14 cachoeiras em Petrópolis (RJ): quais valem a pena? Como chegar?

postado por Marcelle Ribeiro e publicado em 08/01/2026

Eu já viajei várias vezes pra Petrópolis, na região serrana do Rio de Janeiro. Já conheci também diversas cachoeiras em diferentes distritos e bairros da cidade, como Araras, Corrêas, Rocio, Secretário e Itaipava. Neste post eu vou te falar quais são as melhores cachoeiras em Petrópolis, como chegar até elas e também falar se as trilhas são fáceis ou difíceis.

cachoeiras em petropolis vegetacao agua pedra

Cachoeira Ponte Funda, em Araras. Foto: Marcelle Ribeiro.

Melhores cachoeiras em Petrópolis

Abaixo eu coloquei as cachoeiras que conheci em Petrópolis na ordem das que eu mais gostei para as que eu menos gostei. Veja:

  • Cachoeira do 13 ou da Macumba (Itaipava)
  • Sete Quedas (Araras)
  • Poço Fundo (Araras)
  • Cachoeiras do Parque Nacional da Serra dos Órgãos (Corrêas)
  • Cachoeira do Sítio Jequitibá Mirim (Brejal)
  • Cachoeira do Rocio (Rocio)
  • Cachoeira da Rocinha (Secretário)
mulher cachoeira cachoeiras em petrópolis

Cachoeira da Macumba, em Itaipava. Foto: Maridão.

Como se locomover pra ir às cachoeiras de Petrópolis?

O ideal é ir de carro, porque não há ônibus que levem até a entrada da maioria das cachoeiras citadas aqui.

Além disso, mesmo que você consiga um carro por aplicativo ou táxi pra te levar, pode ser bem complicado achar um na hora de voltar. É que algumas das cachoeiras de Petrópolis ficam em áreas sem sinal de celular ou 4G, como é o caso das localizadas no Parque Nacional da Serra dos Órgãos.

Ah, eu fui para todas as cachoeiras citadas neste post de carro comum (sem tração 4×4) e não tive dificuldades.

Para aluguel de carro recomendo este site, onde eu já mesma aluguei mais de 20 vezes e sempre tive ótimas experiências. Nele dá para parcelar em até 12 vezes sem juros. Ah, e com o cupom VICIADAEMVIAJAR você ganha 5% de desconto!

mulher poço paraíso cachoeiras em petrópolis

Poço Paraíso, no Pq. Serra dos Órgãos. Foto: Maridão.

Como é a temperatura das cachoeiras em Petrópolis?

Eu visitei as cachoeiras que cito aqui no outono, primavera e verão. Tomei banho em quase todas, porque a temperatura externa estava agradável, em torno de 24ºC a 28ºC. A água estava fria (em alguns casos gelada), mas ainda assim deu pra entrar, mesmo que por poucos minutos.

Mas se você for às cachoeiras em Petrópolis no inverno provavelmente não vai ter coragem de se banhar, porque nesta época do ano costuma fazer 14ºC na cidade.

Cachoeiras em Petrópolis: Por região

Eu conheci todas as cachoeiras em Petrópolis sem guia, porque os percursos até elas são bem sinalizados. Aliás, todas as que citarei aqui são alcançadas por meio de trilhas fáceis ou de dificuldade média.

Porém, recomendo fortemente que você não tente ir a uma cachoeira em Petrópolis em dias de chuva, pois há o risco de tromba d’água. Isso acontece quando um volume muito grande de água desce de uma vez nas cachoeiras, podendo causar acidentes e até matar turistas que estejam ali. E cabe lembrar que a cidade sofre muito com temporais, especialmente no verão.

Abaixo eu falo detalhadamente sobre as cachoeiras em Petrópolis de cada região:

Cachoeira Sete Quedas cachoeiras em petrópolis

Cachoeira das Sete Quedas, em Araras. Foto: Marcelle Ribeiro.

