Onde ficar na Capadócia, quantos dias ficar e dicas fundamentais!

postado por Marcelle Ribeiro e atualizado em: 02/10/2019
Compartilhar este artigo:

Casas e capelas encravadas em grutas, cidades subterrâneas e formações rochosas que você pode admirar lá do alto, voando de balão. Tudo isso você pode ver na Capadócia, na Turquia.Passei dois dias lá, no final de maio, e apesar de eles terem sido puxados, foi bem legal. O ponto alto (alto não, altíssimo: 700 metros de altura!) foi o voo de balão.

A Capadócia é uma região da Turquia que abrange várias cidades e que eu conheci de excursão. Decidi passear por lá com guia porque achei que a logística para fazer tudo sem uma empresa nos dando suporte seria muito complicada.

É que o esquema na Capadócia funciona assim: você chega de avião em uma cidade (Nevsehir ou Kayseri), se hospeda em outra cidade (Goreme ou Urgup), e passeia, num mesmo dia, por atrações espalhadas em várias cidades (Goreme, Avanos, Urgup, entre outras).

Procurando hotel? O Booking tem opções para todos os bolsos. Reserve por esse link, que tem o meu código, e ajude o blog.

E, ao fazer os passeios de excursão, você consegue aproveitar bastante. Fora que grande parte das atrações são atrativos naturais, e você vai precisar de um guia para entender o que está vendo, como aquelas rochas foram parar lá, como os cristãos se escondiam nas cavernas…

turquia-capadocia2

Formações rochosas da Capadócia. Foto: Marcelle Ribeiro.

Escolher o que conhecer lá não é tão fácil, porque ao ler as descrições dos locais pela internet, é difícil diferenciá-las. São muitos vales, cavernas, monastérios em rochedos… Depois de muito quebrar a cabeça, eu resolvi fazer os mesmos passeios que uma amiga fez, e que também foram sugeridos por uma das agências de viagens a quem pedi orçamento.

Eu já sabia quais eram as atrações principais e para mim, o que importava era que elas estivessem incluídas. O que as agências iam colocar para a gente fazer a mais no tour de cada dia, seria lucro! É que cada agência de viagem combina as atrações de um jeito.

DESCONTO DE 5% no Esquenta Black Friday para aluguel de carro na Rentcars, com o cupom NOVEMBER. Vale até 31/11, com retirada do carro até 31/12! Compare preços de várias locadoras!

Bom, mas antes de eu falar sobre o roteiro que eu fiz, deixa eu dar mais umas informações práticas sobre a Capadócia.

Como chegar na Capadócia

Se puder, prefira chegar e sair pelo aeroporto de Nevsehir, que é mais perto. Do aeroporto de Nevsehir para a cidade de Goreme, são 15 km ou uns 30 minutos de carro. Já de Goreme para o aeroporto de Kayseri leva-se quase uma hora de carro, pois 88 quilômetros de estrada separam as duas cidades. Os dois aeroportos são bem pequenos. Mas fique tranquilo, os aviões da Turkish Airlines que saem de Istambul para lá são normais, não tem teco-teco não.

Onde ficar na Capadócia

Preferi ficar hospedada na cidade de Goreme, que fica a 8 quilômetros de outra cidade da região, Urgup. Os dois municípios são os que mais concentram hotéis, ficam mais próximos das atrações turísticas e têm centrinhos com comércio e restaurantes.

Black November até 21/11! Seguro saúde viagem internacional: escolha entre as melhores operadoras e pague com 15% de desconto com o cupom BLACK! Atendimento 24h em português!

Dizem que em Urgup ficam os hotéis mais charmosos. Optamos em ficar na cidade de Goreme, pois a hospedagem lá era mais barata.

Ficamos no Tulip Cave Suites, um hotel gerenciado por uma família de turcos, com uns sete quartos. Os quartos são do estilo “cave hotel”, ou seja, encravados na caverna. Mas são bem confortáveis, amplos, com tapetes e banheiro bonito. Tinha chá e excelente wifi grátis. O café da manhã era uma delícia: omelete, pães, iogurte, queijos, frutas, suco, café, damasco, nozes, passas, nutella, enfim…muito bom!

As fotos do site deles correspondem bem à realidade. Teve apenas dois “poréns”: só dois funcionários (irmãos) falavam inglês. A mulher que parecia a mãe deles, e que ficava às vezes na recepção, não falava uma palavra. E o outro “porém” era que apesar de eles terem dito que aceitavam cartão de crédito, na hora em que fomos pagar, disseram que não estavam mais aceitando cartão. Tivemos que pagar em dinheiro, mas o hotel era barato. Ficaria hospedada lá de novo com certeza!

