Arraial do Cabo ou Cabo Frio: Qual é melhor? Veja diferenças

postado por Marcelle Ribeiro e publicado em 17/02/2022

Arraial do Cabo ou Cabo Frio: qual desses destinos de praia do litoral do Rio de Janeiro é mais a sua cara? Qual a diferença de Arraial do Cabo e Cabo Frio, quando a gente pensa em praias, estrutura da cidade, passeios e rede hoteleira? Onde é melhor ficar? Nesse post eu tiro suas dúvidas!

É fundamental saber o que esperar de cada uma, para não ficar frustrado com algum aspecto dessas cidades e para ter a experiência que você tanto busca!

Qual é mais perto do Rio de Janeiro: Arraial do Cabo ou Cabo Frio?

Antes de falar qual é melhor Arraial do Cabo ou Cabo Frio, eu preciso falar primeiro a distância delas pra capital do Rio. As duas ficam a mais ou menos 2h30 de carro. Arraial fica a 164 Km e Cabo Frio a 156 Km. Ambas ficam na chamada “Região dos Lagos”.

Arraial do Cabo é perto de Cabo Frio. A distância entre Cabo Frio e Arraial do Cabo é de cerca de 14Km, e você deve levar entre 20 e 30 minutos para percorrê-la.

E se você quiser saber como ir de Cabo Frio para Arraial do Cabo, já te adianto que dá pra ir de carro, ônibus, ou até mesmo Uber.

prainha arraial do cabo

Prainha, em Arraial do Cabo. Foto: Marcelle Ribeiro.

Cabo Frio ou Arraial do Cabo: qual é melhor em relação a praias?

As praias de Arraial são o que muita gente chama de azul “caribe”, porque são bem turquesa. E são bem transparentes. A maioria delas quase não tem ondas.

A que tem mais ondas é Praia Grande, mas ainda assim dá pra banhista tomar banho de boa. A grande maioria é ótima para crianças.

Em Cabo Frio, a água do mar também é bem azul, gente, especialmente a Praia do Forte.

Eu não posso dizer aqui que as praias de Cabo Frio são menos azuis do que as de Arraial do Cabo, porque da última vez em que eu estive nessa região, eu estive em Arraial com sol e tempo bom e daí dias depois, quando eu cheguei em Cabo Frio, o tempo virou e choveu vários dias seguidos. E a gente sabe que o sol e a chuva afetam muito a maneira como a gente percebe a cor do mar, né?

Agora uma diferença em relação ao mar é que em Cabo Frio tem mais praias com ondas do que em Arraial. Como na praia das Dunas e do Foguete, por exemplo.

Ainda assim, as praias das duas cidades são excelentes mesmo para quem não surfa ou vai com crianças, porque mesmo nas que tem onda dá pra entrar.

praia do peró cabo frio

Praia do Peró, em Cabo Frio. Foto: Marcelle Ribeiro.

Onde as praias são maiores?

Para quem curte praias mais espaçosas, mais largas ou mais extensas, Cabo Frio é melhor, porque tem mais opção. Já em Arraial, basicamente só a praia Grande é grande mesmo. As outras são praias menores.

Temperatura da água mais agradável: Arraial do Cabo ou Cabo Frio?

Cabo Frio tem “frio” no nome, e daí você já imagina que a água do mar não deve ser quente, né? Não é mesmo. Mas não achei muito diferente das praias de Arraial não, tá? Eu já peguei água fria e também água agradável nas duas cidades. Depende muito do mês em que você vai e também de como está o clima naquele dia.

Leia também:

Acesso às praias

E o acesso às praias, é melhor em Arraial do Cabo ou em Cabo Frio? Em Arraial do Cabo, é mais complicado. Para chegar a 3 das 5 praias mais bonitas e famosas, você terá um certo trabalho. Pra chegar à Praia do Forno, só de barco-táxi ou com uma trilha íngreme de uns 15 minutos por trecho. Para chegar à Praia do Farol, só contratando um passeio de barco.

E para chegar às Prainhas do Pontal do Atalaia, também em Arraial, você terá 3 opções. A primeira é ir num barco-táxi. A segunda é ir num passeio de barco (que inclui outras paradas). E, por fim, você pode ir de carro até um ponto e depois descer uma enorme escadaria.

Dentre as praias mais famosas de Arraial é fácil chegar à Prainha e na Praia Grande, onde você estaciona bem perto e vai andando pelo plano.

Já em Cabo Frio, é bem mais fácil chegar na maioria das praias, porque na maioria você consegue ir de carro até bem perto para estacionar. E do estacionamento anda-se bem pouco e no plano. A que dá um pouquinho de trabalho, mas pouca coisa, é a ilha do Japonês, onde, se a maré estiver alta, você pode ter que pegar um barquinho pra ir do estacionamento pra ilha. Mas é um trecho de 5 minutinhos de barco.

prainhas do pontal do atalaia arraial do cabo

Escadaria das Prainhas do Pontal do Atalaia, em Arraial. Foto: Marcelle Ribeiro.

Diferença de estrutura de lazer nas praias

E em qual das cidades as praias têm mais estrutura, de quiosque, barraca, guarda-sol, comida, etc, em Arraial do Cabo ou Cabo Frio?

Nas duas cidades de maneira geral as praias têm uma boa estrutura.

Em Arraial, a estrutura tende a ser mais simples porque o acesso a algumas praias é mais complicado. Por exemplo, na Praia do Farol não tem nem como alugar guarda-sol. Nas Prainhas do Pontal do Atalaia tem e a comida é basicamente o que ambulantes conseguem levar.

Por sua vez, na Praia do Forno tem barracas simples, mas que servem petiscos e ambulantes também. E na Prainha a estrutura é melhor.

Já em Cabo Frio, também tem quiosques nas praias e em algumas delas, como na Praia do Forte, na das Conchas ou na do Peró. Nestas você consegue almoçar na areia ou então em restaurantes bem em frente à praia, bastando atravessar a rua.

As praias de Cabo Frio que têm menos opção de alimentação são a praia do Foguete, onde até ambulantes são mais raros, e na Ilha do Japonês, onde você pode ter que pegar um barquinho rapidinho pra ir a uma barraca mais estruturada. Na maioria delas é fácil encontrar guarda-sol pra alugar ou mesmo uma sombra de vegetação pra se proteger do sol.

É melhor fazer um mergulho em Cabo Frio ou Arraial do Cabo?

Arraial do Cabo tem mais fama de ser um lugar incrível para ver a vida marinha. Dizem que é um dos melhores lugares para fazer mergulho de cilindro no país. Eu não fiz mergulho em nenhuma das duas, mas com essas informações já te ajudei, né?

Dá para reservar um batismo online em Arraial por R$ 190 no site da Viator. E ainda dá para ver as avaliações de quem fez o passeio com mergulho em Arraial do Cabo. Se você já for credenciado para mergulho, também dá para reservar online.

Onde tem mais o que fazer: Arraial do Cabo ou Cabo Frio?

Para quem gosta de ter uma diversidade e variedade de atrações, é melhor ficar em Arraial do Cabo ou Cabo Frio? Com certeza em Cabo Frio.

Por um lado, as duas cidades têm mais ou menos a mesma quantidade de praias. E também oferecem trilhas com vistas lindas. Além disso, as duas também oferecem passeios de barco para explorar o próprio litoral.

Por outro lado, em Cabo Frio tem muitas atrações além das praias. Você pode ir ver o pôr do sol e a vista da cidade do alto do Morro da Guia, onde tem até uma capelinha. Além disso, pode ir caminhar no Boulevard Canal, de onde saem passeios de barco para ver o pôr so dol.

Outro lugar lindo em Cabo Frio é o bairro da Passagem, cheio de história, com suas casinhas coloridas à beira do Canal de Itajuru.

Em Cabo Frio, também vale a pena tirar um tempinho para fazer compras na Rua dos Biquínis.

Também dá para ir para dois complexos de dunas: as Dunas do Peró, perto da praia do Peró, e a Duna Mãe, onde é bacana ver o pôr do sol. Nos dois complexos dá para praticar sandboard.

Cabo Frio também tem uma boa feirinha de artesanato, perto da praia do Forte.

E tem o Forte de São Mateus, com seus canhões e vista impressionantes. A cidade ainda tem museus e igrejas bonitas.

Leia também: O que fazer em Arraial do Cabo?

casario bairro passagem cabo frio

Prédio histórico no bairro da Passagem, em Cabo Frio. Foto: Marcelle Ribeiro.

Onde há mais vida noturna: Arraial do Cabo ou Cabo Frio?

Nesse quesito Cabo Frio também é mais bacana. Há muitos bares e restaurantes na cidade, que vão do chique ao despretensioso, especialmente no bairro da Passagem. Vários deles têm mesinha na calçada e música. Em Arraial há bem menos opções gastronômicas mesmo para o dia e elas são bem mais simples.

A estrutura das duas cidades é diferente?

Com certeza é. Arraial do Cabo é uma cidade com ruas mais apertadinhas, muita fiação de postes aparente, e menos bem cuidada. Por sua vez, Cabo Frio tem um porte de cidade média, ruas mais largas, infraestrutura urbana melhor.

Onde ficar: Arraial do Cabo ou Cabo Frio?

Tem diferença na estrutura de hospedagem entre essas duas cidades. Em Cabo Frio é mais fácil encontrar pousadas com um padrão mais alto ou mesmo com bom custo benefício. Quem busca algo mais luxuoso deve apostar no bairro da Passagem, onde tem pousadas lindas e ótimas para lua de mel, por exemplo.

Uma estratégia que muita gente adota e que eu mesma já fiz uma vez, é se hospedar em Cabo Frio mesmo que o objetivo da viagem seja conhecer Arraial do Cabo. Como as duas cidades são muito próximas, se hospedando em Cabo Frio você pode optar por ficar numa pousada melhor e ter mais opção de vida noturna e restaurantes.

Veja o post com dicas de onde ficar em Cabo Frio.

Confira onde se hospedar em Arraial do Cabo.

Qual cidade é mais cara: Arraial do Cabo ou Cabo Frio?

Para você entender melhor sobre isso, eu recomendo que você veja os posts sobre quanto custa viajar para Cabo Frio e também sobre Quanto custa ir para Arraial do Cabo (RJ), onde eu coloquei os meus gastos da última viagem que fiz a cada uma dessas cidades.

Contudo, pensando aqui rapidamente não acho que a diferença de custo entre as duas seja muito grande.

Veja mais sobre Arraial do Cabo e Cabo Frio no vídeo abaixo!

Leia também:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.