Cachoeiras em Corrêas

O Parque Nacional da Serra dos Órgãos tem entradas em três cidades da região serrana no Rio: Petrópolis, Guapimirim e Teresópolis. Como o post é focado nas cachoeiras em Petrópolis, vou falar apenas das quedas d’água dessa área. E elas não são poucas!

Mas como chegar ao parque? A unidade de Petrópolis fica no distrito de Corrêas, no bairro de Bonfim. Eu até vi ônibus urbano circulando nessa região, mas apenas na área mais urbana. Não vi coletivos na estrada de acesso ao parque. Por isso, o ideal é ir de carro. Até porque lá não tem sinal de 4G pra você pedir Uber.

Na estrada para parque há placas sinalizando o caminho, mas ela é bem esburacada e estreitinha. Além disso, no caminho a gente passa por uma área mais carente de Petrópolis. Ainda assim não tivemos problemas.

Na entrada do parque tem banheiro. Mas não esqueça de levar lanche e água, porque não há venda desses itens dentro do parque e o comércio na região é escasso.

A entrada do Parque Nacional da Serra dos Órgãos é gratuita. O estacionamento custou R$ 20 o dia (preço de 2025). O parque funciona de terça a domingo e feriados nacionais e estaduais do Rio de Janeiro, das 7h às 16h (com saída até às 17h). Não é permitida a entrada de animais.

Agora vamos falar das cachoeiras e poços do parque que conheci. Todos estavam com água transparente quando fui. E na grande maioria a queda d’água é bem baixinha.

mapa de trilhas Pq. Serra dos Órgãos

Mapa de trilhas do Pq. Serra dos Órgãos. Foto: Marcelle Ribeiro.

Poços Guarani, Coroados e Paraíso

O primeiro poço que conhecemos foi o Guarani, que é bem bonito e ótimo pra banho. Ali há várias pedras onde você pode descansar, na sombra ou no sol. Ele fica a uns 15 minutos a partir da entrada do parque, numa caminhada tranquila e quase toda plana.

cachoeiras em petropolis poço guarani

Poço Guarani, no Parque Nacional da Serra dos Órgãos. Foto: Marcelle Ribeiro.

Caminhamos 5 minutinhos de trilha leve a partir do Poço Guarani e chegamos ao poço dos Coroados. Tomei um banho gostoso nele. E dele até o poço Paraíso foram mais uns 10 minutos andando, bem tranquilo.

O Poço Paraíso tem uma parte mais rasa e tranquila. Ele fica a 20 minutos da portaria (580 metros de distância).

cachoeiras em petropolis poço coroados

Poço Coroados. Foto: Maridão.

poco paraiso cachoeiras em petrópolis

Poço Paraíso. Foto: Marcelle Ribeiro.

Poço das Bromélias, Primatas e da Ducha

Na sequência fomos ao Poço das Bromélias, localizado bem pertinho do poço Paraíso. Lá há várias bromélias. Mas o banho ali é mais complicado, porque é um poço mais “escondido”, com acesso mais chatinho.

cachoeiras em petropolis poço das bromélias

Poço das Bromélias. Foto: Marcelle Ribeiro.

Mais 15 minutinhos de trilha leve e chegamos ao poço da Ducha, onde tinha uma queda d’água um tiquinho mais alta. O pessoal coloca a cabeça ali embaixo pra se refrescar, como num “chuveiro”. Mas é um poço menor, bem mais raso.

cachoeiras em petropolis poço da ducha

Poço da Ducha. Foto: Marcelle Ribeiro.

E a 5 minutos de caminhada tranquila do Poço da Ducha vimos o poço dos Primatas, que é melhor para banho. Gostei bastante! Ele fica a 1,2 km da portaria do parque e se você for direto pra lá (não passar nos demais atrativos antes) leva uns 50 minutos andando (trilha leve).

mulher poço dos primatas cachoeiras em petrópolis

Poço dos Primatas. Foto: Maridão.

Eu levei umas 3h30 pra conhecer estes 6 poços do Parque Nacional da Serra dos Órgãos que acabei de citar e isso porque só tomei um banho rápido em 4 deles. Caso você queira ficar descansando mais tempo neles ou queira se banhar em todos, reserve mais tempo. Ah, e se você for com crianças também é bom reservar um período maior do seu dia.

Cachoeira Véu de Noiva

Ainda dentro do Parque da Serra dos Órgãos eu conheci também a Cachoeira Véu de Noiva, mas num outro dia. É que a trilha até ela tem 3,3 km (só de ida) e o normal é levar 1h30 pra ir mais 1h30 pra voltar desde a portaria do parque. Mas a dificuldade do percurso é média porque são muuuitas subidas. Por isso, prepare o fôlego!

A queda d’água tem 35 metros de altura, mas o poço dela é bem rasinho e pequeno.

O ideal é visitar a Véu de Noiva num dia e, num outro, conhecer os demais poços que citei. Até dá pra ver tudo num mesmo dia, mas daí você vai ter que chegar ao parque quando ele estiver abrindo e mesmo assim não vai conseguir se banhar em todos os atrativos.

cachoeira véu de noiva cachoeiras em petrópolis

Cachoeira Véu de Noiva. Foto: Marcelle Ribeiro.

Cachoeira das Andorinhas

Esta foi a única cachoeira do Parque da Serra dos Órgãos que eu não conheci em Petrópolis. Ela fica entre paredões rochosos e tem 15 metros de altura. A trilha até lá é de 3,4 km desde a portaria (1h40 só de ida, dificuldade média a pesada, com muitas subidas no caminho). Mas ela fica perto da cachoeira Véu de Noiva, a 10 minutos de trilha, então acho que dá pra conhecer as duas num mesmo dia.

Cachoeiras em Itaipava

Em Itaipava conhecemos a Cachoeira do 13 ou Cachoeira da Macumba, que é linda! Esta é a melhor das cachoeiras em Petrópolis na minha opinião, por um conjunto de fatores. Um deles é que ela é alta (35 metros de altura) e mais imponente. Além disso, ela tem dois poços grandes e ótimos para banho, com uma parte rasa e outra funda.

Outra coisa boa é que para chegar até a queda d’água basta fazer uma trilha leve de 10 minutos, sem muitas subidas. E dá pra levar cachorro! Além disso, a entrada é grátis e há uma pequena área para estacionamento bem perto.

Essa cachoeira tem um nível mais alto chamado “Janela do Céu”, que lembra a vista da Janela do Céu de Ibitipoca, em Minas Gerais. Tem como tirar lindas fotos nessa área, mas tem que tomar cuidado, viu?

Esta cachoeira fica na estrada que liga Itaipava a Teresópolis e está sempre aberta ao público.

cachoeira da macumba cachoeiras em petrópolis

Cachoeira da Macumba, em Itaipava. Foto: Marcelle Ribeiro.

Cachoeiras em Araras (Vale das Videiras)

No distrito de Araras, na região conhecida como Vale das Videiras, há duas cachoeiras que recomendo: a Cachoeira das Sete Quedas e a da Ponte Funda.

A cachoeira das Sete Quedas é uma delícia pra banho! Tem dois poços em diferentes alturas, sendo o da parte baixa mais gostoso e maior pra banho. A estrada para lá é asfaltada e estreita, mas estava em boas condições. Estacionamos num pequeno recuo da pista, de graça.

A entrada da cachoeira é por um bar bem simples, que serve bebidas e petiscos. Eles cobram R$ 5 para entrar e normalmente funcionam todos os dias. Mas fique atento, porque em dias com menos movimento, como por exemplo uma segunda-feira chuvosa, a cachoeira pode não estar aberta. Infelizmente não consegui descobrir o horário de funcionamento exato.

A trilha até a cachoeira dura 5 minutinhos só, plana e leve. Ah, dá pra levar pets lá.

cachoeira das sete quedas cachoeiras em petrópolis

Cachoeira das Sete Quedas. Foto: Maridão.