Passeio guiado de 1 dia e ingressos sem fila? Contrate aqui!

Porém, como a nossa agência de viagens ficava em Urgup, demos uma passada lá e deu para ver que a cidade também tem um centrinho com restaurantes e hotéis.

Como são as cidades na Capadócia?

Mas não se iluda: tanto Urgup quanto Goreme são pequenas, e nas cidades propriamente ditas não tem nada para visitar. Você vai encontrar uma meia dúzia de lojinhas de echarpes, e lembrancinhas, mas os preços lá são um pouco mais caros que em Istambul, até porque os caras lá têm menos concorrência, né? Uma dica de lojinha boa e com bons preços em Goreme é a Ottoman Handcrafts.

Quantos dias ficar na Capadócia?

E quantos dias você deve ficar na Capadócia? Bom, eu passei pouco mais de 48h lá, e conheci tudo que eu queria conhecer.

Cheguei num voo que pousou às 8h20 em Nevsehir. O pessoal da agência de viagens pegou a gente no aeroporto, deixou as nossas malas na agência e de lá fomos direto para fazer o tour daquele dia. Nós éramos quatro (eu, meu marido e duas amigas), e nos juntamos a um grupo com mais umas sete ou oito pessoas. Ficamos passeando até umas 17h e no dia seguinte, madrugamos para voar de balão e ainda tivemos mais um dia inteiro de passeios.

No terceiro dia, minhas amigas foram embora cedinho, e eu e meu marido aproveitamos para acordar tarde e fazer umas comprinhas de manhã antes de ir para o aeroporto. Enfim, acho que deu para aproveitar bastante! E não fiquei com a sensação de que deveria ter ficado mais tempo lá na Capadócia. Acho que os dois dias foram a conta certa.

Até dia 30/11/19 tem 20% de desconto do chip internacional para celular. Saia do Brasil já com internet. Clique aqui e use o cupom NOVEMBER.

Mas fique atento: para pagar menos pelos passeios, peça para a agência de viagens colocar você em “passeios em grupo” e não em “tours privativos”, como muitas empresas oferecem. E peça para o seu transfer entre aeroporto e hotel também ser em grupo. Isso barateia muito a excursão.

Só que preste atenção num detalhe importante: pelo que entendi, as agências de viagem de lá não fazem passeios em grupo em meio período. Ou seja, se você chegar na Capadócia no meio ou no final da manhã, não vai ter nenhum passeio em grupo para você fazer à tarde. Você vai ter três opções: ou fica de bobeira nesse dia, no hotel; ou dá um jeito de ir sozinho conhecer alguma atração mais perto; ou paga mais caro para fazer um passeio de meio período privativo à tarde.

turquia-capadocia

Passeio inesquecível de balão na Capadócia. Foto: Sabrina Andrade.

E os passeios em grupo não são em grupos tão grandes, então até que foi bem tranquilo. No total, incluindo nós, nosso grupo tinha umas 12 pessoas, num microônibus.

Que agência contratar?

Contratamos a empresa Peerless Travel Services, que foi indicada por uma amiga. Adorei o serviço deles. Resolvemos tudo com um mês de antecedência, por email, em inglês. Eles respodem rápido aos emails e tiraram todas as dúvidas. Nós pagamos US$ 145 por um pacote que incluía transfer do aeroporto de Nevsehir , dois dias de passeio em grupo com guia falando inglês (vou descrever os passeios nos próximos posts), almoço nos dois dias, e transfer do hotel para o aeroporto de Kayseri.

Por mais 120 euros fizemos o passeio de balão com a empresa que a Peerless indicou. Pagamos 30% adiantado, antes de viajarmos, no cartão, e o resto pagamos na agência. Eles aceitam dólares, euros ou liras turcas e também é possível pagar com cartão de crédito. Mas pelo que entendi, a Peerless subcontratou uma outra agência turca de viagens, pois quando entramos no nosso microônibus para fazer os passeios, recebemos folhetos da agência Red Valley com o descritivo das atrações que veríamos.

Também chegamos a pedir orçamento para outra agência de viagens turca, indicada por outra amiga, a Argeus, que tem uma funcionária brasileira e site em português. Só não fechamos o pacote com eles porque o preço deles estava mais caro que o da Peerless.

A amiga que me indicou a Argeus me disse que gostou dos serviços, mas disse que os motoristas subcontratados pela Argeus para fazer dois transfers deles não apareceram. A minha amiga e as amigas dela ficaram na mão, e tiveram que arranjar transporte em cima da hora, mas depois a Argeus reembolsou elas pelo serviço que não foi prestado.

Leia também:

Compartilhar este artigo:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *