoa de Almécegas, que tem redes deliciosas dentro da água e bares para relaxar.

A partir de Fortaleza são 107 Km até a praia de Lagoinha, ou 1h40 de carro, só de ida. Dá pra conhecer num bate-volta, mas você pode passar 2 dias lá. Com certeza Lagoinha é uma das melhores praias no Ceará.

praia de lagoinha ceará melhores praias

Praia de Lagoinha. Foto: Marcelle Ribeiro.

Flecheiras

Flecheiras é uma das melhores praias do Ceará porque alia tranquilidade a beleza. A vila só tem uma praia, que leva o mesmo nome e tem um mar verdinho, com poucas ondas. Na maré baixa se formam piscininhas naturais. A faixa de areia é enorme e há barracas bem bonitas em um dos trechos, com restaurantes.

Ou seja, a praia de Flecheiras é boa para quem gosta de estrutura, mas também para quem não gosta de muvuca.

Flecheiras fica a 140 Km de Fortaleza (2h de carro). Fique de 3 a 4 dias, porque além da praia de Flecheiras propriamente dita, vale o passeio para praias vizinhas, como Guajiru e Mundaú. Flecheiras certamente é uma das melhores praias do Ceará para lua de mel.

coqueiros praia flecheiras melhores praias do ceara

Praia de Flecheiras. Foto: Marcelle Ribeiro.

Icaraí de Amontada

Icaraí de Amontada é um dos destinos mais rústicos e uma da praias mais lindas do Ceará. Recomendo ficar dois dias. Em um deles você conhece a praia de Icaraí de Amontada, que na maré baixa tem piscininhas naturais e também faz um passeio de buggy ótimo para o vilarejo vizinho de Moitas.

Aliás, esse passeio é imperdível, porque nele dá pra admirar os kitesurfes no litoral cearense, andar de barco por um mangue lindo, e por um rio também, ver as dunas e parque eólico da região, e um pôr do sol de cair o queixo.

Além disso, também recomendo conhecer a linda Lagoa de Flexeiras (não confundir com a vila de Flecheiras, que fica bem mais perto da capital). Ela tem água doce, redes e bares.

Icaraí de Amontada fica a 200 km de Fortaleza (2h30 de carro).

mulher praia icarai de amontada melhores praias do ceará

Praia de Icaraí de Amontada. Foto: Ticianne Ribeiro.

Jericoacoara

Eu fiquei na dúvida se colocava Jeri nesta lista de melhores praias do Ceará, porque o mais legal em Jeri são as lagoas e buracos azuis e não a praia. A praia de Jericoacoara mesmo (a da vila) não é tão bonita. Porém, para não criar polêmica, incluí Jeri aqui na lista.

Em 2 dias em Jeri você vê as melhores atrações, mas ficando de 4 a 5 dias dá pra conhecer tudo.

Num dia você faz o passeio de buggy para o Lado Leste, que inclui as lagoas Azul, do Paraíso, do Amâncio e os buracos azuis do Caiçara e o Lagun Beach. No outro, vai para o Lado Oeste, conhecer o Lago Grande e um mangue fotogênico.

Outro passeio é para a praia da Barrinha. Você pode tirar um dia para ir à praia de Jeri, subir a duna do pôr do sol e ir à praia Malhada. E num último dia, você volta para sua lagoa ou buraco azul preferido, porque nos passeios as paradas são rápidas.

Jericoacoara fica a cerca de 300 Km (ou 5h de carro) de Fortaleza.

mulher balanço lagoa jericoacoara

Lagoa do Paraíso, em Jericoacoara. Foto: Ticianne Ribeiro.

Águas Belas

Uma das melhores praias do litoral cearense é Águas Belas, porque ela não apenas tem mar, mas também uma lagoa linda ao lado dele, cercada de dunas clarinhas. Além disso, é uma praia tranquila, que tem barracas com restaurante para quem quer mais estrutura, mas também é bem ampla. Em resumo, agrada a todo tipo de turista.

Águas Belas fica a 65 km de Fortaleza (1h15). Dá pra conhecer num passeio de bate-volta. Porém, se você quiser se hospedar lá, saiba que também tem pousadas na região.

rio águas belas melhores praias do ceará

Rio em frente à praia de Águas Belas. Foto: Marcelle Ribeiro.

Morro Branco

Não dá pra falar sobre o que conhecer no litoral cearense sem falar de Morro Branco, que tem as falésias mais lindas e coloridas do estado. Confesso que o mar de Morro Branco mesmo nem me atraiu muito. O que me deslumbrou mesmo foram os tons alaranjados e brancos das falésias em contraste com o mar.  Certamente são as falésias mais lindas que já vi no Brasil.

Você pode conhecer Morro Branco num passeio de bate-volta a partir da capital, que fica a 94 Km (1h40).

mulher falésia mar morro branco

Falésias em Morro Branco. Foto: Maridão.

Canoa Quebrada

Muita gente conhece Canoa Quebrada apenas num passeio de bate-volta desde Fortaleza, que fica a 160 Km (2h30 de carro). Contudo, acho esses passeios podem ser uma roubada se incluírem outras atrações além de Canoa Quebrada. No “Passeio das 3 praias”, por exemplo, você só chega em Canoa Quebrada lá pras 14h, e só tem 2h para curtir o destino.

O melhor é pegar um passeio só para Canoa Quebrada. Ou, idealmente, ficar pelo menos 2 dias inteiros em Canoa Quebrada. Nesse período, você consegue:

  • Curtir a praia de Canoa Quebrada;
  • Ver o pôr do sol por lá;
  • Fazer um passeio de quadriciclo passando por atrações próximos à vila, como as falésias de Majorlândia, a praia e piscinas naturais em Ponta Grossa, ver as esculturas do Refúgio Dourado;
  • Curtir um passeio de buggy onde curte uma lagoa, desce de tirolesa em lagoas e vê torres de parques eólicos de perto.
praia Canoa Quebrada melhores praias do Ceará

Praia de Canoa Quebrada. Foto: Marcelle Ribeiro.

Praias desertas no Ceará:

Dentre as praias mais bonitas do Ceará que citei aqui, não há nenhuma completamente deserta. No, entanto, algumas delas têm trechos bem vazios, que podem ser aproveitados por quem quer fugir de muvuca:

  • Lagoinha
  • Flecheiras
  • Icaraí de Amontada
  • Águas Belas

As demais são praias onde há menos trechos de areia muito tranquilos. Entretanto, eu diria que só Jericoacoara é cheia mesmo. Em Canoa Quebrada as barracas são enormes, mas tem trechos tranquilos.

Melhores praias do Ceará para família

Qual a praia mais bonita do Ceará para quem vai com crianças? Todas as praias que citei aqui neste texto são ótimas para família, porque todas elas têm estrutura de barraca com restaurante, sombra e banheiro. Destes destinos que mencionei, os únicos em que o mar tem mais ondas é Canoa Quebrada e Jericoacoara (mas nas lagoas não tem ondas, só na praia mesmo).

Melhores praias do Ceará para lua de mel

Dentre os destinos que citei aqui, as melhores praias do Ceará para lua de mel são:

  • Flecheiras
  • Icaraí de Amontada
  • Canoa Quebrada (para quem quer algo mais econômico)

Estes três locais contam com pousadas mais charmosas e boa estrutura de restaurantes. Além do mais, são menos muvucados e têm atrativos para mais de um dia.

Quantos km de praia o Ceará tem?

O Ceará tem cerca de 600 Km de praia. Numa ponta está Camocim, que fica depois de Jericoacoara, quase na divisa com o Piauí. E em outra está Icapuí, pertinho da divisa com o Rio Grande do Norte.

Veja mais no vídeo sobre as melhores praias do Ceará abaixo:

Leia também:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.