Outra cachoeira que conheci em Araras foi a da Ponte Funda, que fica mais ou menos uns 5 km da cachoeira das Sete Quedas. Ela tem um poço relativamente grande para banho, é grátis e pode ser visitada em qualquer dia e horário. A trilha até ela também é curtinha (5 minutos), fácil e plana. Cachorros são aceitos. É bonita também!

cachoeiras em petropolis mulher em pé

Cachoeira Ponte Funda, em Petrópolis. Foto: Maridão.

Cachoeiras em Secretário

A cachoeira que conhecemos em Secretário foi a da Rocinha, que tem esse nome justamente por ficar na estrada da Rocinha. Para chegar até ela pegamos uma estrada de terra com buracos. O estacionamento é gratuito e fica a pouquíssimos metros da queda d’água.

Como fomos a essa cachoeira no final da tarde, estava vazio. Mas dizem que em dias de sol fica bem cheio.

A cachoeira é beeem baixinha e tem uma sucessão de poços rasos pra banho.

A entrada é gratuita e você pode levar seu cachorro. Mas lá não tem banheiro e não vi ninguém vendendo nada. Por isso, leve água e comida. Ah, você pode visitar a cachoeira em qualquer dia ou horário.

cachoeira da rocinha secretário

Cachoeira da Rocinha, em Secretário. Foto: Marcelle Ribeiro.

Cachoeiras no Brejal

Outras cachoeiras em Petrópolis que você pode conhecer são as do Brejal, um distrito não tão conhecido, mas que vale a pena você visitar. Nessa região, conheci a uma queda d’água localizada dentro do Sítio Jequitibá Mirim. Lá tem uma piscina natural gostosa. Uma parte é meio “artificial”, mas também tem uma do jeitinho que a natureza fez. É uma cachoeira baixinha, mas boa pra banho.

A estrada de acesso é de terra, meio esburacada, mas chegando ao sítio você não terá que andar nem 5 minutos até a cachoeira!

No sítio tem restaurante (que funciona apenas com reserva) e banheiro. Ah, e dá pra levar seu pet! Eles cobram entrada e você precisa agendar a visita, pois o sítio não fica aberto o tempo todo. Por isso, entre em contato com eles diretamente.

Se você não conhece o Brejal, é legal fazer um passeio guiado de dia inteiro por lá. Eu fiz um tour assim e adorei. Explico mais sobre isso no post “O que fazer em Petrópolis: 25 atrações que valem a pena“.

homem banho cachoeira

Cachoeira no Sítio Jequitibá Mirim. Foto: Marcelle Ribeiro.

Cachoeiras no Rocio

Um outro distrito de Petrópolis que tem cachoeira é o Rocio. Lá eu visitei o Poção Negro ou Poção do Rocio, que  é beeem grande e fundo. Mas a queda d’água não é muito alta e tem umas casas muuito perto da área de banho.

É uma cachoeira onde o carro consegue chegar pertinho. O único problema é o estacionamento, pois tem pouca vaga. Há um boteco simples em frente à cachoeira.

Dizem que o Rocio é um lugar que costuma ficar cheio no verão. No dia em que eu fui estava meio chuvoso, então estava bem vazio. Você pode tomar banho lá em qualquer dia e horário.

Ah, você pode levar seu cachorro. A entrada é gratuita.

poçao do rocio

Poção Rocio. Foto: Marcelle Ribeiro.

Onde se hospedar pra conhecer as cachoeiras em Petrópolis?

Onde se hospedar para conhecer estas cachoeiras em Petrópolis? Depende de quais delas você quer visitar e se pretende conhecer outras atrações da cidade no mesmo roteiro. Seguem algumas pousadas que eu recomendo, em que eu ou amigos e parentes já nos hospedamos:

Para mais informações sobre hospedagem, leia o post Onde ficar em Petrópolis.

Tem mais dicas de cachoeiras em Petrópolis? Escreva nos comentários!

Leia também:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *