Conheça um pouco da gastronomia colombiana

postado por Marcelle Ribeiro em 03/12/2012 - Atualizado em: 04/12/2017
Compartilhar este artigo:

Gostei de tudo que provei na Colômbia. Mas confesso que as comidas mais exóticas foram deixadas para uma próxima ocasião….

Nas ruas, seja em carrinhos ou em lanchonetes, você verá muitas frutas cortadas em pedaços à venda. Eu, que estava no meio de uma dieta quando fui a Colômbia, adorei. Não comi as frutas na rua (fiquei com medinho, admito!), mas comprei potinhos no aeroporto e em lanchonetes. Em Medellín, encontrei frutas conhecidas, como abacaxi, melão, morango e uva, mas também encontrei outras que nunca vi no Brasil. Nos restaurantes e lanchonetes aonde fui sempre havia várias opções de sucos. O que mais gostei foi o de limão com coco, que é mais grosso, mas delicioso.

Os colombianos comem arepas em tudo que é refeição. Arepa é uma espécie de pão/tortilla à base de milho  (o milho é muuuuito usado na culinária colombiana) na forma de um disco, com a espessura de um crepe. É mais comum encontrar arepas amarelas, mas vi também arepas brancas, à base de coco. Eles comem arepas com cobertura de geléia ou queijo no café da manhã, com carne ou outros ingredientes como petisco e com a refeição mesmo.

colombia-arepas

As arepas são famosas na Colômbia. Foto: Marcelle Ribeiro.

As bananas da terra, verdes, chamadas de plátanos, também são ingredientes muito comuns na Colômbia. Tomei sopa de plátanos e achei uma delícia. Aliás, em Bogotá é muito comum servirem sopa nas refeições, pois ajuda a aplacar o frio.

Os colombianos usam essa banana também para fazer tostón, que é a banana da terra fatiada e frita. Mas não gostei não, fica muito dura, impossível de cortar.

Gostoso e calórico é o buñuelo, uma espécie de pão de queijo frito. Tinha no café da manhã do hotel e à venda em lanchonetizinhas de rua, numa versão gigante.

Não comi mondongo, prato típico de Medellín à base de tripas, porque não faz o meu estilo.

Também não tomei café, pois também não gosto. Mas li que os melhores grãos são exportados e que muitas vezes o café que se toma na Colômbia não é tão bom quanto o que eles mandam para o exterior.

Da culinária de rua, o que comi e adorei foram as obleas, que são dois discos fininhos de uma massa parecida com a casquinha de um sorvete recheados com arequipe (um creme muito similar ao nosso doce de leite cremoso), geleia e queijo ralado. O queijo ajudou a “quebrar” o doce e ficou ótimo.

Veja a lista com todos os posts sobre a Colômbia

Ao reservar o seu carro pelo portal Rentcars por esse link, você compara preços de várias locadoras, consegue descontos e colabora com o Viciada em Viajar.

Contrate seguro de viagem internacional com desconto na Mondial clicando aqui.

Compartilhar este artigo:
Publicado por Marcelle Ribeiro

Jornalista, baiana, mas há mais de 20 anos moradora do Rio de Janeiro. Nos seus mais de 30 anos de vida, já viajou sozinha e acompanhada. Casada com o Guilherme, petlover e viciada em pesquisar novos destinos.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *